Aracaju, 28 de março de 2024

MEXIDA FINAL SERÁ DO POVO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não haverá problemas para a escolha de candidatos da oposição e situação ao Governo do Estado. O bloco liderado por Eduardo Amorim não criará obstáculo em relação a um dos nomes indicados para a sucessão estadual. É bem visível o crescimento do líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), junto a lideranças de partidos da composição.

Mas tanto André quanto Eduardo pisam em ovos ao tratar desse assunto. Um e outro revelam prudência para que não haja melindres. André diz que é candidato à reeleição e não ficará contra o senador. O mesmo acontece com Eduardo que revelou boa vontade em apoiar o líder do Governo, caso seja ele da vontade do bloco.

Lógico que esse é um jogo para a platéia, Nos bastidores ambos desejam puxar a chapa majoritária, mas evitam antecipação e pretendem ouvir lideranças dos demais partidos de uma composição que já deu pontapé inicial, ao se declarar mais afeita a André Moura ao Governo e Eduardo ao Senado. Certamente esta será a chapa, com a presença do senador Valadares (PSB), que pretende permanecer no Senado por mais oito anos.

Ontem à tarde, quem apareceu bem foi o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), candidato de Jackson Barreto ao Governo. Chagas esteve em Poço Verde e foi bem aceito por lideranças regionais e eleitores como provável sucessor de JB. Não avançou o sinal. Preferiu anunciar que tudo depende do grupo e do governador, mas sem deixar de mostrar interesse.

Quem também está em campo é o presidente do PT, Rogério Carvalho, já lançado ao Governo pela militância e partidos aliados. Rogério tem conversado muito e acha que o momento é bom para ele, porque reflete o que acontece no País. Ainda é um jogo de mestres, mas a última mexida de pedra será do eleitor, que não pretende mais ficar à margem do processo de escolha dos seus representantes em 2018.

EDUARDO ACHA MUITO CEDO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) acha muito cedo para discussão de pré-candidatos às eleições de 2018 e lembra que já foi vítima de precipitação do tipo.

Em 2010, logo após eleito senador, o grupo já o lançou ao Governo.

O NOME ESTÁ À DISPOSIÇÃO

Mesmo assim, o senador Eduardo Amorim disse que seu nome está colocado à disposição do grupo como candidato ao Governo do Estado.

Amorim deixa claro que se André Moura (PSC) for o nome, apoia de corpo e alma.

QUALQUER OUTRO NOME

Eduardo apoiará qualquer outro nome ao Governo, como o de Valadares (PSB) ou do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), caso indicados pelo grupo.

Acha que se for o nome dele, todos também aprovam.

CONVIVÊNCIA É MUITO DIFÍCIL

Por falar em Itabaiana, a relação entre Valmir de Francisquinho e o grupo dos Teles de Mendonça não é saudável nos bastidores.

Os dois grupos se toleram por questão de sobrevivência.

DEVE ESPERAR ATÉ JANEIRO

Eduardo diz que não tomará nenhuma posição de candidatura ainda este ano. Vai tratar do assunto mais concretamente no início do próximo ano.

Para ele, o grupo também deve esperar por 2018.

LEMBROU DO SARGENTO VIEIRA

O senador Eduardo Amorim disse ainda que conseguiu, junto ao seu colega Valadares,  aprovar na CCJ o retorno dos militares que tinham mandatos, aos quartéis.

– Lembrei-me do sargento Vieira, que foi vereador e está na reserva.

TELEFONEMA PARA JACKSON

Líder do Governo no Congresso, deputado André Moura telefonou para Jackson Barreto (PMDB) e o convidou a participar do II Encontro de Gestores Públicos de Sergipe.

Acontecerá segunda-feira, com a presença do presidente do FNDE.

SOBRE AFASTAMENTO DE CARGOS

Todas as vagas de cargos em órgãos federais, provocadas por demissões pelo Governo Federal, serão substituídas por interinos. Nada será definitivo agora.

Se houver mudanças, acontecerão depois da votação da Reforma da Previdência.

TUDO DE FORMA CORDIAL

André Moura disse, ontem, que vem cuidando das coisas de Sergipe ao lado de Jackson Barreto, tudo de forma “muito cordial”.

Manterá esse relacionamento pelo interesse do Estado.

CONVIDADA E NÃO ACEITOU

A advogada Ana Cristina Viana Silveira, funcionária de carreira do INSS, foi consultada para ser superintendente do órgão e recusou.

Ana Cristina já foi delegada por duas vezes.

TEM UM VAZIO POLÍTICO

Setores do PT acham que existe um vazio na política local e que é bom para legenda essa onda da militância em lançar Rogério Carvalho para governador.

Acha que a conjuntura está se alterando e é boa para o partido.

UM CONSELHO DE AMIGO

Tem aliado do deputado federal João Daniel (PT) que o aconselha a tomar menos vinho quando estiver em uma reunião para traçar estratégias políticas.

