Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

PESQUISA, BADERNA E TEMER

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Ontem à noite foi publicado resultado de uma pesquisa que avalia quem ganha o pleito em Sergipe nas eleições de 2018. É de responsabilidade do Instituto Paraná e contratada pela TV-Atalaia, emissora que mais penetra nas questões estaduais. Não se questiona a metodologia da pesquisa. Acredita-se que ocorreu dentro dos padrões científicos. E não dá para detectar vícios, mesmo que a oposição eleja dois senadores e o governador.

Tudo bem. Mas a 18 meses do pleito e o País em turbulência, é difícil prevê o que pode acontecer exatamente em outubro de 2018, imagina quem seja eleito. Ainda não há candidato definido e nem mobilização da sociedade voltada para uma eleição que pode até não acontecer. Está tudo certo, cria um fato, mas não avança nas discussões sobre um disputa que ainda expõe muitas dúvidas em relação a candidatos de dos dois lados.

Entenda-se, as eleições estaduais de 2018 ainda são uma incógnita com números antecipados…

Só para mudar de assunto e viajar ao epicentro da explosiva Brasília, uma capital à beira do colapso enfrentando atos de vandalismos generalizados. Não se mantém a democracia com arruaças, quebra-quebra e outros tipos de atos que causem prejuízos aos bens públicos. Não se sabe ainda porque as lideranças desses grupos aconselham a baderna e o tumulto em suas reivindicações.

A sociedade não aprova isso e naturalmente fica amedrontada e contra. Quando manifestantes vão às ruas o povo treme, embora os líderes tentem falar em nome dele. Há necessidade de se organizar protestos sérios e que produzam retorno e apoio da sociedade a seu favor. O vandalismo convoca as forças de segurança para o confronto. Talvez sejam isso que desejem para chamar a atenção deles mesmo. Nesse enfrentamento, o povo não torce por baderneiros;

Enquanto isso, o Michel Temer se mantém na retaguarda e sem nenhum sinal de apoio. Resta-lhe a renúncia, o que lhe seria mais honroso… E digno.

MEDIDAS PARA ENQUADRAR

Thiago Reis diz que foi afastado ontem da FHS, após ser notificado que o secretário da Saúde, Almeida Lima, determinou adoção de medidas para “me enquadrar”.

Thiago atua com influência nas redes sociais.

A MEDIDA NÃO LHE INTIMIDA

Thiago explica que é servidor da Secretaria da Saúde e não do secretário Almeida Lima, “portanto trabalho em qualquer unidade. Essa medida não me intimida”.

Ele foi transferido do Hospital de Propriá para o de Socorro.

VALADARES E A POSIÇÃO DO PSB

O deputado federal Valadares Filho (PSB) disse ontem que o seu partido está fora do Governo e explica a decisão do ministro da Energia e Aviação, Fernando Bezerra.

– O ministro ficará por mais alguns dias e acompanhará a decisão do partido.

NÃO HÁ MAIS CONDIÇÕES

Valadares disse que não há mais clima para Michel Temer permanecer no Governo e isso é dito até por seus aliados mais próximos.

Pode acontecer por renúncia ou no processo sobre a chapa Dilma/Temer.

ANDRÉ VÊ BASE COESA

Já o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), diz que a base está coesa e que a possibilidade de Temer sair do Governo não existe.

Segundo André, os sinais de recuperação da economia são bons para o Brasil.

PSB SAIU, MAS EM PARTE

André Moura informou ainda que o PSB decidiu deixar o Governo, mas 14 deputados da legenda vão continuar na base aliada.

O objetivo agora é trabalhar para recompor toda estrutura de apoio.

TEMER REAFIRMA QUE FICA

Um pouco antes de os protestos começarem, Michel Temer reafirmou a senadores do PMDB que fica na Presidência até fim do mandato.

Está difícil. Muito difícil para o presidente.

CARAVANA DE ARACAJU

A manifestante Isadora, que integrava a caravana de Aracaju, levou pedrada na cabeça e ficou sem o celular e sem contato com o grupo com o qual veio.

Isadora foi atendida no local em que foi agredida.

ALBANO EM REUNIÃO DA CNI

O empresário Albano Franco participou de reunião da Diretoria da CNI e disse que os empresários defendem permanência de Temer em razão da equipe econômica.

Através dela, a economia começou a reagir e provocar otimismo.

DEIXA AS BAIONETAS CALADAS

Muito triste. Triste mesmo, ouvir profissionais da comunicação de Aracaju pedir no ar intervenção militar. A democracia ainda é o regime que deixa o profissional falar.

Quem já viveu em regime de repressão não tem coragem de sugerir isso.

CARLOS BRITTO É BEM CITADO

O ministro Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF, acha que na hipótese da saída de Temer o presidente substituto deve ser um político e não algum membro do Judiciário.

