Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Renan se afasta do Governo Temer e já se reaproxima do PT e de Lula!

Uma das lideranças mais expressivas dentro do PMDB, o senador Renan Calheiros (AL), que já presidiu o Congresso Nacional por duas vezes, está claramente “rompido” politicamente com o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Nos bastidores da capital federal já não é mais segredo para ninguém a movimentação de Renan já visando o período “pós-Temer”, apostando em uma cassação ou renúncia do chefe do Executivo Nacional após as delações dos empresários responsáveis pelo grupo JBS. Articulador nato, Renan já ensaia uma reaproximação do PT e do ex-presidente Lula.

A política na capital federal está em polvorosa e a cada instante uma “novidade” é capaz de transformar o cenário. Deslocado e sem prestigio com Michel Temer, aos poucos Renan Calheiros foi se afastando do governo e, mesmo filiado no PMDB, passou a fazer algumas críticas ao presidente da República. Sem o costumeiro prestígio que construiu dentro dos governos do Partido dos Trabalhadores, o senador alagoano sabe que, mesmo com um impeachment de Temer, em caso de eleição indireta, seu nome não entra em cogitação e ele seguirá sem “dar as cartas” no Congresso Nacional.

Feita essa leitura, Renan Calheiros se aproximou dos senadores do PT e já articula uma eleição direta porque entende que, se o ex-presidente Lula reunir condições de disputar, tem grandes chances de vencer o pleito. Essa é a grande aposta de Renan que, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), visivelmente “engoliu” Michel Temer porque, naquele momento, já era voto vencido no Congresso Nacional. Bastante experiente, e diante dos escândalos que incomodam a população brasileira, o senador alagoano articula uma composição com o Partido dos Trabalhadores para voltar a ter prestígio político em BSB.

A grande dúvida é saber como o povo brasileiro, mais precisamente os movimentos sociais e sindicais irão avaliar essa “aliança” do grupo liderado por Renan Calheiros com o Partido dos Trabalhadores. Entra muito na linha de raciocínio deste colunista, na edição anterior, sobre o “oportunismo na política nacional”. Com todo respeito, Renan e Lula não têm nada de “novo” para apresentarem ao País e representam basicamente uma “mudança de nomes”, com métodos bastante parecidos. O que está em questão é basicamente o “poder pelo poder”. Nada a mais que isso…

Veja essa!

Virou uma febre em Sergipe a implantação de Pontos Banese. Enquanto nas agências o horário de atendimento é extremamente limitado (das 10 às 16 horas), nestes postos, o expediente é mais estendido e realmente há uma praticidade quanto ao atendimento ao público. Resta saber se o atendimento nas agências continua qualificado…

E essa!

Agora em meio a “proliferação” de Pontos Banese, este colunista chama a atenção para os critérios adotados para a concessão destes pontos comerciais. Há licitação? Quem pode participar? No Mercado Albano Franco, por exemplo, há um novo ponto por lá. Qual foi o critério? Quem é o proprietário do ponto?

Chama o Edvaldo

O prefeito de Aracaju passou quase toda a campanha eleitoral de 2016 atacando o então prefeito João Alves Filho (DEM) pelos problemas em sua gestão municipal. Cinco meses a frente da PMA e Edvaldo parece repetir os mesmos erros do democrata. Parece uma continuidade, Mas e as mudanças prometidas?

Problemas

Os primeiros seis meses da gestão de Edvaldo, por enquanto, vão ficando marcados pela interminável crise com os médicos, pelas polêmicas e investigações sobre o caso do lixo, pelas mesmas enchentes e buracos de sempre e, talvez, pela não realização do Forró Caju. Mas o prefeito tem experiência…

Eliane Aquino

A vice-prefeita de Aracaju não tem aparecido muito publicamente. Assim como na gestão anterior, conversou com os manifestantes que apelavam por auxílio-moradia. Sem acordo, a Guarda Municipal entrou em ação e forçou uma reintegração de posse do Centro Administrativo.

