Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

DEPUTADOS VISITAM CLÍNICA RADIOTERAPIA DE SERGIPE NESTA 5ª

Uma comissão suprapartidária visitará, no final da manhã desta quinta-feira (27), as instalações da primeira clínica especializada no tratamento radioterápico em Sergipe. “Compreendemos ser um empreendimento extremamente importante, considerando que os pacientes oncológicos enfrentam verdadeira via-crúcis para ter atendimento garantido”, justificou a deputada Maria Mendonça (PP) autora do requerimento, aprovado ontem (26), propondo a formação da comissão para conhecer a estrutura.

Maria ressaltou que Sergipe carece de uma clínica dessa natureza, uma vez que a maior parte dos pacientes vítimas de câncer precisa se deslocar para outro Estado para ser submetido a quimioterapia e radioterapia. Além dos pacientes particulares, a clínica vai atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando não só a diminuição da fila dos que esperam por tratamento, mas também, a redução dos custos do Estado com a assistência através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A deputada citou que clínica é fruto de um investimento de seis médicos oncologistas sergipanos que perceberam a carência que existe no Estado. “Estamos acompanhando, mais uma vez, a notícia da quebra do aparelho de radioterapia do Hospital de Cirurgia, que é um dos dois que temos no Estado, ou seja, temos novamente os portadores de câncer aflitos com a interrupção do tratamento que gera várias consequências para a saúde”, acrescentou Maria Mendonça.

Ainda segundo Mendonça, o empreendimento deve provocar uma mudança no cenário sergipano de tratamento de neoplasias. “Há perspectiva de que o Estado caminhe para a autossuficiência no tratamento radioterápico tendo em vista que a Clínica terá a capacidade operacional de 140 novos tratamentos de radioterapia ao mês”, destacou.

O investimento foi superior a R$ 40 milhões. Além de equipamento de braquiterapia, a clínica contará com dois aceleradores lineares, aparelhos de radioterapia utilizados em diversos tipos de tratamentos.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

 

Leia também