Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Secretaria de saúde de Itabaiana emite nota de esclarecimento

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz87

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência Farmacêutica, vem a público esclarecer que as denúncias feitas pelo senhor Sinvaldo Góis, vereador deste município, na tribuna da Câmara na manhã desta terça, dia 25, são inverídicas.

Nenhum medicamento é dispensado do estoque da Secretaria vencido, pois há o acompanhamento de farmacêuticos e da Vigilância Sanitária que, quando constata algum caso em que o medicamento tenha passado da validade, uma empresa especializada em descarte é acionada e faz o devido recolhimento.

O Manual de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos regulamenta que, remédios para doenças agudas (consideradas ao pé da letra como doenças passageiras), podem serem dispensados dentro do mês indicado para o vencimento.

Por exemplo: Se um médico receita na data de hoje, um xarope para o uso em 5 dias, e o prazo de validade do medicamento é Abril/2017, ele legalmente pode ser dispensado por qual quer farmácia básica. Chegado o mês de maio, o descarte obrigatoriamente deve ser feito. A regra muda para medicamentos de uso continuo onde o descarte sempre é feito antes da vigência do mês de vencimento.

A Secretaria Municipal de Saúde encontra-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e assim comprovar a veracidade do que acima está descrito.

Karla de Oliveira Mendonça

Secretária Municipal de Saúde

Leia também