Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Cenário é favorável para a oposição, mas é preciso organização!

Em meio à crise política e financeira que o País atravessa, e considerando que as gestões do governador Jackson Barreto (PMDB) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) esbarram em falta de planejamento e de falta de apelo popular, a TV Atalaia divulgou nessa quarta-feira (24) uma pesquisa de intenção de votos visando as eleições de 2018, promovida pelo Instituto Paraná, que confirma um cenário extremamente favorável para a oposição em Sergipe. Para se ter uma ideia, se a eleição fosse hoje, dois líderes oposicionistas lideram a corrida para o Palácio de Despachos em cenários diferenciados.

No primeiro cenário para governador, por exemplo, o nome natural para suceder o governador Jackson Barreto (PMDB), seu vice Belivaldo Chagas (PMDB) ocupa a terceira posição na corrida com 13,6% e é superado pelo deputado federal André Moura (PSC), que lidera o governo de Michel Temer no Congresso Nacional, com 14,5%; neste levantamento, o senador Eduardo Amorim (PSDB) lidera a corrida para o governo com 40,2%. A pesquisa ouviu 1.502 eleitores de 32 municípios, incluindo a Capital, entre os dias 18 e 22 de maio e atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de 2,5%.

Já no segundo cenário para o governo, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) lidera com ainda mais folga: tem 47,2% das intenções de voto contra 15,1% do deputado federal André Moura e apenas 11,7% do vice-governador Belivaldo Chagas. Ambas as pesquisas mostram uma tendência do eleitorado sergipano a escolher um nome da oposição para comandar Sergipe a partir de 2019, mas política é momento e ainda é muito cedo. É preciso levar em consideração que, diante de todas as pesquisas recentes, não seria nada de anormal que Belivaldo não viesse a ser o candidato do governo.

Mas por mais fiel e aliado que seja, é importante ressaltar sempre que se Jackson resolver disputar o Senado, ele terá que sair antes de deixar o governo nas mãos de Belivaldo. E, se rifado for, dificilmente ele manterá compromisso político com a continuidade da situação no comando do Estado. A pesquisa mais recente pode, inclusive, estimular alguns aliados a pressionarem o governador para tentarem evitar uma derrota nas urnas. Entretanto, mesmo com um cenário extremamente favorável, a oposição precisa querer ganhar, querer vencer, precisa se reunir e se mobilizar, se organizar! Caso contrário, ainda terão risco de perder esta eleição…

 Veja essa!

Na mesma pesquisa, agora para o Senado Federal, a força da oposição continua inconteste. Estarão em jogo duas vagas para senador e Valadares foi o mais citado com 34,8%. Eduardo Amorim vem em seguida com 30,8%.

E essa!

Em terceiro lugar na pesquisa, mas sendo o primeiro nome de seu agrupamento, o governador Jackson Barreto vem com 21,5%, seguido de André Moura (15,7%), Rogério Carvalho (13,8%), Fábio Mitidieri (PSD) com 11,8% e Pastor Heleno Silva (PRB), também com 11,8%.

Leitura

A pesquisa revela que a oposição lidera os cenários para o governo e para o Senado, mas como o nome para o Executivo tende a ficar entre Eduardo Amorim e Valadares, se não desistir da vida pública, o governador Jackson Barreto e seu grupo elegem o segundo senador. Agora, se ele não disputar, a outra vaga fica em aberto.

 André Moura

Outra alternativa, ainda que improvável, da oposição: Eduardo e Valadares disputando a reeleição e trabalhando por uma “dobradinha” no Senado. A condição seria deixar o governo em aberto com uma candidatura de André Moura.

Imagem I

Para isso, André Moura precisa de um forte trabalho de marketing para melhorar sua imagem em Aracaju. Grande articulador e líder nato, ele larga bem no interior do Estado, mas sofre na capital. Se obras como o Aeroporto, a duplicação das BRs 101 e 234, além do Canal de Xingó saírem do papel, aí ele terá base para rebater os argumentos.

Imagem II

Enquanto muita gente pensa que André Moura arrasta um desgaste por conta do Governo de Michel Temer, na Grande Aracaju o que mais pesa contra ele foi a campanha negativa proposta por setores da imprensa e do Ministério Público, há alguns anos, após o episódio “Pirambu”. Aquilo ainda rende reconhecida rejeição para André em um processo eleitoral.

Jackson Barreto

Na pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Jackson Barreto, ele é aprovado por apenas 36,2% da população. 59,6% rejeitam sua administração, o que é muito elevado. E apenas 4,2% não sabem ou preferiram não opinar.

