Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

“Fora Temer” não emplaca por falta de “opções éticas” no País!

Para muitos a continuidade do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é apenas uma questão de tempo. O entendimento é que ele deve ser afastado do comando do País dentro da maior brevidade possível. Para este colunista a saída de Temer é algo encaminhado, mas que deve demorar um bom tempo ainda. É uma alternativa para ser levada em consideração até o final do ano. O peemedebista é um grande articulador, conhece muito bem os trâmites do Congresso Nacional, além de manter excelente relacionamento com os Tribunais Superiores, com destaque para o Supremo Tribunal Federal (STF).

É fato que Michel Temer “balança” no cargo, que não existe a mesma estabilidade de 2016, quando tudo parecia conspirar a seu favor. Mas o presidente vai “vender caro” sua saída do cargo. Certamente que usará de todos os artifícios e instrumentos legais para continuar a frente do Executivo pelo maior período possível. Sem contar que, por parte do empresariado do País, mesmo insatisfeito e revoltado com tanta corrupção, a continuidade de Temer sinaliza a possibilidade de serem aprovadas no Congresso, Reformas extremamente importantes para o futuro do País: a Trabalhista e a da Previdência.

Com isso este colunista não está dizendo que ambas são positivas ou que não representam perdas para os trabalhadores, mas são necessárias sim, desde que haja uma revisão ampla, o debate maior com a participação da sociedade e o bom senso em alguns pontos, tendo em vista que não só os trabalhadores precisam ceder. É preciso que todos contribuam no sentido de se viabilizar as futuras gerações. Agora uma coisa deve ser levada em consideração: os movimentos que defendem o “Fora Temer”, mesmo representados em todo o País, ainda são tímidos e sem grande expressão.

Os incidentes e protestos registrados, semana passada, em BSB, quando vários prédios públicos foram depredados e muitos manifestantes feridos só beneficiaram o presidente Michel Temer. Insatisfeito e enojado com o sistema político atual, o brasileiro também não é afeito à violência, à bagunça. Qualquer tipo de movimento social que desrespeita os princípios democráticos, hoje em dia, ganha a reprovação da sociedade. Nós já pagamos impostos demais e qualquer dano ao erário público será descontado do salário do trabalhador. O “Fora Temer” com violência não irá muito longe, certamente.

Por mais irritada e decepcionada que esteja a população com a crise política, ela não “abraçou” ainda o “Fora Temer” porque não existe qualquer perspectiva positiva para o País com a saída do presidente da República. As pessoas não se motivam com os possíveis nomes colocados para a sucessão a Temer. Fica sempre aquela sensação de trocar “seis por meia dúzia”. A grande verdade, na leitura que faz este colunista, é que o País não tem hoje, muitas opções com reserva ética e moral, para assumir tamanha responsabilidade. Até lá, Temer seguirá resistindo…

Veja essa!

O Procurador do Ministério Público Especial do Tribunal de Contas, Eduardo Rolemberg Côrtes, foi entrevistado pela TV Alese, na manhã dessa segunda-feira (29), para abordar o Seminário “Cidade sem Lixão”, promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, através da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo, no próximo dia 5, no Auditório Valdir de Freitas Dantas, sede do MPSE.

E essa!

Na oportunidade, o procurador revelou que em Sergipe, desde 2010, foram constatados mais de 100 lixões clandestinos e que, até agora, nenhum deles implementou os mecanismos da lei de resíduos sólidos.

Estudo

O procurador revelou um estudo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 2010, foram localizados mais de 100 lixões no Estado. “De lá para cá alguns municípios já destinam seus resíduos para um aterro sanitário privado que nós temos em Rosário do Catete. Mas a maioria desses lixões continua ativa e já devem ter surgido muitos outros. E nós temos muito que avançar, muito trabalho a fazer”.

Hora de cobrar

“Do ponto de vista do meio ambiente chegou a hora de cobrar desses gestores porque isso já é algo inadiável. Desde 2012 os municípios já deveriam ter um plano e em 2014 era o prazo final para exclusão dos lixões”, acrescentou Eduardo Côrtes.

 Tudo irregular

“Infelizmente não conseguimos atingir isso, mas é importante frisar que esse prazo não foi prorrogado e todos os gestores são passíveis de ações cíveis e criminais, e o TCE está considerando isso na prestação de contas. O contrato de coleta de resíduos, de varrição, que não tem uma destinação adequada é irregular. Isso pode resultar na rejeição das contas. Alguns municípios destinam seus resíduos para um aterro sanitário, mas nenhum conseguiu implantar esses mecanismos”, disse o procurador do MPE de Contas.

Exclusiva!

