Aracaju, 29 de março de 2024

Governistas trabalham por filiação de André Moura no PMDB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Apesar de o assunto ser tratado com muita reserva, há um forte movimento nos bastidores da política de Sergipe no sentido que o líder do governo de Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), se filie ao PMDB do governador Jackson Barreto (PMDB). É fato que o parlamentar já manifestou diversas vezes que sua intenção é continuar militando politicamente ao lado da oposição e do senador Eduardo Amorim (PSDB), mas se existe reação entre alguns aliados de JB, também há no governo quem defenda a chegada de André já visando a eleição de 2018.

A leitura que se faz por muita gente é que André Moura se desgastou muito em defender o governo Temer neste momento de reformas. Por sua vez, o deputado federal tem colocado o discurso em prática, sobretudo pelo interior do Estado, abrindo portas para os prefeitos nos Ministérios e órgãos federais, viabilizando recursos e obras para os mais diversos municípios. Nessa sexta-feira (12) mais uma grande conquista: a publicação no Diário Oficial da União do edital para elaboração do projeto da primeira fase do Canal de Xingó – Fase I, num investimento inicial do governo federal da ordem de R$ 20 milhões.

É evidente que a luta do senador Valadares (PSB) e as cobranças do deputado federal Valadares Filho (PSB) foram decisivas para que o “adormecido” Canal de Xingó saísse do papel. Em síntese, esta publicação representa uma majestosa vitória da oposição em Sergipe, que mostrou prestigio junto ao governo federal e desengavetou algo que estava esquecido no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Mas não há como negar, também, que a liderança e a força política de André Moura pesaram neste momento decisivo. É algo digno do reconhecimento até de seus adversários.

Não foi a toa que o governador Jackson Barreto, desafeto antigo da Família Moura, “deu o braço a torcer” e passou a dialogar com André Moura sobre assuntos administrativos e que beneficiam o Estado. Se a aproximação do líder do governo era apenas uma encenação para dividir a oposição lá atrás, por outro lado, Jackson acabou fortalecendo ainda mais o deputado federal aqui em Sergipe, sobretudo no interior. Ao ponto de vários prefeitos já manifestarem o desejo de votar em André para o governo e em JB para o Senado em 2018. Entendem que a composição só trará benefícios para o Estado.

E André Moura, que não é nada bobo, está se saindo muito bem, seja garantindo recursos e viabilizando espaços em Brasília, seja no campo da articulação política em Sergipe. Adversários governistas que ocupavam espaços nos programas de rádio e nas redes sociais para atacar o deputado federal, hoje silenciam. Sentiram que o momento lhe é totalmente favorável e perceberam que dentro do governo há uma corrente crescente que deseja sua filiação no PMDB. O silêncio de alguns governistas é também o temor de ser “voto vencido” mais adiante.

Como este colunista colocou em um comentário anterior, nada se define em Sergipe antes da composição nacional. Hoje o encaminhamento é claro: PSDB e PMDB devem marchar juntos e distantes do Partido dos Trabalhadores e do PCdoB. É evidente que algumas particularidades nos Estados serão respeitadas, mas a composição PMDB/PT deve ser vetada pelas duas legendas em todo o território nacional. E que ninguém duvide: se perceber que tem uma eleição fácil para o Senado em 2018, mesmo com André Moura candidato ao governo, JB não fará muito “esforço” e não trabalhará contra a aliança. O difícil aí será acomodar os senadores Eduardo Amorim e Valadares (PSB). Mas para quem já viu de tudo na política…

 Valadares

O senador festejou nas redes sociais a publicação do edital referente a primeira fase do Canal de Xingó. “Canal de Xingó: Codevasf Nacional lança edital de licitação do projeto básico. Dia 29 de junho entrega das propostas. Estamos avançando!”.

Veja essa!

O deputado federal Valadares Filho, até pela proximidade da eleição municipal, é a maior liderança da oposição em Aracaju e precisa se fazer mais presente na capital. É evidente que não tem o estilo e nem deve fazer “oposição raivosa” a Edvaldo Nogueira (PCdoB), mas já tem “munição suficiente” para incomodar.

E essa!

