Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

COBRAS FANTASIADAS DE BEIJA-FLOR

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As especulações políticas nos Estados estão aparentemente em stand by. O momento está mais para esperar por uma definição sobre o rumo do presidente Michel Temer. Até agora nada de concreto, apenas rumores de que ele já tem quatro votos favoráveis na decisão do TSE no processo contra a chapa Dilma/Michel. E mais: a qualquer descuido desfavorável haverá pedido de vistas.

O Governo Temer está à deriva. Mostra pouca musculatura no Congresso, onde a maioria dos parlamentares acha que “ser Temer é mico”. Assim como ser Lula, Dilma e até o almofadinha do João Dória, que não sabe qual ‘banda toca’ para atrair o paulistano, é desaconselhável. Aliás, tudo é temeroso nesse tempo “gordo” de corrupção, falcatruas, ladroagem, propinagem, picaretagem etc.

Entre o Congresso, Planalto e Supremo escondem-se lobos famintos por poder e glamour. Traidores por todas as partes e aproveitadores querendo degustar o coveiro. Uma loucura. O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), trabalhando para fortalece seu nome nas bases em caso de eleições indiretas, que devem acontecer até agosto. Enfim: fez-se do Brasil um ninho de cobras fantasiadas de beija-flor.

Os Estados também estão na espera de uma definição via Brasília. Temem tudo. De uma piora na crise econômica até a dissolução de projetos que estão em andamento. Todo o trabalho político que vinha sendo feito nos bastidores se diluiu e os nomes para integrar chapas proporcionais silenciaram. Há quem mantenha diálogos com bases eleitorais e, segundo informações, um dos prováveis candidatos ao Governo está tagarelante entre partidos pequenos, para contar com seu apoio mais adiante.

Há expectativa de que se não houver reforma política votada pelo Congresso, o TSE vai alterar regras e até acabar com coligações. Sem elas, membros dos nanicos migram para as legendas com candidatos majoritários. E pode ganhar quem montar o maior bloco para o pleito.

CLÓVIS DESTRATA PREFEITO

Prefeitos que estiveram reunidos ontem com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa, ficaram chateados com a sua estupidez.

Ele destratou o prefeito de Tomar do Geru, Pedrinho de Balbino.

COBRANÇA SEM SENTIDO

Durante a reunião com os prefeitos, Clóvis se dirigiu a Pedrinho de Balbino e cobrou: “você, moço (?), não tem respondido aos meus ofícios”.

Apesar do tratamento grosseiro, o prefeito ficou calado.

ACIONOU SEUS ASSESSORES

O prefeito de Tomar de Geru acionou seus assessores e constatou que havia respondido a todos os ofícios e mostrou isso ao advogado Clóvis Barbosa.

Entre os ofícios, um deles venceu o prazo para respostas ontem.

REAÇÃO DO ‘CARREIRO’

Após entregar as respostas a Clovis, Pedrinho disse: “eu sou carreiro [homem que conduz carro de boi] e carreiro não gosta de puxão de orelhas de ninguém”.

O prefeito se mostrou indignado e desrespeitado.

CLÓVIS NÃO SE RETRATA

Apesar de chamar Pedro Balbino de “moço” e perceber que o erro foi do TCE que não lhe passou as respostas, Clóvis manteve a arrogância e sequer se retratou.

A excelência se acha majestade.

PREFEITOS BEM IRRITADOS

Colegas de Pedrinho de Balbino ficaram ‘putos da vida’ e um deles disse que Clovis só fala em PF, MP, CGU “tentando intimidar os prefeitos, como se fossemos bandidos”.

– Ao invés de ser órgão fiscalizador é de intimidação, como nos tempos da ditadura.

DISCURSO DE ANA LÚCIA

Como militante do PT e integrante da Articulação de Esquerda, Ana Lucia tem discurso de que o Governo Jackson Barreto pode ficar à direita. Por isso é contra composição.

Alega a relação de JB com Laércio Oliveira (SD) e André Moura (PSC).

PERSPECTIVA É COM JB

As demais tendências do PT em Sergipe estão unidas em torno de uma composição com Jackson Barreto, assim como se mantém na base aliada no Estado.

O PT quer vaga na chapa majoritária.

DESEQUILÍBRIO NO APOIO

Deputado federal Jony Marcos (PRB) vê muito desequilíbrio no apoio a Michel Temer. A base aliada conta com os partidos, mas sem participação dos parlamentares.

– Antes da crise, todos os vetos do executivo eram aprovados. Hoje, nem tanto.

TERÁ MUITA DIFICULDADE

Para Jony Marcos, se o presidente Temer não for retirado pelo Congresso e nem pelo TSE, terá muita dificuldade para aprovar projetos na Casa.

– Hoje ser aliado do Governo é desgastante, disse.

VALMIR JÁ PERCEBEU

Em Itabaiana é comentado nos meios políticos que Valmir de Francisquinho já percebe que, se seu filho não for eleito em 2018, não será bom para ele.

– Sem a eleição de Talysson Costa, “ele será rolete chupado”.