Uma fonte bem avisada do governo do Estado em conversa com este colunista sacramentou: não adianta a oposição fazer barulho e tentar derrubar o secretário Almeida Lima, que ele continua com muito prestígio com o governador. Pelo visto, Almeida terá que “aprontar” ainda mais para correr o risco da exoneração…

Prestigio I

Durante a transmissão do jogo entre Sergipe e América de Natal (RN), pela Série D do Campeonato Brasileiro, nesse domingo (28), o narrador potiguar destacou o fato de a equipe sergipana ter no uniforme o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Prestígio II

Em seguida, o narrador comparou: “isso (patrocínio da Caixa) se ao prestígio da bancada federal de Sergipe em Brasília, junto ao governo federal. Quem pode mais, meu amigo, chora menos”, disse, lamentando que a equipe do Rio Grande do Norte não conseguiu o mesmo apoio.

Reajuste da Tarifa

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), disse recentemente que “seu relógio não era o mesmo dos empresários do transporte coletivo”. Como perguntar não ofende, alguém da PMA já pode se manifestar sobre o reajuste? E o que fazem os nossos nobres vereadores de Aracaju?

Maria do Carmo

Projeto de Lei do Senado, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), torna obrigatório que faculdades de medicina e instituições que oferecem programas de Residência Médica disponibilizem atendimentos psicológico e psiquiátrico para estudantes e médicos residentes.

Projeto

O serviço deve ser prestado gratuitamente pelas escolas e instituições que os recebem. A iniciativa da parlamentar se coaduna com a discussão em torno da Semana de Valorização da Vida, ocorrida na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da qual ela é titular.

Auditores I

Na manhã dessa segunda-feira (29), o senador Eduardo Amorim (PSDB) recebeu uma comissão de auditores fiscais do Trabalho, no gabinete de representação em Aracaju. Na oportunidade, os auditores pediram empenho do parlamentar para aprovação da Medida Provisória 765/2016.

Auditores II

A MP reorganiza várias carreiras de Estado no âmbito do serviço público federal, englobando oito categorias e cerca de 70 mil servidores. A medida foi encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado e tem prazo final para sua caducidade no dia 1º de junho. O senador Eduardo comprometeu-se a conversar com líderes do PSDB no Senado para que a medida seja apreciada em plenário.

Bomba!

Em um município da região da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba um secretário da prefeitura, bastante influente, tem se destacado, mas não pelo trabalho que exerce na Pasta, mas pelo “tratamento especial” que tem dado às secretárias. A informação é que o danado não é adepto das calças em seu gabinete. Deve ser o calor…

Taradão

A informação que chega a coluna é que o “secretário” teria sido flagrado em uma situação inusitada com a assistente, ela acabou perdendo o emprego. Mas, não para por aí: outra auxiliar já teria assumido todas as funções da anterior à risca. Que coisa…

Virou moda

Não custa lembrar que em Sergipe todo mundo conhece a história do “secretário taradão” que gosta de assediar suas auxiliares. Certa vez, inclusive, o danado “pegou um atraso” e foi preciso uma grande operação para que o assunto fosse abafado. Coisas de Sergipe quem um dia viram “causos” em livros…

Oposição erra

A pesquisa do Instituto Paraná, encomendada pela TV Atalaia, mostrou que nos cenários mais previsíveis para 2018, a oposição lidera para o Governo do Estado e para o Senado. Quase uma semana depois, não se ouve uma voz da oposição celebrando o resultado e tentando liderar a oposição. É muita vaidade…

Teoria da coluna

É como este colunista já pontuou aqui, certa vez: o governo faz de tudo para não eleger seu sucessor no próximo ano, pela falta de planejamento; já a oposição, que tem tudo nas mãos, passa a impressão que faz tudo para perder mais uma disputa. Que coisa…

Falta um Venâncio

Em outros tempos, a oposição era ironizada nas redes sociais ou em entrevistas, e logo surgia o então líder, deputado Venâncio Fonseca (PP), com um discurso leal e coerente, mas forte, impondo o respeito necessário. Hoje em dia, até líder do Congresso Nacional o bloco tem, mas ninguém se propõe a conduzir o bloco. Depois, não adianta chorar o leite derramado…

Gratificação

Acompanhado do deputado estadual Gilmar Carvalho, o assessor jurídico da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Márlio Damasceno, entregou ao conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa de Melo, na manhã dessa segunda-feira, uma representação para que sejam apurados junto à Polícia Militar os critérios de pagamento da Retribuição Transitória de Atividade Extraordinária (Retae).

Denúncias
A representação destaca o surgimento de denúncias na imprensa local acerca de um possível beneficiamento de PMs que são escalados frequentemente para receber a gratificação, em detrimento de outros que são voluntários para o trabalho extraordinário e jamais foram chamados. “Surgiram denúncias e a Amese recebeu reclamações de associados, então pedimos ao Tribunal que requisite todos os pagamentos para que apure se estão privilegiando um ou outros”, explicou o advogado Márlio Damasceno.
Encaminhamento
Ao receber a denúncia o conselheiro-presidente disse que a matéria logo será apreciada. “Já encaminhei para o conselheiro Luiz Augusto, que é o responsável pela Área da qual faz parte a Polícia Militar, e acredito que no mais breve espaço de tempo, teremos um posicionamento”, concluiu o presidente do TCE.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também