Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

MUITA PACIÊNCIA ATÉ O PLEITO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A formação das chapas majoritárias será um exercício duro de paciência com todas as divergências e interesses políticos. Tanto na situação, quanto na oposição. É que as composições devem ser formadas dentro de interesses de cada partido. Terá um líder, claro, mas também terão rebeldes. Natural que tenha. O consenso sempre foi difícil onde algumas divergências se fazem necessárias.

O governador Jackson Barreto, que vai conduzir todo esse processo, precisa peregrinar mais aos Capuchinhos, para que consiga colocar as pessoas certas para disputar os mandatos sem risco de rejeição.

É uma tarefa extremamente difícil, mesmo que o seu nome, para o Senado e Belivaldo para o Governo não oferecerão obstáculos. Mas, a outra vaga de senador e de vice… Tenham paciência senhores, mas a “vaca vai ter que tossir”.

Os partidos que já acenaram para integrar a chapa majoritária não vão deixar passar por menos, caso os seus indicados não sejam contemplados. E é aí que começa todo tipo de chantagens, principalmente de que vão formar uma coligação com a oposição. Agora o PT já decidiu que quer uma vaga para o Senado ou disputar o Governo e tem até nome: Rogério Carvalho. Tudo legal! É legítima a exigência. Mas como se encaixará os demais partidos que já manifestaram o mesmo desejo?

O PT está consciente que o momento é bom para a disputa eleitoral. Mas a indicação de Rogério [um bom nome] também parte de interesses dos pré-candidatos a deputado federal. O PT em Sergipe terá que manter a posição na Câmara, com um deputado federal, mas tem dois pretendentes fortes: João Daniel, que busca a reeleição, e Márcio Macedo, que deseja retornar. Se Rogério for para federal, complica para os dois.

E assim acontecerá nas demais legendas, que desejam a mão protetora de Jackson para eleger algum parlamentar ou engajar alguém na majoritária. Daí haja paciência, jogo de cintura e resignação, o que na política nem sempre resolve. Vamos ver!

UMA REUNIÃO SOBRE VOTAÇÃO

No domingo à noite houve um encontro entre o deputado André Moura (PSC), senador Eduardo Amorim (PSDB) e o empresário Edvan Amorim.

Trataram sobre votação da reforma trabalhista.

EDUARDO QUER MANTER-SE CONTRA

O senador Eduardo Amorim já decidiu votar contra a reforma trabalhista no Senado, mas o irmão Edvan e o líder André sugerem que ele vote favorável.

Eduardo pretende manter seu voto.

ROGÉRIO SE MANTÉM PRESIDENTE

O ex-deputado federal Rogério Carvalho foi reeleito presidente regional do PT, durante congresso do partido realizado neste final de semana.

O PT se mantém integrado à base aliada.

PROPOSTA DE SAIR DO GRUPO FOI REJEITADA

Proposta feita pela deputada Ana Lúcia para que o PT rompesse com o Governo de JB, alegando proximidade com Temer, foi rejeitada pela maioria.

Votou favorável apenas a Articulação de Esquerda.

VAGA NA CHAPA MAJORITÁRIA

Durante o Congresso o PT deixou claro que pleiteia vaga na chapa majoritária, mas ainda sem discussão de nomes, apesar de Rogério Carvalho ser o mais solicitado.

Aprovou também o engajamento de todos na campanha de Lula Presidente.

APROVADA MOÇÃO DE REPÚDIO

Também no Congresso foi aprovada moção de repúdio à Assembleia Legislativa, pela exclusão do nome de Ana Lúcia da Comissão de Educação.

Ana não cumpria uma das exigências para integrar a comissão.

MANTÉM A RIXA COM RADIALISTA

O deputado federal André Moura (PSC) mantém a rixa jurídica com o radialista George Magalhães, que já se arrasta por alguns anos.

Sua ida à Fan FM é a convite do diretor Sandro de Miro.

AVALIAÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES

Durante encontro do PT, um militante analisou que o partido em Sergipe vai continuar com apenas um deputado federal.

Acha que João Daniel não se mantém na Câmara.

A LUTA PELA CHAPA MAJORITÁRIA

Segundo ainda o militante, o esforço de João Daniel em colocar Rogério Carvalho para o Senado ou Governo é para que ele sonhe com a reeleição.

– Se Rogério disputar a Câmara Federal será o eleito, disse.

ROGÉRIO NADA CONTRA LAÉRCIO

Rogério Carvalho disse ontem que poderá ser candidato ao Senado, mas não descarta candidatura ao Governo. Diz que não tem nada contra a pessoa de Laércio Oliveira.

É contra ao seu posicionamento político. Declara-se a favor da lista fechada.

ALMOÇO E BOA CONVERSA COM LARA

O governador Jackson Barreto almoçou ontem com a prefeita de Japaratuba Lara Moura (PSC), mulher do deputado federal André Moura.

Trataram sobre questões de Japaratuba.

ANDRÉ ARRANCA PARA DISPUTAR GOVERNO

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), não revela candidatura a governador e insiste que vai disputar a reeleição.

