Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Oncologia em Sergipe “começa a sair da UTI” com a Clinrad

Apesar de ser uma clínica particular, e como lamentavelmente as obras do Hospital do Câncer seguem se arrastando ao longo do tempo, ao menos os pacientes oncológicos do Estado, que amargam em um profundo e interminável sofrimento na “fila da vergonha” do nosso precário Sistema de Saúde, eis que surge uma “luz no fim do túnel”: a Clinrad (Clínica de Radioterapia e Imagem) surge como uma alternativa momentânea para quem apenas sonha com uma oportunidade, por quem espera por um milagre.

Nos últimos anos a causa da Oncologia foi tema de vários debates políticos, propostas de campanhas, temas de discursos para Sergipe e para o País, da capital ao interior, do litoral ao Sertão, e ainda amargamos uma triste realidade, com apenas dois equipamentos funcionando e de maneira completamente obsoleta, quebrando com frequência, aumentando o sofrimento das pessoas, sufocando corações esperançosos, enchendo de lágrimas olhares mais vazios.

Como é difícil a vida de quem não tem condições de manter um plano de saúde, de quem depende da estrutura disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde. Estar doente já é algo ruim para qualquer ser um humano; conviver com um câncer é algo ainda mais doloroso, mais angustiante e marcante. Este colunista poderia adotar este ou aquele assunto para comentar, poderia questionar a realização ou não de um forró, poderia falar de fiscalização eletrônica ou até da violência em Sergipe.

Nada disso é mais importante do que salvar vidas, na leitura que faz este colunista. Sob a presidência do especialista em radioterapia, William Eduardo Nogueira, a Clinradi movimentou a sessão da Assembleia Legislativa, quando ele e o também especialista Marco Antônio Santana, atendendo a um convite da presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputada estadual Silvia Fontes (PDT), fizeram exposições sobre a radioterapia moderna e a necessidade do tratamento contínuo de pacientes oncológicos.

Não se brinca e nem se politiza a Saúde. Vidas estão em jogo e não se brinca com elas. Ainda mais quando a maioria dessas “vidas” é gente indefesa, vítima de um sistema desigual, de uma sociedade preconceituosa. O pobre tem defeitos? Todos nós temos! Mas o pobre também tem direitos e um deles é o tratamento de saúde digno e igualitário. Vários deputados estaduais se somaram em uma campanha no sentido que o governo do Estado e o Ministério da Saúde viabilizem a Clinrad como unidade conveniada, mas não apenas para o atendimento a quem pode pagar, mas principalmente para aquelas pessoas que por anos lutam pela vida, sonham com um tratamento continuado.

Podem criticar este colunista, por defender ou valorizar a importância de uma Clínica Particular. Não é uma clínica comum, é uma unidade, que pode tornar-se uma referência no tratamento oncológico e não apenas em Sergipe, mas em todo o Nordeste. Que nossos deputados estaduais, federais, senadores e até o governador se mobilizem para credenciá-la o quanto antes. O ideal seria o hospital do Câncer, mas quem sofre cansa de esperar, não quer mais sonhar com obra, mas com a vida. A Oncologia em Sergipe “começa a sair da UTI” com a Clinradi. Se fosse para salvar uma vida, o convênio já seria necessário. Imagine para salvar centenas? Ele é imprescindível…

Bomba!

A coluna recebeu a informação que um empresário sergipano estuda “abrir o jogo”, ainda esta semana, junto ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e até junto ao Deotap (Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária), sobre os acordos firmados sobre a campanha do prefeito de Aracaju, ainda em 2016.

Exclusiva!

A informação é que o empresário estaria contrariado com o prefeito Edvaldo Nogueira que, pelo o que se comenta, “não cumpre nada o que acerta” e que “todos ficarão sabendo, detalhadamente, como se deu a campanha eleitoral do ano passado”. Este colunista vai acompanhar de perto e promete trazer exclusivas, se o empresário resolver mesmo abrir o jogo…

Veja essa!

Alguém precisa chamar a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira para os péssimos serviços prestados pela empresa TORRE, quanto à capinagem. Até onde se tem conhecimento, o contrato emergencial exige 44 equipes nas ruas, trabalhando diariamente, mas muitas praças e áreas de lazer da cidade estão tomadas por muito mato.

E essa!

É importante também que o Ministério Público e o Tribunal de Contas acompanhem de perto a pesagem do que tem sido recolhido de lixo em Aracaju, tanto pela Cavo quanto pela TORRE. Não custa nada verificar, diariamente, os relatórios assinados pelos fiscais, até para evitar alguns “equívocos”…

Falando nisso

O presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa, anda tão preocupado com “fofocas” que se esqueceu de cobrar a licitação do lixo nos municípios da Grande Aracaju. Aliás, ele até cobrou, mas da capital e onde, coincidentemente, a TORRE não atua. No interior, onde a empresa domina a coleta, Clóvis nem se balança. Com a palavra o “Trump do TCE”…

Falando nele

Clóvis Barbosa tem dito que vai ficar de olho nos gestores municipais que omitem informações no que se refere à publicidade dos editais de licitações, sobretudo quanto à exigência da divulgação prévia em jornal de grande circulação.

