Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Edvaldo determina ampliação das ações de combate aos efeitos das chuvas

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz0

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, na tarde desta terça-feira (23), parte do secretariado para realizar um balanço da situação de Aracaju diante das chuvas que atingem a cidade e avaliar as ações da administração de combate aos efeitos dos alagamentos e inundações em Aracaju. Na oportunidade, o gestor municipal estabeleceu ainda uma agenda de visitas a alguns pontos da capital para esta quarta-feira (24).

“Foi uma reunião para fazermos um balanço da situação e verificar a efetividade das ações já desenvolvidas. A Emsurb, a Emurb, a Defesa Civil e a SMTT estão trabalhando intensamente para dirimir os efeitos das chuvas. Além disso, estabelecemos as prioridades para os próximos dias, pois iremos reforçar ainda mais o nosso trabalho”, declarou o prefeito.

Para ele, são “vários os aspectos que levam a cidade a esta condição atual”, mas, frisou ele, o principal deles foi a falta de manutenção da rede de esgoto e de canais nos últimos quatro anos.  “Isto eu afirmo de maneira peremptória: nos últimos quatro anos, não teve limpeza de canais e bueiros na capital, ou seja, há um acúmulo imenso de material, que tem afetado o escoamento da água”, frisou.

No entanto, segundo o prefeito, este é um processo que a atual gestão está retomando. “Com a contratação emergencial da limpeza pública, tiramos, só na semana passada, duas mil toneladas de resíduos da construção civil das ruas, que estavam desde agosto do ano passado sem ser recolhidos. Além disso, estamos iniciando a limpeza dos canais. Agora Aracaju tem prefeito e estamos fazendo o nosso trabalho. De maneira emergencial, a SMTT, a Defesa Civil, a Emsurb e a Emurb estão trabalhando para diminuir os efeitos das chuvas na vida dos aracajuanos. Quando este período chuvoso passar, nos iremos intensificar a limpeza de canais e o desentupimento dos bueiros”, reforçou.

Ações

No encontro, os secretários Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Aristóteles Fernandes (Transporte e Trânsito) e Luiz Roberto (Serviços Urbanos) debateram com o prefeito as ações já empreendidas e quais outras medidas serão tomadas nos próximos dias.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou os serviços de limpeza em diversos pontos da cidade. Equipes de agentes de limpeza atuaram nos bairros Olaria, Santa Tereza, Cirurgia, Coroa do Meio, Grageru e Augusto Franco.

No loteamento Nova Liberdade, no bairro Olaria, zona Norte da capital, por exemplo, a limpeza do canal está sendo feita manualmente, mas de forma intensa.  Já no conjunto Santa Tereza, no bairro Aeroporto, uma equipe com 12 agentes de limpeza fez a roçagem da margem do canal da avenida Silvério Leite Fontes, conhecida como Rota de Fuga. Nos bairros Grageru e Augusto Franco, as equipes percorreram diversas ruas fazendo os serviços de capinação e limpeza dos bueiros. Além disso, cinco árvores caídas foram recolhidas.

A SMTT trabalhou ao longo do dia com mais de 100 agentes, orientando o trânsito, em áreas onde os semáforos apresentaram problemas e realizando mudanças temporárias em locais onde ocorreram alagamentos.

Já os agentes da Emurb atuaram, em quatro equipes, pela cidade, fazendo desobstrução de canais e limpeza de bocas de lobo. Nesta quarta-feira (24), o quantitativo será duplicado, e durante toda a noite duas equipes da Emurb estarão de plantão para atender quaisquer emergências. Entre as regiões atendidas nesta terça estão 13 de Julho, Jardins, Santos Dumont e 17 de Março.

Visitas

Ficou definida na reunião que Edvaldo e as equipes da prefeitura visitarão nesta quarta-feira cinco locais onde as ações para minimizar os efeitos das chuvas serão intensificadas. A força tarefa começa às 7h30, na Avenida Euclides Figueiredo e, de lá, as equipes seguirão para os demais pontos de alagamentos da capital (Jardim Bahia; Riacho do Cabral; Largo da Aparecida; Médici; 17 de março, Quatro Bocas, entre outros).

Participaram da reunião desta terça-feira os secretários Luciano Correia, Carlos Cauê, Jefferson Passos, Sérgio Ferrari, Luiz Roberto Dantas, Augusto César, Aristóteles Fernandes, além do diretor de operações da Emurb, Alberto Bispo, e o chefe de gabinete Renato Telles.

Foto Janaina Santos

Por Valter Lima

Leia também