Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

TAÇAS DE VINHO OLHO DE BOI

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O momento político é de muita dificuldade e risco. Processos e investigações que podem mudar a estrutura política do País estão surgindo todos os dias e parecem seguir o caminho de uma decisão final. Não é possível assistir, ao som do ‘Safadão’, tantos horrores acontecendo e pondo a democracia a meio pau, e alguns segmentos inertes e preocupados em criar factóides, por falta de informações mais consistentes.

Estamos todos ao redor do mesmo fato: Jackson Barreto é candidato ao Senado. Eduardo Amorim a governador ou senador. André Moura também quer o Executivo. O senador Valadares trabalha nos bastidores para o Governo. É um lengalenga enfadonho que deve se perder no tempo, em razão da distância que ainda existe do pleito. Agora vem o “acordão” que, se realidade, teria que colocar no mesmo caldeirão todas as lideranças políticas, cozinhá-las e triturá-las no liquidificador para ver que “caldo” dá.

É natural que personagens declaradas do processo eleitoral façam tira-gosto desse tema, aos goles exagerados do vinho “Sangue de Boi” e uma ressaca desgraçada no dia seguinte. Nós todos aqui, pensando numa eleição ainda pendente de reformas, enquanto o Brasil passa por uma série de problemas graves a ponto de se diluir no lamaçal podre da corrupção, somos culpados.

Acho que o secretário de Governo Benedito Figueiredo tem razão. Sem reforma política não haverá eleição. Faltam regras para orientar o pleito, mesmo que os responsáveis pelas mudanças coloquem seus interesses políticos, para não perderem suas posições. Mas é preciso reformar. Mudar o rosto de um Brasil viciado e por fora do páreo quem aplaude a corrupção, a compra de votos e o caixa dois.

É preciso incentivar o voto de qualidade, dando como exemplo a própria situação do País, onde a sociedade como um todo assiste e sabe que o destino do seu dinheiro tem rumo ilícito. Vamos todos cuidar mais disso. Vamos fazer um Brasil melhor e igual, sem as mazelas políticas que servem apenas a uma elite organizada.

QUEDA NO ÍNDICE DE REJEIÇÃO

O governador Jackson Barreto (PMDB) comemora o índice de rejeição do seu Governo. Antes estava em 70% e na avaliação mais recente caiu para 40%.

Para o atual momento político JB está em boa posição.

REUNIÃO DOS GOVERNADORES

Jackson Barreto viaja hoje a Brasília para uma reunião preliminar com os governadores do País. Em pauta preparação de uma agenda que será discutida com Michel Temer.

O encontro com o presidente será amanhã.

DISCUTE RECURSOS E LIBERAÇÕES

Durante o encontro com Michel Temer os governadores vão discutir sobre recursos para o Estado e a liberação de crédito junto a bancos estrangeiros para os Estados.

Todos eles querem receber dinheiro da repatriação e tratar da previdência.

A BAHIA E A PREVIDÊNCIA

O governador da Bahia, Ruy Costa (PT), está implantando no Estado o pagamento das aposentadorias dentro de um teto que não comprometa os cofres públicos.

Quem quiser receber acima do teto pagará um Fundo Especial.

TEMER ANUNCIA NOVO REFIS

O presidente Michel Temer, ao lado do deputado André Moura, participa da Frente de Prefeitos, hoje, em Brasília e assina a MP que parcela dívidas dos municípios.

Será com a Previdência, que deve ser paga em 200 meses.

OS MUNICÍPIOS TERÃO ALÍVIO

Segundo André Moura, o Refis para os municípios reduz 25% de multas e encargos, além de 80% dos juros que aliviam muito todas as cidades.

A maioria dos prefeitos do País já está em Brasília.

VALADARES PENSA NO GOVERNO

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) pensa na reeleição, mas está de olho mesmo é na disputa pelo Governo do Estado.

Membros do seu partido não pensam em outra coisa.

UM FATO É MUITO CURIOSO

Nas pesquisas avulsas realizadas em cidades do interior, o nome de Eduardo tem aparecido para o Governo, seguido pelo do senador Valadares.

Nessas cidades, o nome de André Moura não é citado.

SEM QUALQUER INFLUÊNCIA

É bom lembrar que pesquisas realizadas nesse momento não têm a menor importância para o pleito eleitoral. Pela distância da data e por falta de critérios científicos.

Mas com certeza movimenta o eleitorado ainda disperso.

CAPELA E A FESTA DO MASTRO

A administração de Capela começa a exagerar. Seja ou não por influência de Sukita. Sabe quem já foi contratado para a festa do mastro: Bel Marques.

Cachê caríssimo e distante do forró autêntico da região.

A REFORMA POLÍTICA É ESSENCIAL

O secretário de Governo Benedito Figueiredo (PMDB) lembra que a reforma política é imprescindível para as eleições que vão acontecer dia 07 de outubro de 2018.

– É preciso que se definam as regras para candidaturas.

PRAZO PARA SE AMOLDAR À REFORMA

Dentro da legislação, a reforma política deve ser definida até 07 de outubro deste ano, para que se defina qual o modelo eleitoral que será posto.

