26/04/17 - 11:08:09

SEMASC INICIA AS PRÉ CONFERÊNCIAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Para que a Conferência Municipal da Assistência Social possa abranger as principais questões relacionadas à promoção e execução das políticas públicas dessa área em todos os territórios de Aracaju, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) está realizando uma rodada de pré-conferências em cada um dos distritos da capital sergipana. A ideia é reunir as principais demandas e definir os temas prioritários da Conferência Municipal levando em consideração as peculiaridades e a representação de todas as localidades.

A primeira pré-conferência aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, na sede da escola municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, com a participação de diversas entidades governamentais, não governamentais e usuários do Serviço Único da Assistência Social (SUAS) do 3º distrito de Aracaju.

A vice-prefeita e secretária da Semasc, Eliane Aquino, pediu para que a população se junte a esse trabalho da assistência e colabore para a eleição das prioridades da gestão. “Nós estamos vivendo uma época no município e no Brasil onde as coisas estão ficando muito feias, difíceis, onde nós temos a violência nos nossos municípios aumentando muito, onde nós temos a educação de nossas crianças sendo discutida. A gente quer voltar a construir a política municipal da assistência e da prefeitura de Aracaju juntamente com a comunidade. A gente quer que vocês estejam aqui não só para ser um delegado da Assistência Social, mas ser um membro, junto conosco, da prefeitura de Aracaju, para que junto com a vivência de vocês, em cada comunidade, em cada bairro, que vocês nos ajudem a pensar o município de Aracaju. Diante de tantos problemas que o município hoje enfrenta, nós não teremos como resolver absolutamente todos, como nós gostaríamos, então precisaremos determinar prioridades”.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) reforça a importância da construção coletiva desde as reuniões que antecedem as convenções. “Hoje cada um de certa forma conferiu e analisou aquilo que precisa melhorar na política. Na fala de cada pessoa apontadas propostas do que pode ser discutido na Conferência e isso é muito importante para que as deliberações sejam comunitárias”.

A conselheira Luciana Bittencourt é assistente do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Enedina Bomfim e se disse muito satisfeita com os encaminhamentos da pré-conferência. “Eu acredito que esse espaço de debate é muito importante tanto para os usuários quanto para os profissionais porque a gente sai um pouquinho cutucada a respeito da política, a respeito das nossas atuações e sobre como nós estamos servindo à população e sobre a qualidade do serviço que prestamos”.

O 3º distrito da Assistência Social em Aracaju é formado pelo CRAS Enedina Bomfim, CRAS Gonçalo Rollemberg, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Viver Legal.

Sobre a Conferência – A Conferência Municipal é um evento que acontece a cada dois anos e é nesse espaço em que a política da Assistência Social é discutida, sistematizada e implantada para o biênio. Nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que são representantes do poder público e da sociedade civil, dentre os segmentos de

entidades de assistência social; entidades representantes dos trabalhadores da Política de Assistência Social e profissionais da área; usuários e organizações de usuários.

Além dos delegados, gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e de outras Políticas que fazem interface com a Assistência Social, representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes de organizações de usuários, representantes de Conselhos Setoriais (saúde, educação) e de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher), representantes das universidades, do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e Ministério Público também são bem-vindos a participarem de todos os debates como convidados e observadores.

Confira a agenda dos próximos dias:

09/05 – 2º distrito

12/05 – 5º distrito

17/05 – 4º distrito

23/05 – 1º distrito

(Semasc)