Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

INTERESSES CONTRARIADOS NO PROCESSO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Bateu uma certa frieza nas conversas políticas para o próximo ano. Mesmo assim, elas estão ocorrendo nos bastidores, principalmente em reuniões em que as palavras são bem colocadas ao tom de um fino vinho. Entre tantos diálogos que se espalham entre amigos, revela-se certa preocupação em montar chapas majoritárias para 2018, sem a consulta ao líder do grupo.

O deputado federal João Daniel (PT) fez isso. Apesar da boa atuação como parlamentar em Brasília, Daniel ainda não tem lastro para operacionalizar estratégias políticas que sirvam para o grupo ao qual integra. A divulgação de uma reunião entre partidos da base aliada ao governador Jackson Barreto (PMDB) e de candidaturas sem as digitais do bloco, não foi muito feliz.

Principalmente quando isenta JB de participação na chapa majoritária, quando ele acena forte que vai disputar o Senado Federal em 2018. Atropelar o processo não é característica de bom articulador. Os caminhos que levam a uma composição política são ladeados de cristais, que trincam no mais leve melindre. Até porque é fácil perceber que há interesses políticos contrariados no processo.

O governador Jackson Barreto não disse nada. Vem mantendo um silêncio incômodo na articulação política, embora não deixe passar nada e nem abandone os contatos que são de interesse do bloco. Jackson faz isso há muitos anos e sabe exatamente os passos que deve dar para fechar uma composição no momento exato. Claro que o nome de Rogério Carvalho é bom para integrar a chapa majoritária, mas não se pode soltar foguetes antes da festa começar.

As composições não podem ser antecipadas antes de papos extensos, porque começar vetando e dividindo é um péssimo sinal de sucesso…

JOÃO DANIEL SE PRECIPITA

O deputado federal João Daniel (PT) se precipitou ao informar que partidos da base aliada ao governador Jackson Barreto lançaram Rogério Carvalho a governador.

Além disso, anunciou que JB não seria candidato ao Senado.

EVITOU TRATAR DO ASSUNTO

O governador Jackson Barreto (PMDB) evitou falar do assunto, porque não vai tratar de política neste momento. Já disse que a hora é de solucionar problemas do Estado.

Entretanto, dois partidos anunciados por João Daniel já desmentiram.

UM RACHA NA BASE ALIADA

Pelo que disse João Daniel a impressão é de racha na base aliada, quando na verdade se trata de um certo inconformismo pela entrada do Solidariedade no Governo.

Sectário, João Daniel tem dificuldade de ficar ao lado de Laércio Oliveira (SD).

JÁ SOBRE ROGÉRIO CARVALHO

Rogério Carvalho (PT), na realidade, pensa em disputar o Senado Federal ou até mesmo o Governo, dentro de outra conjuntura que não fosse vinculada a Jackson.

Mas os dois não se separam e devem continuar juntos.

ALMOÇO E CANDIDATURAS

Sábado passado, José Carlos Machado (PSDB) e o vereador Vinícius Porto (DEM) almoçaram com o deputado federal André Moura (PSC).

O assunto foi a candidatura de André a governador.

NÃO FICA CONTRA AMORIM

André tem demonstrado disposição para disputar o Governo, mas insistiu na posição de que não votará contra o senador Eduardo Amorim (PSDB).

Disse a mesma coisa no jantar com prefeitos em Propriá.

ELIANE DISPUTA FEDERAL

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) conta com a deputada Ana Lúcia (PT) no trabalho da Ação Social e visa sua candidatura a deputada federal.

Terá a companhia de Iran Barbosa (PT), que disputa vaga na Assembléia.

EDVALDO APOIA CANDIDATURA

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, apoia a candidatura de Eliane Aquino à Federal, apesar de poder provocar certo mal estar no PT.

É que Marcio Macedo só pensa em retornar a Brasília.

PREFEITO DE TELHA ESCLARECE

O prefeito de Telha, Flávio Dias, disse ontem que em momento algum afirmou que votaria em André Moura a governador, durante a reunião que aconteceu em Propriá.

– Tenho lado e meu candidato é o que Jackson indicar. Não negocio voto, disse.

APENAS UM NAMORO POLÍTICO

O prefeito de Simão Dias (PSC) disse em entrevista a Fábio Henrique, que tem um “namoro político com o vice-governador Belivaldo Chagas”, seu conterrâneo.

– Mas nada definido para a próxima eleição.

ARI LEITE RESSURGE AGORA

Ari Leite, ex-presidente da Emsetur, ressurge agora como presidente da Fundação de Saúde Parreira Hortas, por indicação do deputado Robson Viana (PEN).

Detalhe: pegará o órgão de porteira fechada.

ALBANO RECEBE LIGAÇÕES

Depois de ser citado em pronunciamento do prefeito de São Paulo, João Dória, pelo tratamento de ‘ministro’, Albano Franco recebeu vários telefonemas de amigos.

– Alguns até já aconselhavam que ele não aceitasse.

