Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UM RECUO SOBRE CANDIDATURAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As discussões políticas se esvaíram. A impressão é que com a redução do tempo para o pleito, os prováveis candidatos caem na real e preferem acautelar-se. Avançar o sinal agora e exibir pretensões, podem provocar perdas e danos, em relação ao grupo que pertencem, que, naturalmente, também tem prováveis candidatos, os quais podem não apoiá-los futuramente.

O xadrez político tem mais complicações do que apenas comer a rainha.

Além disso, os candidatos não bastam por seus nomes à disposição do partido e do povo. Hoje requer muito mais qualificativos que, simplesmente, ter dinheiro. A análise da sociedade é como avaliação de folha corrida. Esses novos tempos requerem, no mínimo, que o cidadão “pareça honesto”. Com a Operação Lava Jato, a preocupação maior não é com simpatia, desenvoltura e popularidade, mas também com a ética e o cuidado com o dinheiro público.

Disputar eleição hoje é como fazer vestibular rígido de “moral e cívica”. Mesmo que parte significante do eleitorado não esteja preocupado com o assalto aos cofres públicos, mas com a sua conta corrente no período da eleição. Acaba sendo conivente com tudo que acontece porque, se o “dinheiro é público”, também quer a sua parte, independente de como chegue às mãos.

Aracaju passou recentemente por momentos tensos em relação a investigações policiais e operações que se cunham nomes de fatos ligados a elas. Experimentou momentos tensos, mas ainda sente as “orelhas em pé” da sociedade. Ontem veio a condenação do ex-prefeito Sukita, assim como a investigação foi parar em mãos da procuradora Eunice Dantas.

Mais um vez acendem-se os holofotes sobre o que possa vir dessas novas mãos… E cabeça.

JB EVITA ENTREVISTAS

O governador Jackson Barreto (PMDB) decidiu, já há dois meses, não falar e nem responder sobre qualquer assunto que envolva política.

Acha que quando fala qualquer coisa, se transforma em polêmica.

DIA DE SEIXAS DÓRIA

Está publicado nas redes vídeo em que um repórter queria saber de Jackson Barreto sobre o pedido de demissão do ex-secretário da Segurança, João Baptista.

– Hoje é dia de Seixas Dória, respondeu. JB ia à solenidade dos 100 anos de Seixas.

CALMA COM SUKITA

Muita calma para não exagerar sobre Manuel Messias Sukita, Ele foi condenado à prisão, mas não será preso imediatamente. Terá algum tempo pela frente.

Segundo Emanuel Cacho, ainda cabe recursos.

BEM AO ESTILO CHORORÓ

Os advogados de Manuel Messias Sukita vão tratar da parte jurídica e o próprio Sukita da parte política, da qual ele é mestre e entende bem.

Virá o velho chororó de que está sendo vítima de perseguição.

APENAS UMA “DR”

O deputado federal Fábio Mitidieri disse ontem que estava “tendo uma DR” com o governador Jackson Barreto. Ele explica: “DR” significa ‘discutindo a relação’.

A sigla é uma expressão muito usada hoje em dia entre jovens.

TEM ESTILO DE COBRAR

Fábio Mitidieri explica que tem um estilo de cobrar quando algo o incomoda, “mas isso não implica em rompimento. Todo mudo discute, briga… Faz parte”.

– Só peço condições para ajudar o Governo a fazer um trabalho ainda melhor.

SEM RISCO NA RELAÇÃO

O Mitidieri não vê nenhum “risco na relação. Pelo menos não gostaria. Gosto do agrupamento e me identifico com todos”.

– Mas é sempre aquela história: eu só quero quem me quer”.

LIBERDADE DE ANTÔNIO

O empresário José Antônio já está em liberdade por decisão da Justiça, mas não deixará de responder a processo. É até natural isso.

Mas já tem gente anunciando anúncio esquema para ele ser liberado.

AINDA NO HOSPITAL CIRURGIA

José Antônio, entretanto, ainda continua interno no Hospital Cirurgia e só sairá de lá por determinação médica. Ele se mantém em estado de observação.

Ao ter alta, o empresário retorna a Salvador.

TROCA NA PRESIDÊNCIA DA CMO

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) está na expectativa da troca na Presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que será uma parlamentar do PMDB.

Acredita que ela aceite o encaminhamento para que ele coordene a bancada de Sergipe.

REELEIÇÃO OU MAJORITÁRIO

Laércio Oliveira diz que é candidato à reeleição, mas colocará seu nome à disposição do bloco para disputa de qualquer mandato majoritário por Sergipe.

Avisa que a sede do Solidariedade será inaugurada em maio, com filiações.

LÍDER DO PSB RECUA

PSB recuou e liberou parlamentares para votar como quiserem no requerimento de retirada de pauta da Reforma Trabalhista.

