Aracaju, 10 de maio de 2024
Search

Ana Lúcia mexeu na “ferida” ao questionar “acordos” de JB!

Em meio à movimentação política já visando às eleições estaduais de 2018, eis que em um pronunciamento acalorado na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana Lúcia (PT), que adotou uma posição independente na Casa, criticou com veemência os acordos políticos firmados pelo governador Jackson Barreto (PMDB) e que acabam inviabilizando os trabalhos da bancada de oposição na Alese. Pelo o que foi colocado pela petista, o governo “incha” sua base aliada em troca de tranquilidade na gestão. A deputada vê muitas contradições ideológicas em acordos firmados pelo chefe do Executivo.

Apesar de entender que a crítica da deputada é momentânea, partindo do principio que os interesses de sua categoria não foram atendidos, há de se reconhecer que Ana Lúcia está sim com a razão e que com sua crítica acabou mexendo em uma “ferida aberta”, que divide a oposição na Assembleia Legislativa e que incomoda a muitos governistas que hoje dividem espaços ou perderam “tamanho” dentro do governo para políticos que eram adversários e estavam em palanques opostos até recentemente. O que Ana Lúcia falou é uma realidade, mas que ninguém teve coragem até agora de questionar.

É evidente que para ser oposição, o político não precisa trabalhar contra o Estado, contra os acertos do governo. Mas uma coisa é defender os interesses da coletividade, do povo, e outra coisa bem diferente é ser omisso, fingir que nada está acontecendo. Ontem Ana Lúcia exemplificou que alguns deputados aliados sequer conseguem uma audiência com o governador Jackson Barreto, enquanto que eleitos pela oposição têm todo o prestigio, com indicações e espaços dentro do governo. Tem “aliado” já fazendo “corpo mole” ou disposto a trilhar com a oposição.

Em síntese, o ano eleitoral está se aproximando e todo mundo, inclusive Ana Lúcia (que vai apoiar Iran Barbosa para deputado estadual), está querendo se fortalecer, buscar o melhor espaço para entrar no embate bastante competitivo. Essa movimentação faz parte do jogo político. Agora é deveras preocupante para nós, sergipanos, criarmos alguma expectativa de um governo “inchado”, abarrotado de aliados e amigos do Poder, e que agora também absorve uma gama da oposição em troca de silêncio. É uma conta que não fecha nunca! O risco é que, em 2018, o povo vai cobrar a fatura…

 Veja essa!

Depois da pesquisa divulgada essa semana para o Governo e o Senado em 2018, encomendada pela TV Atalaia ao Instituto Paraná, tem muita gente em Sergipe fazendo a leitura que o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) não deve ser o candidato do bloco no próximo ano.

E essa!

Alguns aliados chegam até a defender uma aproximação do deputado federal André Moura (PSC), diante do seu prestígio como líder do governo no Congresso Nacional, para manter o comando do Estado. É evidente que nada é impossível na política, mas hoje André está fechado com o Grupo Amorim e o bloco de oposição em Sergipe.

Avaliação

Não é a primeira vez e nem será a última que este colunista vai exaltar que nada acontecerá sem o aval de Belivaldo Chagas em 2018. A menos que o governador Jackson Barreto, com grandes chances de se eleger senador, desista mesmo da vida pública. Se JB sair e tentar o Senado, o governo fica com Belivaldo, que certamente vai querer “dar as cartas” no processo eleitoral.

Gesto

Tem aliado que, por sua vez, aposta todas as fichas que, mesmo com uma candidatura de Jackson Barreto para Senado, Belivaldo manterá os compromissos e será capaz de fazer um “gesto” pelo agrupamento, permitindo que outro nome mais competitivo seja indicado. Para este colunista, isso não será um “gesto”, mas um “sacrifício”…

Valadares

Em meio a tantas delações premiadas, grampos e revelações, eis que o senador Valadares (PSB), odiado por alguns e criticado por muitos, não aparece em nada e, por enquanto, não tem nenhum mácula enquanto congressista que macule sua imagem. Talvez, já por isso, esteja disparado nas pesquisas para governador de Sergipe.