Valadares Filho não pode repetir o erro de quando foi derrotado por João Alves Filho (DEM) em 2012. Focou na eleição para deputado federal em 2014 e ficou um tanto ausente da capital. Os erros do democrata só fortaleceram Edvaldo, que ressurgiu das cinzas. Valadares não pode perder a liderança que conquistou na capital.

Exclusiva!

E quem está de olho neste “patrimônio” é o deputado estadual Capitão Samuel (PSL). Criticado pela oposição e abraçado pelo governador Jackson Barreto, Samuel tem costurado apoios importantes dentro da Polícia Militar e vai trabalhar para ser o deputado mais votado de Aracaju em 2018. Se conseguir, deve disputar a PMA em 2020…

Róbson Viana

O mais votado em Aracaju na eleição passada foi o deputado estadual Róbson Viana (PEN), que esperava pelo apoio de Jackson para uma candidatura sua na capital. Após alguns arranhões, fez as pazes com o governador e tem conquistado espaços importantes dentro do governo. Vai trabalhar a todo custo para manter o posto de mais votado na capital.

Ela voltou

Quem está com tudo na Emsurb é a ex-presidente e ex-vereadora Lucimara Passos (PCdoB). Apesar de atuar na SMTT, com um cargo diretivo, a informação é que ela voltou a ter muita influência na Empresa que hoje é dirigida pelo primo…

Netônio Machado

Nada contra o atual presidente da Emsurb, mas a saída de Netônio Machado, ex-desembargador e figura pública que nutre profundo respeito da sociedade, ainda repercute, sobretudo no meio político e entre alguns juristas. Uns acham que ele não aceitou imposições; outros já defendem a tese que ele foi orientado a deixar aquela função. Que coisa!

Bomba!

A coluna está com uma informação quente: a Polícia Federal e o Ministério Público investigam, em sigilo, a aplicação de recursos federais por um ex-prefeito sergipano que, com a influência de um deputado federal, recebia alguns recursos da Saúde para o seu município, mas os pacientes eram atendidos em uma Clínica localizada em um povoado de outra cidade distante, e em outra região do Estado. Em breve isso ainda vai dar o que falar…

Licitação do Transporte

Enquanto só se fala na capital sobre a coleta do lixo, nos bastidores da política já há uma movimentação para a licitação do transporte coletivo na Grande Aracaju. A coluna vai acompanhar tudo de perto e espera que os empresários sergipanos possam participar em condições de igualdade em relação às demais empresas de fora. Até por uma questão de Justiça já que por décadas prestam este serviço para a capital, gerando empregos, e já pensando na preservação dos empregos atuais dos rodoviários.

Lixo I

O presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, divulgou as empresas escolhidas para o contrato, em caráter emergencial, da prestação de serviços de limpeza pública e conservação urbana na cidade de Aracaju. Na oportunidade, o presidente informou que apenas duas empresas apresentaram propostas, embora o edital tivesse sido enviado para 17 empresas. A empresa Cavo apresentou propostas apenas para os lotes 1 e 2, já a Torre para todos os grupos anunciados.

Lixo II

“Havia uma preocupação muito grande do prefeito Edvaldo Nogueira para que não ocorresse a interrupção desse serviço, que é essencial para a população aracajuana, e também para não causar problemas de saúde pública”, enfatizou o presidente. Após avaliação da capacidade técnica e orçamentos, ficou definido que a empresa Cavo Saneamento e Serviços será responsável pelo lote 1 que abrange os serviços de coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos.

Lixo III

A Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, ficará com os demais lotes que compreendem os serviços de coleta, transporte e descarga de resíduos da construção civil, varrição, limpeza mecanizada de praias e limpeza geral. As empresas assumirão os serviços a partir da próxima segunda-feira (15), já que o contrato atual com a empresa Cavo se encerra no domingo (14). Os contratos emergenciais têm validade de 180 dias, não havendo prorrogação e podendo ser encerrado ao final do processo licitatório.

 Licitação

Luiz Roberto informou que o Tribunal de Contas do Estado estabeleceu que a Emsurb tem até o dia 30 de junho para a publicação do edital da licitação geral da coleta de resíduos. Com relação ao antigo contrato com a empresa Torre, o presidente informou que há uma decisão judicial que orienta a suspensão do contrato, que foi assinado, mas não chegou a ser executado. “Nossa procuradoria jurídica deve intimar ainda hoje a empresa Torre para que seja cumprida a decisão de suspensão e não mais revogação do contrato”.

