Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

SURFANDO NA MAROLA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Enfim a decisão esperada: a delegada Danielle Garcia vai permanecer à frente da Deotap. Por sua livre e legítima vontade. Palmas para ela! Essa sua decisão frustrou a muita gente que tinha em sua saída o desfecho que desejava para a Operação Babel. As decisões judiciais também provocaram imensa desilusão, para aqueles que se agarravam às especulações do fato, para transbordar o lamaçal que pode estar, há anos, por baixo do lixo.

A consciência de Danielle Garcia optou pela lógica. Sair por quê? Há muita coisa ainda a se investigar e ela tem o compromisso de ir até o fim em tantos outros casos que se somam à Operação Babel. Houve quem caísse na onda do denuncismo primário e, de todas as formas, tentou levar toda a mídia ao engodo. Alguns surfaram nesse mar revolto, mas outros se seguraram até que a marola passasse.

E vem à tona uma brisa que pode ser apenas para abrandar o intenso calor da euforia ou, simplesmente, para aliviar em relação às verdades jamais expostas. Enfim, “entre mortos e feridos escaparam todos”. Pode ser apenas por um momento, mas que se tenha dados suficientes à condenação, para evitar o estraçalhamento moral de inocentes. As redes sociais bateram firme, antes de saber porque estavam torturando.

E agora procuram manter o ritmo até para tentar justificar seus equívocos…

Não ouso dizer que foi um final feliz. Até porque ainda pode estar equivocado. Mas serviu para se colocar as dúvidas em observação e trabalhar para chegar à verdade e levar adiante o processo que não pode recuar. O que não serve à democracia é condenar por mera paixão política, por divergências pessoais ou por remuneração escusa.

O importante é que não se imagine que essa decisão cesse as suspeitas. As investigações têm que continuar doa em quem doer, para usar um jargão desse meio.

Ou, “duela a quien duela”, como diria Collor há 20 anos.

A QUESTÃO DE DANIELLE

A delegada Danielle Garcia disse que fica na Deotap e que sua equipe manterá o trabalho que começou, não há porque encerrar, não há nenhuma razão para isso.

Mesmo assim, continua a informação nas redes de que ela vai sair.

EM RAZÃO DA ENTREVISTA

Um frequentador assíduo das redes sociais garantiu que Danielle Garcia só não disse que deixaria a Deotap ontem porque estava em público.

Mas que aos colegas ela tem confessado isso.

A MESMA DEDICAÇÃO

Danielle garantiu na entrevista que “a gente vai continuar com o mesmo afinco, mesma dedicação e dar continuidade a todas as investigações”.

Lógico que Danielle chegará fundo nas tenebrosas transações.

ALIADOS E ADVERSÁRIOS

A ‘troca’ de informações e opiniões continua firme nas redes. Como politizou é natural que cada um expresse o pensamento voltado para o lado ao qual milita.

E aí descamba para o passionalismo político.

NADA SERÁ MISTÉRIO

Ontem, um delegado (pediu off) disse que quem tiver envolvido na operação Babel será indiciado e punido, não “ao prazer da vontade e tendências políticas”.

– A mídia e as redes sociais não pautarão o nosso trabalho.

ANDRÉ E A CANDIDATURA

O deputado André Moura (PSC) peregrinou pelo interior neste feriadão de Tiradentes, para editar o programa do seu partido que vai ao ar em maio.

Esteve com prefeitos e lideranças políticas de vários municípios.

SENADO OU GOVERNO

Na maioria deles, André Moura ouviu de integrantes da oposição em cada lugar que andou, pedido para que seja candidato ao Governo, em maior escala.

Candidatura ao Senado em percentual bem menor.

TAMANHO DO MANDATO

Um prefeito de cidade da região Sul disse para André que o mandato de deputado federal já ficou muito pequeno para ele, pela musculatura política que adquiriu.

André explica que é muito cedo para tratar de candidatura.

CLÓVIS FAZ PALESTRA

Presidente do TCE, Clovis Barbosa faz palestra amanhã em Brasília, na 15ª Marcha dos Vereadores, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

O vereador Thiaguinho Batalha participa da Marcha.

PASSEIO EM CANINDÉ

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, acompanhado da mulher e de mais dois casais amigos, passou o feriado de sexta-feira (21), em Canindé.

Esteve no Carrancas Bar e passeou de catamarã, com direito a sanfoneiro e tudo.

NAS ONDAS DO VELHO CHICO

Occhi e convidados foram recebidos pelo prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia, e pelo ex-senador suplente Kaka Andrade.

Além do Cânion do Xingo [no São Francisco] visitaram outras áreas.

PASSEIO NÃO FOI CARO

A tarde dos convidados de Occhi no Cânion de Xingo não foi cara: um pouco mais de 10 mil reais. O prefeito Ednaldo quis pagar, mas Occhio não aceitou:

– No futuro pode lhe trazer problemas. Fizeram uma ‘vaquinha’ e pagaram a conta.

