Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Cenário político em Sergipe depende da conjuntura nacional

Não adianta setores da imprensa, inclusive esta coluna, fazerem projeções para a eleição do próximo ano em Sergipe sem levar em consideração as definições no âmbito nacional. As últimas disputas no Estado já provaram que por mais que se projete algo por aqui, as definições precisam acompanham o entendimento em Brasília (DF), no plano federal. E todas as vezes que se antecede um pleito, logo surgem boatos e cria-se muita expectativa sobre as mudanças nas regras, sobretudo de coligações. É evidente que algo vai mudar, e até precisa se reformular mesmo, mas é um tanto improvável que tenhamos alguma alteração drástica, na legislação vigente, até outubro próximo.

Em primeiro lugar, não há clima e nem disposição eleitoral para isso. O Congresso Nacional está focado nas Reformas empreendidas pelo governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Vivemos um período de muitas tensões na capital federal e ninguém está disposto a mudar o foco por agora. Diante do desgaste natural que a classe política atravessa, é evidente que poucos vão arriscar modificar o contexto, criar dificuldades, para si próprios em uma eleição que deve ficar marcada pela competitividade entre os postulantes. Há quem defenda que o melhor é manter o sistema atual.

Pelo lado governista, não existem muitas opções: o nome em jogo é do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) para disputar o Executivo. Uns apostam que Jackson Barreto (PMDB) disputará o Senado Federal; outros avaliam que ele ratifica sua aposentadoria da vida pública. Dentro do agrupamento o outro nome que ainda é ventilado é do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Rogério Carvalho. Recém-eleito no comando da legenda por mais um mandato, ele não abre mão da composição com JB, mas, como perguntar não ofende, como estarão os dois lá na frente? PT e PMDB juntos em Sergipe? E no País?

A oposição também segue sem “fartura” de nomes. Os postulantes são conhecidos do eleitorado sergipano: dos senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) e dos deputados federais Valadares Filho (PSB) e André Moura (PSC). Os dois primeiros tanto podem disputar o governo quanto o Senado Federal. O líder do presidente da República no Congresso Nacional é outra alternativa colocada para o Executivo, apesar de dizer nos quatro cantos que disputará a reeleição. Já Valadares Filho segue “correndo por fora” nesta disputa de “titãs” e pode tanto buscar um novo mandato na Câmara Federal, como pode arriscar “voos mais altos” em 2018.

Primeiro é preciso ter a certeza de que a “regra do jogo” não será alterada para o próximo ano; feito isso, é preciso saber para onde irá o PMDB de Michel Temer e se ele tentará a reeleição; caso contrário, não custa também esperar se ele lançará ou ir vai declarar apoio a alguém; tem também a indefinição se o ex-presidente Lula terá condições legais para disputar o pleito. Se estiver apto, certamente será o novo a ser batido em 2018. Caso contrário, o cenário estará completamente aberto e muito indefinido. É preciso também verificar como vão se posicionar os demais partidos.

Visto isso está claro que qualquer exercício de “futurologia” em Sergipe não passa de muita especulação. Não resta outra coisa que não seja esperar por definições no plano nacional. Mesmo as opções aqui no Estado não sendo amplas, no momento das composições muita coisa que for encaminhada em BSB será acompanhada por aqui. Sendo assim, qualquer aliança que for costurada de agora, pode ser desfeita em meados de 2018, a depender da conveniência política de cada partido e, principalmente, de cada candidato. É acompanhar o andamento das “pedras no tabuleiro“…

Veja essa!

Há quem diga que, sem fazer os cortes necessários no gasto da prefeitura de Aracaju, já surgem as previsões de atrasos na folha. Os mais otimistas dizem que até dezembro a prefeitura voltará a atrasar salários. Os mais pessimistas que não passara de julho. Isso sem contar os fornecedores que continuam sem receber.

E essa!

Os rumores dão conta que especialistas estudam como saída para livrar a prefeitura dessa condição a utilização dos recursos da Aracaju Previdência que tem mais de R$ 300 milhões aplicados. Será verdade isso? Com a palavra o prefeito Edvaldo Nogueira?

