12/06/17 - 15:17:23

ESTADO DE SERGIPE COMEÇA SER INSERIDO NO TURISMO RELIGIOSO

Um novo mercado, gerador de emprego e renda, começa a ser incrementado no Estado de Sergipe. De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR), o turismo religioso movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente, que representa uma importante receita, principalmente em tempos de crise. De olho nesse potencial, a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) tem inserido Sergipe como destino religioso do Brasil.

Uma equipe da Secretaria de Estado do Turismo participou da ExpoCatólica, durante o final de semana, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoCatólica é considerada a principal feira de negócios do segmento católico no país e a segunda maior e mais importante do mundo. É uma vitrine que tem o objetivo de promover o turismo religioso, além do mercado de livros e artigos religiosos, da música católica e da própria Igreja.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, o Estado possui monumentos a serem explorados, igrejas tombadas e contexto histórico. “Temos belos prédios e igrejas que fazem parte da história religiosa do Brasil nas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras; temos também o Monte Carmelo e seu contexto, em Carmópolis. Sem esquecer da gruta que a Irmã Dulce costumava rezar, em São Cristóvão”, lembrou o secretário.

Catedral

No dia 20 de maio, o secretário Fábio Henrique esteve em Campinas/SP, na Operadora Catedral, para inserir Sergipe no destino de suas viagens. Em conversa com o diretor da Catedral, Claudemir Carvalho, o Estado tem condições de ser inserido na rota dos turistas portugueses e italianos, que escolhem o Nordeste para conhecer a história das igrejas e suas influencias nas comunidades. A Catedral é a maior operadora de turismo religioso do Brasil, e atua em roteiros nacionais e internacionais.

Pelo levantamento do Ministério do Turismo, os Estados que possuem aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, geram  fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional. Dados do Sebrae revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Diocese

Em março, o Governo do Estado e a Arquidiocese se uniram com o foco na promoção do turismo religioso. “Além da participação da Igreja na história de Sergipe, temos belas igrejas em vários municípios”, destacou Dom João José Costa – arcebispo metropolitano de Aracaju..

Por Henrique Matos

Foto assessoria