Eduardo Amorim

Em seu escritório de representação, em Aracaju, o senador Eduardo Amorim recebeu membros da Associação dos Procuradores Municipais (APMSE). Na ocasião, foi discutido sobre a PEC (17/2012) que estará tramitando logo em breve no Senado Federal.

Concurso público

A proposta determina a realização de concurso público para procurador de município, já que existe a necessidade de haver ao menos um procurador concursado por município, embora haja a ressalva dos custos da remuneração para as cidades menores. O senador Eduardo se colocou à disposição de apoiá-los, abrindo diálogo com colegas parlamentares e discutir juntos sobre a PEC.

PMA

A Prefeitura de Aracaju realiza até este sábado (13) o seminário de Planejamento Estratégico da gestão. O evento, que ocorrerá no Hotel Mercure, é a primeira etapa do processo de construção do plano de ação do governo municipal, que será desenvolvido ao longo dos próximos quatro anos. O prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino, todos os secretários municipais, dirigentes de órgãos e representantes de cada pasta participam do evento.

Edvaldo Nogueira

“O Planejamento Estratégico é a definição do caminho que queremos para Aracaju, é um momento de refletirmos sobre a nossa gestão e o trabalho que estamos desenvolvendo. Representa a materialização das ideias e compromissos que firmamos com a sociedade, com a apresentação das ações e metas, que visam a traduzir o conceito de cidade inteligente, criativa e humana que iremos implantar na capital. Por isso, o evento se reveste de grande importância para o presente e para o futuro da administração municipal”, afirma Edvaldo.

Márcio Macedo

O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, participou, em Curitiba, da série de mobilizações em defesa da democracia e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de recepcionar Lula no aeroporto da capital paranaense no início da tarde da quinta-feira (10) e acompanhá-lo no ato realizado após o depoimento que o ex-presidente prestou à Justiça Federal, Márcio Macêdo também participou, desde a quarta-feira (9), dos atos de solidariedade a Lula que ocorreram no Paraná.

Tudo em paz

À imprensa sergipana, o dirigente petista relatou suas impressões sobre as mobilizações. “Ocorreu tudo na paz. O que vimos foi uma grande mobilização de pessoas do Brasil inteiro, uma multidão que compareceu a Curitiba para se solidarizar com o presidente Lula e defender o Estado Democrático de Direito”, disse.

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira participou da reunião da Federação Nacional de Serviços Contábeis (Fenacon) que tratou do novo Simples Nacional, regime diferenciado de tributação voltado para as micro e pequenas empresas. A nova atualização do Simples será feita pelo PL 341/2017. Na reunião, a assessoria tributária da Fecomercio/RS apresentou propostas.

Laércio Oliveira II

Laércio explica que o Simples reduz os impostos para micro e pequenas empresas e incentiva a formalização de milhares de empreendedores. “O supersimples reduz os impostos, cria novas oportunidades para as pequenas empresas crescerem e para abrir mais vagas de trabalho”, informou.

Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância da Comissão, instalada no Congresso Nacional, para tratar do combate à violência contra a mulher. “É uma comissão que terá um grande desafio pela frente, pois os dados são extremamente alarmantes”, disse Maria.

Violência contra a mulher

A senadora democrata reportou-se aos números de recente pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança e divulgada pelo Instituto Data Folha, há menos de dois meses, segundo os quais, no Brasil, 503 mulheres, a cada hora são vítimas de algum tipo de violência.

João Daniel

Na avaliação do deputado João Daniel (PT), o que vai retomar a economia no Brasil, melhorar o orçamento dos Estados e recuperar as finanças é um novo projeto de desenvolvimento econômico. “O que vai retomar a economia no país não são os ajustes e essas reformas que o governo impõe, que apenas privilegiam os interesses das empresas e dos bancos, do grande capital, mas é a verdadeira economia, a economia popular, a pequena economia que movimenta os Estados e os municípios, seja no campo, seja na cidade, e as finanças da União”, afirmou.