Lixo

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibilizou nessa terça-feira (9), o novo Edital de Convocação para apresentação de documentos de habilitação e propostas de preços para dispensa de licitação, em Caráter Emergencial, visando a prestação de serviços de limpeza pública e conservação urbana na cidade de Aracaju. O prazo de execução dos serviços será de 180 dias ou até a conclusão do processo licitatório, atendendo à solicitação da Diretoria Operacional da Emsurb.

Propostas

As empresas interessadas deverão comparecer no dia 11 de maio, às 10h, para a realização da entrega de suas propostas envelopadas, na sede da Emsurb, localizada na Av. Jornalista Santos Santana, s/nº, Parque Augusto Franco, bairro Jardins, em Aracaju. No dia 12 de maio, no mesmo horário, será divulgada a empresa escolhida para cumprir o contrato emergencial.

Bittencourt

O vereador Antônio Bittencourt (PCdoB), líder do governo Municipal da Câmara de Aracaju, falou sobre os desdobramentos referentes ao contrato emergencial dos serviços de limpeza urbana da capital. “A Prefeitura acatou a ação cautelar do Tribunal de Contas do Estado e já está realizando os procedimentos. A determinação obedece o que a legislação permite e a Gestão Municipal respeita e cumpre os prazos estabelecidos, sem qualquer restrição. O processo de licitação está sendo cuidado e uma equipe cuidando disso. O prazo do contrato emergencial é até o dia 30 junho”.

Elber Batalha I

O vereador Elber Batalha (PSB) entende que há a intenção da Prefeitura Municipal de Aracaju em retornar o contrato do lixo com a empresa Torre. “Demonstrando mais uma vez negligência, a prefeitura que tinha 70 dias para resolver a questão, deixou o prazo correr para anunciar mais um contrato emergencial. Aí que começam os indícios que há algo de ‘podre no reino de Aracaju’”.

Elber Batalha II

O parlamentar também questionou a saída do procurador Dr. Netônio Machado da presidência da Emsurb. “A meu ver, a única medida acertada da administração de Edvaldo Nogueira, que tirava por longe qualquer suspeita de irregularidades nos contratos do lixo, foi a nomeação de Dr. Netônio. Quando se tinha à frente da licitação um dos homens mais sérios do Estado, a prefeitura anuncia junto com o ato do novo contrato emergencial a saída da pessoa que seria capaz de conduzir este processo de forma imparcial”, lamenta.

Torre ganha

“A prefeitura mascara mais uma vez para não fazer a licitação definitiva, tenta colocar outro emergencial com a Torre goela abaixo para a sociedade e afasta pessoas sérias deste processo. Isso é o prelúdio de uma tragédia anunciada. E não tenham dúvidas: o projeto de Edvaldo Nogueira é que a Torre ganhe esta licitação”, aposta Elber Batalha.

Forró Caju

O possível cancelamento do Forró Caju deste ano, devido à falta de previsão do repasse de verba pelo Ministério da Cultura (Minc) à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), foi a pauta do vereador Anderson de Tuca (PRTB. Segundo o parlamentar, além da animação que proporciona ao público e aos turistas, o evento aquece os setores de hotelaria, comércio, e serviços.

Anderson de Tuca

“O Forró Caju é tradição. Já se consolidou como a principal festa do estado. Vem gente de todas as cidades do país prestigiar. Sem falar na geração de emprego e renda. Durante esse período, são gerados aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos. Não pode acabar”, enfatizou.

Sugestão

Anderson sugeriu que o Poder Executivo recorra ao setor privado, caso não receba a verba no valor de R$ 3 milhões do Minc para a realização da festa. “As quadrilhas locais, os músicos, comerciantes, ambulantes que vendem durante os festejos, e dezenas de outros segmentos são beneficiados e aguardam com ansiedade o mês de junho. Portanto, faço um apelo aos deputados para agilizar a questão desse repasse, e, em último caso, que o prefeito faça uma parceria privada, mas que aconteça o evento”, argumentou.

