Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DEBATES EM TORNO DO PÓS-TEMER

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O analista Ruy Fabiano lembra que “as crises institucionais – e o Brasil vive neste momento uma das mais agudas de toda sua história – não costumam estar atreladas à agenda ou muito menos à vontade dos governantes. Têm curso e ritmo próprios. Implacáveis. Desafiá-los não costuma dar certo. O presidente Michel Temer o fez: disse que não renuncia, embora a crise já o tenha renunciado. Ninguém mais raciocina com sua continuidade.

O presidente é um cadáver político, cuja remoção já se providencia – e espera-se que não se prolongue.

Os debates se dão em torno do pós-Temer. Como não quer renunciar, o presidente deverá ser cassado pelo TSE, no próximo dia 6. Não se pode falar em saída honrosa, já que honra é palavra estranha a esse contexto.

Seu legado político é problemático: ninguém, à direita ou à esquerda, faz ideia do que virá. Há mais torcida por essa ou aquela saída – e as hipóteses vão de diretas já a intervenção militar, passando por desobediência civil e Constituinte –, mas não há certeza quanto à viabilidade de nenhuma.

A receita constitucional parece simples: assume o presidente da Câmara e, em 30 dias, convoca eleições indiretas, pelo Congresso. O candidato não precisa ser um parlamentar. Filia-se protocolarmente a um partido, sem necessidade de prazo de carência.

Mas aí começam os problemas. O presidente da Câmara é Rodrigo Maia, investigado pela Lava Jato; o do Senado, o seguinte na linha sucessória, é Eunício Oliveira, investigado pela Lava Jato.

A última da fila – e única palatável – é a presidente do STF, Carmem Lúcia, mas como fazê-la furar a fila? Maia e Eunício têm precedência legal. E mais: quem seria esse nome capaz de fazer convergirem Congresso e sociedade? Que força moral tem o atual Congresso para resolver uma crise que ele mesmo deflagrou?”

A MARCA DA BOA MANIFESTAÇÃO

Manifestações no País só são contabilizadas como fortes, pelos organizadores, quando promovem o quebra-quebra e abrem confronto com a Polícia.

– Esse é o tempero para avaliar a importância do movimento.

ESSA MEDIDA É DOS DOIS LADOS

A provocação através do quebra-quebra não acontece apenas quando o movimento é de esquerda, mas através de partidos da direita.

A Venezuela é apedrejada pela direita, que usa o mesmo estilo.

A CULPA TAMBÉM É DA JUSTIÇA

Um ilustre desembargador por Sergipe disse (em off) que a culpa do que está acontecendo no País também é da Justiça.

– Várias autoridades e empresários já foram presos. E Lula? – perguntou.

PROBLEMA SÉRIO EM AQUIDABÃ

O radialista Danilo denuncia que o proprietário de uma funerária em Aquidabã está construindo um prédio utilizando maquinário da Prefeitura.

A denúncia é grave e precisa ser apurada.

PREFEITOS PRECISAM TER CUIDADO

As Prefeituras de cidades do interior precisam ter cuidado com o que fazem, porque a população está vigilante com as ações que beneficiam terceiros.

Nenhum gestor pode mais fingir que é honesto. Tem que ser.

BELIVALDO ACHA QUE FOI BEM

O vice-governador Belivaldo Chagas acha que se saiu bem na pesquisa do Instituto Paraná, porque mesmo sem ser candidato somou 13,6 das intenções de votos.

– Eduardo Amorim, que é candidato há anos, obteve apenas 40%.

PEDIATRIA DO HUSE FECHA

A informação é de um diretor do Huse (em off): a pediatria do hospital fechou as portas e só atende casos de urgência na classificação de risco.

Agora, quem vai para o Huse volta da porta.

UM CAOS NA ÁREA DA PEDIATRIA

A mesma fonte revela que todos os internados na Maternidade Santa Isabel, que também fechou, foram transferidos para o Huse.

– Não há vaga e tem criança já no teto, exagerou.

CONVIDADO A DISPUTAR ELEIÇÕES

O advogado Emmanuel Cacho foi convidado para disputar o Governo do Estado ou Senado por Sergipe, pelo “Podemos”, ex-PTN.

O partido já conta com os senadores Álvaro Dias e Romário.

FAZ CRÍTICA À POSIÇÃO DA OAB

Cacho faz críticas a OAB. Diz que “nós da Ordem vivemos reclamando de açodamentos judiciais e que Sérgio Moro não dá oportunidade ao direito amplo de defesa”.

– Mas na hora de pedir o impeachment de Temer não procurou ouvi-lo, disse.

SAIU EM FAVOR DE DILMA

Cacho lembrou que a OAB de Sergipe saiu em defesa da ex-presidente Dilma Rousseff o que “é uma incoerência neste momento grave da política nacional”.