Avaliação I

Desde 2013 que o governo de Sergipe não consegue apresentar uma proposta de reajuste salarial para os servidores públicos. O PCCV ainda está distante do sonhado pelo funcionalismo e os pagamentos seguem em atraso. Sem contar que no Estado os índices de Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, por exemplo, continuam ruins. Tudo isso influencia essa rejeição.

Edvaldo Nogueira

Por sua vez, em menos de cinco meses de gestão, e mesmo enfrentando muitos problemas, dentre eles o “escândalo do lixo”, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi aprovado por 57,9% dos entrevistados. 37,9% desaprovam sua gestão, o que também deve ser levado em consideração. 4,2% não sabem ou preferiram não opinar.

Avaliação II

Edvaldo comanda uma gestão muito parecida com a do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) e repete quase os mesmos erros. A rejeição do democrata era muito maior. O “diferencial” do atual prefeito tem sido o pagamento da folha em dia. Isso, com certeza, garantiu uma rejeição abaixo dos 40%, mesmo com apenas cinco meses de administração.

Oposição

Para este colunista, outro aspecto pesa para a rejeição de Edvaldo não ter disparado: a oposição ao seu governo ainda é muito tímida e reduzida. Os vereadores Elber Batalha (PSB), Lucas Aribé (PSB), Emília Corrêa (PEN) e Cabo Amintas (PTB) são os únicos que se posicionam e cobram do prefeito. Os demais até questionam, mas estão na base aliada.

Não ajuda

Com todo respeito a quem pensa e faz o marketing do prefeito Edvaldo Nogueira, mas sua entrevista ao jornalista Ricardo Marques, na TV Sergipe, foi um desastre. Inicialmente porque o gestor estava “de botas” no estúdio, uma dia após as enchentes que alagaram vários pontos de Aracaju, tentando passar a impressão que tinha ido à TV após visitas às comunidades.

“Gato de botas”

Para quem acompanhou a entrevista, as botas de Edvaldo sequer estavam sujas, ou seja, se a intenção era mostrar um prefeito “em campo”, atuante e perto das comunidades, essa não colou, e ainda rendeu vários “memes” nas redes sociais, com analogias com o personagem “Gato de Botas”.

IPTU

Edvaldo anuncia agora para agosto a intenção de enviar para a Câmara Municipal uma suposta proposta de revogação do reajuste do imposto dado por João Alves e que ele também atualizou em 2017. Só que na campanha eleitoral, em 2016, ele prometeu revogar de imediato. Sem contar que, em agosto, o IPTU deste ano já estará todo pago, inclusive para quem optou pelo parcelamento.

Bomba!

O prefeito de Areia Branca precisa ter uma atenção especial com sua equipe de licitação. Existem fortes rumores de “vícios” em alguns procedimentos de seleção no município. A coluna alerta que órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e o Tribunal de Contas já estão de olho na gestão…

Cartas marcadas?

A reclamação dos fornecedores é que sempre as mesmas pessoas são “contempladas” pela comissão de licitação. Recentemente o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário chegaram a suspender novos contratos temporários no município. O caso já assunto nas rodas políticas do Estado.

Falando nisso

Não é apenas em Areia Branca que existem reclamações sobre processos licitatórios. Em Graccho Cardoso a reclamação é bem parecida Tem fornecedor que já alardeia que não participa mais dos pregões realizados pela prefeitura.

Graccho Cardoso

Segundo um dos fornecedores, um grupo está se mobilizando já pensando em acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas sobre o que está acontecendo nas licitações do município. A turma reclama que o “dinheiro não circula” e diz que sempre o mesmo fornecedor faz as obras da administração…

Exclusiva!

A coluna recebeu uma informação e está apurando: funcionários do escritório de um deputado federal em Sergipe recebem seus rendimentos através do Fundo Partidário, o que seria proibido. Cada parlamentar recebe uma verba para despesas com o escritório e pessoal em seu respectivo Estado. Mas tem gente que estaria usando o partido para pagar suas próprias despesas…

Nota quente!

A enfermeira Conceição Mendonça recebeu nessa quarta-feira (24), na Câmara Municipal, o Título de Cidadã Aracajuana, de autoria do vereador Nitinho (PSD). A informação é que um pré-candidato a deputado estadual e outro pré-candidato a deputado federal (ou que busca a reeleição) estariam articulado a ida de Conceição para a Saúde de Aracaju, dentro do mês de Junho.

