Aracaju, 28 de março de 2024

TENSÃO SOBRE O DIA D

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Brasil vive uma falsa calmaria. Os falatórios continuam circulando forte nas redes sociais sobre a crise no Planalto, que se estende pelo País. Parece um seriado de horror. A cada dia uma agonia. O 06 de junho passou a ser o “Dia D”. A data será decisiva para o presidente Michel Temer (?), do PMDB. Também para a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O TSE, nesta data, julga a anulação da chapa Temer/Dilma e o resultado desse julgamento pode afastar Michel da Presidência, tirando-lhe a resistência da renúncia.

Dilma, que foi retirada do Planalto via impeachment, perderá os seus direitos políticos mantidos através de uma jogada da Mesa do Senado no dia do seu afastamento, que os manteve mesmo ferindo a constituição. Coisas de entendimentos políticos sujos…

Desde ontem que há uma movimentação excedente nas redes sociais e uma grande pressão nos e-mails dos ministros e do próprio TSE. O povo se manifesta claramente e a imensa maioria é favorável à anulação. Parte significante sugere eleições diretas já, mesmo que isso não seja o ideal para esse momento difícil. Temer se mostra tranquilo, mas sabe que a sua situação é difícil. Nenhum presidente dorme sem tranquilizantes carregando nas costas acusações contundentes de corrupção.

A sua saída parece iminente, mas seria mais honroso uma renúncia, mesmo que Temer continue a responde a processo comum, o que não daria em nada, assim como até o momento não deu contra Lula da Silva.

Ontem, o presidente em trânsito Michel Temer levou mais uma porrada: a saída da presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques. Alegando questões pessoais, foi mais uma que abandonou o barco fétido. Silvia incomodou empresários acostumados a mamar nas tetas do banco e também do corporativismo criminoso que demonstra ter tomado conta da área técnica do BNDES..

JB NÃO PODE IR À POSSE DE ROGÉRIO

Jackson Barreto (PMDB) ligou ontem para Rogério Carvalho (PT) desculpando-se por não poder participar da solenidade de sua posse no Diretório Regional.

O governador já havia assumido compromissos anteriores e não podia faltar.

RUY FALCÃO VAI ATÉ JACKSON

Ao ser informado disso, o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, disse que não poderia vir a Aracaju sem conversar com o governador Jackson Barreto,

Assim, Jackson recepcionou Ruy Falcão em sua residência.

EVENTO FOI BEM PRESTIGIADO

Posse de Rogério Carvalho, reeleito presidente regional do PT, foi prestigiada pelo presidente nacional, Ruy Falcão e demais lideranças do partido.

Também estavam lideranças da base aliada.

UMA POSSE BEM ECLÉTICA

A posse de Rogério foi politicamente eclética. Estavam lá Fábio Mitidieri (PSD), Fábio Henrique (PDT) e presidente da Assembléia Luciano Bispo (PMDB).

Também esteve o deputado Jairo de Glória (PRB).

PDT RESSALTA BOA RELAÇÃO COM PT

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, ressaltou a boa relação entre seu partido e o PT: PDT tem relação histórica, pragmática e profunda com o PT”, disse.

Anunciou que o PDT já fechou questão em apoio às eleições diretas e Fora Temer.

EDVALDO E DECISÃO DO FORROCAJU

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), diz que até dia 05 de junho decide a realização do Forrocaju. Confirma que a Prefeitura não tem recursos para promovê-lo.

Ainda tenta verba federal ou reação da iniciativa privada.

AS PESQUISAS ANIMAM O PREFEITO

Edvaldo Nogueira se declara otimista com resultado das pesquisas do Instituto Paraná, que lhe deu quase 59% de aceitação da sua administração pelos aracajuanos.

– Isso deixa os adversários fora de controle, disse.

ADELSON E VOTO NA PREVIDÊNCIA

Deputado Adelson Barreto (PR) reuniu-se com o presidente da Legenda, Valdemar Costa Neto e depois com a bancada. Ouviu que o partido se mantém com Temer.

Adelson deixou claro que não votará na reforma da Previdência.

SUGESTÃO PARA PENSAR MAIS

O partido disse que a votação seria em junho e pediu para Adelson Barreto repensar e dar a palavra depois. Mas ele avisou que não volta atrás em sua decisão.

Sobre a reforma da previdência o voto será contra.

ELEITOR DECLARADO DE BOLSONARO

O vereador de Cumbe Degivaldo Santos foi à tribuna para declarar que Jair Bolsonaro é o seu candidato a presidente da República.

Degivaldo esspera o registro do Partido Militar do Brasil (PMB) para filiar-se nele.

ESCLARECE QUE É CONTRA DITADURA

Degivaldo diz contra a ditadura. Esclareceu que não aceita as forças como esse “maxixão”. Temer convocou o Exército para bater no povo em Brasília

Ele concorda com João Fontes quando diz que “esse País virou um puteiro”.

PESQUISA NÃO CALHOU BEM

Pesquisa do Instituto Paraná, publicada pela TV-Atalaia para Governo do Estado, não influenciou em nada pela distância das eleições e inexistência de candidatos.