Jucese Digital

Durante o lançamento da JUCESE DIGITAL, que aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Comfort, o deputado federal Laércio Oliveira parabenizou o presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), George Trindade, pelo trabalho que vem desenvolvendo na instituição sempre buscando maneiras para ampliar os serviços da Junta, gerando assim rapidez nos processos como o Portal de Serviços Agiliza Sergipe. Na foto: Laércio ao lado do secretário da Sedetec, José Augusto e George Trindade.

Capela I

Depois de ouvir todas as testemunhas, a delegada de polícia de Capela, Mariana Amorim, sugeriu o arquivamento do inquérito que apurava o sumiço de documentos da Prefeitura, no início da gestão da prefeita Silvany Sukita (PTN). As investigações continuam sob a responsabilidade do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

Capela II

O relatório final, que foi concluído em 02 de maio, afirma que “no que cabe à investigação por esta Delegacia Municipal, não há crime algum a ser apurado, já que não se restou configurado qualquer dano significativo. Ante o exposto, concluo esse procedimento opinando pelo seu ARQUIVAMENTO tendo em vista que não houve dano significativo ao patrimônio público, passível de indiciamento pela autoridade policial.”

Canal de Xingó

“Diretoria da Codevasf se reúne nesta quarta-feira (10) para autorizar a publicação do Edital de licitação do projeto básico do Canal de Xingó. Valeu a nossa luta!”, anuncia o senador Valadares (PSB).

Campus do Sertão

O deputado federal Valadares Filho (PSB), junto com o Reitor da UFS, Angelo Antoniolli, buscou o apoio do ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, para implementar o Sistema Fotovoltálico no Campus do Sertão, em Glória. “A energia solar fotovoltaica, renovável, é a de melhor adaptação para região, pois não impactará negativamente o cotidiano das pessoas, além da autonomia e baixo custo”.

Valadares Filho

“Como a agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Alto Sertão de Sergipe, é de suma importância implantar melhorias naquele campus, sendo que a eletricidade gerada vai aumentar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade dos produtos locais. O Ministro disse que vai chegar junto para tirar essa ótima ideia do papel. Melhores notícias para o nosso sertão!”, destacou o deputado federal.

Laranjeiras I

O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da administração Municipal de Laranjeiras. A intervenção para uma alimentação saudável é constante e diariamente as crianças comem frutas, verduras e carnes. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios variados e superam, e muito, a média de necessidade nutricional recomendada pelo FNDE e as crianças adoram.

Laranjeiras II

A administração municipal tem investido fortemente na merenda escolar dos alunos da rede pública de ensino. Para o Prefeito Paulo Hagenbeck (DEM) garantir que alimentos de qualidade cheguem a escola é um compromisso. “Levamos a sério a questão da merenda escolar, com transparência e responsabilidade, pois sabemos da contribuição de alimentos saudáveis e de qualidade para o desenvolvimento dos nossos  alunos”, assegurou o Prefeito.

Cultura da Soja

Em entrevista à TV Alese, canal da Assembleia Legislativa de Sergipe, o pesquisador da Emprapa, Sérgio Procópio, confirmou que segundo levantamentos e estudos feitos aqui no Nordeste, Sergipe já conseguiu junto ao Ministério da Agricultura o Zoneamento de Risco Climático e a Cultura da Soja está oficializada, ou seja, se o agricultor decidir plantar soja terá o financiamento e o seguro agrícola assegurado. Ele também destacou as condições climáticas de dois territórios no Estado.

Clima bom

Sérgio Procópio destacou as condições climáticas do nosso Estado. “Temos duas regiões importantes neste processo: a primeira no Agreste, na região que chamamos de ‘cinturão do milho’, como solos mais férteis e temperaturas noturnas mais baixas, que é muito bom para a soja. A outra região é a dos tabuleiros costeiros que tem mais chuvas. Essa amplitude é importante”.

Luto

A coluna noticia o falecimento de Josefa Barbosa dos Reis Romão, mãe do Prefeito de Lagarto Valmir Monteiro. Dona Josefa estava sofrendo com diversos problemas de Saúde e faleceu na UTI do Hospital CIRURGIA em Aracaju, por volta das 20h30, dessa terça-feira (9). Ela era viúva e deixa 10 filhos. Dois homens e oito mulheres. A coluna presta solidariedade a toda a família.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também