Falando na CMA

A vereadora Emília Corrêa cobra mais sintonia da Mesa Diretora da CMA e lamenta “a falta de compromisso com o Regimento da Casa”. Segundo Emília, os membros da Mesa Diretora não estão tocando no mesmo ritmo, o que acaba inviabilizando os trabalhos e discussões polêmicas sobre as questões da capital.

Emília Corrêa I

“Os membros da Mesa Diretora da câmara não entram em sintonia. São dois para lá e nenhum para cá. Não estão conseguindo dançar a mesma música e infelizmente alguns projetos acabam sendo travados, prejudicando o desenvolvimento da cidade”, pontuou. Na oportunidade, teceu critica a falta de entendimento do que verdadeiramente é certo e da ausência de bom senso antes de se instalar uma sessão ordinária.

Emília Corrêa II

“Estão ocorrendo equívocos na orientação da Mesa; a redação do regimento interno diz uma coisa e na prática está ocorrendo o contrário. Por falta desse ajustamento, as sessões são suspensas, o que tem gerado grande irritação dos parlamentares comprometidos e no povo que acaba desacreditando nos trabalhos”, lamentou.

Não querem trabalhar

A vereadora fez um apelo aos membros da mesa, no sentido de que façam uma avaliação séria antes de suspender as sessões do parlamento. A parlamentar lembrou que todos os vereadores estão sendo acompanhados pela população e qualquer gesto acaba prejudicando a todos. “Fica parecendo que os vereadores não querem trabalhar. Estão todos em suspeição; não podemos interromper as sessões ordinárias sem uma relevante necessidade que justifique a paralisação dos trabalhos, finalizou.

OAB

Em sustentação oral, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, reafirmou a inconstitucionalidade da lei municipal que estabelece o aumento da taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Aracaju. Durante o julgamento das ações, Henri Clay sustentou que a lei fere princípios constitucionais basilares e tributários, como o princípio da razoabilidade e da capacidade contributiva.

Ações

Há mais de um ano, tramitam no Tribunal de Justiça do Estado quatro ações diretas de inconstitucionalidade contra a Lei Complementar Municipal n°145/14, que prevê a majoração da taxa anual do IPTU de 30% até o ano de 2022. A OAB/SE é autora de uma das quatro ações.

Constrangimento

O vereador Fábio Meireles (PPS) lamentou uma situação constrangedora enfrentada pela sua esposa, Ítala Meireles, que é servidora municipal, e precisou se ausentar do Posto de Saúde onde trabalha para realizar um exame recomendado pelo médico que acompanha sua gestação. Segundo o parlamentar, embora a troca de horário tenha sido autorizada pela gerente do posto, a coordenadora da área questionou a saída de sua esposa, transparecendo uma tentativa de intimidação.

Sem privilégios

“Quero avisar ao secretário da Saúde, André Sotero, que se o desejo dele for perseguir alguém, que seja a mim e não a minha esposa”, disse Meireles ao acrescentar que não tem interesses em privilégios. “Ítala é concursada desde 2003, mas quero que ela continue sendo tratada como os demais funcionários”, concluiu.

Iran Barbosa

Nesta quinta-feira (25), às 14 horas, a Câmara Municipal de Aracaju, por requerimento do Vereador Iran Barbosa (PT), estará discutindo, em Audiência Pública, a inclusão do Bairro Jabotiana na área de abrangência do Parque Natural Municipal do Poxim. O parque, que é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foi inserido e validado, recentemente, no cadastro nacional de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com isso, passou a ser considerado oficialmente uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral.

Elber Batalha I

O vereador Elber Batalha comentou sobre as denúncias de nepotismo na Prefeitura Municipal de Aracaju. Para ele, se tem um culpado por essa situação que fere a lei e é caso de improbidade administrativa, este culpado é única e exclusivamente o prefeito Edvaldo Nogueira.

Elber Batalha II

“Se a família Passos tem essa quantidade de cargos na administração é porque Edvaldo Nogueira nomeou. Quem tá cometendo improbidade administrativa, ferindo a posição do STF sobre o nepostismo, é o prefeito. Não adianta a gente, no afã de fazer a crítica política, minimizar essas questões. O nome da incompetência e irregularidade dessa prefeitura é Edvaldo Nogueira”.

Kitty Lima

Após dias de chuva intensa que castigou a capital sergipana, a vereadora Kitty lima (REDE) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para relatar os estragos causados pelo mau tempo aos moradores e comerciantes, e cobrar a revisão no Plano Diretor de Aracaju.