Só a partir daí os pré-candidatos vão saber se devem ou não trocar de partidos.

NEGA QUE SE AFASTA PARA DISPUTA

Benedito Figueiredo negou informação de que se afastará para disputar mandato: “não tenho essa pretensão”, mas não deixará de se colocar à disposição para um acaso.

– Isso serve para o Governo e para o PMDB.

RETOMAR POSIÇÃO DE RESPEITO

Um ilustrado desembargador disse ontem – em off – que o judiciário brasileiro passa por um momento difícil junto à sociedade, “pela politização nas suas decisões”.

– Quando o judiciário perde a credibilidade, o país se descarrila, disse.

TEM QUE MUDAR DE POSTURA

O desembargador admite que o judiciário tem que se recompor, buscar unidade e coerência em decisões dos plenos, “usar a lei e ser politicamente isento”.

– A Constituição do nosso País não tem partido, disse.

JONY SUGERE E ANDRÉ NÃO GOSTA

O deputado Jony Marcos, durante entrevista em Tobias Barreto, sábado, sugeriu à população que perguntasse aos deputados se eles votariam nas reformas de Temer.

André Moura reagiu. Disse que Jony colocava o povo contra ele.

PROGRAMA DE GOVERNO DO PMDB

O senador Valadares (PSB) disse a Heleno Silva que não votará na reforma da Previdência, porque ela é um plano de Governo do PMDB.

– Inclusive aprovada em convenção.

FILHO JÁ PROCURA POR EMPREGO

Natan Adriano, de Nossa Senhora da Glória, ironiza nos grupos: “meu filho de quatro anos já está à procura do seu primeiro emprego para ver se consegue se aposentar”.

– E, naturalmente, aproveitar um pouco os anos de contribuição.

Notas

Fábio e o voto na reforma – O deputado federal Fábio Reis (PMDB) disse ontem que só vota na Reforma da Previdência se “não for retirado direitos dos trabalhadores. Se forem tirar direitos não voto”. Fábio avisa que André Moura “não é meu líder” e que não dá satisfação a ele em relação à sua posição na Câmara.

0x0

Pede para convencer aliados – Fábio Reis disse que ainda vai conversar com o governador Jackson Barreto para saber o seu pensamento e vai ouvir o deputado Baleia Rossi, líder do PMDB na Câmara, para tratar do assunto. Sugere que André Moura convença seus deputados aliados, para que votem na Reforma da Previdência.

0x0

O quê diz blog do Josias – O drama do PT aprofundou-se. Nos últimos dias, o partido assiste ao estilhaçamento da imagem de Dilma e à deterioração da condição político-penal de Lula. Dilma, que já carregava a pecha de incompetente, passou a arrastar as correntes da suspeição, com a delação de alguns dos ex-aliados.

0x0

O quê diz Kiko Nogueira – É duvidoso que a cantilena de Ciro Gomes contra Lula lhe renda votos de petistas em 2018 caso o ex-presidente seja inviabilizado — mas é certo que municia bonito a direita. Ciro tem insistido no bordão de que Lula é “o grande responsável por este momento político trágico que o Brasil está vivendo”.

0x0

Cunha tenta anulação – A defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) recorreu ao TRF da 4ª Região para tentar anular processo em que foi condenado, em março, pelo juiz Sérgio Moro. Cunha entrou com recurso de Exceção de Suspeição Criminal e quer que o juiz seja considerado suspeito no julgamento da ação penal contra ele.

0x0

Sobre cassação de chapa – O ministro do TSE Herman Benjamin liberou para julgamento a ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. Com a decisão, a ação voltará a ser julgada a partir da semana que vem. Caberá a ministro Gilmar Mendes, marcar a data da sessão.

Conversando

Dia das mães – O comercio não teve vendas acima do comum para os dias das mães. Os restaurantes é que fizeram a festa.

Discute-se nas redes – No sertão, via redes sociais, muita discussão sobre a candidatura do deputado federal André Moura ao Governo do Estado. Prós e contras…

Um pouco parada – A atuação política está um pouco parada no Estado, mas as especulações e antecipações de candidaturas estão bem agitadas.

Perde força – O judiciário precisa se refazer urgentemente e tomar o rumo certo das leis e da absoluta independência política. Se se mantiver assim perde a força.

Lula radicaliza – Ciro Gomes agora é anti-Lula diz que o ex-presidente “radicaliza uma divisão entre brasileiros”, dificultando um debate sobre o futuro do País.

Cobras Venenosas – Sargento Edgard Menezes diz que Votar em lista fechada é tão arriscado quanto colocar a mão dentro de uma urna cheia de cobras venenosas.

Não esquece – O governador Jackson Barreto fala que estamos enfrentando as dificuldades, mas não nos esquecemos dos sertanejos.

Será difícil – Em enquete realizada dentro do PMDB, partido do presidente Temer, 97% diz ser contra a reforma da Previdência.

Visita governador – Em São Paulo, Valadares Filho foi recebido no Palácio dos Bandeirantes, pelo correligionário e governador em exercício Márcio França.

Leia também