Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

AS CARABINAS VOLTADAS PARA ANDRÉ

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A bancada federal e até mesmo prováveis candidatos a mandatos nas próximas eleições, não vêem com bons olhos o relacionamento entre o líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC) e o governador Jackson Barreto (PMDB). Três dos oito parlamentares estão a ponto de ‘gritar’ e até tentar impor a JB o “ele ou eu”. André se mostra sempre solícito aos pedidos de Jackson e consegue soluções para o Estado.

É bom. Claro que é, mas “André passa a espalhar que a conquista foi dele”. Interpretam isso de forma política e acham que esse entendimento só o favorece eleitoralmente. O pior é que a oposição também não gosta desse bom entendimento. Julga que ao conseguir o que Jackson Barreto reivindica, é “muito bom para o governador, porque torna positiva a sua administração”.

Um membro do Governo admite que para o Estado a atuação de André é muita boa, “mas ele fatura sobre isso”. Quer dizer: eleitoralmente seria melhor não ajudar ao estado para que o eleitor não se influenciasse durante a escolha do candidato. Tem algo de tacanho nisso. Há ciúmes declarados nesse relacionamento político, que parece natural em momento que Sergipe não tem como buscar todas as ajudas necessárias.

A ideia de um André Moura resolutivo confronta com o posicionamento daqueles que não têm as mesmas condições de atender a pedidos. A resolutividade passa a não ser politicamente correta, para a oposição e situação, que enfrenta riscos em busca de manter o lugar em assentos proporcionais e majoritários.

Um dos parlamentares diz que André Moura é o líder do Governo no Congresso, mas tem pouca força na Câmara e Senado: “ele é mais forte nos Ministérios”. Mas isso não basta para servir ao Estado? Apesar disso, nesse fogo cruzado, o desejo do parlamentar é que “André consiga ajudar a Sergipe nesse momento em que ocupa lugar estratégico”.

Ainda bem…

PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL

O deputado Fábio Reis (PMDB) disse ontem que a participação do governador Jackson Barreto é fundamental para sua posição em relação à reforma previdenciária.

Diz que sempre fez consultas a JB em casos como esse.

SATISFAÇÃO COM O PARTIDO

Fábio Reis deixa claro que está muito satisfeito no PMDB e “não há nenhum tipo de motivo para trocar de partido”. Lembrou que JB disse publicamente que votou nele.

– Vou ouvir Jackson sempre e aceitar ou discordar democraticamente.

INSISTE QUE É ALIADO HÁ ANOS

Fabio Reis lembrou que é aliado do governador Jackson Barreto: “mas não somos alienados. Podemos ser contrários em determinadas posições”.

– Mas depois de conversarmos sempre chegamos ao consenso, disse.

ATÉ POR MERA COINCIDÊNCIA

Aliás, Jackson Barreto ligou ontem cedo para Fábio e pediu que agendasse audiência ainda para ontem, com o ministro do Turismo, Max Beltrão (PMDB).

Foi agendada e JB conversou com Beltrão as 18:30 horas, ao lado de Fábio.

SENADOR VALADARES COMEMORA

Presidente eleito da CMO, senador Dario Berger (PMDB) confirmou o deputado Cacá Leão (PP) como relator-geral.

O senador Valadares comemorou porque a indicação também fora dele anteriormente.

O TAL DO FOGO AMIGO

Saiu em rede nacional: “Fundadora” do PT de Aracajú detona o partido e reconhece que “Dilma foi eleita com dinheiro roubado do povo!!!”

A fundadora é a arquiteta Ana Libório.

INCENDIOU OS BASTIDORES

Ana escreveu um comentário que incendiou os bastidores do PT em Sergipe e já mereceu respostas à altura de integrantes do partido, como Ana Lúcia (PT)

Foi republicado, entretanto, em site que defende Michel Temer.

UM CONVITE PARA JANTAR

Deputado André Moura convida prefeitos e vereadores que se encontram em Brasília, para uma reunião/jantar hoje à noite no restaurante “Steak Bull”.

Deve ouvir pleitos e tratar de política puxada a uisque.

MITIDIERI ATENDE PARA ALMOÇO

Um grupo de prefeitos de Sergipe pediu ao deputado Fábio Mitidieri que lhe oferecesse um almoço, ontem, durante a Marcha em Brasília.

De pronto Mitidieri atendeu e almoçou com eles no Coco Bambu.

REFIS: ALIVIA MAS NÃO RESOLVE

Um dos prefeitos que participa da Marca em Brasília disse em off que o refis da Previdência “alivia mas não resolve os problemas dos municípios”.

Tem mais: “o Governo finge que vai receber e os prefeitos fingem que vão pagar”.

UM SENTIMENTO POSITIVO

O mesmo prefeito disse que conversou com vários colegas de outros Estados e percebeu que há um sentimento de que a economia tem reagido e “melhorado muito”.

– Apesar de ainda faltar muito para chegar à normalidade.

EDVALDO AINDA TENTA O FORROCAJU

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai a Brasília hoje e tentará recursos para a realização do Forrocaju. Já marcou audiência com o deputado André Moura.