CORTE NAS EMENDAS

O Governo Federal aplicou o contingenciamento nas emendas exclusivas para os Estados e não apenas para Sergipe. Foi um corte linear.

As emendas exclusivas para Aracaju e Codevasf estão entre elas.

JÁ ESTÁ INDO DEMAIS

Lideranças da base aliada, em conversas isoladas, já começam a considerar que o relacionamento entre Jackson Barreto e André Moura está indo longe demais.

Essa ciumeira certamente fará mal ao Estado.

NORDESTE E JOÃO DÓRIA

Líderes políticos do Nordeste não votam no prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) a presidente da República. O Dória é uma invenção tucana, partido que se desmorona.

Em Sergipe, Heleno Silva diz: “Dória conhece o Nordeste pelas revistas”.

OPOSIÇÃO NA ALESE

Um deputado da base aliada ao Governo disse ontem que a Assembleia está tranquila e que o governador Jackson Barreto tem maioria quase total.

Na oposição, o único que se manifesta é Georgeo Passos.

CLÓVIS É CANDIDATO?

Circula com maior insistência a candidatura do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa. Agora se fala que ele disputará vaga na Assembleia.

Clóvis sabe que será isolado no TCE quando deixar a Presidência.

TRABALHO EM SILÊNCIO

O empresário Ricardo Franco está em silêncio absoluto. Não fala sobre política “acima da superfície”. Faz avaliação do momento e do partido a se filiar.

O PTB tem sido a sigla do momento em suas conversas.

Notas

JB em Brasília – O governador Jackson Barreto viaja hoje a Brasília para uma reunião de todos os chefes de Estado com os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar a Previdência dos Estados. Antes, os governadores se reunião com o colega do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em sua residência.

0x0

Fará oposição? – O PSB decidiu na noite de ontem se posicionar contra as reformas da Previdência, Trabalhista e o principal ponto da política. Com isso o partido caminha para se colocar na oposição ao Governo Temer. O pai do ministro de Minas e Energia, senador Fernando Bezerra, já colocou o cargo do filho à disposição.

0x0

Sem romper – O deputado Valadares Filho participou da reunião do PSB ontem à noite e disse que em nenhum momento foi debatida qualquer questão sobre rompimento do partido com o Governo, apenas que não votariam nas reformas da Previdência e Trabalhista, coisa que o próprio Valadares já havia se manifestado.

0x0

Promotor nas ruas – Sargento Edgar informa que promotor é convidado a fazer simulação de situações que os policiais enfrentam todos os dias nas ruas sob o stress do momento e a tomada de decisões em fração de segundos. É fácil eles analisarem tudo isso em câmera lenta sentados no conforto de seus gabinetes…

0x0

Fim a esse abuso – Ainda em sua fala contra o Foro Privilegiado, Luís Roberto Barroso trouxe um dado que desenha bem a necessidade de dar um fim a esse abuso que protege tantos criminosos da política nacional. “O STF leva, em média, um ano e meio para receber uma denúncia; um juiz de 1º grau leva, em média, 48 horas.” (O Implicante)

0x0

O Antagonista cita – “A colaboração de pessoas que privavam da intimidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a Lava Jato a fechar o cerco contra ele”, diz O Globo. A reportagem cita Emílio Odebrecht, Léo Pinheiro, João Santana e Antônio Palocci. Lula pode espernear, mas ele sabe que, juridicamente, está morto.

Conversando

Triplica Risco – BBC Brasil publica que tomar pelo menos uma lata de refrigerante diet por dia triplica risco de AVC e demência, diz estudo.

Dia do Milho – No Dia Nacional do Milho Eduardo Amorim relembra a conquista da renegociação da dívida dos produtores de milho para 2018 por causa da seca.

Rombo dos Fundos – Segundo informa a revista Voto, rombo dos fundos de pensão cresce 700% em quatro anos e supera R$ 70 bilhões.

Bancos traseiros – Vereadora Emilia Corrêa diz que menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.

Denuncia cartel – Presidente da Sindimusi, Tonico Saraiva, conclama sociedade para manifestação que denunciará cartel de shows que acontece em Sergipe.

CPI do Lixo – Cabo Amintas diz que irá convocar George Magalhães para prestar depoimentos na CPI do lixo.

Que mais convive – Nitinho Vitale diz que é o político que mais convive com população de Aracaju e garante que nunca trabalhou em favor do empresário.

Serviços do BB – Antônio Samarone tem a impressão que os serviços do Banco do Brasil pioraram propositadamente.

Política transversal – Capitão Samuel acha que precisamos investir na prevenção e política transversal entre áreas diferentes do executivo. Só Polícia não resolve.

Leia também