Falando nela

Em meio a tantos problemas com o consumo de drogas e a violência na capital, Edvaldo Nogueira poderia “copiar” as ações efetivas de combate promovidas por Eliane Aquino enquanto secretária de Estado da Ação Social. De tão eficiente que foi a proposta da petista, que até hoje ninguém esquece do seu empenha por esta causa…

Falando nele

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã dessa terça-feira (23), ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público Estadual toda a documentação referente ao processo de contratação emergencial do serviço de limpeza pública de Aracaju. A medida foi tomada como mecanismo de transparência e lisura dos procedimentos.  O conselheiro Ulices Andrade e o procurador-geral de Justiça em exercício Eduardo D’Ávila, que receberam o material, elogiaram a iniciativa da prefeitura.

Edvaldo Nogueira

“Fiz questão de comparecer ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual com todos os documentos da contratação emergencial da limpeza pública de Aracaju. Esta iniciativa é para dar transparência e comprovar a lisura e a ética da nossa gestão. Todo o material, desde o lançamento da contratação, o convite para as empresas, as propostas, as atas das reuniões, a abertura dos envelopes e a assinatura dos contratos, tudo está sendo apresentado ao TCE e ao MP”, afirmou o prefeito.

Visitas

Edvaldo entregou pessoalmente os documentos ao conselheiro Ulices Andrade, responsável pela análise das contas da prefeitura de Aracaju no TCE, e ao procurador-geral de Justiça em exercício Eduardo D’Ávila. Nas duas visitas, Edvaldo foi acompanhado do presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Dantas.

Ulices Andrade

Ulices Andrade avaliou como positiva a postura da gestão municipal. “Parabenizo ao prefeito Edvaldo Nogueira por se antecipar e já trazer ao Tribunal de Contas do Estado a documentação sobre um tema que interessa a toda a população. O prefeito está trazendo toda a documentação, tudo da forma mais correta possível. Agora, estes documentos serão submetidos aos técnicos do tribunal e ao Ministério Público Especial para que a gente possa confirmar a lisura do processo”, destacou.

Eduardo D’Ávila

Da mesma forma, o procurador-geral Eduardo D’Ávila definiu o posicionamento da prefeitura como “excelente”. “O prefeito Edvaldo Nogueira agiu com transparência. Foi excelente realmente o posicionamento da prefeitura. Mesmo sendo um contrato de curta duração, é importante o MP ter conhecimento de como foi realizado. O Ministério Público vai remeter toda a documentação à Procuradoria do Patrimônio Público para que verifique a regularidade, que, com certeza, existirá”, disse. A procuradora Cristina Brandi também recepcionou o prefeito.

Licitação I

Além de entregar a documentação do procedimento emergencial, o prefeito Edvaldo Nogueira reiterou aos representantes do TCE e do MPE que o governo municipal, através da Emsurb, lançará até o dia 30 de junho o edital da contratação definitiva dos serviços de limpeza urbana.

Licitação II

“O prazo de 30 de junho, estabelecido pela medida cautelar do TCE, tem a nossa concordância, pois, desde março, a Emsurb já tem uma equipe discutindo este processo licitatório mais amplo. O empenho, trabalho e dedicação da nossa gestão são para que não ocorra mais uma contratação emergencial. O que queremos é o mais rapidamente possível fazer o contrato definitivo. O processo terá ampla divulgação, será uma licitação nacional e, como sempre fazemos, será transparente e ético”, afirmou Edvaldo.

Assembleia Legislativa

O deputado Luciano Bispo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi notificado na manhã dessa terça-feira (23), sobre a decisão do Ministro do STF, Marco Aurélio, que determinou o retorno às atividades do deputado estadual Paulinho das Varzinhas (PRP), a qual também balizou uma decisão do desembargador do TJ-SE, Roberto Porto, para o retorno do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Os dois já foram informados da decisão judicial.

Luciano Bispo I

“Assim, em respeito à determinação da Constituição Estadual, comunico a Vossa Excelência que não mais existe decisão judicial impedindo o desempenho de funções públicas pelas partes acima indicadas”, comunicou o desembargador, Dr. Roberto Porto ao presidente da Assembleia, Luciano Bispo.