Coincidência

A coluna chama a atenção do conselheiro para alguns contratos emergenciais promovidos pela prefeitura de Aracaju, por exemplo. Coincidentemente, sempre ganham as mesmas empresas que tinham contrato com a PMA quando Edvaldo Nogueira foi prefeito em outra oportunidade. Que coisa…

E no interior…

Este colunista já chamou a atenção e aproveita a deixa para convidar o conselheiro Clóvis Barbosa para ficar atento em licitações promovidas em municípios do interior, como Areia Branca e Graccho Cardoso, por exemplo. Os fornecedores reclamam que, nessas cidades, não adianta concorrer. O “porquê” ninguém sabe…

Líder André I

O líder do governo federal no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), a convite do empresário Messias Peixoto, visitou as obras do Shopping Peixoto, em Itabaiana, que será inaugurado esta semana. O prefeito Valmir de Francisquinho e o empresário tinha solicitado recursos para a construção do acesso viário ao centro de compras, pedido encaminhado ao Ministério dos Transportes e que fora prontamente atendido.

Líder André II

Depois da visita a Itabaiana, André Moura seguiu por Frei Paulo e Campo do Brito para acompanhar de perto as obras realizadas pelo governo federal nos municípios. Emenda de André, a obra estádio de futebol em Frei Paulo já está em fase de conclusão. Obras paralisadas também foram reivindicadas por populares ao deputado federal.

Violência I

A insegurança voltou a assustar a família sergipana. Um Policial Civil, pronto para combater a violência, foi encontrado morto dentro de sua residência, assassinado com requintes de crueldade na Barra dos Coqueiros. Já em Nossa Senhora da Glória, um supermercado em plena luz do dia, foi alvo de uma ação ousada de bandidos que renderam os funcionários e levaram os malotes que seriam depositados no banco.

Violência II

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o resultado de um estudo que comprovou o que todos os sergipanos já sentiam: ainda vivemos na região mais violenta do País. Em 10 anos, a taxa de homicídios no Estado aumentou exatamente 134,7%, um índice surreal para um Estado com as dimensões territoriais que Sergipe possui.

João Alves Filho

É bom frisar que, segundo o IPEA, em 2005, ainda sob o terceiro e questionado governo de João Alves Filho (DEM), Sergipe tinha uma taxa de 24,7 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2015, já sob o governo de Jackson Barreto, chegamos a 58,1%, a maior do País e quase 30% acima da média nacional.

Nossa Senhora do Socorro

Outro aspecto deve ser levado em consideração na pesquisa do IPEA: sob a gestão do então prefeito Fábio Henrique (PDT), o município de Nossa Senhora do Socorro figurou, lamentavelmente, como o terceiro mais violento do País, com 159 homicídios registrados (89,7%).

Ato público

Diante da constante sensação de insegurança vivenciada pelos estudantes, professores e demais servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), os discentes da instituição realizam, nesta terça-feira (6), um ato público para cobrar ações emergenciais de combate à violência na região. A manifestação acontece às 16 horas, em frente ao Campus do IFS, em Aracaju.

IFS 
O senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve reunido com o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aílton Oliveira, e com alunos do IFS de Estância. No encontro, discutiram a ampliação da oferta de cursos no campus do município. O IFS, a Secretaria Municipal de Educação e as associações de alunos de Estância fizeram um estudo para ser apresentado.

IFS II

Foram verificadas as necessidades para a implantação dos cursos técnicos de Informática e Segurança do Trabalho, além dos cursos superiores de Licenciatura em Biologia e Engenharia Elétrica. “Com o projeto em mãos, agendaremos uma audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para juntos apresentarmos nossas necessidades”, garantiu o senador.

Boa notícia

Chega a informação que em Nossa Senhora do Socorro, apesar do forte desgaste inicial, o prefeito Padre Inaldo (PCdoB) enfim tem algo para se comemorar: anuncia a construção de 500 casas populares em parceria com o Governo Federal no residencial Vila Formosa I.

Defesa da Mulher

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, deputada estadual, Goretti Reis, solicitou da Coordenadoria da Mulher e da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), juiza Iracy Mangueira, mais um encontro para que pudessem discutir ações em defesa das mulheres. O encontro aconteceu no gabinete da magistrada.

Presenças

Participaram da reunião os deputados Maria Mendonça (PP) e Georgeo Passos PTC), além da psicóloga do TJ, Sabrina Duarte, da técnica judiciária, Vânia Barbosa, assistente social, Shirley Amanda Leite, juiza da comarca de Carmópolis, Cláudia do Espirito Santo e representando a deputada Ana Lucia, Maria José Batista.

Laranjeiras

Sob a gestão do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, o município promove a campanha “Todos contra o Câncer de Mama”, com um Multirão da Mamografia na praça de eventos, com exames gratuitos para mulheres de 50 a 69 anos. O evento está previsto para ocorrer nesta quarta (7) e quinta-feira (8).

