Aracaju, 28 de março de 2024

Hemose Aracaju cadastra 509 novos doadores de medula óssea

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
________________________________________________________________________________________________________________________________________2

A série de cadastros é resultado da campanha realizada pelo Centro no último fim de semana

A campanha realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no último sábado, 27, em Itabaiana, para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) conseguiu receber 509 cadastros. A ação teve como foco a mobilização “Todos por Rômulo”, organizada por militares da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE) com as parcerias da Universidade Tiradentes (Unit), grupo Nunes Peixoto e a prefeitura do município, que disponibilizaram os espaços e voluntários para colaborar com o trabalho.

“Eu estou muito feliz em saber que tem tantas pessoas preocupadas em me ajudar. Meus colegas da Polícia Militar que estão envolvidos fazendo o cadastro e trabalhando como voluntários nas campanhas. As pessoas que não conheço, mas que estão solidárias comigo com minha família isso é muito bom, me ajuda, com fé e esperança para seguir em frente”, declarou Rômulo dos Santos Oliveira.

Foi após a abordagem incentivadora dos militares que a dona de casa Alessandra Oliveira Cruz, acompanhada do esposo, Joel das Neves Cruz e da cunhada, Adriana Espírito Santo, realizaram o registro. “Eu soube que aqui em Itabaiana tem dois pacientes precisando do transplante da medula, Jonatas e agora Rômulo. Fiquei tocada com a necessidade deles, por isso resolvi fazer e ainda convenci meu esposo e minha cunhada a aderirem essa causa tão nobre. Amanhã pode acontecer com qualquer um de nós”, ponderou Alessandra.

Esse mesmo sentimento de solidariedade estimulou centenas de pessoas que procuraram um dos outros postos de coleta no município para realização do cadastro. Na unidade de saúde da família Dr. Souto Diniz, Hellen Teles Mesquita, que é doadora de sangue, também aderiu ao cadastro. “Sei como é importante, por isso me esforcei para vim. Tem muitas pessoas necessitando desse apoio e podemos ajudar. É nosso dever enquanto cristãos”, completou.

No Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit, o evento “8ª Manhã da Família: Cidadania para Todos”, também abraçou a campanha “Todos por Rômulo”. Na sala destinada aos estudantes de enfermagem, os voluntários se revezaram no trabalho e na adesão ao cadastro. Para os acadêmicos, Matheus Pereira Lima, do curso de direito, e Andressa Alves de Oliveira, de enfermagem, o cadastro é um gesto humanitário. “Sempre quis doar sangue, mas ainda não tinha conseguido ir. Como tem o cadastro aqui na cidade, e é muito importante, decidi fazê-lo”, disse Andressa. “Vim para ajudar e se a compatibilidade for positiva irei doar um pouco da minha medula”, completou Matheus.

Avaliação

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a campanha superou as expectativas diante da chuva. “O dia foi bastante positivo pelo compromisso e a disposição, tanto dos voluntários que trabalharam na ação como entre a população, que buscou os postos para fazer o cadastro. As pessoas ficam sensibilizadas com a questão da recuperação do paciente, todos estão comprometidos com a campanha para Rômulo, que também ajudará outros pacientes que aguardam encontrar um doador compatível”, destacou a assistente social.

Parceiros e serviços

A campanha mobilizou cerca de 40 voluntários, entre policiais militares, enfermeiros, professores, técnicos em enfermagem e profissionais que se revezaram na coordenação das equipes que trabalharam em duas frentes durante a campanha. Preenchendo os formulários com informações pessoais do candidato a doador de medula e, outra equipe coletando a amostra com 4ml de sangue, para realização de testes de histocompatibilidade (HLA), que verifica as características genéticas entre o doador e o receptor. As informações ficam arquivadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e cruzadas diariamente com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

SES

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também