Aracaju, 29 de março de 2024

VIOLÊNCIA TEM VOLTA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O perfil de Rodrigo Vianna‏ [@rvianna] no Twitter não é tão vasto. Ele se apresenta como “jornalista, blogueiro, escrevinhador, historiador, paulistano e corinthiano [ninguém é perfeito]. Tem quase 54 mil seguidores e segue apenas 730 pessoas. Quem o acompanha geralmente não é seguido. Certamente escreve o que milhares de pessoas desejam ler.

Ontem, Rodrigo Vianna postou: “Jornalistas valentes pregam ódio. Não lembram do fim que teve o irmão de Nelson Rodrigues? Morto na entrada do jornal. Violência tem volta”. As características da morte de Roberto Rodrigues não revelam nada do momento atual. Foi um fim dramático. Assassinado por um tiro já na redação do jornal e não na entrada. Talvez o alerta de Rodrigo tenha a ver com o ilusionismo sem truques e nem meias palavras.

Concordo com o excesso de violência verbal que se pratica hoje na imprensa. E ela realmente “prega o ódio”. Mas vem das duas partes e sem qualquer sintoma ideológico. Tudo meramente interesseiro, dentro da ótica de “se sair bem”, através do modelo político que melhor convier. Esquerda e direita se misturam na degola dos que incomodam, mas não há ainda sinal de que haja risco no que se escreve ou fala.

É verdade que os jornalistas não sentem o risco [incluo-me nisso] que provocam quando exageram nas suas opiniões e tendências, junto a uma sociedade que se sente traída, enxovalhada e usurpada em seus direitos e necessidade de conquista. Daí, temer represálias em razão de uma violência que está latente nestes momentos de dúvida, é não ter responsabilidade com o que fala e escreve, em razão de uma visão caolha.

A sociedade tende a mudar nesse momento complicado da República, mas não encontra bons caminhos à direita e nem à esquerda. Toda essa confusão realmente perturba e não leva a um lugar que deixe exibir um Brasil bom para todos.

Infelizmente, a conveniência política e a corrupção prevalecem.

PARA GARANTIR HONESTIDADE

A impressão é que o secretário da Saúde, Almeida Lima, usa o procurador federal Ramiro Rochenback para provar que é honesto.

E mais: que há transparência na sua Pasta.

FAZ POLÍTICA COM O GRUPO

O deputado federal André Moura (PSC) disse que faz política com o grupo e, por isso, só vai discutir as eleições em 2018.

Não revelou qual mandato disputará.

MAS ISSO ESTÁ NA CARA

Mesmo mostrando que o momento não é de falar em eleição, está bem claro que André Moura será candidato ao Governo do Estado.

Simples ver: ontem, quando chegou a Carmópolis, dez prefeitos o esperavam.

SEM PALHAÇADA NA CÂMARA

O vereador Palhaço Soneca comemora os seus 100 dias de mandato, gabando-se de não ter feito “nenhuma palhaçada na Câmara”.

Que palhaço mais sem graça…

UÍTA TROCA DE LEGENDA

A ex-prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, deixa o PSB e assina filiação no PMDB, ao lado de Jackson Barreto, Belivaldo Chagas e Benedito Figueiredo.

A mudança praticamente estava anunciada.

UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

No encontro de ontem com Uíta Barreto, o governador Jackson Barreto disse-lhe que estava aniversariando hoje e pediu-lhe que antecipasse o pressente:

– Assine a ficha de filiação ao PMDB. Uíta o presenteou assinando.

VALADARES TENTOU FALAR COM UÍTA

O deputado Valadares Filho e senador Valadares (PSB) estiveram ontem na casa de Uíta, mas não a encontraram. Ficaram de retornar mais tarde.

Não precisou. Nesse espaço de tempo ela se se filiou ao PMDB.

BELIVALDO AGORA PÕE A CABEÇA

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) está conversando mais diretamente com lideranças políticas, ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB).

Será candidato ao Governo por indicação de JB.

LAÉRCIO PRETENDE MAJORITÁRIA

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) diz que está trabalhando sua reeleição, mas põe seu nome à disposição para disputar o Senado ou o Governo.

Na próxima semana, Laércio vai retornar às entrevistas.

QUESTÃO DA BANCADA RESOLVIDA

Segundo Laércio Oliveira o comando da bancada federal de Sergipe já está resolvida, inclusive tem conversado com o senador Valadares (PSB).

Inclusive já tem exercido ação como coordenador.

AMORIM APOIA NOME INDICADO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) não confirma candidatura a governador em 2018, mas coloca o nome à disposição do grupo para definição.

Amorim já disse que apoia quem for o candidato ao Governo do bloco.

SÓ SE FOR PARA FAZER O BEM

Ontem, em entrevista à FM Itabaiana, Eduardo Amorim pediu: “que Deus e o povo de Sergipe só me dêem um mandato se for para fazer o bem”.

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, esteve no estúdio.

ANDRÉ PODE SE MANTER NO PSC

Há uma onda de que o deputado federal André Moura pode se filiar ao PMDB, mas há também uma força igual e contrária que o pede para permanecer no PSC.