Eduardo Amorim

O senador sergipano aparece bem nas pesquisas, mas a leitura é que perdeu o perfil de liderança da oposição para Valadares. Seu estilo de fazer política cria algumas dificuldades. Aparece bem para o governo, mas tudo se encaminha para buscar a reeleição no Senado. Demorou muito para digerir o resultado de 2014 e apenas assistiu o grupo que construiu se dividir. Perdeu espaço…

Valadares Filho

O deputado federal foi muito criticado porque, quando derrotado por João Alves Filho (DEM) em 2012, focou no Congresso Nacional e se ausentou de Aracaju. Junto com os inúmeros problemas da gestão anterior, sua ausência acabou ajudando o retorno de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Se tem projeto para a capital não pode ficar distante novamente…

Eleições 2018

Com a tendência de se acabar com as coligações partidárias para 2018, propensos candidatos como Zezinho Sobral e Alexandre Figueiredo (ambos do PMDB) devem desistir. A mudança é benéfica para os detentores de mandato: Luciano Bispo, Goretti Reis e Zezinho Guimarães.

Lixo

Do ex-secretário Luciano Paz nas redes sociais: “sem fiscalização, entulhos são jogados nas ruas de Aracaju gerando milhões de reais em prejuízos com coleta. A quem interessa essa situação?”, questiona. Basta verificar quem venceu o contrato emergencial para a coleta de entulhos…

Exclusiva!

Nos últimos anos a população sergipana despertou para o cenário político e empresarial com várias denúncias inseridas no meio. Hoje os escândalos cresceram e chegaram ao Congresso Nacional, à presidência e procuradoria da República e até ao STF. Mas em Sergipe hoje o “cheirinho” que se sente é apenas de pizza…

PSDB
Nesta sexta-feira (26) será exibida uma nova inserção do PSDB Sergipe no horário nobre da TV. O presidente estadual do partido, senador Eduardo Amorim, destaca o compromisso do PSDB em trazer mais Saúde para os sergipanos. O senador pontua algumas das diversas emendas já destinadas para o Hospital do Câncer e outras unidades do estado, a exemplo do Hospital Universitário. O parlamentar também fala da chegada de uma clínica do Hospital de Barretos em Sergipe, que beneficiará mais de 500 mil mulheres.

Gestões tucanas 

Já em outra inserção da sigla, que também vai ao ar no horário nobre da TV nesta sexta-feira (26), o prefeito Painho (PSDB) destaca o fortalecimento da Saúde no município de Feira Nova graças à administração tucana. Painho também fala como o partido pretende fazer o mesmo em todo o Estado. Já o prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral (PSDB), ressalta o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do PSDB no município e convida os sergipanos a ingressar no partido.

Rede

A bancada da REDE na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), representada pelos vereadores Kitty Lima e Américo de Deus, protocolou uma Resolução que visa permitir o uso do aplicativo ‘Mudamos’ para facilitar a proposição de projetos de iniciativa popular e o recolhimento de assinatura para as proposituras de interesse dos aracajuanos. De acordo com a vereadora Kitty Lima, o objetivo desse aplicativo é estreitar ainda mais a relação da população com os vereadores e ouvir dela seus anseios.

Elber Batalha I

O vereador Elber Batalha utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para levar nomes e cargos de pessoas nomeadas na Prefeitura Municipal de Aracaju que possuem grau de parentesco com o prefeito Edvaldo Nogueira, que comete o crime de nepotismo, previsto em lei. O líder da oposição na Câmara de Vereadores utilizou a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, para reforçar seus argumentos.

Elber Batalha II

Elber mostrou trechos do Diário Oficial do Município onde parentes (esposa e irmã) do secretário da Fazenda de Aracaju têm cargos gratificados na prefeitura municipal. O parlamentar também levou o diário onde a nora e a ex-esposa do prefeito Edvaldo Nogueira também estão nomeadas na prefeitura. “Parece que Edvaldo tornou um compêndio em utilizar todas as espécies que caracterizam o nepotismo previsto na Súmula”.

Cabide de emprego

“A Prefeitura de Aracaju virou cabide de emprego familiar. Enquanto ao servidor é negado o reajuste anual, o pagamento das horas extras trabalhadas, ter recebido o salário de dezembro de forma digna na sua conta, a família de Edvaldo Nogueira está agraciada. Repito: minha crítica não é às pessoas, mas, ao gesto de improbidade do prefeito que terá nosso repúdio claro. Contratamos uma assessoria jurídica que está analisando todos os casos e vamos fazer um relatório para dar entrada no Ministério Público próxima semana”, anunciou o líder da oposição.

