Aracaju, 29 de março de 2024

AS REDES E AS (IN)VERDADES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Importante o comentário do cientista político Murillo Aragão sobre as redes sociais. Sob o ttítulo “Me engana que eu gosto” (sic), Murillo lembra o poeta T.S. Eliot, quando ele disse que “a humanidade não suporta muita realidade”. Por isso as notícias escandalosas, os factoides, as meias-verdades e as mentiras sinceras interessam.

Com o surgimento das redes sociais ficou ainda mais fácil viver na para-realidade, aquela dimensão em que tudo pode ser verdade, mas não necessariamente é.

Entendo a para-realidade como um espaço no qual as dimensões do real e do imaginário convivem como se pudessem ser verdade. Uma espécie de realismo fantástico no qual a humanidade seria uma imensa Macondo.

Nas eleições presidenciais norte-americanas, além da atuação de hackers, as redes sociais foram intensamente utilizadas para disseminar inverdades em relação aos candidatos. Em uma velocidade espantosa, o desmentido, quando chegava, já tinha causado um tremendo estrago.

Na campanha do Brexit, no Reino Unido, a situação foi igualmente espantosa. As redes sociais puderam personalizar as mensagens políticas de forma a que cada segmento eleitoralmente relevante fosse alcançado. Eram mentiras sinceras feitas sob medida.

O acirramento dos ânimos políticos que vivemos hoje no Brasil decorre de uma conjunção de fatores. Dilma Rousseff, com sua arrogância, espalhou mau humor e intolerância pelo país. A crise fiscal e econômica, fruto de sua trágica gestão, aprofundou a intolerância. Por fim, temos a Operação Lava-Jato, agravando o ambiente. A situação é potencializada pelo que chamo de midiatização da Justiça, que é quando esta só se realiza se atender às expectativas da imprensa. Juízes que votam contra o senso comum são atacados, independentemente de a Justiça estar sendo cumprida. São tempos perigosos que exigem uma educação e uma sensibilidade que não temos.

As eleições de 2018 serão, provavelmente, um campo de batalha no qual a verdade será a grande vítima.

ENTREGA DE MAIS CASAS

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), desembarcou ontem em Aracaju ao lado do presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

Ao lado de Jackson Barreto entregam duas mil casas em Estância e Tobias Barreto.

REUNIÃO COM PRESIDENTE

André Moura só pode retorna de Brasília na noite de ontem, em razão de reuniões com Temer e ministros, sobre a votação das reformas da Previdência e Trabalhista.

André vai conversar com deputados de Sergipe para que votem favoráveis.

FÁBIO REIS VAI VOTAR

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), o seu colega de Sergipe, Fábio Reis, vai votar favorável à Reforma da Previdência.

Falta convencer a Mitidieri, Valadares Filho e Adelson Barreto a mudar de ideia.

OS TRÊS ESTÃO IRREDUTÍVEIS

Adelson Barreto informou que não vai votar na reforma da Previdência e já informou ao partido. Mitidieri e Valadão estão irredutíveis com o voto contra.

O Governo terá dificuldade de convencê-los o contrário.

POSIÇÃO DO SENADOR VALADARES

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) já avisou que vai votar contra as reformas Trabalhista e da Previdência no Senado.

– Não posso votar diferente de Valadares Filho, justifica.

VISITA AO VICE BELIVALDO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho esteve ontem com o vice-governador Belivaldo Chagas e conversou sobre a segurança na Festa do Caminhão.

Aproveitou para convidá-lo a participar da festa e lhe ofereceu camarote.

MAIOR PRAZER DE FÁBIO

O secretário do Turismo, Fábio Henrique, diz que terá o maior prazer de ir com o prefeito de Socorro, Padre Inaldo, ao Ministério do Turismo para tratar do Forró Siri.

– O que ele precisar de mim, não tem o menor perigo de não ser atendido.

UM DETALHE INTERESSANTE

O prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral (PSDB), não esconde que vota no governador Jackson Barreto (PMDB) para o Senado.

Ao Governo seguira orientação do partido.

CAVO E TORRE CHEIRAM MAL

Não pegou bem a união da Torre e da Cavo para limpeza do lixo de Aracaju. Parece um acordo entre inimigos que se transformaram em compadres.

Sinceramente, cheirou mal…

CAPITÃO SAMUEL EM AÇÃO

O deputado estadual Capitão Samuel está trabalhando intensamente, como se estivesse em campanha política. Aparece diariamente em vários pontos do Estado.

Existe a possibilidade de Samuel disputar a Câmara Federal.

FUTURO PRESIDENTE DE SINDICATO

Ontem o Capitão Samuel participou de solenidade ao lado de Fernando Cabral, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas, que o cumprimentou assim:

– Futuro presidente do Sindicato dos Radialistas…

CANDIDATO A GOVERNADOR

Um político da oposição disse ontem, em off, que o deputado André Moura é hoje 99% candidato a governador do Estado e Eduardo deve tentar reeleição.

