Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A “TORRE” da PMA já ruiu e a da CMA ainda dará o que falar!

Nem IPTU e muito menos os pardais! O assunto que impera na imprensa em 2017, relacionado à Prefeitura de Aracaju é a coleta do lixo da capital e a relação institucional entre a administração e a empresa TORRE EMPREENDIMENTOS. Associação que é antiga, diga-se de passagem! Desde a primeira passagem de Edvaldo Nogueira (PCdoB) pela PMA. Uma situação tão conflitante que, em menos de seis meses, setores da gestão municipal passaram a ser investigados pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Até sobre decisão pelo afastamento do presidente da Emsurb a sociedade já tomou conhecimento, como também de outros servidores do órgão. O “lixo” tomou conta da gestão, se espalhou. A sonhada licitação é uma promessa e uma imposição do TCE, por enquanto, mas o que ainda se fala nos bastidores é sobre os dois últimos contratos emergenciais: tanto o que foi abortado pela Justiça quanto o que está em vigor nos dias de hoje. Vai e vem e a pauta da imprensa sobre a PMA acaba sendo a mesma: o lixo de Aracaju e o “cheirinho” que parece impregnar, deixando no ar a sensação de que algo fede, e muito!

Os órgãos fiscalizadores, inclusive, investigam se houve alguma ingerência da empresa TORRE EMPREENDIMENTOS na eleição para prefeito de Aracaju em 2016. Tudo está sendo analisado com o maior cuidado possível para que injustiças não prevaleçam. Muito desgastado com a opinião pública, Edvaldo Nogueira viu a “TORRE de expectativas” que construiu ruir em menos de seis meses. Em cada 10 aracajuanos pesquisados, oito ou nove tinham certeza de que a relação TORRE e PMA voltaria com tudo na gestão atual. Não, esta não é uma conclusão apenas deste colunista, mas é o “som que vem das ruas”…

A TORRE é uma empresa conhecida dos sergipanos, convenia com a PMA e com outras prefeituras do interior, além do governo do Estado. Quando não está relacionada ao lixo, também aparece nas licitações de obras públicas. Está sendo amplamente investigada e, até dias desses, seu proprietário estava detido em uma delegacia policial. Pelo visto, ligações telefônicas estão sendo monitoradas, interceptadas e analisadas. Mesmo sob forte suspeição, como não há qualquer decisão judicial que a contrarie, a TORRE participou do mais recente emergencial da Prefeitura e foi bem contemplada.

Quem é responsável pela coleta do cascalho em Aracaju, por exemplo, é a TORRE! Aliás, se vê mais restos de construção civil, hoje espalhados por aí, do que propriamente o lixo. Agora surge a notícia de uma suposta ligação telefônica, interceptada pela Polícia, que está dando o que falar, deixando no ar uma “TORRE de corrupção” na Câmara Municipal. Associado a este fato estaria a CPI do Lixo que não tramitou na CMA, ou melhor, que desandou, mas o assunto que voltou à ordem do dia, envolvendo tanto quem era a favor quanto quem era contrário. Tem um “cheirinho” no ar…

Em síntese, se a “TORRE DA PMA” ruiu com o desgaste de Edvaldo Nogueira, que não atravessa um bom momento e que, quando aparenta “sair do buraco”, logo já cai em outro um pouco mais adiante. Agora é a “TORRE DA CMA” que estremece no noticiário local. Fala-se em um suposto negócio de “compra e venda”. A reação dos vereadores tem sido forte, efusiva e corajosa: vão para cima da empresa de lixo exigir explicações da funcionária que teria colocado parlamentares sob suspeita. Há quem se diz tranquilo mediante esta situação desconfortável. Resta saber até quando…

Veja essa!

Olhando as programações juninas de várias cidades do interior sergipano e de centenas de pequenos municípios de outros Estados do Nordeste fica difícil entender o fato de Aracaju, a capital do Estado, não conseguir promover seus festejos juninos, mesmo com uma estrutura reduzida.

E essa!

O radialista Toni Xocolate lamentou as recentes declarações do prefeito Edvaldo Nogueira sobre o Forró Caju com artistas sergipanos e emendou: “Acho que nós, aracajuanos, também precisamos de um prefeito de fora. Só não vale da Venezuela, Cuba ou de Alagoas. Esses não dão certo por aqui”. É mole?