Valadares Filho I

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) aprovou requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB), que propõe a realização de audiência pública para debater o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que foi criado para fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Valadares Filho II

Valadares Filho destacou que o Brasil vem atravessando uma das mais sérias crises hídricas de sua história. “Água é vida. Devemos priorizar a discussão desse tema e buscar formas criativas para solucionar o problema de falta de água no Brasil”. Embora o Nordeste continue sendo a região mais atingida pela falta de água, esse problema tem deixado de ser só do Nordeste e, nos últimos anos, vem atingindo todas as regiões brasileiras.

Gerenciamento

Para o presidente da CINDRA, é preciso melhorar o gerenciamento do uso da água no Brasil. “Estamos falando de um país que possui grandes bacias hidrográficas, o que falta é gerenciar a utilização dessa água. É preciso saber usar para não faltar”. Valadares Filho argumentou que a Comissão de Integração Nacional não pode deixar de trazer esse assunto para pauta e promover um amplo debate com os principais atores envolvidos na elaboração e condução do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Fábio Mitidieri

Do deputado federal nas redes sociais sobre a pesquisa da TV Atalaia: “Pesquisa Inst. Paraná aponta que população aprova a gestão de Edvaldo Nogueira. Aí oposição vai p/ rádio e tudo que ouço é BUÁ, BUÁ, BUÁ. Se a oposição chorar mais, Aracaju alaga novamente e meu prefeito Edvaldo Nogueira vai ter que usar galocha novamente”.

Equívoco

A coluna vê como equivocado o posicionamento de Fábio Mitidieri partido do princípio que Aracaju ficou alagada essa semana, por conta das fortes chuvas, e o parlamentar, muito bem votado na capital, sequer visitou as comunidades mais carentes para levar apoio e o mínimo de solidariedade. Fazer política com a falta de dignidade dos mais pobres não soa bem para um pré-candidato ao Senado…

Esqueceu JB

E partido para o discurso político de Fábio Mitidieri, que festeja o resultado da gestão de Edvaldo Nogueira, parece que ele anda mesmo contrariado com o governador Jackson Barreto. Com uma rejeição de quase 60% por parte dos sergipanos, parece que o deputado federal esqueceu-se de comentar nas redes sociais. Nesse caso o choro não é da oposição, mas do aliado…

Edvaldo Nogueira

Para o prefeito, o resultado da pesquisa é a comprovação de que, apesar das dificuldades encontradas, a sua gestão tem atendido as expectativas da população. “Recebo o resultado da pesquisa com alegria. É a prova da confiança do povo no nosso trabalho. Além disso, aumenta a nossa responsabilidade. Mas eu reafirmo que iremos corresponder com as expectativas da sociedade. É para isso que fomos eleitos”, afirmou.

Marinha

Atendendo a um requerimento dos deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB) e Venâncio Fonseca (PP), o Capitão dos Portos de Sergipe, João Batista Barbosa, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, para fazer uma exposição sobre os segredos guardados na última fronteira do Brasil: o mar. O território submarino brasileiro é chamado de “Amazônia Azul” por conta da vasta área no fundo do mar, com dimensões comparáveis à floresta amazônica. Estavam compondo a Mesa o comandante da Aeronáutica em Sergipe, Diego Teixeira, e o Coronel Roberval leão, representante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

Capitão dos Portos

Ao fazer sua exposição, o Capitão dos Portos foi extremamente didático quanto às funções desempenhadas pela Marinha do Brasil e destacou que boa parte dos brasileiros desconhece seu trabalho. “Nosso trabalho está além do horizonte e as pessoas não veem. Ficamos longe da população. O Exército e a Polícia Federal também trabalham muito e é mais fácil de eles serem vistos e reconhecidos pelo povo. Foi graças ao mar que, lá atrás, o Reino Unido conquistou várias terras”.

Venâncio Fonseca I

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para questionar a manifestação e lamentar os supostos incidentes registrados na sede do Diretório Estadual do PSC em Sergipe. Ele cobrou respeito por parte da colega de parlamento, a também deputada Ana Lúcia (PT), que comandava os movimentos sociais e as centrais sindicais no ato dessa quarta-feira (24).