Sem privatização

João Daniel defendeu ainda que o governo federal respeite a autonomia dos Estados, debata nacionalmente o problema das dívidas, mas sem privatizar nenhuma empresa estatal. “Isso é de fundamental importância para o desenvolvimento dos Estados e dos municípios”, frisou o parlamentar.

Kitty Lima

A falta de creches em diversos bairros de Aracaju foi denunciada pela vereadora Kitty Lima (REDE) na Câmara Municipal de Aracaju. Ela lamentou a grande fila de crianças que esperam por uma vaga nas creches do município e a falta de atenção às unidades por parte da Prefeitura Municipal. De acordo com a parlamentar, o baixo número de creches tem prejudicado o dia-a-dia de muitas famílias e afetado também o serviço que é ofertado às crianças já matriculadas.

Fábio Meireles

Com o intuito de preservar o patrimônio público, custeado com dinheiro de todos os cidadãos aracajuanos, o vereador Fábio Meireles (PPS) está propondo um Projeto de Lei que institui o Programa de Combate à Pichação e Atos de Vandalismo no município de Aracaju.

Proposta

Ao justificar a propositura, Fábio citou o que o preceitua o artigo 163, do Código Penal Brasileiro que criminaliza o vandalismo e imputa ao o autor das pichações, penalidades que variam de medida alternativa à prisão de três a seis anos de detenção, além de multa por danos ao patrimônio público ou privado.

TV CÂMARA

Os aracajuanos e sergipanos em geral já podem acompanhar, de perto, todas as discussões da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através da TV Câmara, que está sendo transmitida no canal aberto 48.4. Com uma programação 100% local e 24h, a emissora legislativa atua como uma ponte entre sociedade e o Parlamento, deixando as ações da Casa Legislativa ainda mais próximas da população.

Programação
Atualmente, 13 programas locais fazem parte da grade da TV Câmara. São programas diversificados que levam informação, cultura e entretenimento para dentro das casas dos sergipanos. “Nossa ideia é levar nossas raízes para os aracajuanos e deixá-los bem informados sobre todas as discussões da Câmara Municipal de Aracaju”, afirmou o presidente da Casa, vereador Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”.

Iran Barbosa I

O Vereador Iran Barbosa (PT) visitou as obras sociais desenvolvidas pela Igreja Católica na capital sergipana. Acompanhado do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e do Padre José Lima, o Vereador esteve na Creche Dom José Vicente Távora, na Praça da Bandeira; na Ação Social Santa Terezinha, no Bairro Coqueiral; e no SAME, no Bairro Industrial.

Iran Barbosa II

“O objetivo central das nossas visitas, além de buscar formas de acompanhamento e auxílio, por parte do mandato parlamentar que exerço, a esses serviços que se dedicam aos cuidados de crianças e idosos, é definir melhor a destinação da parcela reajustada do subsídio que recebo. Como não concordei com o reajuste que foi aprovado para os salários dos vereadores, no ano passado, estou dialogando para dar adequada destinação a esse valor”, explicou o parlamentar.

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, promoveu nessa sexta-feira (12) uma série de atividades recreativas para celebrar o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (14).

Laranjeiras II

O prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, acompanhado das secretárias Marta Hagenbeck (Sustentabilidade) e Lícia Aguiar (Assistência e Desenvolvimento Social), organizou um grande evento, com o sorteio de 4.080 brindes, atividades culturais, música, atividades recreativas e apresentações do Circo Daylon.

Novo tempo

Centenas de mamães foram homenageadas e fizeram questão de prestigiar o evento e lotaram o Parque de Eventos. “Esta é a prova que Laranjeiras vive um novo tempo, está mais humana, mais feliz. Você vê no olhar das pessoas, a emoção das mães, sendo valorizadas. Um dia especial para elas, mas ainda mais para todos nós que fazemos a prefeitura de Laranjeiras”.

Sem perseguições

“É de emocionar qualquer um. Esta interação do povo com o município. Estamos aqui, sem barreiras, festejando o Dia das Mães, junto com o povo”, destacou a secretária Marta Hagenbeck. Quem também celebrou o momento foi a secretária Lícia Aguiar. “O povo de Laranjeiras vinha sofrendo com abandonos e perseguições. Agora você centenas de mães sendo prestigiadas, independente de posição partidária. É a prova que estamos fazendo uma administração para todos”.

 CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também