Aracaju, 28 de março de 2024

Sucessão em aberto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há mais de um ano para as eleições de 2018, a classe política começa a “plantar” na mídia possíveis candidaturas ao governo de Sergipe e ao Senado. Tudo, porém, não passa de projeções. Até mesmo os políticos não apostam uma moeda furada no que alardeiam por aí. Portanto, erra quem arrisca fazer qualquer prognóstico sobre o futuro pleito. Alguém garante que o governador Jackson Barreto (PMDB) vai mesmo disputar uma das duas vagas de senador? E quem será o candidato ao governo pela oposição? O vice Belivaldo Chagas (PMDB) disputará mesmo a sucessão estadual ou JB fechará um acordo com parte da oposição para apoiar o nome do deputado André Moura (PSC) visando enfraquecer os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Carlos Valadares (PSB)? E se, como prometeu, Jackson pendurar as chuteiras. Portanto, é melhor não gastar saliva e arriscar dinheiro no improvável. Quase tudo que se diga ou escreva agora não passará de exercício de futurologia, pois o momento é mais para a classe política plantar verde visando colher maduro, enquanto espera a hora certa para colocar o bloco nas ruas.

Banco dos réus

A Justiça Federal condenou os ex-prefeitos de Lagarto, Jerônimo Reis e Zezé Rocha por mau uso de recursos públicos. Os dois foram acusados de superfaturar licitações e autorizar pagamentos indevidos por serviços não entregues e falas na execução de obras. Pela decisão, Reis e Zezé terão que devolver aos cofres públicos algo em torno de R$ 1,5 milhão. Danou-se!

Bem na fita

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, ontem, o nome do promotor sergipano Orlando Rochadel para ocupar o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público no biênio 2017-2019. O próximo passo é a apreciação da indicação pelo plenário do Senado. Rochadel, que busca a recondução do cargo, tem realizado um trabalho à altura da responsabilidade de representar Sergipe no cenário nacional. Boa sorte!

Viva a igualdade

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a união estável e o casamento possuem o mesmo valor jurídico em termos de direito sucessório, tendo o companheiro os mesmos direitos a heranças que o cônjuge (pessoa casada). O STF afirmou ainda que a equiparação entre companheiro e cônjuge, para termos de herança, abrange também as uniões estáveis de casais LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Muito bem!

Conversa mole

A Codevasf promete publicar amanhã, o edital de licitação de elaboração do projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó. A primeira etapa do imaginário canal inclui os primeiros 114,55 quilômetros, iniciando na captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV (BA), passando por Santa Brígida (BA) e Canindé (SE), até o antigo reservatório R-5 em Poço Redondo. Tai uma lorota boa pra enganar os tolos!

Cadê a grana?

Quando será que a Prefeitura de Aracaju vai mandar para a Câmara o projeto reajustando os salários dos servidores e o piso dos professores? Quem quer saber é o vereador Lucas Aribé (PSB): “O servidor municipal ainda não sabe de quanto será o reajuste ou se ficará como os colegas do Estado, que estão com os salários congelados há anos”, discursou Lucas. Com a palavra o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Homem, vôte!

Ladrões de cobre

Ladrões que atuam em Aracaju e Socorro estão furtando os medidores de consumo de águas para destruí-los e pegar uma pequena parte trabalhada em cobre. O mineral é vendido em casas especializadas. Os furtos acontecem com muita frequência nos conjuntos residenciais Marcos Freire, João Alves e Albano Franco, além da periferia de Aracaju. Os mesmos ladrões também furtam fiações da rede elétrica em todo o estado. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Pé na estrada

O governador Jackson Barreto (PMDB) está, desde ontem, no sertão sergipano. Preferiu pernoitar em Canindé para hoje ir a Porto da Folha e Monte Alegre assinar o Termo de Adesão ao Fundo Garantia Safra, entregar títulos de regularização fundiária a agricultores e distribuir material forrageiro para os pequenos produtores. Ontem, JB cumpriu agenda idêntica em Canindé e Poço Redondo. Neste último município, ele também inaugurou o Centro de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, localizado no assentamento Queimada Grande. Haja fôlego!

Contra os pobres

Diferente do que propagandeia este governo temerário, a famigerada reforma da Previdência dificultará o acesso de agricultores familiares aos benefícios previdenciários. Isso causará forte impacto na economia dos municípios com menos de 50 mil habitantes. A consequência principal da malfadada reforma será o aumento da exclusão social e a retomada do aumento da pobreza no país. Portanto, fiquem de olho nos congressistas que apóiam esse crime de lesa-pátria para aposentá-los politicamente nas eleições de 2018.

Fique ligado

Mesmo faltando mais de um mês para os festejos juninos, as barracas de fogos de artifício já estão montadas na Coroa do Meio. Os consumidores não devem esquecer que a manipulação dos artefatos requer cuidados. O Corpo de Bombeiros alerta que o uso dos fogos nunca deve ser associado ao consumo de bebidas alcoólicas. Os adultos também não podem deixar as crianças brincarem sozinhas com fogos de artifício e devem sempre seguir as instruções trazidas nas embalagens.

Recorte de jornal

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz1890

Publicado no jornal O Maruinense, em 21 de dezembro de 1890

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também