Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SENADOR RELATA LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO HC EM FÓRUM NACIONAL

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) participou na manhã da quinta-feira, 25, em Brasília, da abertura do II Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente. O senador é um dos médicos no parlamento e defende desde o início do seu mandato a implantação do Hospital do Câncer em Sergipe. “No Brasil, o câncer representa a terceira causa de óbito, atrás apenas das doenças cardiovasculares e das causas externas”, informou ao chamar a atenção para o diagnóstico precoce.

Tema recorrente em seus pronunciamentos no Plenário do Senado, Eduardo Amorim afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 os casos de câncer tenham aumentado em torno de 50%, isto é, cerca de 22 milhões de novos casos da doença. “O maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média renda”, disse.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, que está organizando o evento, uma das propostas é a efetividade de políticas e programas, em consonância com o Plano Nacional de Saúde e demais regulamentos, para diminuir o crescimento da incidência do câncer ou aumentar a efetividade do tratamento de milhões de pessoas acometidas pela doença.

“Temos aqui a imprescindibilidade de garantir o direto constitucional da saúde, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos”, relatou Eduardo Amorim. O senador lembrou o momento para reafirmar a sua preocupação com os pacientes com câncer em Sergipe. Segundo ele, o trabalho realizado em seu mandato, na Câmara e Senado, destinou R$ 200 milhões, em emendas para o Hospital do Câncer, este que não saiu do papel.

“Já foram perdidos mais de R$ 147 milhões por falta de comprometimento do governo do Estado com a Saúde”, afirmou o senador. O presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, esteve no evento e recebeu os agradecimentos do parlamentar pelos préstimos aos sergipanos. “Agradeço, em nome dos sergipanos, as ações do Henrique Prata em nosso estado que contará com duas unidades, uma fixa no município de Lagarto e uma móvel em Itabaiana”, relatou o parlamentar.

Foto assessoria

Leia também