Falando nisso

Muito tímidas foram as manifestações dos músicos sergipanos e do próprio sindicato da categoria em relação às declarações de Edvaldo Nogueira. Em outros tempos os artistas já teriam promovido algum protesto ou alguma nota de repúdio. O prefeito de Aracaju foi muito infeliz em suas colocações…

Exclusiva!

Não é de agora que este colunista vem anunciando problemas em processos licitatórios de algumas prefeituras municipais. Em Areia Branca, por exemplo, os indícios são cada vez maiores. O Tribunal de Contas e o MPE estão acompanhando alguns procedimentos que chegam a surpreender nos dias atuais…

Neópolis I

Devido a indícios de sobre preço nos valores praticados e à falta de justificativa que comprove as contratações emergenciais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu determinar ao prefeito do município de Neópolis que suspenda os efeitos dos contratos nºs 04, 06 e 12/2017, voltados ao licenciamento mensal de uso de programas de informática, à locação de ônibus escolares, e à locação de veículos de médio porte, respectivamente.

Neópolis II

O colegiado acatou medida cautelar proposta pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, que fundamentou seu voto na auditoria especial realizada pela 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), responsável por jurisdicionar a 4ª Área de Controle. “Entendemos pela necessidade de expedição de cautelar diante da gravidade dos indícios de irregularidades trazidos aos autos pelos integrantes da área de auditoria governamental da 3ª CCI”, justificou o relator.

Sobre preço

No caso da contratação que teve como objeto o licenciamento mensal de uso de programas de informática, entre outros itens, com prazo contratual de 12 meses e preço total de R$ 90 mil, a auditoria indicou haver indício de sobre preço de até 50% para a mesma prestação de serviço em comparativo com anos anteriores.

Shopping Peixoto

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), prestigiou a inauguração do Shopping Peixoto, empreendimento comercial lançado no município de Itabaiana. O parlamentar exaltou que o investimento é ainda mais positivo pelo momento em que o País atravessa, de crise financeira, e que vai gerar emprego e renda para toda a região Agreste do Estado. O governador Jackson Barreto (PMDB) e o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) prestigiaram a solenidade.

Luciano Bispo

“O itabaianense fazer um grande empreendimento como este é algo que temos que parabenizar e reconhecer. Esta é uma demonstração da coragem e do trabalho do povo de Itabaiana, sem contar que está contribuindo ainda para a geração de emprego e renda para o nosso município. Nós estamos no meio de uma crise econômica sem precedentes, quando a gente vê um investimento deste tamanho, temos que dar os parabéns a todos que fazem a família Peixoto”, destacou Luciano Bispo.

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça (PP), também ex-prefeita do município, acha que a inauguração consolida um momento especial para Itabaiana vencer, avançar e crescer. “Esta obra representa um marco para todo o Agreste. Isso deixa a nossa gente com a autoestima elevadíssima. Aqui o Itabaianense vai poder passear, lanchar, almoçar, jantar, encontrar os amigos e confraternizar. Um espaço novo de lazer para o município, com a opção de poder assistir bons filmes. Estão de parabéns todos os envolvidos neste projeto”.

Zezinho Guimarães

O também deputado Zezinho Guimarães (PMDB) acha que Itabaiana, pela importância econômica que tem para Sergipe, já merecia um investimento como o Shopping Peixoto. “É um sergipano acreditando na sua gente, apostando no seu Estado, na capacidade do seu povo. Itabaiana já merecia um centro de lazer e negócios como este. Vai gerar muitos empregos diretos e todos nós ficamos felizes”.

Machado

Filho de Itabaiana, o ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) avalia que o shopping Peixoto, agora já inaugurado, é um marco para o desenvolvimento do município. “O shopping não será só de Itabaiana, mas de toda a Região Agreste. Sem falar nos municípios do sertão, já que a Rodovia Rota do Sertão passa por Ribeirópolis e nos municípios de Sergipe, sem contar que também atende às cidades baianas localizadas ao longo da BR-235, no trecho entre Carira e Juazeiro”.