Mas, a essa altura do campeonato, é difícil acreditar nessa hipótese.

SÓ UM CANDIDATO A FEDERAL

A Assembleia Legislativa tem apenas um deputado que já está trabalhando para tentar a Câmara Federal nas eleições de 2018: Gustinho Ribeiro.

Os demais parlamentares vão à reeleição.

COMEÇA A TEMER DIFICULDADE

O Estado pode ampliar as dificuldades financeiras, caso não sejam transferidos mais recursos dessa segunda operação da repatriação de depósitos no exterior.

O dinheiro da nova repatriação será maior que o anterior.

CERTA DECEPÇÃO COM A POLÍTICA

O empresário Ricardo Franco, que mexeu com os bastidores políticos ao se declarar candidato a governador, está recolhido e não fala mais no assunto.

A informação é que Ricardo anda meio decepcionado com a política.

PREFEITOS ESTÃO BEM ANTENADOS

Aproximadamente 30 prefeitos municipais de Sergipe se comunicam via whatsaap para acompanhar o deputado André Moura em suas visitas aos municípios.

André chega nas cidades seguido de uma caravana barulhenta.

ANIVERSÁRIO E ESPECULAÇÕES

Governador Jackson Barreto reuniu auxiliares, políticos e amigos para cantar o parabéns, com direito a bolo e tudo. Nos bastidores ferveram especulações políticas.

Muita gente saiu de lá certos que Belivaldo disputa o Governo e Jackson o Senado.

APENAS MUITO BLA-BLA-BLÁ

Um ex-prefeito de cidade do interior, de médio porte, disse ontem em off que a política de Sergipe não tem renovação de nomes e nem tem idéias novas.

– O que tem mesmo é muito bla-bla-blá.

Notas

Gilmar e caso Eike – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou um pedido ao STF, ontem, para que o ministro do Supremo Gilmar Mendes seja declarado impedido de atuar no processo do empresário Eike Batista. A arguição de impedimento foi encaminhada à presidente ministra Cármen Lúcia, e será julgada pelo plenário.

0x0

Sergio Reis analisa Reforma – Deputado federal Fábio Reis (PMDB) vai aguardar o projeto de reforma da Previdência chegar a plenário da Câmara para decidir se vota favorável ou não. Vai aguardar mais um pouco para analisar sobre os avanços e ainda vai depender de que forma chegue à votação. O deputado não tem voto definido.
0x0

Deve negar pedido – Segundo O Antagonista, “o juiz Nivaldo Brunoni, que substitui o desembargador Gebran Neto no TRF-4, deve negar o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar seu interrogatório que ocorre amanhã”. Lula busca maior jurídicos para evitar o confronto com Sergio Moro.

0x0

Fachin continua relator – O advogado Fábio Medina Osório, ex-AGU, diz que não faz sentido a interpretação publicada pela coluna Radar, da Veja Online, de que Edson Fachin poderia perder a relatoria da Lava Jato por ter sido voto vencido nos habeas corpus de José Carlos Bumlai e José Dirceu.

0x0

Queda dos juros do cartão – A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito continuou em queda em abril, chegando a 233,9% ao ano e 10,6% ao mês na terceira semana. A taxa é 49% menor do que a praticada no mesmo período de março, que era de 456,6% ao ano (ou 15,4% ao mês). Mesmo assim ainda está muito alto.

0x0

Cadê as provas, queremos prova! – Em plenário, senadora petista Gleisi Hoffmann, que também é citada em operação da Lava Jato. acusa juiz Sergio Moro de “politização” do processo. Critica o Judiciário paranaense e desafia acusadores de Lula: “Chega de falação! Cadê as provas? Nós queremos ver as provas”!

Conversando

Evento político – Sergio Moro nega pedido de gravação do depoimento e diz que Lula transforma interrogatório em evento ‘político-partidário’.

É político sim – Mas mesmo que o juiz Sergio Moro não considere o depoimento do ex-presidente Lula será um acontecimento político.

Linha de crédito – Para o agricultor a notícia é boa. Governo lança linha de crédito do Banese entre as ações de combate à seca no Alto Sertão.

Dia histórico – Capitão Samuel acha que “Hoje [ontem] foi um dia histórico porque realizamos um sonho de toda instituição do Corpo de Bombeiros Militar”.

Ação nas periferias – O vereador de Aracaju Jason Neto (PDT) diz que as periferias de Aracaju precisam de uma ação planejada.

Restringe entradas – Câmara restringirá entrada de pessoas no prédio durante votação de destaques da reforma da Previdência nessa semana.

Mesmo camarote – O governador Jackson Barreto e o senador Valadares (PSB) estiveram no mesmo camarote, sexta-feira, no Forrozão. Não se falaram.

Fiscalização em lojas – Lojas de moda feminina do Centro de Aracaju são fiscalizadas pela Operação Produtos Têxteis.

Lula com medo – Advogados do ex-presidente Lula estão com medo do depoimento do seu cliente em Curitiba e tentam adiar o processo do triplex.

Leia também