– Só falta convencer da candidatura ao 1% que resta.

DELAÇÃO FOI BOMBÁSTICA

A delação do casal João Santana e Mônica Moura, marqueteiros de Dilma e Lula, foi mais reveladora e bombástica que a da Odebrecht.

Trouxe detalhes sobre a lavagem de dinheiro.

AINDA NÃO SABE A QUE VAI

Talisson Costa, filho do prefeito Valmir de Francisquinho, ainda não tem certeza se será candidato a deputado estadual ou federal. Existe a dúvida…

Lança a federal porque não quer confrontar com Maria Mendonça.

LUCIANO FECHA COM MITIDIERI

O presidente de Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), trabalha em Itabaiana para reeleger Fábio Mitidieri a deputado federal.

Mitidieri vem aparecendo bem nas pesquisa no município.

DESABAFO DE LÍDER POLÍTICO

O desabafo de um líder político do interior ontem: “está tudo muito maluco na política. As pessoas defendem o novo, mas nas pesquisas Lula está em primeiro lugar”.

– Apesar de acumular tantas acusações.

EDVALDO CONVERSA COM ALIADOS

Prefeito Edvaldo Nogueira reuniu-se com partidos aliados em casa do deputado Fábio Mitidieri e fez um demonstrativo da situação nesses 100 dias de administração.

Edvaldo revelou muitas dificuldades na Prefeitura.

PRB APROVEITA E FAZ RECLAMAÇÃO

Na reunião, o deputado Gustinho Ribeiro (PRP) reclamou que o seu partido era o único que não fora contemplado com participação na Administração.

Edvaldo teria dito que veria isso ainda este mês.

Notas

Registro em cartório – Mônica Moura registrou em cartório um screenshot do crime cometido por Dilma Rousseff, que escreveu um e-mail para João Santana avisando que ele seria preso. O Estadão publicou o documento lavrado em 13 de julho de 2016 no 1º Tabelionato Giovannetti em Curitiba.

0x0

Record reclama da Globo – Segundo revela a coluna Radar, da Veja Online, a Record enviou nota de reclamação ao STF. Assinada por João Beltrão, diretor de jornalismo, a emissora reclama que tenha sido dado privilégio a Globo na divulgação dos vídeos da delação de Mônica Moura e João Santana.

0x0

A nota enviada ao STF – “É inadmissível que a assessoria de um órgão público da importância do STF defenda interesses não públicos e privilegie quem quer que seja”, diz a nota da Record. “Solidarizo-me com colegas que foram enganados como nós e aguardo explicação oficial da chefia da comunicação do STF”, completa.

0x0

Palocci será delator – A repórter Andréa Sadi, da Globo News, informou que Antônio Palocci recontratou o advogado Adriano Brettas, para negociar a delação premiada. Segundo Andréa, o ex-ministro Palocci jamais cogitou deixar de fazer a delação. Só estava negociando o advogado para isso.

0x0

Catedral ficou fechada – Dom José Antônio Peruzzo, bispo da Arquidiocese de Curitiba, emitiu nota afirmando que Igreja Católica não será usada como palco político. Petistas que apoiam Lula planejaram vigília ecumênica. O bispo diz que ato político-religioso pode terminar em conflitos e manteve fechada a Catedral.

0x0

Para evitar mais reformas – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que se a reforma da Previdência entrar em vigor com as regras do relatório aprovado na comissão especial da Câmara não serão necessárias outras mudanças em décadas. Caso não aconteça, outras reformas terão que ser realizadas.

Conversando

Dia das mães – O comércio aumenta o movimento para compras aos dias das mães. Agora a perspectiva é de boas vendas para a data.

Recado dado – O recado do presidente Michel Temer está dado: “Se o deputado não apoia o Governo, também não vai participar do Governo”.

Essa é a lei – Fica claro que quem não votar na reforma da Previdência pode entregar os cargos que tem no Estado. Essa “é a lei”.

Os dois únicos – Até o momento, de Sergipe, os únicos deputados que votaram favoráveis às reformas do Governo Federal foram André Moura e Laércio Passos.

Discutir PEC – Eduardo Amorim coloca-se à disposição dos procuradores em abrir diálogo com os colegas parlamentares e discutirmos juntos sobre a PEC 17/2012.

Pelo concurso – A PEC 17/2012 A PEC, explica Eduardo Amorim, determina a realização de concurso público para procurador de município.

Festejos juninos – Municípios já procuram recursos para a realização dos festejos juninos. O prefeito com problemas na folha de pagamento não pode fazer festa.

Claro que negam – Todas às vezes que acusados de corrupção e lavagem de dinheiro forem depor vão negar e pedir provas. Lula não tinha outra saída.

Ato do Sinasefe – Deputada Ana Lucia participou de ato do Sinasefe e presta sua solidariedade aos trabalhadores do Instituto Federal de Sergipe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também