Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

JACKSON, BELIVALDO E/OU ANDRÉ?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A sucessão estadual continua sendo o ‘prato de cada dia’ nos bastidores. Há surpresas sempre, apesar do silêncio da maioria das lideranças. Situação e oposição tratam da sucessão estadual sempre. E há até contornos novos. Um exemplo é a presença do líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), intermediando reivindicações do governador Jackson Barreto (PMDB) e mostrando resultados que irritam aliados de um e de outro.

Alguns comentários demonstram receio do governador Jackson Barreto fazer chapa com André Moura. Um para senador e o outro para governador. Já existem apostas sobre isso e conversas há sete chaves. Nada que se confirme. Parte significativa do bloco aliado não aceita que isso sequer passe pela cabeça de JB. Mas tem grupo forte que já inicia a isolar o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), que é o nome mais cotado para disputar a sucessão com o apoio do governador.

Na oposição há uma reprovação absoluta do que chamam de “conluio”. Quer que André não se mantenha “tão Governo”. Mas também ninguém o vê como integrante de chapa majoritária. Um grupo que apoia o líder do Governo no Congresso, e que também está ao lado de Jackson, deseja ver André disputando o Senado de um lado e Jackson Barreto de outro. O plano: um trabalho intenso para que ambos saiam eleitos.

Eduardo Amorim trata com menos intensidade de candidatura a governador e Belivaldo Chagas está começando a se movimentar junto a lideranças do interior, para fortalecer a sua opção por suceder JB, com o seu apoio. Para que a provável candidatura do vice dê um salto, há necessidade de Jackson Barreto anunciar que o seu candidato à sucessão é Belivaldo. Com isso, a pré-candidatura ganha força e adesões.

Sem esse anuncio é preciso ter cuidado. Corre o imenso risco de que, na hora em que JB tomar essa atitude, já seja muito tarde.

QUESTÃO DA SUCESSÃO

É prematuro dizer que um nome ou outro não seja candidato à sucessão estadual, por indicação do governador Jackson Barreto (PMDB).

Só se houver um incidente de percurso pode não ser Belivaldo.

NADA AINDA DEFINIDO

Como não há nada definido em relação a 2018, inclusive pela própria situação do País, quem quiser pode voar nas especulações até o infinito.

Cria fatos e massageia o ego.

PRESIDENTE TRANQUILO

O líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC), tem se reunido com o presidente Temer e o acha tranquilo nesse momento de julgamento.

Tem despachado naturalmente com lideranças e ministros.

EDUARDO E O ESTADO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) acha que o fato de André Moura estar ajudando o Estado é bom que Temer fique. Mas para o seu partido não.

Amorim acha justo esse trabalho de entendimento em favor de Sergipe.

JÁ TEM QUEM NÃO GOSTE

Valadares Filho e o senador Valadares não concordam com essa ação aliada da oposição com o Governo Jackson Barreto. Pensam diferentes…

Os deputados Fábio Mitidieri e Fábio Reis também não vêem com bons olhos.

ANOTEM BEM ISSO

Logo após o desfecho do julgamento de Dilma/Temer haverá uma mutação política em Sergipe que pode fortalecer ou não o grupo do Governo.

Os festejos juninos já podem demonstrar isso.

CORAÇÃO DE FÁBIO

Alguma coisa acontece no coração de Fábio Reis. Da tribuna da Câmara ele cobrou ação do Governo em sua região, principalmente na recuperação de estradas.

Tem-se noticiado mal-estar entre o grupo do deputado com o governador.

PRECISA CONTRIBUIÇÃO

A informação é de que Sergio Reis tenta conseguir recursos em Ministérios para a decretação da situação de emergência em Lagarto.

– Mas o Governo de Sergipe precisa dar a sua contribuição…

QUAL SERIA A CAUSA

Está muito explícita a postura de deputados da base aliada a Jackson em Brasília: seria o efeito André Moura (PSC) que se aproxima do governador.

Os deputados acham que André aparece demais, mesmo ajudando o Estado.

VALADARES E MILITARES

O senador Valadares (PSB) solicitou a  Eunício Oliveira a inclusão na pauta da PEC que permite que Policiais Militares retornem à atividade se não reeleitos.

Essa é uma velha reivindicação da classe.

NÚMEROS ANIMAM

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) diz que os números o animam muito a disputar o Senado e que está começando a caminhada na “casa dos dois dígitos”.

– Estou firme na pré-campanha e percorro feiras livres e povoados nos finais de semana.

FÁBIO NÃO SE ROTULA

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) diz que nunca foi de se rotular, mas tem posições mais à esquerda: “isso é um fato”.

– Pelo momento do País, as minhas convicções levaram-me mais à esquerda, disse.

POR ELEIÇÕES DIRETAS

Sobre eleições diretas agora, Fabio acha que “seria uma boa”. Tem tanta corrupção que seria uma boa oportunidade de mudarmos tudo. “Mas vejo como muito difícil”.

