Aracaju, 28 de março de 2024

Festa ameaçada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pela primeira vez, chega-se ao final de maio sem a certeza da realização do Forró Caju. A maior festa popular de Sergipe é responsável pela atração de milhares de turistas, que aquecem a economia da Grande Aracaju. A falta de planejamento da Prefeitura é responsável pela incerteza sobre a concretização do evento que, mesmo acontecendo, não terá o brilho dos anos anteriores. Só agora, faltando menos de um mês para o ápice do Forró Caju, foi que a administração municipal se lembrou de captar recursos. Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) bateu pernas em Brasília na tentativa de liberar uma emenda parlamentar para custear parte das despesas. Tivesse ido antes, talvez fosse mais fácil conseguir a grana. É lastimável que a lerdeza da Prefeitura possa inviabilizar uma festa que, além de injetar boa soma de recursos no comércio aracajuano, expõe positivamente Sergipe para o resto do Brasil.

Categoria reclama

O transporte clandestino de passageiros e o Uber estão tirando o sono dos taxistas de Aracaju. Segundo o vereador Jason Neto, a falta de fiscalização por parte da SMTT tem incentivado o transporte ilegal de passageiros. “Mesmo concedendo descontos de até 30% na bandeirada, os taxistas não têm conseguido reduzir os prejuízos causados pelo Uber e, principalmente, pelos clandestinos”, discursou Jason.

Caiu fora

E o Clube Sportivo Sergipe está sem presidente desde ontem, quando Sílvio Santos (PT) entregou o cargo. Para abandonar o barco, o petista alegou o desgaste provocado pela má campanha do time no Campeonato Sergipano e a péssima estréia na Série D. Enquanto perdia seu presidente, o clube vermelhinho ganhava um novo técnico: é Ribeiro Neto, o famoso “Popó da Gávea”.

Intolerância

As denúncias relacionadas a conteúdos ilícitos na internet aumentaram 8,29% no ano passado. Levantamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos mostra um aumento de 34,15% das páginas indicadas como racistas e de 365,46% de conteúdos relacionados à xenofobia. Na comparação com 2015, no ano passado houve crescimento de 192,93% nas denúncias envolvendo páginas suspeitas de tráfico de pessoas. Uma lástima!

Incentivos defendidos

O governador sergipano Jackson Barreto (PMDB) defendeu a manutenção dos incentivos fiscais. “Neste momento de crise, é preciso ter sensibilidade social com o Nordeste e cuidado para não agravar o desemprego”, afirmou JB no Fórum Permanente de Governadores, realizado ontem em Brasília. Segundo Jackson, os incentivos fiscais são instrumentos importantes para o Nordeste atrair empresas e empregos. “Não podem tirar isso da gente”, reclamou. Tá certo!

Ato fúnebre

Servidores da Prefeitura de Aracaju fizeram ontem, o enterro simbólico do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Foi durante manifestação realizada em frente à Câmara de Vereadores para cobrar reajuste salarial e pagamento de férias. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Nivaldo Fernandes, enquanto maltrata os servidores, a administração comunista gastou, em quatro meses, R$ 18 milhões com a folha de comissionados. Misericórdia!

Veto cai

Boa notícia para as prefeituras: o Congresso derrubou o veto presidencial relativo à lei que previa a redistribuição da arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) para o local de consumo do serviço. O veto derrubado impedia a redistribuição às prefeituras dos recursos arrecadados em operações de cartões de crédito e débito, de arrendamento mercantil e de serviços de saúde.

Esquecidos

Com mais de 50 quilômetros de ciclovias, Aracaju poderia ser um exemplo para o Brasil. Não é porque, além das obras físicas, não implantou uma política de proteção aos milhares de ciclistas, que arriscam as vidas ao pedalarem no meio de um trânsito violento. É uma pena que um transporte muito mais sustentável, eficiente, limpo e não violento seja pouco valorizado em nossa capital.

Racha negado

E o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PSC), correu às redes sociais para negar um racha político com a família Teles de Mendonça. Ele jura que jamais discutiu a hipótese de apoiar o ex-vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), para a Câmara Federal. Também garante que seu grupo político votará pela reeleição da deputada estadual Maria Mendonça (PP) ou em quem ela indicar. Então, tá!

Furto inusitado

Um casal de menores foi apreendido pela Guarda Municipal de Estância, sob a acusação de furtar cuecas que estavam estendidas no varal de uma residência. A moradora percebeu o furto, foi a atrás dos jovens e os entregou aos guardas, que levou a dupla para a Delegacia Especial de Atendimento a Grupos Vulneráveis. Crendeuspai!

Recorte de jornal

 zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz000

Publicado na Folha de Sergipe, em 12 de julho de 1908.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também