Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Depois de “arrastão” em igreja, bandidos só faltam “roubar pensamento”!

Este colunista até se esforça, mas não está fácil de promover nacionalmente uma mídia positiva do nosso Estado. A cada semana sempre vem um “fato novo” com uma exposição negativa, seja por deficiências da gestão estadual, das prefeituras municipais e dos parlamentos. Nos últimos anos Sergipe ganhou exposição nacional pela Saúde pública e superlotação dos hospitais e maternidades; pela merenda escolar; a coleta do lixo e limpeza pública; as verbas de subvenção dos deputados estaduais e as indenizatórias dos vereadores; desdobramentos da Operação Lava Jato, Sanguessuga, Navalha, dentre outras coisas, mas nada se compara ao título negativo de “Estado mais violento do Brasil”.

Este assunto deveria ser tratado como prioridade do Governo do Estado, mas na prática não é isso que está acontecendo. Pressionado de um lado, o governador Jackson Barreto (PMDB) vai e promove mais de mil militares, com graduações de carreiras e aumento de salários; os rendimentos e benefícios da Polícia Civil também são bons, mas o movimento pressiona o Estado em outro “front”. O Executivo também propaga a compra de equipamentos, de armas e uniformes, de veículos, mas os resultados não aparecem, a Secretaria de Segurança Pública apresenta dados que não convencem e a sensação de insegurança é cada vez maior.

Nossa sociedade vive assustada, “presa” em condomínios de casas ou apartamentos, trancados em suas humildes residências, sem poder ficar na porta depois das 18 horas por conta dos riscos, da ação dos marginais. Por sua vez, a estrutura dos distritos policiais no interior é de completo abandono, sem contar que o efetivo policial nas cidades segue bastante insuficiente. É comum em Sergipe um delegado responder por duas ou até três delegacias pelo interior. E na sua ausência, sobretudo nos finais de semana, quem responde pela segurança ou é o escrivão ou, na maioria das vezes, fica a cargo de dois ou três militares abnegados.

Sem contar que muitos desses militares precisam do apoio financeiro da Prefeitura Municipal para despesas com combustível e alimentação. Muitas vezes, o prefeito atrasa ou simplesmente não repassa, sobretudo quando seus “interesses” estão sendo contrariados por quem está ali não para servir ao gestor, mas à população. Às vezes a prisão de algum aliado político ou a apreensão de um veículo irregular (normalmente um ciclomotor) gera muitos constrangimentos nesta relação. É por essas e por outras que a violência foi ganhando espaço, perdendo o respeito à autoridade policial. E Sergipe que era destaque por sua tranquilidade, pelo potencial turístico e cultural, transformou-se num “paraíso para os bandidos”.

Aqui a marginalidade “deita e rola”, bancos são estourados, casas lotéricas assaltadas e pontos comerciais são assaltados com frequência, arrastões são comuns em restaurantes e lanchonetes, os assaltos a ônibus e nos terminais de integração voltaram com tudo, sequestros relâmpagos, roubo de veículos, invasão de supermercados, crimes ambientais, arrombamentos de residências e lojas, ataques contra policiais e, sem contar, os homicídios em todo Estado, corando Sergipe como a unidade da Federação mais violenta do País. E o pior: a população não sabe mais a quem recorrer. Homens da Força Nacional de Segurança estão no Estado, hospedados em hotéis na Orla de Aracaju e são vistos com frequências fazendo abordagens em blitzen.

Enquanto isso, nesse final de semana, a prova do descontrole, da ousadia e da falência das nossas instituições de segurança: em plena luz do dia, os bandidos promoveram um arrastão durante a celebração da missa em uma igreja na capital. Levaram tudo dos fiéis e foram embora! O crime perdeu o respeito com a polícia, notou a ausência do Estado. É preciso sentar e encontrar uma saída, é preciso enfrentar o crime de frente. Caso contrário, logo não vai faltar mais nada para se roubar em Sergipe. Depois de “porem as mãos” na merenda escolar, na verba social e nos fiéis da igreja, logo vão levar até o nosso pensamento. Nesse caso, por enquanto, ainda só querem comprar…

Veja essa!

O assalto aconteceu na manhã do domingo (30), na Paróquia São Mateus, localizada no Bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju. Três criminosos atuaram na ação, sendo que um rendeu uma pessoa na entrada da igreja e os demais promoveram o arrastão aos fiéis.

E essa!

A informação é que um dos bandidos estava armado. A ação foi rápida, antes do final da celebração e, em seguida, os bandidos fugiram em direção a um matagal nas proximidades. Até o fechamento desta edição não havia informações da Polícia sobre a identificação e prisão dos marginais.

Não se manca!

Alguém precisa conversar e tentar conscientizar o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos (PTN), que insiste em tentar propagar para Sergipe que é inocente e que seria “vítima de uma perseguição política”. Agora quer ser candidato a governador do Estado. Trata a política e a justiça com desdém. Só pode…

Condenado

O ex-prefeito de Capela “ganhou e não levou” a eleição para deputado estadual e teve seu registro de candidatura negado pelo TER/SE e depois pelo TSE. Ele é acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Recentemente foi condenado a 13 anos de prisão por corrupção eleitoral.