Nem mesmo quem se saiu bem ficou animado.

NOVAS MUDANÇAS NA SAÚDE

Circula a informação, de bastidores, que haverá mudanças na Secretaria da Saúde, pela prática de exageros que começam a refletir politicamente no Governo.

Quem for bom que se segure.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O deputado Luciano Pimentel (PSB) está em São Paulo, onde participa de congresso sobre energia solar fotovoltaica, cujo projeto já existe para instalação em Sergipe.

Luciano diz que esse tipo de energia domina o mundo e “nisso estamos atrasados”.

Queixas sobre a Barra

Um morador da Barra dos Coqueiros envia wahtsapp para reclamar da situação política do município: “o prefeito faz o que bem entende. Não existe oposição na Câmara”.

– Isso não é bom para o município…

AGORA É A VEZ DA MAÇONARIA

Os maçons agora querem a saída de Temer – até aí tudo bem – e eleições diretas e gerais, como se isso fosse fácil para um país em decomposição moral.

O momento exige mais cautela…

EDUARDO VOTA CONTRA REFORMAS

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que o seu partido só vai adotar uma posição definitiva depois da votação do TSE, dia 06 de junho.

Mantém a posição de votar contra as reformas trabalhista e previdenciária.

A DECISÃO DO TSE SOBRE TEMER

O País está de olho na votação da anulação da chapa Temer/Dilma marcada para 06 de junho. A maioria acha que quem vai decidir a saída de Temer é o TSE.

Se a chapa não for anulada, corre o risco de Temer permanecer.

Notas

Nome de Rogério na majoritária – O presidente eleito do PT em Aracaju, Jefferson Lima, afirmou que o recado deste ato é que a militância petista quer Rogério Carvalho na chapa majoritária em 2018”. Luciano Bispo (PMDB) falou em nome do governador: “se deixarem Lula ser candidato, não terá nem disputa. Ele vence a eleição de costas”.

0x0

Edvaldo envia representante – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), não pode comparecer à solenidade de posse de Rogério Carvalho (PT), que se mantém presidente regional do partido. Esteve em expediente na Prefeitura até às 21 horas. Edvaldo pediu a Silvio Santos que o representasse, justificando sua ausência.

0x0

Ruy quer que Marcio continue – “O presidente nacional do PT, Ruy Falcão, defende que Marcio Macedo continue na Direção Nacional no partido, assumindo o cargo que quiser: “com Marcio na Secretaria das Finanças, tive tranqüilidade, ganhei um amigo e um conselheiro político. Marcio tem pretensões de retornar a Câmara em 2018.

0x0

Maçons põem a cara no jogo – O documento assinado pelos “Maçons Progressistas do Brasil-MPB” exige “a imediata renúncia do Sr Michel Temer e a convocação de eleições diretas e gerais para que o povo opine sobre os rumos que o país deve tomar”. Acha que Temer não tem mais patrimônio moral para governar o País.

0x0

BNDES perde Maria Sílvia – Em menos de um ano à frente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques foi “bombardeada” por críticas decorrentes da alteração nas diretrizes de concessão de crédito do banco. Segundo seus críticos, o BNDES “trancou o cofre do caixa”, represando repasses aos projetos a empresas ligadas a Lava Jato.
0x0

Sai por desagradar empresários – Segundo revela O Antagonista, a ex-presidente do BNDES, Maria Silvia, caiu por tentar colocar ordem no pardieiro. Ela se tornou inimiga dos empresários acostumados a mamar nas tetas do BNDES e também do corporativismo criminoso que parece ter tomado conta da área técnica do banco.

Conversando

Sobre prisões – Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná no País mostra que 19,7% acham que Joesley e Wesley não deveriam ser condenados. Já 75,7% acham que sim.

Temer vítima? – Sobre a pergunta se Temer foi vítima de uma armação dos dois irmãos, 63% dos ouvidos acham que não, mas 30,2% acham que sim.

Baixa tensão – Sente-se que está baixando a tensão sobre o presidente Temer. Razão: contatos para a eleição de um presidente tampão, caso ele seja afastado.

Um bom aviso – “O Movimento Vem pra Rua avisa que a luta é contra os corruptos e cita todos eles. De Lula e Dilma e FHC e Aécio, sem esquecer Temer.

Nas acredita – A pesquisa publicada esta semana pelo Instituto Paraná, não mexeu com a estrutura política, pela distância do pleito.

Verdades doem – Frase que circula nas redes e que invade o mundo: “O Brasil não tem Governo. Tem quadrilha no Poder”. Essas verdades doem.

Oposição severa – A deputada estadual Ana Lúcia (PT) é quem faz oposição mais severa ao governador Jackson Barreto, mesmo o seu partido sendo da base aliada.

Cruz e espada – Além de aliado, o líder do Governo na Assembleia Legislativa é o petista Francisco Gualberto, que se coloca entre a cruz e a espada.

Ah esses juizes – O sargento Edgard faz uma pergunta correta: “E quanto aos dois juízes que foram mencionados pelo dono da JBS, ninguém diz nada?”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também