SÓ ESPERANDO BRASÍLIA

Um político influente no Governo de Sergipe disse, ontem: “todo mundo está esperando a decisão do TSE em Brasília, para ver o que dará a questão Temer”.

– Não dará em nada, porque haverá pedidos de vistas.

FESTA DERRUBA IMPOSTOS

Segundo a mesma fonte, as festas juninas, que poderiam aumentar arrecadação, derrubam o ICMS, mesmo que se traga muitos turistas para Aracaju.

– É falta de responsabilidade fazer festa utilizando recursos próprios.

CASO SE PROÍBA COLIGAÇÃO

O TSE já acenou que pode proibir coligações para as eleições do próximo ano, caso não se faça a reforma política e defina as regras do pleito de 2018.

O fim das coligações provoca migração para partidos com candidatos majoritários.

O FUTURO CAUSA INDECISÃO

O momento de imprevisão com a crise política no Brasil, para todas as especulações e deixa prováveis candidatos proporcionais e majoritários sem avançar em seus planos.

A permanência ou saída de Temer pode mudar o cenário.

NUNCA FOI MICHEL TEMER

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem que “nunca foi Temer”, mas o seu partido continua na base de apoio ao presidente.

– Entretanto, está aguardando o desenrolar das investigações.

GOVERNO VAI SANGRAR

Para Mitidieri, se o Temer permanecer o que pode ocorrer é o Governo sangrar “como Dilma sangrou. Com isso o país sofrerá novamente”.

– O certo seria a renúncia, mas não acredito que ele teria a hombridade, disse.

VEREADORES DESMENTEM

Vereadores que viajaram a Brasília desmentem informação de que receberam passagens e diárias. Alegam que foram por conta própria, sem ônus para a Câmara.

– Estamos hospedados em casa do deputado André Moura, disse Vinícius Porto.

Notas

Corrupção é igual – O Instituto Paraná Pesquisas fez avaliação ouvindo com 2.022 pessoas entre quinta-feira e segunda-feira passadas em 26 estados e mais o Distrito Federal, Segundo dados da pesquisa do Instituto Paraná, 59,7% dos ouvidos acham que “a corrupção no governo Temer é igual a do governo Dilma”.

0x0

Só com Pressão Popular – Segundo Blog de Kennedy, a PEC para realização de eleição direta até o fim do terceiro ano do mandato em caso de vacância presidencial dependerá muito de pressão popular para ser aprovada pelo Senado. A Comissão de Constituição e Justiça do cumpriu uma etapa ontem, endossando a proposta.

0x0

Lula não faz palestra – Deu na ‘Folha’ que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebeu um único centavo com palestras. Razão até curiosa: não proferiu nenhum. Pelos números expostos, Lula vivia de bolsos cheios. Fez 61 palestras entre 2013 e 2015. Nenhuma em 2016. Os contratantes desapareceram.

0x0

Regulariza incentivos – Após inúmeras negociações envolvendo governadores e o Palácio do Planalto, a Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que trata da regularização dos incentivos fiscais dados por estados a empresas sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a chamada guerra fiscal.

0x0

Redução da taxa Selic – Pela sexta vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu ontem a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 11,25% ao ano para 10,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

0x0

Não quer provar nada – O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou à TV Globo ontem que, para ele, “não interessa a origem” de doações eleitorais, desde que os recursos tenham sido declarados legalmente no comitê dos candidatos e das campanhas. Torquato, enfim, não vai querer saber de muita coisa.

Conversando

Busca de recursos – Jackson Barreto em Brasília a busca de investimentos. Ontem se reuniu com o secretário Nacional do Desenvolvimento, Marlon Cambraia.

Com Gaudêncio – Quem está em Aracaju é o cientista política Gaudêncio Torquato que fará palestra amanhã sobre a crise no País. Será às 17 horas no auditório do Senac.

Araiá do Povo – O São João em Aracaju já tem festa garantida no Arraiá do Povo [Orla de Atalaia]. O Caixa vai patrocinar R$ 200 mil para sua realização.

Chuvas insistem – As chuvas continuam fazendo a festa em cidades do interior e causando prejuízos a quem mora na periferia de Aracaju. Muitas inundações.

A ética de Jucá – Quê País é este? Alvo de oito inquéritos, o senador Romero Jucá é anunciado membro do Conselho do Ética do Senado. Pode?

Relatório Reservado – Renan Calheiros é tido entre seus pares como uma referência no que diz respeito a cuidados com segurança e privacidade.

Apenas fotos – Caravana de vereadores de Aracaju viajou a Brasília a cata de recursos para o Forró-Caju e retornaram com as mãos abanando e muita foto no Instagran.

Artistas locais – Vereadora Emília Correa lembra que a festa de São de João está no calendário dos aracajuanos e deve acontecer com a valorização dos artistas locais.

Povo gosta de festa – Sargento Edgard diz que povo gosta de festa, por isso não culpem prefeito, governador, presidente ou qualquer gestor, se faltar dinheiro para salário.

Leia também