Prisões

Vale lembrar que Sukita já foi denunciado pelo Ministério Público Federal e preso por desvios de recursos públicos durante a execução de um convênio para compra de ônibus escolares. Ele também foi denunciado, junto com a atual prefeita de Capela, uma irmã e um ex-secretário por formação de quadrilha.

Denúncia

A denúncia à época é que, em 2012, a Prefeitura de Capela recebeu do Ministério da Educação R$ 1.221.440 para compra de ônibus escolares. Logo após o depósito do MEC, os recursos foram supostamente retirados da conta do convênio e transferidos para uma conta bancária fantasma.

Golpe em JB

Setores da imprensa notificam que PT, PSD, PDT, PCdoB e PRB defendem Rogério Carvalho para governador em 2018. Só se esqueceram de combinar com Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Ou será um golpe?

 Pressão por vaga

Uma fonte bem avisada dentro do governo informa para este colunista: partidos estão barganhando espaço de Rogério Carvalho na chapa majoritária. Com Belivaldo governador, o PT vai brigar por Rogério para vice.

Mitidieri na área

Outro que também pode disputar a vaga de vice-governador é o deputado estadual Luís Mitidieri (PSD), que está em seu último mandato na Assembleia Legislativa e vai trabalhar para eleger a filha como sucessora. Há quem defenda seu nome na chapa.

Senado

Toda essa “agonia” dos partidos se deve pela indefinição do governador em disputar ou não o Senado em 2018. Aliados entendem que ele tem a eleição tranquila, mas querem vê-lo coordenando o processo eleitoral. Sem JB, Fábio Mitidieri (PSD), Heleno Silva (PRB) e Rogério Carvalho devem pintar na disputa para senador.

Contemplado

Não procede qualquer informação de que o PCdoB está brigando por espaços em 2018. O compromisso do grupo e do governador era em eleger Edvaldo Nogueira para a PMA. No próximo ano o partido seguirá a tendência do agrupamento.

Passa por Belivaldo

Antes de se fazer uma leitura inadequada do processo eleitoral é preciso usar o bom senso: se JB deixar o governo para disputar o Senado, o Executivo ficará nas mãos de Belivaldo Chagas e tudo terá que passar por ele. No mais é disputa por espaço e especulações da imprensa…

Exclusiva!

O deputado estadual Róbson Viana (PEN) voltou com tudo para o Executivo. Fez uma indicação importante na Secretaria da Fazenda: Márcio Farias volta ao governo, depois de ter contribuído na Jucese; por sua vez, Alexsandra Leite, que saiu da FHS, agora chega à Agrese. Tá com tudo o parlamentar.

Jackson Barreto

O governador nas redes sociais: “só nos últimos anos, são 41 novas empresas implantadas, mais de 300 milhões investidos em nosso Estado, gerando cerca de nove mil empregos. São várias ações sendo realizadas nos mais diferentes eixos, para que possamos oferecer cada vez mais oportunidades de emprego”.

E Almeida Lima?

Nem Jackson Barreto fala do assunto e muito menos o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, fala sobre a “visita” que recebeu dos agentes da Polícia Federal, durante o café da manhã em sua residência, na capital, na sexta-feira (28), para cumprimento de mandado de busca e apreensão. Deveria se afastar do cargo até que prove sua inocência. Ou não?

Eduardo Amorim

A comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o relatório do senador Eduardo Amorim (PSDB) ao Projeto de Lei 478/2015 de autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que veda a gordura trans em alimentos. Segundo o parlamentar, a proposta determina que o Poder Público incentive, fomente, apoie e financie pesquisas e estudos com vistas à substituição segura da gordura trans e das gorduras saturadas no processamento de alimentos.

Produtos

As gorduras vegetais hidrogenadas são produzidas artificialmente através da hidrogenação industrial de óleos vegetais e marinhos. Esse processo estende a vida útil dos alimentos, mas produz ácidos graxos que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Entre os produtos que possuem quantidades variadas dessas substâncias estão a margarina, o macarrão instantâneo, os biscoitos e os pratos congelados.

Relatório

Segundo o senador, a proposição estabelece que serão desenvolvidas ações de educação voltadas para o consumo consciente de alimentos, inclusive mediante a elaboração e a difusão de material de informação e comunicação direcionado para a população em geral e para crianças e adolescentes.

Iran Barbosa I

O vereador Iran Barbosa (PT) está propondo a recuperação e a ampliação da rede de ciclovias localizadas no município de Aracaju. O parlamentar destacou que desde a Administração anterior que vem diagnosticando os problemas de manutenção das ciclovias existentes e o anseio da população pela ampliação e interligação da rede de ciclovias.

Iran Barbosa II

“Sei do compromisso que o atual prefeito tem com essa política estimuladora da mobilidade urbana, por essa razão estou reapresentando as sugestões e irei canalizar esforços para vermos esse anseio da expressiva parcela do povo de Aracaju, que é adepta ao uso de bicicletas, sendo atendido”, afirmou o vereador de Aracaju.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também