Aracaju, 29 de março de 2024

SEM CLIMA PARA ACORDÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Sem alarde, o governador Jackson Barreto (PMDB) está trabalhando a sua sucessão. Poucos têm dúvida de que o seu candidato será o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), que já dá os primeiros passos para tornar isso público. Jackson e Belivaldo se dão bem, se entendem e têm confiança mútua, desde o início do Governo, por sua opção de acompanhar o bloco nos momentos de decisões políticas.

Um fato chama atenção: Jackson tem convidado Belivaldo a participar de encontros com prefeitos e lideranças do interior, para tratar também sobre política. A primeira vez aconteceu ontem, mas, a partir de agora, vai se alastrar tanto nos encontros internos, quanto em viagens por cidades do interior. Não há mais dúvida quanto ao nome e nada a esconder, até porque a oposição está em campo e ganha fôlego com a exibição de nomes que estão certos na chapa majoritária.

Tudo indica que a chapa da situação será Belivaldo ao Governo e Jackson ao Senado. O outro nome para senador gira em torno dos deputados Laércio Oliveira (SD), Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). Para vice teria Heleno Silva (PRB). O segundo candidato ao Senado embola. Dos três só fica um, mas ninguém pensa em abrir. Rogério também sonha em disputar o Governo, mas se tudo der certo em relação à candidatura de Lula da Silva a presidente.

Não há clima para acórdão, mas os comentários existem. Pode acontecer uma outra composição que, certamente, dificultará esse projeto de por oposição e situação para moer e produzir um caldo homogêneo, cozinhado na mesma panela. Pinta um cenário de reviravolta nas formações das chapas majoritárias, mas que pode levar a um caminho extremamente tortuoso para a população.

O momento é de planejamento político, com muito cuidado para não trocar as pedras.

PRESENTE PARA INSTITUIÇÕES

Jackson Barreto pediu ontem àqueles que desejam lhe presentear no dia do seu aniversário que compre algo que possa ser doado para alguma instituição de caridade.

O governador aniversaria amanhã.

PESSOA DE HÁBITOS SIMPLES

Jackson diz que pode ser um enxoval, toalhas, roupas de cama, roupa de uso pessoal, enfim, fica a critério de cada um, mas que seja algo útil para quem precisa.

– Sempre fui pessoa de hábitos simples. Graças a Deus, tenho tudo que preciso.

PARTICIPA DE REUNIÕES COM JB

O governador Jackson Barreto começa a solicitar a presença do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) nas reuniões com lideranças políticas.

Ontem mesmo Belivaldo participou de reunião com líderes ao lado de JB.

TENDÊNCIA É LANÇAR CANDIDATO

A tendência agora de Jackson Barreto é preparar a candidatura do seu sucessor e tudo leva a crer que o nome será mesmo o de Belivaldo Chagas.

Quanto ao Senado as especulações levam ao próprio governador.

ENCONTRO COM MACHADO

Sábado passado, em um hotel da orla, o presidente nacional do PPS, David Zaia, teve uma conversa com o deputado André Moura e José Carlos Machado.

Clovis Silveira e Cláudio Vitório, da direção nacional, também participaram.

TIVERAM MAIS CONVERSAS

No período da tarde do mesmo sábado, Clóvis Silveira (PPS), André Moura (PSC) e José Carlos Machado (PSDB) tiveram uma nova reunião.

Voltaram a conversar sobre as eleições de 2018.

NADA AINDA ESTÁ DEFINIDO

O PPS insiste em ter Macha como candidato a deputado federal pelo partido e agora tenta uma estratégia que inclui o líder do Governo no Congresso, André Moura.

Machado, entretanto, ainda analisa partido para filiação.

MARCIO TRABALHA A CÂMARA

O ex-deputado federal Marcio Macedo (PT) tem como objetivo retornar à Câmara Federal e trabalha para isso mantendo contatos com lideranças do interior.

Fará planejamento para visitas a partir deste mês até a campanha.

ROGÉRIO NA CHAPA MAJORITÁRIA

Segundo Marcio Macedo, o presidente regional do PT, Rogério Carvalho, é o nome do partido para integrar a chapa majoritária seja ao Senado ou Governo.

É o único nome em discussão sobre essa posição.

ELIANE NÃO PENSA EM 2018

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) desmentiu que tivesse feito entendimento dentro do partido, para disputar uma vaga na Câmara Federal.

– Com tanto trabalho, não dá para pensar nisso.

NÃO PENSA EM OUTRO MANDATO

Eliane Aquino disse que não é do tipo que tem a mentalidade política de estar em um lugar trabalhando para exercer outro.

Admitiu que há muitas dificuldades a vencer.

APENAS COM OS PEIXINHOS

O empresário Ricardo Franco continua literalmente submerso em relação à discussão política. Não trata do assunto, mas defende André Moura ao Governo.

