Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

O FUTURO VAI ANALISAR O PASSADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PMDB), deixou Brasília impressionado com a prestimosidade do líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC). Nada ainda está confirmado, mas é possível que apareçam recursos para o Forró-Caju. O governador Jackson Barreto (PMDB) também ficou satisfeito com o primeiro encontro que teve com André em Brasília.

Conseguiu fazer andar uma série de pleitos de Sergipe como, apenas por exemplo, o que será exposto e explicado hoje a Jackson por dois técnicos da Infraero, para ampliação do hall do aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Jackson e André voltam a se reunir no Palácio dos Despachos. JB vai ver, analisar e opinar sobre as obras propostas, que já têm data para licitação, início e inauguração.

Lógico que isso cria ciumeira de todos os lados, o que é lamentável.

Ninguém está tratando de política – e não faz sentido tratar nesse momento tumultuado da vida brasileira – mas em obras que estão sendo realizadas no Estado, independente da cor e tendência partidária. A importância desses encontros – além das obras – é que dois políticos de posições opostas em Sergipe não estão contaminados pelo “quanto pior melhor” e trabalham para o desenvolvimento do Estado, mesmo em tempo de crise.

Há quem imagine que tudo isso é campanha eleitoral. Um pouco disso também. Mas no instante o mais importante é que a sociedade saia ganhando com o que vem sendo feito, independentemente de ideologias ou divergências políticas e pessoais. Passar por cima desse sentimento mesquinho já é uma prática diferente da convivência política tradicional e caolha, onde o opositor é inimigo e não adversário.

Claro que ninguém prevê o futuro, mas o presente pode ser lembrado quando chegar o momento das escolhas, em ele vira passado e serve de argumento para o futuro. Lógico que assim será…

GOVERNO CONSERVA MAIORIA

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), disse ontem que o Planalto mantém a maioria em sua base e aprovou muita coisa acima dos 350 votos.

– Isso demonstra solidez do presidente Temer, acha André.

ALGUMAS MATÉRIAS POLÊMICAS

André Moura acrescentou que foram colocadas matérias polêmicas, que levantaram uma série de discussões. Todas elas foram aprovadas.

Tanto na Câmara, quanto no Senado.

REUNIÃO COM O GOVERNADOR

Hoje, acompanhado de dois diretores da Infraero, o deputado André Moura apresenta a Jackson Barreto, projeto de reforma do terminal do aeroporto.

O encontro será no Palácio dos Despachos.

COMO SERÁ TODA REFORMA

O projeto que será exposto hoje a JB mostra a ampliação e modernização do Terminal do aeroporto, que será todo climatizado e com fingers.

Os secretário do Turismo, Fábio Henrique, e da Seinfra, Valmor Barbosa participam.

AS OBRAS SERÃO LICITADAS

Segundo revela André Moura, as obras do terminal do aeroporto vão para licitação já na próxima semana e se iniciam em agosto, incluindo a ampliação da pista.

A inauguração está marcada para julho de 2018.

CLOVIS FAZ ACUSAÇÕES

O presidente do TCE, advogado Clóvis Barbosa, acusou a conselheira Susana Azevedo de ter passado informações para a coluna sobre a sua estupidez com prefeitos.

Clóvis debochou do prefeito de Tomar do Geru, Pedrinho de Balbino.

NÃO HÁ VERDADE NISSO

Clóvis Barbosa mente ao acusar Susana Azevedo como fonte. Nenhum conselheiro é utilizado pelo colunista para passar informações sobre o TCE.

As fontes são exatamente algumas vítimas da arrogância de Clóvis.

MANCHA O TRIBUNAL

Pelo menos em Sergipe o presidente de um Tribunal, como Clóvis Barbosa, concede entrevista e acusa de forma debochada um colega sem que tenha nenhuma prova.

Com esse tipo de insensatez, Barbosa cria um clima péssimo no TCE.

SEM NENHUM PROPÓSITO

O colunista não fará de Clóvis Barbosa um alvo para críticas e continuará divulgando o presidente do TCE e demais conselheiros como sempre fez.

Mas continuará mostrando sua arrogância e prepotência no trato com as pessoas.

SEGURANÇA EM SERGIPE

Os dados que foram publicados pela TV-Globo sobre os Estados mais violentos do País, incluindo Sergipe, não são recentes. Foram de 2015.

Nos últimos cinco meses houve redução do índice de violência.

MAIS ACERTO DE CONTAS

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Segurança, 80% dos casos de homicídio em Sergipe são para acerto de contas entre bandidos.

Nesse caso se inserem principalmente traficantes e integrantes de quadrilhas.

AMORIM ESTÁ MERGULHADO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) não tem demonstrado ânimo com o atual momento político e revela um certo recuo em seus projetos para 2018.

