Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Projeto de Lei prevê desembarque de passageiros fora do ponto para inibir assaltos em ônibus

Diante da onda de violência nos transportes coletivos da Grande Aracaju, e como medida para aumentar a segurança dos usuários, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) protocolou na Câmara de Vereadores (CMA) o Projeto de Lei (PL) nº 223/2015, que assegura o desembarque de passageiros durante o fim da noite e madrugada nos dias úteis, feriados e finais de semana, em qualquer lugar do trajeto. O PL já foi amplamente discutido na Casa e aguarda o parecer técnico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Segundo o parlamentar, toda tentativa usada para inibir a ação dos criminosos é válida. “O objetivo desse PL é garantir a segurança de quem utiliza diariamente esse transporte como meio de locomoção. Quase todos os dias é veiculado na imprensa registros de assaltos em transportes coletivos. As pessoas já andam amedrontadas. Acredito que o fato do passageiro ter a liberdade de escolher o local mais iluminado para desembarcar,  por exemplo, mesmo que não haja parada regulamentada, minimize a ação dos criminosos. Obviamente, isso vai acontecer sem alterar o itinerário da linha”, afirmou.

Autor da proposta, Anderson salienta que essa iniciativa já ocorre em outras cidades brasileiras como Curitiba, Recife e São Paulo. “Tem tudo para dar certo em nossa cidade também. Principalmente, idosos e mulheres, que trabalham à noite e dependem de ônibus, serão beneficiadas, já que estão mais vulneráveis. Talvez alguns considerem como uma medida pequena, mas será de grande importância para quem trabalha e estuda até tarde”, destacou.

Por Camila Sousa

Leia também