CANDIDATO CERTO AO SENADO

O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) diz que Jackson Barreto é um forte candidato ao Senado Federal, com o apoio da base aliada.

Jackson demonstra vontade de disputar o mandato.

PREOCUPAÇÃO EM SERGIPE

O processo de Caça às Bruxas do presidente Temer, que atinge Sergipe, preocupa alguns políticos de Sergipe, em relação a cargos e emendas.

É que só André Moura e Laércio Oliveira votaram favoráveis às reformas.

NOS CARGOS FICAM INTERINOS

Os órgãos que tinham indicação dos deputados Fábio Mitidieri, Valadares Filho, Adelson Barreto e Jony Marcos os titulares foram substituídos por interinos.

Mas os quatro deputados mantêm posição de votar contra reforma da Previdência.

NOTÍCIAS QUE VÊM DE BRASÍLIA

Segundo informações que chegam de Brasília, o deputado federal Fabio Reis (PMDB) já confirmou que também não votará na reforma da Previdência.

Não houve informação quanto à perda de órgãos federais em Sergipe.

MACHADO PENSA EM BRASÍLIA

José Carlos Machado ainda não decidiu por qual partido disputará mandato de deputado federal: “quem tem tempo não tem pressa”, diz ele.

Machado está decidido, sim, a disputar o mandato…

ASSALTO À IGREJA REPERCUTE

O assalto à igreja da praia de Aruana, repercutiu em todo o Brasil. O padre Benjamin, que toma conta da igreja, está preocupado e sem saber o que faça.

Foi aconselhado a pedir segurança para a celebração da missa.

Notas

Reforma política – A Comissão Especial da Reforma Política aprovou, ontem, o primeiro relatório parcial, que trata dos mecanismos de democracia direta, como plebiscito, referendo e projetos de lei de iniciativa popular. Os outros dois relatórios parciais, que abordam temas mais polêmicos, serão analisados nos próximos dias.

0x0

Negocia pagamento – O Governo está disposto a ceder para os sindicalistas, com objetivo de garantir os votos dos deputados ligados às centrais de trabalhadores. Os líderes governistas na Câmara Federal já estão negociando a manutenção do Imposto Sindical por mais cinco anos, o que agrada aos presidentes de Sindicatos.

0x0

Pessoas do mesmo sexo – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania reúne-se hoje para analisar uma pauta de 42 itens. Pode ser concluída a análise do PLS 612/2011, da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que altera o Código Civil para permitir o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo.

0x0

Gilmar endurece críticas – O ministro Gilmar Mendes, do STF, criticou duramente a força-tarefa do Ministério Público, que conduz os processos da Lava Jato na primeira instância, por ter apresentado nova denúncia contra José Dirceu, justo no dia em que o pedido de liberdade seria analisado na Segunda Turma do STF.

0x0

Pode respirar aliviado – Mônica Waldvogel escreve no twitter, que “mais uns quatro ou cinco julgamentos de Hábeas Corpus na 2ª turma do STF e o país pode respirar aliviado, porque terá acabado a criminalização da política”. Realmente é para isso que caminha o Brasil, que assiste a tudo isso em nome de uma democracia conturbada.

0x0

Direito de resposta – O senador Roberto Requião (PMDB-PR) já definiu a próxima pauta do seu mandato. Após a aprovação do Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, o peemedebista está empenhado em avançar com o projeto de lei que regula o modo do ofendido ter seu “direito de resposta” veiculado na imprensa. (Radar)

Conversando

Ser brasileiro – Pesquisa realizada pelo Datafolha demonstra que vergonha de ser brasileiro atinge nível recorde em todo o País.

Nunca foi íntimo – Almeida Lima diz nunca ter sido íntimo de Renan Calheiros e afirma que voltaria a defender o colega, acusado à época injustamente.

Traduz angústia – Ao longo de quatro décadas de carreira, Belchior ficou conhecido por traduzir em música e poesia os sentimentos e angústias de uma geração.

Nobre missão – A vereadora Emília Corrêa acha que os defensores têm a nobre e importante missão, de patrocinar a defesa do cidadão carente de recursos.

Paulo Freire – No pequeno Expediente Ana Lúcia (PT) fala sobre os 20 anos de falecimento do mestre em educação Paulo Freire, nascido em Recife, Pernambuco.

Sargento Edgar – Se a população não defender as polícias, os bandidos dominarão o país. Se houver excesso vamos corrigir, saiba que bandidos não têm regras.

Alugar prédio – Almeida Lima diz não esconder desejo de alugar prédio do antigo Mistão e salienta vantagens do prédio e transparência da sua gestão.

Fresquinhos – Eliane Aquino pergunta: já pensou em consumir produtos fresquinhos, livre de agrotóxicos e ainda ajudar a aumentar a renda de pequenos agricultores?

Eleição para bancada – Senador Valadares (PSB) explica cancelamento da reunião da CMO e a convocação para a reunião de eleição do presidente e vice na próxima semana.

Leia também