Venâncio Fonseca II

Ao fazer seu pronunciamento, Venâncio pontuou que estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da história brasileira, onde o País enfrenta uma grave crise econômica, ética, moral e política. “A gente vê o retrato do Brasil hoje pelas imagens que a imprensa está mostrando em Brasília, naquilo que a TV Senado está transmitindo em uma Comissão ou do que assistimos no plenário da Câmara Federal”.

Protesto com responsabilidade

Venâncio disse que os brasileiros estão vendo isso no dia a dia e que ninguém, em sã consciência, é contra as manifestações. “Nós que fazemos política, sabemos que uma das coisas mais importantes que existem são as divergências e o contraditório. Mas desde que seja com responsabilidade e de uma maneira respeitosa. Jamais com atos daquela natureza onde nós vimos uma sergipana que se deslocou para Brasília (DF) e findou recebendo uma pedrada, ficando desolada”.

Tem que respeitar

“Botar fogo em Ministérios? Isso não existe! É uma falta de respeito, isso não é democracia! Protesto é uma coisa, baderna é totalmente diferente! Sou um admirador da deputada Ana Lúcia e não é de agora. Tivemos vários embates aqui, ela é uma mulher aguerrida, firme e batalhadora. Que defende e lidera sua classe, que tem todo direito de protestar, mas respeitando também a sede do partido dos outros”, colocou Venâncio Fonseca.

Imagens comprovam

O deputado reforçou que a sede é casa do partido e que Ana Lúcia não gostaria de ver a sede do PT na mesma situação que ficou a sede do PSC. “Certamente ela viria para a tribuna protestar. O que não se quer para si, não se faz com os outros! As imagens que circulam nas redes sociais comprovam a participação e a liderança da deputada Ana Lúcia na liderança dos movimentos de ontem. As imagens não negam”.

André Moura I

Por fim, Venâncio Fonseca disse que como ex-presidente do PP não poderia deixar de se manifestar. “Com relação ao deputado federal André Moura (PSC), todo mundo é passivo de acertos e erros, todos temos predicados e defeitos, ninguém é melhor do que ninguém, nenhum partido é melhor do que outro e o mesmo valem para os humanos”.

 André Moura II

“André Moura é um parlamentar eleito pelo povo sergipano e que vem prestando um grande serviço ao Estado, ocupando um espaço no âmbito nacional que eu não sei qual foi o sergipano que ocupou até hoje. Deve ser reconhecido, independentemente da cor partidária ou posição ideológica. Como tem feito o governador Jackson Barreto (PMDB). Continue protestando, defenda suas bandeiras, mas respeitando a sede do partido dos outros”, finalizou Venâncio Fonseca.

 Sindijor

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe de representação dos Jornalistas e do Jornalismo em Sergipe, repudia o comportamento desrespeitoso do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para com o repórter Edicarlos Queiroz, funcionário da Rede Ilha de Comunicação, e demais profissionais do Jornalismo.

Constrangimento

Durante entrevista coletiva à imprensa, ao questionar o prefeito sobre as ações de infraestrutura da cidade e a revogação do IPTU, uma promessa feita pelo prefeito na campanha eleitoral, Edvaldo constrangeu o profissional do Jornalismo ao perguntar de forma arrogante quem era ele e em qual veículo de comunicação trabalha, como se o Departamento de Imprensa da Secretaria Municipal de Comunicação desconhecesse o profissional, que usava o crachá da emissora com a devida identificação.

Deselegante

“Lamentamos o comportamento deselegante do senhor prefeito de Aracaju e, ao mesmo tempo, esperamos que ele, que sempre desfrutou do respeito dos jornalistas sergipanos, restabeleça sua postura ética e respeitosa para com os profissionais do jornalismo, mantendo assim, o perfil de um político defensor da liberdade de imprensa”, coloca a nota do sindicato.

Censura não, Edvaldo!

O Sindicato dos Jornalistas condena qualquer tipo de censura do prefeito de Aracaju. “É importante salientar que todas essas tentativas de calar e impedir a imprensa de fazer seu trabalho é uma forma de censura, pois comprometem o exercício profissional do jornalista e, consequentemente, a livre circulação de informação, que devem ser sempre rechaçadas por todos aqueles que defendem a liberdade de imprensa como um dos pilares de uma sociedade livre e democrática”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também