Ele radicaliza em favor das suas concepções…

JACKSON E MACHADO CONVERSAM

O governador Jackson Barreto e o ex-deputado José Carlos Machado tiveram conversa longa, que foi do Projeto Xingo e passou pelas duplicações das BRs 235 e 101.

Muito pouco sobre política. Os dois gostaram do encontro.

QUESTÃO DA PERDA DE ÁGUA

José Carlos Machado disse a Jackson Barreto que o Deso perde 4 mil m3 por segundo, na distribuição pela adutora do São Francisco: É um grande desperdício.

Sugeriu que se a perda for reduzido em 50% dará para abastecer uma cidade.

UM POUCO DE POLÍTICA

Machado disse que, em sua opinião, Jackson é candidato ao Senado e admitiu que JB está muito silencioso em relação às questões políticas.

– Calado estou e calado ficarei, respondeu Jackson sorrindo.

BELIVALDO COMO CANDIDATO

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) participou ontem de procissão em Poço Verde e ouviu de lideranças e prefeitos apoio à sua candidatura ao Governo.

Belivaldo disse que vai aguardar a decisão do grupo e do governador JB.

CLOVIS PREPARA GABINETE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clovis Barbosa, está rearrumando o seu gabinete de conselheiro, aonde se isolará quando deixar a Presidência.

Os boatos sobre possível candidatura em 2018 estão desfeitos.

SAÍDA DE DIRCEU REPERCUTE MAL

Sargento Edgard diz que o ministro Fachin não quis arriscar mais um habeas corpus nas mãos dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski.

A liberdade para Dirceu mexeu com o País e foi péssimo para o STF.

Notas

Impeachment de Gilmar – Grupo de juristas e representantes da sociedade civil apresentou, no Senado, pedido de impeachment do ministro do STF Gilmar Mendes. Os autores são os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha e Álvaro Augusto Ribeiro da Costa.

0x0

Dá para salvar todo mundo – Segundo ‘O Antagonista’, depois de salvar o ex-presidente Lula, impedindo a delação de Antonio Palocci, o Supremo Tribunal Federal tem de salvar o presidente Michel Temer, impedindo a delação do ex-deputado Eduardo Cunha. Dá para salvar todo mundo? O STF acredita que sim.

0x0

Reforma da Previdência – A Comissão Especial da Câmara dos Deputado aprovou ontem, por 23 a 14, a proposta da reforma da Previdência patrocinada pelo governo Michel Temer. No texto aprovado, a idade mínima para concessão da aposentadoria ficou fixada em 65 anos para homens e 62 para mulheres.

0x0

Reação surpreende o STF – A reação da sociedade com a concessão de habeas corpus a José Dirceu, através de decisão de três ministros do Supremo, surpreendeu ao próprio STF e a segmentos de esquerda que imaginavam contar com o apoio da sociedade. A indignação da população deixa envolvidos em corrupção de orelhas em pé.

0x0

Restrições à liberdade de imprensa – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, anunciou ontem a instalação da comissão do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, do CNJ, para apurar possíveis restrições à liberdade de imprensa.

0x0

Prefeitos vão ao presidente – O presidente Michel Temer recebeu, na tarde ontem, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os prefeitos levaram uma pauta de reivindicações, visando melhor governança, e pediram oportunidade de refinanciamento das dívidas com a União, algo já conquistado pelos governadores.

Conversando

Vai à reeleição – Deputado André Moura (PSC) insiste em dizer que é candidato à reeleição e que não votará contra o senador Eduardo Amorim.

Em silêncio – André Moura silencia em relação ao lançamento do seu nome por parte de aliados, mas prefere não tratar sobre o assunto.

Protestos a ministros – Andréa Sadi informa que ministros do STF receberam ontem milhares de e-mails e telefonemas com protestos à soltura de Dirceu.

Palocci rompe – O ex-ministro Antônio Palocci, preso pela operação Lava Jato, já rompeu com o escritório que tocaria sua delação.

Maio amarelo – Edvaldo Nogueira acha a campanha Maio Amarelo importante para a mobilidade em Aracaju melhore e as pessoas se conscientizem dos atos no trânsito.

Jornalismo ético – Capitão Samuel acredita que “que o jornalismo ético é a solução para preservar credibilidade em meio a tantas notícias falsas espalhadas”.

Retirada de direitos – “Agentes públicos que respondem processos por corrupção lideram retirada de direitos da população”, afirma a deputada Ana Lúcia (PT).

Todos os dias – Emília Correa reclama que um “Um Estado tão pequeno e fácil de monitorar e as coisas acontecendo todos os dias”.

Sobre Renan – Gaudêncio Torquato observa que “agora é uma questão interessante: Renan tem forças para continuar como líder do PMDB no Senado? O que ele encarna?”

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também