O deputado Valadares Filho votou pela retirada…

PADRÃO PESQUISA ITABAIANA

A Padrão está fazendo pesquisa qualitativa e quantitativa de opinião pública na cidade de Itabaiana sobre a atual administração.

Também pesquisa sobre candidaturas ao Senado e ao Governo.

AINDA EM CONVERSA COM PTB

O presidente do PTB em Sergipe, Rodrigo Valadares, revelou que o partido mantém conversas com José Carlos Machado, Ricardo Franco e Albano Franco.

Mas não existe nada decidido… Ainda.

AGORA VAI PARA A POLINTER

O delegado Alessandro Vieira está aguardando apenas a liberação da SSP para passar a ser o titular da Polinter. O que deve acontecer ainda esta semana.

Alessandro não quis falar sobre seu afastado da chefia dos delegados.

PORTO DA FOLHA APOIA GREVE

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Loureiro Feitosa Neto, declara apoio à greve geral contra Reformas da Previdência, Trabalhista e Terceirização.

Miguel decretou ponto facultativo no município sexta-feira.

HELENO CEDE PARA JONY

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) trabalha para ser candidato majoritário nas eleições de 2018, de preferência ao Senado Federal.

Caso não consiga, vai apoiar a reeleição de Jony a deputado federal.

AMINTAS E AS PROMOÇÕES

O vereador Cabo Amintas diz que os policiais não se permitem ser usados por políticos e cumprimenta “os amigos que lutaram e foram promovidos”.

Amintas faz um apelo: “parem de fazer palanque com a minha polícia”.

Notas

Jackson com Temer – “O governador Jackson Barreto (PMDB) esteve em Brasília ontem para reunião com o presidente Michel Temer. Pauta: renegociação da dívida dos Estados e reformas da Previdência e Trabalhista. Mais 19 governadores participaram do encontro, além de ministros e parlamentares da base aliada.

0x0

Agora quer provas – Na ação no TSE que pode cassar o presidente Michel Temer (PMDB) e tornar inelegível a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a defesa da petista pediu ao relator, ministro Herman Benjamin, que intime João Santana e Mônica Moura a apresentarem provas do que afirmaram em depoimento ao TSE na segunda-feira.

0x0

Dória corta ponto – Em entrevista à Super Rádio, o prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou que a Prefeitura cortará o ponto de todos os servidores públicos que aderirem à paralisação nacional marcada para sexta-feira. “Quem não trabalhar terá um dia a menos de salário”, disse Dória ontem.

0x0

Planalto também corta – O Palácio do Planalto está preocupado e monitora as mobilizações das diferentes categorias para a greve geral convocada por várias centrais sindicais para a próxima sexta-feira. O governo estuda, inclusive, cortar o ponto dos servidores que não forem trabalhar a pretexto de estar em greve.

0x0

Relatório aprovado – Após cinco horas de discussão, a comissão especial da Câmara aprovou o relatório da reforma trabalhista, de autoria do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). O relatório foi aprovado por 27 votos a 10 e nenhuma abstenção, com ressalvas aos destaques incluídos no relatório durante a discussão. Vai a plenário hoje.

0x0

Ação Dilma-Temer – O presidente do TSE, Gilmar Mendes, informou que pautará para maio a ação que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições em 2014, por abuso de poder político e econômico. “É razoável na segunda quinzena de maio. Não tem prazo definido, mas vai ser em maio”, disse o ministro.

Conversando

Greve geral – Muita gente antecipando pagamentos com receio da greve geral marcada para a próxima sexta-feira. As agências estão cheias.

Esticar feriadão – A greve geral é uma oportunidade para esticar o feriadão do dia 1º de Maior – segunda-feira – com a paralisação já na sexta-feira.

Marcio Rocha – “Preservação de emprego. Garantia que o governo do PT não deixou e faz questão de dizer que estão tentando”.

Visitas – Eduardo Amorim recebe visita do presidentes dos Magistrados de Minas Gerais, Maurício Torres, do Tocantins, Julianne Freire e de Sergipe, Antônio Henrique.

Pobre mas honesto – De Lula: “Se tem uma coisa que tenho orgulho, que aprendi com uma mulher nordestina, é que a pessoa pode ser pobre, mas deve ser honesta.”

Notícia falsa – Isso é importante: Fundador da Wikipédia investe em jornalismo e lança site para combater notícias falsas.

Reformar políticos – O sargento Edgard Menezes admite que se não reformarem os políticos, nenhuma outra reforma dará certo no Brasil.

Apresenta emenda – Senador Valadares recebeu sugestão de emenda ao projeto de Abuso de Autoridade proveniente do gabinete do Procurador Geral.

Sobre greve geral – Greve de 28 de abril acontece 100 anos após primeira Greve Geral brasileira Paralisação de operários fez parte.

Leia também