– A OAB não ouviu a ninguém e comete uma incoerência…

COMENTAM DECISÃO DO TSE

Segundo o deputado federal Valadares Filho (PSB) os comentários em Brasília é o julgamento da anulação da chapa Dilma/Temer pelo TSE.

O placar está 4-2 pela anulação, mas pode haver pedido de vistas.

ANDRÉ DIZ QUE ESTÁ INDO BEM

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), admite que a manifestação de quarta-feira com vandalismo exagerado terminou sendo positiva para a situação.

A base se insurgiu contra a oposição e aprovou projetos do Governo.

“É ISSO QUE NÓS QUEREMOS?”

Segundo André Moura a manifestação, com enfrentamento e quebra-quebra, acordou setores da base que terminaram se perguntando: “é isso que nós queremos?”

O vandalismo foi rejeitado pela sociedade.

MANTÉM RITMO DE TRABALHO

André Moura disse que o presidente Temer mantém o seu ritmo de trabalho e despacha normalmente do Planalto com auxiliares e lideranças políticas.

Admite que a preocupação é com a questão do TSE.

MACHADO AGUARDA SOLUÇÃO

O ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) diz que o momento merece reflexão, mas mantém a possibilidade de disputar as eleições de 2018 e retornar à Câmara Federal.

Ainda depende do partido e das novas regras no processo eleitoral.

LUIS E A ‘ITABAIANIZAÇÃO’

O jornalista Luis Eduardo Costa foi homenageado ontem pela Câmara Municipal de Itabaiana, depois de escrever artigo sobre “A Itabaianização de Sergipe”.

Luis se referiu ao empreendedorismo dos itabaianenses.

FORROCAJU FICA DIFÍCIL

Há anos que Sergipe deixou de ser “O País do Forró”, como cantava Rogério. E agora perde a tradição do Forrocaju. Este ano não será possível fazer a festa.

A Prefeitura não tem recursos para isso e a iniciativa privada fica distante.

Notas

Consternação e choque – Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, diz que o clima no Planalto e no comando da força armada é de “consternação, choque e preocupação”. O general vê ” incerteza e insegurança” em relação ao Governo Temer, mas afirmou que militares vão atuar para manter democracia e seguir Constituição
0x0

Moro absolve Claudia – O juiz Sérgio Moro absolveu Cláudia Cruz, esposa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da acusação de lavagem de dinheiro e da evasão fraudulenta de divisas. De acordo com o juiz federal, não houve provas para condenar a esposa de Cunha na operação Lava Jato.

0x0

Prejuízos do quebra-quebra – A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou, com urgência, um levantamento dos prejuízos a órgãos públicos após quebra-quebra na manifestação de quarta-feira em Brasília. A medida tem o objetivo de embasar ações judiciais para reparação de danos ao patrimônio público.

0x0

OAB quer Temer inabilitado – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde ontem à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos. A Presidência da República não quis comentar o assunto.

0x0

PT avalia agir no indireto – A Folha publicou que “Apesar de se pronunciar em público em favor das eleições diretas, o PT já avalia como agir no pleito indireto que a Constituição determina caso Temer perca o cargo. Segundo a Folha apurou, o ex-presidente Lula autorizou o partido a negociar o apoio ao processo indireto”.

0x0

Renan pode perder liderança – Quarta-feira, no início da noite, 14 senadores do PMDB se reuniram. Romero Jucá ‘falou grosso’ com Renan Calheiros, repetindo o que havia dito a ele momentos antes no plenário: que o colega tem o direito de agir como quiser politicamente, mas não como líder da bancada.

Conversando

Novas direções – Acontece nesta sexta-feira a posse das novas direções do PT em Sergipe. Será as 17 horas na Assembleia Legislativa.

Presenças na posse – Estarão na posse o Presidente Nacional do PT, Rui Falcão, e o Líder do Partido na Câmara Federal, deputado Carlos Zarattini!

Atentado à sede do PT – A deputada estadual Ana Lúcia (PT) aproveita para denunciar mais um atentado: PT do Paraná é alvo de tentativa de incêndio.

Serenidade e calma – Presidente do STF ministra Cármen Lúcia, diz, em audiência a senadores de partidos de oposição, que hora é de serenidade e calma.

Falam muito pouco – Em Sergipe os políticos falam pouco sobre a crise política que se alastra no País e também silenciam em relação às próximas eleições.

Paraná com Record – O Instituto de Pesquisas Paraná fará pesquisas em todo o Brasil para a Rede Record de Televisão. Em Sergipe a primeira pesquisa saiu quarta-feira.

Comida à mesa – O povo que passa fome nas periferias e zonas rurais de cidade do interior quer comida na mesa. Não importa de que tendência seja o presidente.

Clima radicaliza – O clima entre partidos está se radicalizando e as militâncias estão apedrejando e até queimando sedes de legendas da esquerda e direita.

Certo delírio – Sente-se que há certo delírio de que promove manifestações com o quebra-quebra. Infelizmente o vandalismo passou a avaliar a força do movimento.

Leia também