Aracaju, 18 de abril de 2024

Políticos ladrões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com raras exceções, os políticos brasileiros não passam de um bando de ladrões, interessados unicamente em dilapidar os recursos públicos. Dia sim outro também a Polícia Federal começa o expediente prendendo gestores e parlamentares, todos flagrados metendo a mão grande nas verbas da educação, saúde, segurança, etcétera e tal. Presos e condenados, os safados recorrem contra a decisão judicial e voltam a roubar o erário, comprar votos e ganhar a eleição para aumentar suas fortunas. Endinheirados, juram serem inocentes e ameaçam processar seus acusadores. Agora mesmo, o país está de pernas pro ar porque o ainda presidente Michel Temer (PMDB) foi flagrado numa conversa nada republicana com um criminoso confesso. Apesar da gravação do suspeito diálogo em palácio, o peemedebista jura inocência, enquanto seu interlocutor, o empresário criminoso Joesley Batista, foi punido com o direito de se mudar de mala e cuia para o exterior, onde vive nababescamente. Enquanto isso, os brasileiros honestos se questionam onde o país vai parar com tantos ladrões encastelados no poder?

Ingratidão

Congressistas de todos os partidos estão assinando o requerimento propondo a abertura da uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito visando investigar a atuação do grupo JBS no mercado de capitais. A maioria dos agora interessados em “ferrar” com as empresas dos irmãos Wesley e Joesley Batista, recebeu da dupla generosa ajuda em dinheiro sujo para a campanha eleitoral. A continuar assim, qualquer hora dessas, estes políticos ingratos também vão deixar de comer carne da Friboi. Cruzes!

Santa ajuda

A Igreja Católica festeja nesta quarta-feira Nossa Senhora Auxiliadora, protetora dos salesianos. Após o dilúvio que caiu ontem sobre Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) poderia rogar à santa para pedir a São Pedro que feche um pouquinho as torneiras do Céu.

Súplica aracajuana

Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado,

Que de joelhos rezou um bocado,

Pedindo pra chuva cair, cair sem parar

Oh! Deus será que o senhor se zangou,

E é só por isso que o sol se arretirou,

Fazendo cair toda chuva que há!

Crise braba

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) está preocupado com o possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Laranjeiras. “Se isso acontecer, será terrível para nossa economia, pois aumentará o já elevado índice de desemprego no estado”, discursa. O parlamentar pretende marcar uma audiência com a direção da Fafen para tratar sobre o assunto. Certíssimo!

Time completo

Afastados dos mandados no final de 2015, os deputados estaduais Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho das Varzinhas (PRP) retornaram às atividades parlamentares. Os dois foram proibidos de frequentar a Assembleia porque, segundo a Justiça, estavam coagindo testemunhas. Paulinho e Augusto são acusados de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção. Com o retorno de ambos, o Legislativo volta a funcionar com 24 deputados.

Agora vai

E o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) prometeu ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas lançar até 30 de junho, o edital da contratação definitiva da coleta de lixo em Aracaju. Entre os opositores do comunista tem gente apostando uma mariola como a licitação será vencida pelas empresas Torre e Cavo. Quanta maldade!

Arautos da escuridão

Alguns políticos sergipanos sem votos e sem causas estão defendendo a volta da famigerada ditadura. Chegam ao absurdo de afirmar que, diante da crise política instalada no Brasil, a intervenção militar pode ser legítima, a única saída: “Os militares patriotas estão com o coração sangrando”, afirmou um desses abestados numa emissora de rádio. Alguém precisa dizer a estes arautos do caos que defender a ditadura militar é se opor à vida.

Sem teto

As fortes chuvas caídas ontem em Aracaju, impediram que o governador Jackson Barreto (PMDB) viajasse a Gramado. O avião que o transportaria ao Rio Grande do Sul não decolou por falta de teto. JB tinha reuniões agendadas com empresários do setor calçadista interessados em investir em Sergipe. O governador foi representado no Salão Internacional do Couro e do Calçados pelo deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), que conseguiu embarcar mais cedo.

Vergonha

Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e não interpretam um texto de forma correta. Foi o que constatou a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Justa homenagem

A Academia Itabaianense de Letras realizará, dia 28 de julho próximo, Sessão de Saudade em homenagem póstuma ao acadêmico Abrahão Crispim de Souza. Falecido de fevereiro passado, o homenageado ocupou cadeira 19, cujo patrono foi seu pai José Crispim de Souza. O evento está marcado para às 19h, na Câmara de Vereadores de Itabaiana. Prestigie!

Recorte de jornal

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1234

Publicado no jornal O Estado de Sergipe, em 26 de agosto de 1915.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também