Será candidato, mas provavelmente à reeleição.

VAI DEPENDER DO GRUPO

Aliados mais próximos acham que Eduardo Amorim anda meio decepcionado com a política, mas que sua candidatura em 2018 terá participação do grupo.

O próprio Amorim já avisou que o bloco definirá a que ele será candidato.

PROCESSO CONTRA PREFEITO

Renato Lima (PV), candidato derrotado a prefeito de Areia Branca, entrou com ação pedindo a cassação do diploma do atual prefeito Alan de Agripino (PSC).

Renato alega compra de voto por parte de Alan.

ANEXOU PROVAS NA AÇÃO

Renato Lima anexou provas contra Alan e na quarta-feira já houve a primeira audiência de instrução na Justiça Eleitoral em Laranjeiras.

Agora todos aguardam a decisão do juiz.

SUBSTITUIU O TIO EM 2016

Renato é sobrinho do ex-prefeito Agripino Andelino que o indicou porque foi impedido de disputar as eleições passadas pela Justiça Eleitoral.

Mas Agripino vai bem. Ele é o secretário especial do sobrinho.

EMILIA PODE TENTAR ALESE

A vereadora Amília Corrêa tem se movimentado politicamente como se estivesse de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa. É um bom nome…

Tem usado bem os meios de comunicação para mostrar sua atuação na Câmara.

JANTAR NA CASA DE ALBANO

O ex-senador Albano Franco ofereceu jantar em seu apartamento ao cientista político Gaudêncio Torquato e mais um grupo paulista que o acompanhou.

Gaudêncio fez palestra ontem à tarde sobre o momento político.

Notas

Tucanos pressionam – Os parlamentares do PSDB na Câmara dos Deputados estão pressionando os líderes do partido para que seja tomada uma decisão sobre a saída da base aliada do governo. Os políticos querem uma resposta até a próxima terça-feira, primeiro dia do julgamento da chapa Dilma/Temer pelo TSE.

0x0

Contra as decisões – O ministro Marco Aurélio Mello, relator do inquérito que investiga o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) no Supremo Tribunal Federal (STF), informou ontem que vai levar à Primeira Turma da corte recursos contra decisões tomadas pelo colega Edson Fachin, antigo relator do processo.

0x0

Previsão de Clóvis – O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, disse ontem que muitos parlamentares perderão os mandatos nas próximas eleições, por crimes, incompetência e por não seguir a vontade popular. Provavelmente isso aconteça, caso os parlamentares não percebam que houve mudança no sistema.

0x0

Sobre artistas locais – A vereador Emília Correa diz: ao que parece, o entendimento do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira é de que os artistas locais não têm qualidade para comandar uma festa na sua região. Até tem, mas, infelizmente, santo de casa não faz milagre. O povo também quer atração nacional.

0x0

Articula com centrão – Segundo conta Andréa Sadi, da Globo News, diante dos sinais do PSDB de que pode desembarcar do governo pós-TSE, Michel Temer já articula com parlamentares do centrão para barrar uma eventual denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele na Câmara dos Deputados.

0x0

Prisão Preventiva – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu, novamente, ontem, ao STF a prisão preventiva do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), flagrado pela Polícia Federal (PF) recebendo uma mala com R$ 500 mil na Operação Patmos, investigação baseada na delação premiada da JBS.

Conversando

Assume Câmara – Presidente municipal do PPS em Lagarto, Itamar Santana, assumiu ontem vaga de vereador na Câmara Municipal de Lagarto.

Notícias de gastos – Os vereadores que viajaram a Brasília para tratar de recursos para o Forró Caju ficaram muito irritados com a notícia de gastos.

Arraiá do Povo – O governador Jackson Barreto retornou de Brasília com a garantia de recursos para a realização do “Arraiá do Povo”, na praia de Atalaia.

Atual momento – Cientista político Gaudêncio Torquato proferiu palestra ontem em Aracaju e, à noite, teve um papo longo sobre o atual momento político.

Oferta de desconto – Empresa Azul começa a oferecer passagens com desconto para quem não despachar bagagem.

Trimestre encerrado – A taxa de desemprego ficou em 13,6% no trimestre encerrado em abril, segundo pesquisa do IBGE.

Pedido agrada – Segundo Kennedy, pedido de vista do ministro do STF Alexandre de Moraes sobre foro privilegiado agradou a muita gente no Congresso.

Limites Territoriais – A deputada Ana Lúcia participou, na Alese, de reunião que discute os limites territoriais entre os estados da Bahia e de Sergipe.

De Eduardo Amorim – Para quem é nordestino e sergipano como eu, o mês de junho tem significado especial. É tempo de bandeirolas, canjica e zabumba.

Leia também