– O custo é alto e a vontade da classe política é baixa, reconhece.

PAÍS ESTARÁ SANGRADO

Para Fábio Mitidieri, nas eleições de 2018 “o país já vai ter sangrado bastante. De todas as formas a eleição é constitucional e, portanto, legal”.

– Se vier, vamos enfrentar a batalha…

CANDIDATURA FIRME

Wagner Jr está firme com sua candidatura a deputado federal, pelo Partido Progressista (PP), embora só vá tratar do assunto em 2018.

Há muitas águas a correr e tempo de sobra pela frente…

SITUAÇÃO MEIA DIFÍCIL

O PSDB vai decidir na próxima segunda-feira se permanece ou desembarca do Governo Temer. Dúvida grande para o senador Eduardo Amorim.

Pelo País quer sair, mas por Sergipe quer ficar…

O QUE PENSA SUKITA

Ex-prefeito Manuel Messias Sukita diz que se o deputado Fábio Mitidieri for candidato ao Senado, ele apoia Gustinho Ribeiro para federal.

Se os dois tentarem Brasília decidirá em quem vota mais adiante.

SENADOR NO SÃO PEDRO

Está confirmada a vinda do senador Álvaro Dias (PR) para participar do São Pedro em Capela. Agora membro do PODEMOS, o senador é convidado de Sukita.

O ex-prefeito Manuel Sukita preside provisoriamente o partido em Sergipe.

REUNIÃO ENTRE PREFEITOS

Aconteceu ontem à noite, em Propriá, reunião entre oito prefeitos da região do Baixo São Francisco para tratar da liberação de recursos com o deputado André Moura.

O objetivo é garantir a safra do arroz dos perímetros irrigados.

Notas

Advogado deixa Funaro – O advogado Cezar Bittencourt deixou a defesa de Lúcio Funaro, que resolveu fazer delação premiada. “Conversei com ele. Ele vai delatar, está preparando uma delação premiada”, disse Bittencourt a Andréia Sadi. Bittencourt também é o responsável pela defesa de Rodrigo Rocha Loures, por enquanto.

0x0

Pedido de Eleição Direta – O advogado de Dilma Rousseff, Flávio Caetano, pediu que, caso a chapa seja cassada, eleições diretas sejam convocadas, conforme estabelece o Código Eleitoral. Caetano também pediu que Dilma não seja considerada inelegível e que o candidato derrotado, Aécio Neves (PSDB), não seja empossado como presidente.

0x0

Trabalha de olhos abertos – “O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relator do processo sobre a chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, cometeu uma frase que pode deixar dúvida no ar: “aqui, na Justiça Eleitoral, nós não trabalhamos com os olhos fechados. Esta é a tradução desse princípio da verdade real.”.

0x0

Temer se diz motivado – O presidente Michel Temer disse ontem que, além de gerar empregos e movimentar a economia, o setor agropecuário gera otimismo no país. Ao se dirigir a uma plateia composta por entidades e produtores do setor, Temer se disse motivado para “conduzir o governo até 31 de dezembro de 2018”.

0x0

WhatsApp aplica filtros – Aplicativo do WhatsApp para iPhone (iOS) foi atualizado. Chegou à versão 2.17.30 e ganhou a função de aplicar filtros nas imagens enviadas pelo mensageiro. O recurso funciona de forma nativa em fotos, GIFs e vídeos, sem que o usuário precise usar outros programas para aplicar efeitos nas imagens.

0x0

Câmara mantém votações – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, avaliou ontem que o julgamento da chapa Dilma-Temer não deve afetar a pauta de votações na Casa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje o julgamento, que pode levar ou não à cassação da chapa vitoriosa em 2014.

Conversando

Ainda em Foz – Mais da metade de deputados estaduais viajou a Foz do Iguaçu para participar de mais um encontro da Unale. Ficam por lá até domingo…

Está em clima – O interior do Estado já está em clima de São João. Os municípios fazem a festa e têm recebido vários políticos em pré-campanha.

E as especulações? – As especulações continuam fortes e até destoadas sobre quem será o candidato ao Governo indicado pelo governador Jackson Barreto.

Soldados nas ruas – Segurança Pública reforça policiamento na capital com alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar.

História da Somese – Eduardo Amorim acha que se nota claramente como a história da Somese se confunde com a evolução da própria Medicina no Estado.

Imposto sindical – Paulo Eduardo avisa que fim do Imposto Sindical avança no Senado. Estamos quase Livres dessa excrescência.

Sargento Edgard – Até a primeira ministra britânica, reconhece que direitos humanos só atrapalham no combate ao terrorismo. Na verdade, atrapalha em tudo.

Aprender a votar – Quando será que nós, brasileiros, vamos aprender a votar? Será que o povo vai eliminar os corruptos de todos os partidos.

Reforma salarial – O Brasil precisa de uma reforma salarial urgente, para acabar com as disparidades que acontecem no País entre servidores.

 

Leia também