Luciano Bispo II

Após ser notificado da decisão do Tribunal de Justiça, o presidente Luciano Bispo comunicou aos dois parlamentares. O deputado Augusto Bezerra já compareceu à Assembleia onde recebeu cópia da decisão. Quanto ao deputado Paulinho das Varzinhas, que está na cidade de São Paulo, realizando exames de saúde, foi informado por telefone. “Nós respeitamos as decisões judiciais, e estamos cumprindo mais essa. Agora a Casa Legislativa está com seu quadro de deputados, os 24, completo”, concluiu Luciano Bispo.

Em plenário

Existe a expectativa que Augusto Bezerra e Paulinho Filho reassumam seus mandatos e até já compareçam ao plenário da sessão desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa.

Bomba!

O delegado Alessandro Vieira, após deixar o posto de delegado geral da Polícia Civil, confirma sua filiação no partido REDE Sustentabilidade. Não existem confirmações ainda, mas ele deve disputar um mandato eletivo em 2018. Por enquanto quer conhecer a “dinâmica partidária”.

Exclusiva!

Alessandro Vieira tem manifestado sua intenção de atuar através de um movimento de fiscalização de gestão pública, Não há nada confirmado sobre que cargo poderá disputar, mas certamente será uma candidatura que vai dar muito o que falar no próximo ano…

Título

A Câmara de Vereadores de Aracaju, através do vereador Elber Batalha (PSB), fez a entrega de Títulos de Cidadania aos delgados João Batista e Alessandro Vieira, nessa terça-feira (23), no plenário do legislativo. Diversas autoridades da Polícia Civil e Militar de Sergipe, Vereadores, além de representantes da Cúria Metropolitana estiveram presentes na solenidade.

Elber Batalha I

Em seu discurso para os homenageados, Elber Batalha, autor da comenda aos delegados, fez questão de frisar que sempre busca nos significados das proposituras algo emblemático dos homenageados que irão receber a honraria. “É uma homenagem do vereador, mas, acima de tudo, um reconhecimento da sociedade aracajuana”.

Elber Batalha II

Uma boa homenagem oferecida valoriza ainda mais o título outorgado aos homenageados, num claro Reconhecimento de uma história, que se galga no dia a dia nas delegacias que os senhores ocuparam, deixando clara qual é a verdadeira missão de todos os servidores públicos. Vocês abraçaram a profissão de delegado de polícia por amor, vocação e vontade. Isso se torna transparente para a sociedade nas ações realizadas pelos senhores recentemente e ao longo dos anos”, destacou Elber.

CPMI

O senador Eduardo Amorim (PSDB) assinou requerimento para instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), encabeçada pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), para investigar a atuação do grupo JBS no mercado de capitais. O objetivo da CPMI é apurar os ganhos financeiros do grupo após a divulgação da delação premiada à Justiça.

Denúncias

Há denúncias de que o grupo teria faturado milhões com a alta do dólar e a queda na Bolsa de Valores na última sexta-feira (19). O senador sergipano assinou, também, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de autoria do senador Roberto Rocha (PSB-MA), para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

CPI

A CPI vai apurar os créditos concedidos no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial, a linha de financiamento específica para internacionalização de empresas a partir de 2007. Segundo Eduardo Amorim, a CPMI já conta com 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara dos Deputados necessárias para a abertura; já a CPI possui até o momento 35 assinaturas das 27 necessárias.

Eduardo Amorim

O senador defendeu, na Câmara dos Deputados, a instalação da Frente Parlamentar Mista em defesa dos serviços de ambulância.  Segundo o senador, a Frente vai trabalhar na regulamentação da profissão dos condutores de ambulância e acompanhar o aperfeiçoamento da legislação ao transporte e demais serviços. O deputado Covatti Filho (PP-RS) presidirá os trabalhos na Câmara Federal.

Lotéricos

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizou audiência pública para debater a situação dos permissionários lotéricos do Brasil. Entre as reivindicações, está a atualização da tarifa mínima para serviços de correspondentes bancários no valor de R$ 1,06, que atualmente custa R$ 0,43, valores das tarifas de serviços bancários atualizadas anualmente pelo IGP-M e serviço de transporte de numerário sob a responsabilidade da Caixa.