Edvaldo vai tentar a liberação de emenda para o Forrocaju.

SE CONSEGUIR RECURSOS EXTRAS

Edvaldo Nogueira diz que se conseguir recursos extras do Governo Federal e contar com apoio da iniciativa privada fará o Forrocaju, que já é tradição.

– Se não conseguir recurso, a Prefeitura não pode bancar a festa, disse.

MAS CIDADES SEM FESTEJOS

Não é só Aracaju que ficará sem festejos juninos. A maioria dos prefeitos pensa em não realizá-los em seus municípios, alegando dificuldades financeiras.

Só quem pensa em festa são alguns prefeitos eleitos este ano.

LUTA PELO ESPÓLIO ELEITORAL

Deputados federais de Sergipe que tentam a reeleição – como disse um deles – lutam pelo “espólio” eleitoral dos deputados André Moura (PSC) e Laércio Oliveira (SD).

Os dois pretendem [e vão] disputar mandatos majoritários.

E DAÍ, QUAL O PROBLEMA?

Um dos problemas criados é que André Moura deve fazer dobradinha com um novo pré-candidato a deputado federal, cujos entendimentos já rolam há algum tempo.

Isso tem irritados muito a bancada de Sergipe.

A IDADE NÃO DIZ NADA

O presidente regional do PPS, Clovis Silveira, diz que “na verdade a idade não quer dizer nada, mas quando velhas lideranças política não se modernizam…”

– Estão na hora de pendurar as chuteiras!

SERÁ MESMO CANDIDATA?

Apesar da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) negar com veemência de que não pretende ser candidata à deputada federal, seus próprios aliados afirmam sua candidatura.

Eliane realiza um bom trabalho na Assistência Social.

Notas

Almeida/Clovis vem de longe – A tabelinha entre o presidente do TCE, conselheiro Clovis Barbosa e o secretário da Saúde, Almeida Lima, vem desde o tempo que Barbosa foi secretário de Almeida quando prefeito. E continuou agora tanto no nepotismo, quanto na orientação para dar um tom de seriedade na gestão da Saúde.

0x0

TSE está fazendo piruetas – TSE prepara pirueta para cassar Dilma e absolver Temer, diz a jornalista Helena Chagas, do site Os Divergentes. Ela explica que “não seria exatamente a tese de separação das contas de candidatos a presidente e a vice, como pediu inicialmente a defesa de Temer, que não encontra amparo na jurisprudência”.

0x0

Testemunhas em excesso – Segundo ‘O Antagonista’, o juiz Sergio Moro já ouviu testemunhas demais no processo sobre o triplex. Em seu despacho, ele disse: “Este Juízo já ouviu muitos depoimentos sobre o apartamento triplex e sobre a reforma dele, não sendo necessários novos a esse respeito”, disse Moro em seu despacho.

0x0

Lula mais uma vez indiciado – A PF indiciou o ex-presidente Lula por envolvimento na venda de medida provisória em 2009, quando ainda era presidente. Além do petista, a PF indiciou outras 12 pessoas, entre elas o empresário Carlos Alberto, da Caoa, e o ex-presidente da Mitsubishi, Paulo Ferraz, o ex-ministro Gilberto Carvalho e lobistas.

0x0

Julgamento da chapa Dilma/Temer – O presidente do TSE, Gilmar Mendes, marcou para os dias 6 a 8 de junho o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, que venceu a eleição presidencial de 2014. chapa Dilma-Temer é acusada de ter cometido abuso de poder político e econômico.

0x0

Defesa de Lula já tem prazo definido – Cinco dias após interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz federal Sergio Moro definiu, ontem, que a defesa do petista deve apresentar suas alegações finais no processo até o dia 20 de junho. Depois desse prazo, o magistrado decidirá se condena ou absolve o ex-presidente.

Conversando

Fofocagem grande – Uma fofocagem muito grande entre aliados do Governo Jackson Barreto, em busca de exclusividade no apoio.

A onda do fogo amigo – O fogo amigo percorrer todos os partidos aliados, para evitar que alguém esteja no pódio em relação ao apoio do governador.

Pega pra capar – Ma oposição também há uma certa ciumeira e poucos nomes para disputar mandatos majoritários. Vai ser um ‘pega pra capar’ infernal.

Reeleição sem tesão – A crise nos Estados é tão grande que alguns governadores não estão interessados em tentar a reeleição em 2018.

Recebe líderes – O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), provável candidato a governador pelo partido, tem recebido prefeitos e lideranças políticas do interior.

Ação da Câmara – Emília Corrêa acha que a ação da Câmara na fiscalização dos gastos públicos é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja correta.

Resposta repercute – A resposta que Yasmin Barreto Déda fez para comentário de Ana Libório repercutiu ainda ontem como manchete de sites e nas redes.

Causa corrida – Uma ação da PF para proteger a fronteira de Roraima foi confundida por políticos com uma nova fase da Lava Jato. Causou corrida para o aeroporto.

Votação de PEC – Senado Federal pode concluir ainda esta semana votação da PEC que acaba com foro privilegiado. A PEC é direcionada à Lava Jato.

Leia também