Amorim

O senador Eduardo Amorim (PSDB) não pode comparecer ao evento por causa de compromissos no Senado Federal. Através das redes sociais, parabenizou o empresário Messias Peixoto e felicitou a população da sua terra natal. “Itabaiana terá uma guinada no desenvolvimento econômico e de geração de empregos. Parabéns a Messias Peixoto, ao prefeito Valmir de Francisquinho e ao povo e amigos de Itabaiana”.

Eunice Dantas I

A Procuradora Regional Eleitoral Eunice Dantas já solicitou à juíza da 3ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju do TJSE, Valéria de Oliveira Libório, o compartilhamento de prova em inquérito policial realizado pelo Deotap. O objetivo é averiguar possível prática de crime eleitoral, decorrente de suposta omissão de receita na candidatura.

Eunice Dantas II

A Justiça Eleitoral instaurou um procedimento investigatório Criminal contra o prefeito Edvaldo Nogueira, por suposta prática de caixa 02 na Campanha eleitoral de 2016. Um dos pontos analisados é se o então candidato recebeu ajuda financeira da TORRE EMPREENDIMENTOS ou de um de seus proprietários.

Cabo Amintas I

O vereador Cabo Amintas (PTB) cobrou uma posição da Mesa Diretora da CMA. “Nunca respondi a nenhum processo e nunca fui indiciado por corrupção, e não aceito meu nome envolvido nessas questões. Se alguém está aqui preocupado, esse não sou eu. Cada um responde por si e escolhe o seu caminho. Eu não tenho medo de citar nomes, me acusem do que for, menos de desviar dinheiro público. Não sou corrupto e não sou beneficiado por empresa. Sou funcionário do povo”, destacou.

Cabo Amintas II

O parlamentar ainda afirmou que atualmente a oposição na Casa Legislativa é composta por quatro vereadores e que estes não podem ser acusados de atos de corrupção sem provas. “A oposição tem quatro vereadores, onde já teve 16. E não podemos dizer que os quatro vereadores são suspeitos de alguma coisa. Façam o que fizer, mas a casa dos corruptos uma hora vai cair e essa bomba vai estourar, mas não podemos julgar ninguém sem provas”, finalizou.

Nitinho I

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, disse que, caso seja consenso da maioria dos vereadores, o Poder Legislativo entrará com ação judicial contra a funcionária da Empresa Torre, para que prove que algum parlamentar da casa “se vendeu”, para que a CPI do Lixo não fosse adiante.

Nitinho II

“Ouvi comentários de alguns vereadores e ser for definido pela maioria, o coletivo entrará com uma representação contra essa senhora. Queremos que ela possa esclarecer as informações e dizer qual o vereador que negociou com a empresa Torre e com o ex-deputado e ex-presidente da Emsurb, Mendonça Prado, pois é bom que tudo fique esclarecido, para que a gente não tenha dúvida sobre isso”, pontua o presidente da CMA.

Cada um por si

Nitinho enfatizou que, em relação à sua pessoa, está bastante tranquilo. “Quero deixar claro que sou o presidente desta Casa, sou um gestor, mas não tenho obrigação nenhuma de saber informações individuais dos vereadores. Eu tenho certeza que eu particularmente não cometi nenhum ato que venha manchar meu nome com relação a CPI do Lixo”.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) lamenta que a equipe capitaneada pelo Prefeito esteja em ação para tentar lhe descredibilizar. Segundo ela, liderados do gestor estão se articulando com o objetivo de macular sua imagem. Ela precisou ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para rebater duras críticas pessoais a ela direcionadas pela administração municipal.

Emília Corrêa II

“O clima está quente, muito quente. Mas eu não tenho medo de absolutamente nada e já deixei isso bem claro. Aproveito para lembrar aos navegantes que me Porto na minha vida profissional com ética e respeito pessoal a todos, prática que não vem sendo exercida por alguns pares do grupo do prefeito da capital”, pontuou a vereadora.

Luta continua

“Primeiro foi com um secretário sem repercussão nenhuma; agora com o líder do prefeito. Podem me atacar, não abandonarei a ética. Toda equipe de Edvaldo está contra mim, esquecendo que não se rasga uma história de 19 anos de comunicação orientando e defendendo os mais carentes. Minha vida foi construída com trabalho. Venham, estou preparada”, pontuou Emília.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também