O pessoal acha que a transferência de partido pode criar dispersões.

CONGRESSO DO PT COMEÇA HOJE

O PT em Sergipe promove seus Congresso Regional a partir de hoje e termina amanhã, no Cotinguiba. Será feito um balanço da atual conjuntura política.

O PT vai deixar claro que quer vaga na chapa majoritária de 2018.

TENDÊNCIA DEFENDE ROMPIMENTO

A Articulação de Esquerda do PT, que tem como líder a deputada Ana Lúcia, defende o afastamento do partido do Governo Jackson Barreto (PMDB).

Não terá futuro. A maioria petista quer se manter ao lado de JB.

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE REGIONAL

Também será no domingo a eleição para presidente regional do PT. Disputam Rogério Carvalho, pela CNB, e professora Ângela, da Articulação de Esquerda.

A tendência é reeleger Rogério a presidente.

REINALDO RECOMENDA AOS CHEFES

O ex-conselheiros Reinaldo Moura aconselha aos chefes a acompanharem o trabalho de seus assessores de comunicação: procurem não interferir no trabalho deles e façam por merecer uma agenda positiva.

– Não cobrem elogios onde não couber, aconselha.

PODE ELOGIAR ATÉ O QUE NÃO FEZ

Segundo Reinaldo, “se o assessor descobre que o chefe gosta de elogio, ele vai elogiar até o que você não fez… E você termina por acreditar”.

– Como tenho juízo não vou dizer o nome de ninguém, brincou Reinaldo.

Nota

Revela O Antagonista – Léo Pinheiro se acertou com João Vaccari Neto a respeito dos “prejuízos milionários” que a OAS teve com as propriedades de Lula. Disse Agenor Medeiros: “Como ele, Léo, administrava a conta do PT, ele tinha feito uma compensação do prejuízo causado por esses quatro eventos”.

0x0

Encontro Secreto – Ao depor ao juiz Sergio Moro, ontem, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque disse que teve encontro secreto com o ex-presidente Lula, num hangar do Aeroporto de Congonhas, de quem recebeu ordens para fechar as contas que mantinha no exterior para receber propina de contratos da Petrobras.

0x0

Lula bem informado – Segundo ‘O Antagonistas’, Renato Duque disse que João Vaccari Neto já operava para Lula antes de virar tesoureiro do PT. Vaccari mantinha Lula informado de tudo o que ocorria na Petrobras. Duque disse a Moro que ficou espantado com o nível de informação que Lula tinha do petrolão.

0x0

Palocci quer delatar – Segundo publica a coluna ‘Radar Online’, de Veja, o ex-ministro Antonio Palocci anda espalhando na cadeia e para fora dela que as decisões do Supremo não alteraram em nada seu plano de entregar mais um ano de matéria-prima para a Lava Jato. A quem pergunta, ele responde sem rodeios que vai delatar.

0x0

A Orcrim é uma Orcrim – ‘O Antagonista’ diz ainda que Renato Duque, em seu depoimento, foi claro: todos os integrantes do PT sabiam da cobrança de propina nos contratos da Petrobras. Todos: o presidente do partido, os senadores, os deputados, o tesoureiro. Cada caso não é um caso: a “Orcrim é uma Orcrim”.

0x0

Quem decifra a mensagem? – Leia o recado de um traficante postada nas redes sociais com tranquilidade: “Bole do Orlando [Dantas] cismado com o bole do Bugio aí. Quem quiser colar aí, quem for coligado é só se juntar a nós também: Orlando, São Conrado, Augusto Franco, Terra Dura, Santa Maria, Japãozinho. Quem vier é nós”.

Conversando

Amor e ódio – Quem buscou a paz: o deputado André Moura (PSC) ou o radialista George Magalhães. Ou é uma relação de “amor e ódio”?

Acordes iniciais – Muitos políticos, de todos os lados estiveram ontem no chamado “Forrozão” e se cumprimentaram. Os acordes do São João fazem esse “milagre”.

Prefeitos apoiam – Vários prefeitos da região do baixo São Francisco estiveram na Fan FM de Carmópolis para acompanha a entrevista concedida por André Moura.

Há calmaria – Houve realmente uma redução da violência ou estão divulgando menos? Aparentemente há calmaria na ação dos bandidos.

Muitas baboseiras – Rádios de Aracaju apelam agora para entrevistas com prováveis candidatos a presidente. Bolsonaro – que Deus nos livre – disse baboseiras ontem.

Em pré-campanha – A impressão é que estamos em pré-campanha. Candidatos têm se encontrado muito com suas bases para colocar seus nomes à disposição.

Visitas ao interior – O deputado Valadares Filho intensifica suas visitas ao interior e ontem esteve em Nossa Senhora da Glória. Antes visitou um povoado no município.

Aperto em Renan – Senadores do PMDB vão dar ultimato a Renan: ou apoia reformas ou será destituído da liderança do partido.

Proíbe Energisa – Euza Missano explica ação judicial que proíbe que Energisa repasse recursos da iluminação pública para a Emurb.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também