Batalha

O vereador Thiaguinho (PMB) iniciou a semana com uma visita à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Ele foi recebido pelo presidente do órgão, Sérgio Ferrari, a quem entregou demandas dos bairros de Aracaju. O parlamentar também tratou sobre outros assuntos como a construção de um shopping na Zona de Expansão. O presidente da Emurb prometeu celeridade no encaminhamento das demandas.

Kitty Lima

A antiga pauta de reivindicações da vereadora Kitty Lima (REDE) à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foi novamente questionada pela parlamentar durante reunião com o presidente interino da pasta, Luiz Roberto Dantas Santana. No encontro, Kitty Lima cobrou respostas às demandas já apresentadas a antiga gestão da Emsurb, como a contratação de profissionais para atuarem no Castramóvel, a falta de segurança no Curral municipal, o cronograma de alimentação dos patos no Parque da Sementeira e a criação de um Espaço Pet no mesmo local.

Jorge Santana

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o engenheiro e empresário Jorge Santana como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo. Caberá ao novo integrante da gestão implantar o programa de Cidades Inteligentes em Aracaju, uma das principais bandeiras do atual governo municipal. A solenidade de posse de Jorge Santana ocorrerá na próxima semana.

Edvaldo Nogueira

“Jorge Santana foi o responsável pelo nosso programa de governo, está inteirado de tudo o que queremos implantar na cidade. Tem experiência, foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Tem um histórico de militância política e na área de desenvolvimento econômico. É empresário bem sucedido no setor de tecnologia da informação. Confio nele, sei do seu talento e compromisso. Além disso, é ele quem irá cuidar do projeto de Cidades Inteligentes, um dos carros-chefes do nosso plano de governo”, afirmou Edvaldo. Com a nomeação de Jorge Santana, o prefeito conclui a formação do seu secretariado.

Cidade criativa

O novo secretário se disse muito “entusiasmado e disposto” para o desafio.  “Fiquei honrado com o convite do prefeito. Sei do enorme desafio que será a coordenação daquele que vem ser um dos mais importantes programas da administração, que o de transformar Aracaju numa cidade inteligente e criativa. O prefeito incorporou o tema ao seu projeto de administração e tem grande interesse nesta temática”, destacou.

Obras

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que planeja retomar 20 obras que se encontram paralisadas em Aracaju. Ele informou que, na reunião com a direção da Caixa Econômica Federal, na semana passada, em Brasília, ficou assegurada a liberação de R$ 50 milhões que servirão de contrapartida para que a prefeitura dê início à execução dos projetos. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre.

Retomada

“A viagem que realizei na semana passada para Brasília foi muito produtiva. O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, assegurou que serão liberados, o mais rápido possível, R$ 50 milhões do programa de financiamento de contrapartidas do PAC para Aracaju. Como me comprometi com os aracajuanos, é nossa meta retomar as 40 obras, que deixamos com recursos garantidos na prefeitura, mas que a gestão passada não deu prosseguimento”, afirmou Edvaldo.

Forró-Caju I

Sobre a realização ou não do Forró-Caju, o prefeito explicou que está se cercando de todos os cuidados e garantias para que, caso ocorra, a festa não tenha problemas. “A gente está aguardando a liberação da emenda do governo federal. Tem uma burocracia. Estamos também buscando patrocinadores”.

Forró-Caju II

“Não quero fazer o Forró-Caju para os artistas e fornecedores não receberem, como aconteceu no ano passado, durante a gestão anterior. Eu fui o responsável por fazer as melhores edições da festa, mas sempre o fizemos com responsabilidade, com respeito aos artistas, aumentamos o cachê dos cantores locais”, disse.

Denúncia séria

O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas de Sergipe precisam ficar mais atentos às declarações do prefeito Edvaldo Nogueira. Ele denuncia que, na gestão passada, os artistas e fornecedores trabalharam e não receberam da PMA. Quem é o responsável? Por que o prefeito não fala? Vai ficar impune? Com a palavra os órgãos fiscalizadores…

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) lamenta que a cidade de Aracaju esteja totalmente abandonada, no quesito ruas e avenidas. Os inúmeros buracos têm exigido grande pericia dos condutores e atenção redobrada dos pedestres.

Emília Corrêa II

Segundo Emília, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não está cumprindo com seu papel, de garantir a segurança a manutenção e conseqüentemente segurança das vias públicas, o que vem gerando transtornos para condutores e pedestres todos os dias.

Tem que escolher

“A cidade de Aracaju está largada. As pessoas não sabem mais como conduzir o veiculo, porque estão a todo o momento desviando e agora tem que escolher o buraco menor para desviar”, pontou.

Buraqueira

Para Emília, uma cidade com o trânsito de Aracaju e as chuvas que começam a cair, e repleta de buracos como está, a tendência é aumentar o número de acidentes e atropelamentos. Além disso, a situação prejudica a fluidez do trânsito e coloca em risco a vida dos pedestres.

Acidentes

“A minha preocupação são os acidentes, a integridade física das pessoas. Mas não é preocupação que se limita apenas aos condutores dos veículos, me preocupam os pedestres também. É preciso cuidar rapidamente das ruas e avenidas, ou os acidentes vão se multiplicar, pois toda cidade está cheia de buracos”, concluiu.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também