Aracaju, 29 de março de 2024

Delegados estão certos! Sindicalismo está “mudo” em Sergipe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o discurso de “Fora Temer” espalhado pelos quatro cantos do Estado, quem não acompanha o cenário político de Sergipe imagina que o governo de Jackson Barreto (PMDB) é o melhor da história, sobretudo, na relação com o funcionalismo público. Quem não conhece pensa que os servidores recebem seus salários dentro do mês trabalhado, com gratificações e valorização, além de reajustes crescentes e anuais. Mas, na prática, nós acompanhamos e sentimos uma realidade completamente diferente, com categorias insatisfeitas e aposentados e pensionistas sufocados. Mas aí sempre vem à tona a pergunta que nunca quer calar: e onde estão os sindicalistas sergipanos?

Os ataques, as críticas e as cobranças ao governo do presidente da República, do PMDB, são feitos com intensidade, com mobilização, mas sobre o governo de Sergipe o silêncio impera! Não se trata de algo direcionado ao governador, mas é digno de estudo esse “poder de argumentação” que ele tem para controlar sindicalistas com históricos de lutas e forte poder de liderança dentro de suas categorias. Aí o Poder Executivo anuncia seu calendário de pagamento, aposentados e pensionistas seguem recebendo por último e fica por isso mesmo? Não há nenhum protesto?

Pelo visto, o sindicalismo sergipano que vai para as ruas condenar as reformas propostas pelo presidente da República, Michel Temer, do PMDB, não é o mesmo que é omisso em relação ao governo do Estado do mesmo partido. E dessa forma Jackson Barreto segue gerindo ao seu estilo, com grande potencial, diga-se de passagem, de disputar e conquistar uma das vagas de Senador da República em 2018. Para quem acompanhou os governos de Valadares, Albano Franco, João Alves Filho e Marcelo Déda e viu “sindicatos vibrantes”, hoje se assusta com tanta omissão, com tanto silêncio!

Resta saber se é omissão ou conformismo dos representantes das mais variadas categorias. Se silenciaram por algum motivo específico ou se perderam o encanto e a esperança com os governantes. E o mais interessante é acompanhar setores da imprensa e até de entidades sindicais condenando a manifestação dos delegados de Polícia que decidiram por uma paralisação de 72 horas. Chovem críticas porque os servidores da SSP ganhariam um grande salário em relação a maioria das demais categorias. Os delegados querem maior valorização e estão corretos.

Na visão deste colunista, equivocados estão os sindicalistas que não lutam, não se manifestam, não reivindicam. Estamos em Maio, época da data-base e, pelo visto, será mais um ano sem reajuste salarial. O funcionalismo público de Sergipe amarga anos e anos sem reposição, mas colocaram uma “pedra” sobre o assunto e prefere criticar os delegados que se mobilizaram, são organizados e estão impondo suas propostas; se brincar, serão prestigiados e valorizados. Em detrimento do “silêncio dos inocentes”. Quando “acordarem” poderá ser tarde demais…

Veja essa!

O ex-promotor de justiça de Sergipe, Roosevelt Batista de Carvalho, que atuou durante muitos anos na região centro-sul de Sergipe, será candidato a deputado federal nas próximas eleições.

E essa!

Ele diz que os eleitores da atualidade demonstram claramente absoluta rejeição à classe política brasileira, em função dos constantes escândalos registros na República. Está filiado ao PCdoB, mas pode decidir por outra legenda.

Militares

O senador Valadares (PSB) relatou a proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que altera a legislação eleitoral para equiparar os direitos de policiais e militares aos dos demais servidores que se candidatam a cargo eletivo.

 Benefício

O dispositivo aprovado permite que também os candidatos eleitos dessas categorias possam retornar a seus postos ao final do mandato, como, de resto, acontece com os demais servidores. Pela legislação atual, o policial ou bombeiro militar com menos de 10 anos de serviço, é exonerado ao se candidatar”.

 Valadares

O senador explica ainda que “os que ultrapassam esse tempo, são aposentados compulsoriamente, caso eleitos. Uma situação, como se vê, injusta e desequilibrada, considerando o regramento geral. A partir de agora, buscaremos a tramitação mais acelerada da proposta por meio de negociação com as lideranças aqui da Casa”.

Fábio Meireles I

Ao analisar o primeiro quadrimestre do governo Edvaldo Nogueira (PCdoB), o vereador Fábio Meireles (PPS) destacou que pouca coisa mudou entre a gestão do comunista e seu antecessor, o ex-prefeito João Alves Filho. Meireles citou que a capital continua com problemas antigos que afetam diretamente a qualidade de vida do aracajuano.

Fábio Meireles II

“O que mudou em Aracaju da gestão João Alves para a gestão Edvaldo Nogueira? Não consigo entender por que o lixo permanece acumulado nas ruas. Continua o impasse entre a Cavo e a Torre, mas quem  tem sofrido é a população mais carente. É inadmissível que continuemos só assistindo essa situação deplorável. Aracaju precisa mudar”, afirmou o parlamentar.

CCJ I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve como relator na CCJ da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2017, que fortalece o regime jurídico dos Tribunais de Contas para deixar expresso no texto constitucional que eles são órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública. Segundo o senador, há uma grande insegurança no sistema de controle externo, essencial à fiscalização e ao combate à corrupção tão reclamado pela sociedade nos dias atuais.

 CCJ II

Eduardo Amorim, também, foi o relator dos Ofícios “S” 28 e 30/2017  que indicaram o promotor de Justiça, Orlando Rochadel Moreira e o procurador Regional do Trabalho, Sebastião Vieira Caixeta, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público, na vaga destinada a membros do Ministério Público dos Estados, referente ao biênio 2017/2019.

