Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

GOVERNADORES SE REÚNEM. PARA QUÊ?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Em plena crise, os governadores se reúnem em Brasília hoje. Vão discutir por lá pleitos que se arrastam já há alguns anos e não saíram das comissões e/ou sequer chegaram ao Congresso, guardados em gavetas pouco confiáveis. Primeiro governadores do Nordeste terão encontro e amanhã todos os gestores de Estado voltarão a sentar em casa do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Dessa reunião não sairá absolutamente nada. Haverá perda de tempo, tanto quanto os que já se somam a cada encontro que se esvaziam. Os governadores vão tratar, com certa prioridade, do projeto de lei sobre a reforma do Incentivo Fiscal. A Câmara, através do seu presidente, Rodrigo Maia, queria votar em projeto que favorecia apenas São Paulo. Provavelmente é para evitar mais esse golpe que os demais governadores estão se reunindo.

Esses encontros até agora não deram em nada. É que cada governador puxa brasa para a sardinha do seu Estado e suas regiões. Sergipe não terá chance de conquistar mais nada além de recursos pendentes e certamente voltará conformado com o que podem liberar ministros mais sensíveis à situação de cada unidade mais necessitada.

Neste momento de profunda crise política, econômica e moral, com o presidente Temer deitado em cova rasa, e uma oposição incompetente, tratar de problemas estruturais dos Estados não faz sentido. Há tendência para insegurança jurídica; uma decisão a sair sobre o afastamento ou não do presidente e o País sem controle e fixado aos lances de corrupção crônica. Assim, nada se resolve e dificilmente alguma coisa vai além de todas as expectativas que cheguem a um final minimamente decente.

O Brasil está em colisão entre uma sociedade vilipendiada e uma minoria espertamente enriquecida com o dinheiro público. O momento está mais para uma varredura, do que para aprovação de projetos inúteis.

JACKSON E RUY

Ao receber o presidente nacional do PT, sexta-feira, para jantar em sua casa, Jackson Barreto disse: “Eu sempre estive alinhado com as forças democráticas do País”.

– Eu e Ruy sempre fomos aliados nas batalhas políticas do Brasil, disse.

SOBRE A CONJUNTURA

Durante o jantar em casa de Jackson com o presidente do PT, Ruy Falcão, falou-se da conjuntura política nacional e reafirmaram compromisso entre PT e PMDB no Estado.

Esse entendimento em Sergipe vem dando certo.

REUNIÃO DE LULA

O ex-presidente Lula (PT) fará uma reunião apartidária de governadores em Brasília e vai convidar alguns deles para debater a situação do País e encontrar algum caminho.

Jackson Barreto será um deles, mas ainda não foi convidado.

ROGÉRIO E UNIDADE

No momento existe unidade dentro do PT em Sergipe, para que o presidente regional, Rogério Carvalho, seja candidato majoritário ao Governo ou Senado.

Rogério diz que todos precisam ajudar Sergipe a encontrar um eixo.

ESTÁ MEIO PERDIDO

A oposição em Sergipe, que se dividiu em Brasília no Caso Temer, está à busca de um rumo para se reencontrar. Até o momento está um tanto perdida.

Embora a crise política não influencie em nada.

EDVALDO EM BRASÍLIA

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), também viaja hoje a Brasília e tem reunião com o presidente da CEF, Gilberto Occhi.

Vai tratar sobre o patrocínio do Forrocaju.

PELA MOBILIDADE

Ainda com Occhi, Edvaldo Nogueira vai tratar de recurso de R$ 130 milhões, para mobilidade urbana e algumas obras que estão paralisadas.

Às 17 horas tem audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

VALADARES CRESCE

O nome do senador Valadares (PSB) começa a tomar corpo na oposição para disputar o Governo do Estado, nas eleições de 2018.

Principalmente se Temer não for mais o presidente.

AMORIM E O FORA TEMER

Eduardo Amorim (PSDB) foi recebido com um “fora Temer” ao entrar em um vôo com destino a Brasília. Eduardo está em silêncio e não se manifesta favorável a Temer.

Até ao contrário: não vota nas reformas propostas pelo Governo.

EM CIMA DO MURO

Em Sergipe, um parlamentar admitiu que “Amorim não merece isso, mas os gritos foram direcionado a um político que resolveu ficar em cima do muro”.

Manifestações do tipo giram pelo País afora.

VIAJA A BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto (PMDB) viaja hoje a Brasília e já se reúne com colegas do Nordeste para discutir pauta para encontro de governadores de todo o País.

A reunião será na Casa do Governo do Ceará.

O NOVO ENCONTRO

Amanhã, o encontro com governadores do País acontece em casa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Essas reuniões geralmente têm pauta conflitantes.