– Nesse momento converso com ‘meus peixinho’.

GOVERNADOR DE ITABAIANA

O vereador Imperador, de Itabaiana, defende que Sergipe precisa de um governador que tenha nascido em sua cidade. Vota em Eduardo Amorim à sucessão estadual.

– A deputado federal voto em André Moura e a Estadual em Maria Mendonça.

SILENCIA SOBRE O SENADO

Imperador, que sempre foi um dos vereadores mais votados do município, evita falar nos nomes que pretende votar ao Senado Federal.

Primeiro vai analisar as indicações para fazer a escolha.

GREVE DOS DELEGADOS ESTÁ CAPENGA

Um policial civil diz que a paralisação dos delegados, considerando que alguns estão trabalhando, além de todos os escrivães e agentes, não atinge nem 10% da Polícia Civil.

A greve não causa prejuízos ou desconfortos.

TAXISTA ATACA COM GARFO E FACA

Na 13 de Julho, um taxista desceu com facão e garfo grande, para agredir e matar o motorista do carro em sua frente. Ficou batendo no pára-brisa com as armas.

Razão: o motorista de frente pôs o pé no freio e irritou o taxista.

CARMÓPOLIS VAI MUITO MAL

Teotônio Neto lamentou ontem a situação de Carmópolis: “vai muito mal”. O município reduziu a produção de petróleo, levou os royalties e provocou queda na receita.

Além disso, empresas fecharam e há desemprego.

A CRISE É MUITO GRANDE

Segundo ainda Theotônio, a crise é muito grande em razão da redução na arrecadação e sem perspectiva de que a Petrobrás reaja na produtividade.

Disse que o deputado Luciano Pimentel alertou bem sobre isso.

Notas

Aperfeiçoar a democracia – Cezar Brito diz que a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas fez reunião, na sede da CNBB, para debater e propor medidas de aperfeiçoamento da Democracia, especialmente agora que o Congresso Nacional retoma temas que podem comprometer a sua consolidação.

0x0

Julgamento de governadores – O STF decidiu derrubar normas estaduais que impedem governadores de responderem a ações penais sem autorização das assembleias legislativas. A decisão poderá ser aplicada nas investigações da Operação Lava Jato no STJ, tribunal competente para julgar governadores criminalmente.

0x0

Justiça suspende até prazos – O Antagonista divulga que a Justiça Federal em Curitiba decidiu suspender prazos processuais e o atendimento ao público no dia 10 de maio (quarta-feira), por causa da audiência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi anunciada ontem pela diretora do Foro, a juíza Gisele Lemke.

0x0

Esquema de Segurança – O esquema de segurança montado em Curitiba para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Federal prevê o isolamento, no centro da cidade e na região do Centro Cívico, respectivamente, dos grupos pró e anti-Lula na próxima quarta-feira. O esquema de segurança será rígido.

0x0

Barrar carreiras criminosas – Ao determinar a deflagração da Operação Asfixia, o juiz Sergio Moro rechaçou as críticas às prisões preventivas determinadas por ele na operação. Para Moro, as custódias por tempo indeterminado decretadas no curso das investigações foram “essenciais” para barrar “carreiras criminosas”.

0x0

PSC pode enfrentar racha – Édipo Ázaro, presidente da Executiva Estadual da Juventude do PSC se recusa a cumprir a ordem da executiva estadual para desmentir a notícia de que a militância jovem fluminense apóia Bolsonaro, virtual candidato a presidente, contra a vontade de Everaldo e da Executiva Nacional.

Conversando

Limpar propina – Incrível, esquema na Petrobras usou até lei de repatriação de recursos do exterior para limpar propina.

Palestra na Câmara – Receita Federal realizou palestra sobre o Programa de Regularização Tributária na Câmara de Itabaiana.

Mais convincente – O ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse ontem que o Governo precisa ser mais convincente sobre reformas.

CPI do Lixo – Emília Correa acha que a CPI do lixo deve ser discutida pelos vereadores, somos representantes legais do povo.

Menos violento – Sargento Edgard acha que vai mudar-se para algum país que esteja em guerra, qualquer um desses, deve ser menos violento que o Brasil.

Isonomia salarial – Capitão Samuel Barreto defende isonomia salarial: “Que todos recebam os mesmos benefícios, somos todos policiais”.

Como entender? – Em 12 meses, o banco Itaú cortou 1.652 postos de trabalho; por outro lado, seu resultado cresceu 19,6% no 1º trimestre.

Sofre rebelião – Opositor das reformas de Temer: Renan sofre ‘rebelião’ de senadores e faz acordo para manter a liderança do PMDB.

Extrema unção – De José Simão: O Brasil não precisa nem de extrema direita nem de extrema esquerda, precisa de extrema unção!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também