Emília Correa I

A vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobrou mais eficiência da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) em razão da grande onda de violência que vem tomando conta do Estado e amedrontando as pessoas. Para ela, a sensação de insegurança das pessoas está se agravando. Delegacias estão suspendendo o atendimento, os plantões estão sendo reduzidos no interior, e o cidadão sergipano no meio dessa situação.

Emília Correa II

“Estamos todos vulneráveis e a qualquer momento podemos ser vitimas da insegurança e irresponsabilidade do Estado. Em relação ao Município de Aracaju, não tem dado as necessárias atenção e estrutura devida a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), demonstrando desprezo ao exímio papel da instituição para manutenção da ordem pública”, pontou.

Plano Diretor

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) cobrou da Prefeitura de Aracaju o envio do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para a Câmara de Vereadores. O parlamentar questionou o motivo da demora, pois já se passaram quatro meses da atual gestão.

Thiaguinho Batalha

“Eu faço um apelo à Prefeitura de Aracaju para que envie, o quanto antes, o Plano Diretor para nós vereadores possamos analisar e discutir tecnicamente este instrumento que é de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Entendo que não há justificativa para tanta demora”, afirmou Thiaguinho.

Palhaço Soneca

O vereador Alexsandro da Conceição (PPS), o “Palhaço Soneca”, quer regulamentar um projeto que oportunize o primeiro emprego para jovens trabalhadores. A medida prevê a concessão de benefícios para empresas ativas e aquelas que venham se instalar em Aracaju. Para tanto, as empresas favorecidas ficam obrigadas a contratar pessoas sem experiência no mercado de trabalho.

Valadares Filho I

O deputado Valadares Filho (PSB) defende que, nesse momento, o Congresso deve priorizar a discussão e a aprovação da Reforma Política. “Vejo, na reforma política, uma saída para boa parte dos problemas que o País vem enfrentando”, afirmou o deputado, em pronunciamento na Tribuna da Câmara.

Valadares Filho II

Valadares Filho também disse que já perdeu a conta de há quantos anos essa matéria entra e sai da agenda legislativa; e a cada vez que se aproxima de um desfecho, a discussão é interrompida por falta de consenso. “Não há avanço no sentido de resolver as mazelas do sistema político brasileiro”.

Reforma Política

No entendimento do parlamentar, diante da crise de credibilidade na representação política, com tantas acusações de corrupção envolvendo mandatários do Executivo e parlamentares, não há mais como adiar a discussão sobre a reforma política.

Deso

Representando o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), durante uma palestra na Assembleia Legislativa sobre a possível privatização da empresa, nessa quinta-feira (4), José Gabriel Almeida reconheceu as dificuldades, mas enfatizou que os investimentos continuam sendo feitos, na capital e no interior, e que a Companhia é, verdadeiramente, uma das melhores do País em abastecimento de água. O debate aconteceu mediante requerimento da deputada estadual Maria Mendonça (PP).

José Gabriel

Mais adiante, José Gabriel chamou a atenção para a privatização, no sentido que “fica a dúvida se uma empresa privada, diferente do que acontece com a Deso, vai investir na otimização, em melhorias do sistema e em atender as comunidades mais isoladas, que não dão muito retorno financeiro”. Ele lembrou da tarifa social da Deso de R$ 15,40 e destacou que por esse valor são fornecidos 10 mil litros de água. “Você vai em um armazém e por 40 litros de água mineral você paga essa taxa. Nós estamos falando de 10 mil litros. Fica difícil imaginar o atendimento dessas comunidades mais distantes, mais isoladas”.

Pedro Romildo

Ainda durante a palestra na Assembleia Legislativa, o secretário da Confederação Nacional dos Urbanitários, Pedro Romildo, também fez sua exposição, e defendeu que Sergipe precisa de uma política estadual de Saneamento. Ele lembrou, inicialmente, que mesmo que a Assembleia Legislativa aprove a privatização da Deso, será necessária a aprovação das Câmaras de Vereadores dos 75 municípios. “Pela Constituição Federal, o titular dos serviços é o Município. Mesmo que se aprove esta proposta aqui na Assembleia, terá que passar pelas Câmaras”

Sugestões

Por fim, como sugestões, ele propôs aos deputados que priorizem no Orçamento o Saneamento. “É um crime tirar dinheiro do Saneamento. Outra coisa: é preciso criar um Fundo Estadual e Municipal de Saneamento e, se já tem o plano, tem que estabelecer em lei uma política estadual de Saneamento para o Estado. Por fim a AL precisa aprovar uma lei igual à do Uruguai, onde a água é um direito humano fundamental”.

Roberto Góes

Roberto Fontes Goes, ex-deputado estadual, ex-secretário de estado da Ação Social e da Agricultura nos governos Albano Franco e João Alves, ex-prefeito do Riachão do Dantas, e idealizador do restaurante popular Padre Pedro em Aracaju, está em Uberaba (MG), conduzindo a Assembleia Geral da ABCI (Associação Brasileira de Criadores Indubrasil), instituição da qual preside desde 2014, e que tem representatividade em todo território nacional e também no exterior. O objetivo principal da Assembléia Geral da ABCI é realizar eleições para o triênio 2017/2020, e Roberto Goes é favoritíssimo para sua reeleição.

Rádio on line

O site de notícias e rádio on line do Amorozzo Jorge informa que “A polícia de Sergipe jogou a reputação do ex-deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública Mendonça Prado, no lixo”. Como esta semana o MP acolheu o inquérito policial e denunciou Mendonça Prado e outros 12 réus, é previsível que o Amorozzo Jorge agora informe: “A polícia jogou a reputação de Mendonça no lixo, e o Ministério Público confirmou…”. A propósito, você ouve a rádio no endereço www.radiodojorgefm.com

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também