Nesse momento de crise não vai rolar nada.

A CAUSA DA REUNIÃO

Essa reunião de governadores foi provocada porque o projeto de Incentivos Fiscais não foi votado, mas a Câmara queria colocar um em votação que só beneficiaria São Paulo.

Daí a reação imediata dos governadores.

O PROBLEMA É GRAVE

Entre governadores têm os que não querem Temer e esperam sua saída dia 06 de junho e os de outros Estados que tentam resolver problemas regionais. Um conflito!

O Governo Temer, moribundo, não leva os Estados a sério.

SEM REPERCUSSÃO

Para o líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), não houve repercussão política com a manifestação do Rio de Janeiro, no domingo.

– É que uma grande maioria foi assistir ao show dos artistas.

ESTÁ SOB CONTROLE

Para André Moura, o Congresso está politicamente sob controle e hoje será posta em votação alguns projetos de lei de interesse do Governo Temer.

– Agora, nosso problema ou solução está no TSE.

SITE DA TRANSPARÊNCIA

A implantação do site da Transparência na Assembleia Legislativa provoca disse-me-disse sobre os salários dos servidores da Casa.

Um fica reclamando dos valores que outros os colegas recebem.

REUNIÃO DA UNALE

Aproximadamente cem servidores da Alese se inscreveram para participar da reunião da Unale que acontecerá em Foz do Iguaçu.

Dos cem, foram escolhidos 40.

Notas

Mitidieri não financiou – O deputado Fábio Mitidieri (PSD) desmente que tenha pago transporte para membros da CUT ou das Centrais Sindicais viajarem para manifestação no Rio. “Não é verdade. Não sou petista e nem pertenço a nenhum movimento social. Respeito todos, mas não fazem meu perfil”. O boato circulou n grupo do Sertã.

0x0

Minimiza fato – O novo ministro da Justiça e ex-titular da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, minimizou o fato de o presidente Michel Temer ter recebido na noite de 7 de março, no Palácio do Jaburu, sem registrar na agenda oficial, o empresário Joesley Batista, dono da JBS.

0x0

Eleição direta – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode aprovar amanha substitutivo à proposta de emenda à Constituição que estabelece a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República em caso de vacância desses cargos nos três primeiros anos do mandato presidencial.

0x0

Estratégia jurídica – O presidente Michel Temer definiu uma estratégia jurídica para tentar ter um desfecho favorável no TSE e traçou diferentes cenários nos quais pode permanecer no cargo por pelo menos 120 dias. O primeiro passo foi tentar devolver ao Ministério da Justiça o status perdido, com a escolha do jurista Torquato Jardim.

0x0

Delação premiada – O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB), fez ontem um duro discurso criticando o acordo de delação premiada fechado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com os donos da J&F, Joesley e Wesley Batista, além de outros firmados pelo Ministério Público na Operação Lava Jato.

0x0

Dinheiro no exterior – Guido Mantega reconheceu ter conta não declarada no exterior com depósito de US$ 600 mil. Segundo a defesa do ex-ministro a conta foi aberta antes de o petista assumir o comando do Ministério da Fazenda e o valor refere-se ao pagamento recebido pela venda de imóvel herdado do pai.

Conversando

Reduz preços – O Governo Federal reduz o preço da gasolina e álcool para as distribuidoras, mas, estranhamento aumenta nas bombas de abastecimento.

História jurídica – Eduardo Amorim acha importante valorizarmos a história jurídica sergipana. Manifesto apoio a esse importante projeto de interesse de toda a sociedade.

Sargento Edgard – A justiça, que não faz nada pelos viciados em droga, acha que um drogado tem querer, é o mesmo que esperar que o bandido vá para cadeia sozinho.

Arte Acessível – Ana Lúcia (PT) expõe Programa permanente Arte Acessível: Teatro, Circo, Expressões Artísticas e Culturais com Preços Populares no Estado de Sergipe.

Momento difícil – De Ruy Falcão para Jackson: “Esse é um momento muito difícil que o país passa. Os democratas precisam estar atentos aos desafios que virão pela frente”.

Renan e Michel – O senador Renan Calheiros (PMDB) disse ontem que Michel Temer sai do governo antes dele sair da liderança do partido.

Visita a OAB – Deputado Valadares Filho (PSB) fez visita ao presidente da OAB Sergipe, Henry Clay, acompanhado da presidente do PSB Mulher, Niully Campos.

Sem provas – Eduardo Cunha pede no STF anulação do acordo da delação da JBS. Defesa alega que não há provas sobre suposto pagamento mensal a ele.

Passar a crise – Houve um recuo nas especulações políticas em Sergipe, embora todos estejam antenados nas eleições de 2018. Hoje esperam como ficara o Brasil.

Leia também