Sabe que é difícil, mas “tem-se que fazer filtragem para chegar ao melhor nome”

SITUAÇÃO É INSUSTENTÁVEL

A maioria dos políticos de Sergipe, mesmo aliados ao Governo Temer, já acha que a saída do presidente é fato consumado. Questão de dias, apenas.

A única dúvida é a forma como ele deixará o mandato.

A SAÍDA MENOS TRAUMÁTICA

Para Cicinato Jr, presidente regional do PSDC, a saída menos traumática para Temer seria via TSE, com a cassação da chapa Dilma/Temer.

Acha difícil o Temer renunciar e o impeachment muito traumático.

O QUE FALAM NA CÂMARA

Segundo Heleno Silva (PRB) o comentário ontem em Brasília é de que Temer vai resolver sair através de uma motivação honrosa.

Em Brasília também há muita preocupação com a eleição indireta.

UM DOS NOMES COTADOS

Heleno disse ainda que os parlamentares pretendem eleger um político para suceder a Temer e não fala em saída através de alguém do judiciário.

O nome mais cotado é o do senador Tasso Jereissati, disse.

INVESTIGAÇÃO VAI CONTINUAR

O deputado André Moura acha que as investigações têm que prosseguir, para “passar o Brasil” a limpo, mas nada que interrompa o andamento da administração.

André diz que o País avançou no atual período.

CLIMA É DE ESCOLHA DO NOVO

Fábio Mitidieri confirmou que o clima é de escolha de um novo nome. “A impressão é que o Governo vive seus últimos dias, enquanto se articula uma alternativa”

– Mas como em política tudo é possível, vamos aguardar.

Nota

Tenta impedir depoimento – Do blog do Josias: A Polícia Federal procurou a defesa de Michel Temer. Pediu agendamento de data para que o presidente preste depoimento como investigado. Inconformada, a defesa de Temer encaminhou ofício ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Tenta impedir o interrogatório.

0x0

Bilhões em recursos públicos – A resistência do MPF em fechar com a JBS uma cifra inferior aos 11 bilhões de reais, no acordo de leniência, se justifica com um cálculo dos procuradores. O Antagonista apurou que o grupo de Joesley e Wesley Batista, segundo o MPF, obteve um total de 45  bilhões em recursos públicos.

0x0

Pedido de extradição de Joesley – O deputado José Carlos Aleluia (DEM) entrou ontem com um requerimento no Itamaraty, no Ministério da Justiça e no Ministério Público para que seja apresentado um pedido formal de extradição de Joesley Batista, em razão dos crimes não descritos na delação da JBS.

0x0

Entre os mais impopulares – A “Time” divulgou análise com cinco líderes mundiais com a popularidade mais baixa do que o presidente do EUA, Donald Trump, ligado a um escândalo envolvendo a interferência da Rússia em assuntos internos. Entre eles aparecem o presidente Michel Temer e o venezuelano Nicolás Maduro.

0x0

Fracasso moral e econômico – O senador José Medeiros (PSD) afirmou que o PT e seus aliados são responsáveis pelo vandalismo durante ato público na Esplanada dos Ministérios. Ele associou a violência dos manifestantes às forças políticas que, segundo ele, levaram o país ao “buraco” e se mostraram um fracasso moral e econômico.

0x0

Garantias do sigilo da fonte – Nota assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia diz que sigilo da fonte dos jornalistas está em igual patamar ao sigilo entre advogados e clientes, fundamental para a preservação das garantias das prerrogativas profissionais e do Estado Democrático de Direito.

Caminhando

Ocupar Brasília – Cezar Britto fez ontem uma sustentação oral  no TJ do Maranhão. “O dever profissional me afastou do meu desejo cidadão de estar ocupando Brasília”.

Com Violência – Brasília teve uma tarde de muita correria e violência de ambas as partes. Esse tipo de manifestação pode tirar Temer, mas constrói uma ditadura.

Prende celulares – Além da violência, PM de Brasília apreende celulares dos manifestantes para identificar quem está no ato contra o Temer.

Tropas federais – Tropas federais foram chamadas para deter a baderna em Brasília porque a Polícia Militar reconheceu que não dava conta.

Sigilo da Fonte – Vera Magalhães indignada com atentado a princípio fundamental do jornalismo: direito ao sigilo da fonte. Admira-me jornalistas serem veículo pra isso.

Gritos na Câmara – Oposição invade mesa na Câmara Federal e pede ‘fora Temer’; governistas respondem com ‘Lula na cadeia’. Uma beleza esse País.

Limpeza pública – Edvaldo Nogueira posta que o Ministério Público e TCE destacam transparência do processo de contratação do serviço de limpeza pública.

Muita água – O tempo continuará chuvoso em Aracaju até o próximo final de semana e há muita água para o interior de Sergipe.

Debate transição – Presidente regional do PPS, Clovis Silveira, informa que Executiva Nacional do seu partido vai debater governo de transição e reformas dia 30.

Leia também