Laércio Oliveira

“O valor de 43 centavos pagos por serviços oferecidos é muito pouco, está defasado e as consequências são muitas lotéricas fechando em todo o Brasil e as pessoas ficando desempregadas”, disse Laércio.

 Reivindicação

As casas lotéricas reivindicam que os bancos realizem repasse maior, referente a operações realizadas, em razão de que há quase três anos não recebem nenhum tipo de reajuste, o que inviabiliza o negócio, haja vista o contínuo aumento dos custos. A Rede Lotérica passa por uma de suas piores crises na história com valores tarifários muito defasados ao logo dos anos e essa perda deixou o setor em processo falimentar. Centenas de casas lotéricas fecham a cada ano em função desta situação e na maior parte dos casos, o investimento do empresário para abrir sua loja não retorna.

Goretti Reis

A deputada estadual convidou os colegas de parlamento para participarem, nesta quarta-feira (24), às 10 horas no plenário da Assembleia Legislativa, da palestra sobre a ‘Inclusão do sistema de Hidroponia e Aquaponia no processo pedagógico’. A indicação da parlamentar tem o objetivo de contribuir com a comunidade escolar e civil para a produção de alimentos e de plantas medicinais saudáveis, visando novas propostas pedagógicas e sustentáveis.

Palestra

A palestra será proferida pelo acadêmico do curso de Engenharia Agrônoma e produtor, José Roberto dos Santos que há 5 anos utiliza a técnica de hidroponia e há 1 ano a de aquaponia com um cultivo de 2 mil pés de hortaliças em uma área de 200² metros.

Fafen

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) solicitou a autorização da Mesa Diretora da Casa a autorização para que uma Comissão de parlamentares represente o Poder em uma audiência com a gerência geral da Fafen Sergipe (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) em Laranjeiras, para garantir a continuidade dos trabalhos na unidade e preservar os empregos dos sergipanos.

Antônio dos Santos

O deputado explicou que a comissão de deputados vai tentar impedir qualquer risco de fechamento da fábrica da Fafen em defesa da preservação dos empregos. “Acho que cada parlamentar vai se transformar num instrumento de luta para preservar esses empregos dos sergipanos. Todos nós recebemos, diariamente, pedidos de emprego. A gente observa que o cidadão não quer um cargo, mas um trabalho”.

 Desemprego

“Recebi pessoas em meu gabinete com escolaridade superior pedindo qualquer vaga no mercado de trabalho, querendo apenas receber dignamente, nem que seja um salário mínimo para dar assistência à família. Não dá para concordar que uma unidade que gera um bom número de empregos feche suas portas. Temos que aproveitar a parada de julho para que aproveitem o maior número possível de sergipanos”, completou o deputado estadual.

Fisco I

O Sindicato do Fisco de Sergipe realizará o 9º Congresso do Sindifisco, nos próximos dias 26 e 27. A abertura do evento será nesta sexta (26), às 20h, com palestras e debates sobre a difícil situação política e econômica do País.

Fisco II

No sábado (27), das 8h às 12h30, a programação será específica aos associados: os auditores e auditoras eleitos como delegados(as) ao Congresso participarão de discussões em grupo e da plenária final, que vai deliberar sobre propostas relativas à vida sindical categoria.  As atividades vão acontecer na sede do sindicato, localizada Rua Jornalista João Batista de Santana, nº 1914, no Bairro Coroa do Meio.

Kitty Lima

A convite da vereadora Kitty Lima (REDE), representantes da Associação de Amigos da Oncologia (AMO) e da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) estiveram reunidos com a parlamentar, para discutir sobre a demanda das ONGs que atuam no suporte aos pacientes oncológicos em Sergipe.

 Laranjeiras

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, fez questão de acompanhar de perto, na sede e nos povoados do município, os efeitos das chuvas registradas nessa segunda (22) e terça-feira (23). O gestor conversou com moradores e tentou minimizar os efeitos das enchentes.

Paulo Hagenbeck

“É nesses momentos difíceis que o Poder Municipal tem que se fazer presente para auxiliar e dar todo o suporte para a população mais carente, que mais precisa da nossa assistência. Fiz questão de visitar as comunidades e conversar com as pessoas. A nossa função principal é minimizar o sofrimento das pessoas”, destacou o prefeito.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também