Anderson de Tuca I

A população de Aracaju enfrentou as consequências da falta de ações preventivas contra alagamentos durante as chuvas dos últimos dias. Ruas intransitáveis, canais transbordando, trânsito caótico, foram apenas alguns dos transtornos apontados pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB), durante seu pronunciamento, no Legislativo Municipal.

Anderson de Tuca II

“Fica praticamente impossível circular pelas ruas da cidade durante as chuvas contínuas. Tem bairros, por exemplo, que os moradores ficaram completamente ilhados. Aliás, acredito que isso aconteceu em todos os bairros da capital. Um absurdo”, relatou. Sensibilizado com as pessoas que tiveram suas casas inundadas, o vereador pediu ações emergenciais da Defesa Civil, através do Poder Executivo, para evitar que esse problema aconteça com outras famílias.

Plano Diretor

Pauta constante do vereador, Anderson reforçou a necessidade de revisar o Plano Diretor de Aracaju. “Volto a dizer que problemas como os alagamentos que tivemos ontem, também é fruto da falta na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju. Até quando vou ficar cobrando isso? Será que vou passar mais uma legislatura só pedindo e não vou ter retorno?”, questionou.

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB-SE) criou uma comissão cuja finalidade é apresentar um estudo sobre o atual quadro de servidores efetivos da Casa Legislativa, que dará os subsídios necessários ao chamamento do primeiro concurso público do Poder Legislativo.

Luciano Bispo II

“Não temos ainda nenhuma condição de anunciar quantos cargos e para quais áreas nós faremos o concurso, mas já determinei que os assessores me tragam esse estudo para que eu possa então, anunciar para os sergipanos as quantidades dos cargos que serão preenchidos e os seus respectivos valores dos salários”, informou Luciano Bispo.

Parceria com servidores

O peemedebista informou também que toda a discussão sobre os estudos que embasarão a realização do concurso público para a Assembleia Legislativa deve ser feita em comum acordo com o sindicato dos servidores, através do presidente Antônio Geraldo, com quem tem construído uma excelente relação, a qual resultou numa das maiores conquistas do quadro atual dos servidores, que foi a incorporação das gratificações aos vencimentos básicos, beneficiando todos os trabalhadores do Poder Legislativo.

Paulinho Filho I

No seu retorno à Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (24), o deputado estadual Paulinho Filho (PRP) foi surpreendido por familiares, amigos e lideranças políticas de todo o Estado que se deslocaram para Aracaju no sentido de prestigiarem o parlamentar.

Paulinho Filho II

O grupo de amigos acompanhou os trabalhos da sessão legislativa e, em seguida, seguiu para o gabinete do parlamentar onde foram levar mensagens de incentivo para o exercício de suas funções como deputado estadual.

Apoio

Paulinho agradeceu o apoio de todos que se deslocaram para Aracaju e até para os amigos e lideranças espalhadas por todo Estado que manifestaram apoio por telefone ou até das redes sociais. O parlamentar estava acompanhado de vários familiares, dentre eles o pai e prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM); a mãe Martha Hagenbeck; e o tio Carlos Hagenbeck, o “Empadinha”.

Capitão Samuel

A campanha educativa, também, na avaliação do deputado estadual Capitão Samuel (PSL), minimiza o trabalho da polícia e acaba com o sofrimento de milhares de famílias que não sabem o que fazer com seus jovens perdidos no mundo da criminalidade. “Volto a bater na tecla que a questão das drogas não se resolve com as polícias. Resolve-se conscientizando o adolescente das consequências nocivas que elas provocam. Do rastro de destruição que marca toda vida da família”, pontuou.

Maria Mendonça I

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) participou da coletiva de imprensa de apresentação do plano de segurança elaborado para a 52º edição da Festa dos Caminhoneiros, que acontece em Itabaiana a partir da próxima semana e vai até o dia 13 de junho. O Major Sidney, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Itabaiana, informou que cerca de 150 policiais atuarão durante os dias da festa, sem comprometer o policiamento ostensivo no município.

Maria Mendonça II

“A estrutura de segurança foi muito bem montada pela Polícia. Várias unidades especializadas da Polícia Militar, a exemplo do Grupamento Tático Aéreo (GTA) vão somar forças para garantir a tranquilidade dos participantes da Festa, que é patrimônio cultural imaterial de Sergipe e que já faz parte do calendário oficial de eventos do nosso Estado”, disse Maria Mendonça.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também