Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Decisão do TSE mantém André Moura “ditando” política de Sergipe!

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não cassando a chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), assunto bastante comentado e “cornetado” durante o final de semana, pode ser encarada de várias formas. É evidente que ela interfere diretamente no rumo administrativo do País em todos os aspectos, sejam econômicos, sociais, éticos ou políticos. Mas a decisão dos ministros também interfere diretamente na política de Sergipe, sobretudo, para a classe que já estuda e trabalha o melhor cenário para as eleições de 2018. A situação da presidência da República tem reflexos diretos em nosso Estado.

Neste comentário, este colunista não vai entrar no mérito a favor ou contra a cassação de Michel Temer. Este é assunto para outro momento, mesmo porque todos os colunistas com referência nacional e até outros colegas aqui do Estado já expuseram seus pensamentos, e mais uma análise neste sentido, ainda sobre a decisão de sexta-feira (9), poderia parecer repetitiva ou já superada. A coluna decidiu ir além e procurar entender como a continuidade do presidente da República pode interferir diretamente entre nós, sergipanos.

O principal efeito da continuidade de Michel Temer, ao menos por enquanto, está na sequencia do deputado federal e sergipano André Moura (PSC) como líder do governo do PMDB no Congresso Nacional. E isso representa muito porque a afirmação de André pode sinalizar por mais resultados, mais investimentos e recursos federais para o nosso Estado por parte do governo. O deputado já mostrou que tem prestígio no cenário nacional e que conta com um grande poder de argumentação e uma facilidade enorme de articulação.

Vindo da saga de “aliado rejeitado” ou “adversário a ser bombardeado”, nos últimos anos, hoje André Moura “dá as cartas” na política de Sergipe. Como tudo aqui depende do cenário nacional, qualquer discussão, inclusive envolvendo a constituição de um bloco político, o deputado sergipano segue sendo a “referência” e vai ditando os passos dos agrupamentos. Hoje todo mundo quer ser aliado ou amigo de André, todo mundo quer contemplar sua cidade, tentando junto ao líder de Temer no Congresso mais recursos federais, mais benefícios.

Apesar de não se pronunciar sobre 2018, André Moura vai se movimentando nos bastidores, vai fortalecendo seu agrupamento e cada vez mais consolidando sua reeleição com tranquilidade. Já há quem aposte que, no mínimo, André disputará uma das duas vagas de senador que estarão em aberto. Por sua vez, tanto na oposição quanto na própria situação já existem rumores de gente que defende o deputado para disputar o governo do Estado. Algo improvável para este colunista, ao menos por agora, mas a informação não deve apenas proceder, mas se propagar.

André Moura tem um passado político bastante conturbado, do ponto de vista político, mas a liderança que tem exercido em Brasília só o ajudou a amadurecer enquanto parlamentar, além de poder contemplar uma série de municípios sergipanos. Até seus adversários se renderam à força e ao prestígio que exerce na capital federal. Gostando ou não dele, muita gente já “deu trégua” nas críticas e tenta uma aproximação. Como a política em si é muito dinâmica, ainda é cedo para se fazer uma proporção, mas que a continuidade de Temer foi boa para ele, isso ninguém pode negar. Tomara que siga sendo bom, mas para Sergipe…

Veja essa!

A Polícia Civil já está empenhada em identificar os responsáveis pelos assassinatos do presidente da Câmara do Município de Carira, Jailton Martins de Carvalho, conhecido como Jailton do Preá, e do motorista e assessor dele, José Valter, na sexta-feira (9).

E essa!

A informação é que a investigação passa por uma série de fatores e nem a hipótese de crime político pode ser descartada, por enquanto. O vereador era muito conhecido no meio político e seu assassinato chocou o segmento. O enterro dele e de seu assessor ocorreu nesse domingo (11), em Carira.

Eunice Dantas  

A Procuradora da República, em entrevista à TV Sergipe, confirmou nessa segunda-feira (12) que está apenas aguardando o envio do inquérito policial da Operação TORRE de Babel, que investiga possíveis irregularidades nos contratos referentes a coleta de lixo na capital sergipana, para abrir um procedimento investigatório criminal.

 Exclusiva!

Eunice Dantas confirmou para a TV Sergipe que quer informações sobre as ligações interceptadas entre o então candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o empresário e proprietário da empresa TORRE EMPREENDIMENTOS, na semana que antecedeu o segundo turno da eleição em Aracaju, no ano passado.

Relembre

A conclusão do inquérito resultou no indiciamento de 14 pessoas, entre elas, os proprietários da Torre, além de gestores e ex-gestores de Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e dois representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp).

PF na área

Um dado importante com a entrada da Procuradora Eleitoral na investigação: além da Polícia Civil, através do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), quem passa a investigar a relação da empresa TORRE com a Prefeitura de Aracaju é a Polícia Federal.

Alô JB!

Não custa cobrar do governador do Estado: a rodovia que liga os municípios de Campo do Brito a Macambira, assim como em outros trechos, está bastante esburacada, segue sem acostamento e, à noite, o risco de acidentes tem sido cada vez maior, ainda mais nos dias chuvosos.

Bomba!

Setores do governo já definiram uma estratégia para tentar desestabilizar a oposição visando 2018: elegeram como alvo de ataques, especulações e fofocas o senador Valadares (PSB). Tentam criar uma situação entre André Moura e o líder do PSB em Sergipe.

Belivaldo na fita!

Por repetidas vezes este colunista tem batido na tecla que o candidato a governador do grupo governista é Belivaldo Chagas (PMDB). O vice-governador tem se movimentado, tem prestigiado eventos e atos do Executivo, tem coordenado reuniões e tentando resolver os problemas. Até nas redes sociais está mais presente.

Forçando a barra

O problema para Belivaldo é o “fogo amigo” dentro do próprio governo. Alguns aliados temem que ele não cresça nas pesquisas de intenção e já começam a trabalhar uma aproximação com André Moura. Gente do governo e até da oposição defende André como uma espécie de “consenso” para próximo ano.

É do jogo!

Enquanto isso, André Moura e Jackson Barreto seguem suas rotinas de trabalho, sem falar em eleição. Para o deputado federal essa “supervalorização” é muito positiva, inclusive para a sua reeleição, se for o caso; já o governador não quer problemas com o governo federal. Se for um “jogo”, um está usando o outro e o saldo tem sido positivo para ambos…

Garantia

Trabalhador com câncer pode conquistar garantia no emprego, por um ano, no mínimo. É o que determina Projeto de Lei (PLS 14/2017), do senador Eduardo Amorim (PSDB), aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão final. O senador Paulo Paim (PT), apresentou parecer pela aprovação da proposta. O PLS segue para a Câmara dos Deputados.

Garantia II

“O benefício da estabilidade seria assegurado ao trabalhador mesmo que a doença seja anterior a sua filiação no sistema previdenciário e independentemente de ele ter sofrido, ou não, acidente de trabalho”, explicou o senador ao ressaltar que a pessoa acometida pelo câncer já passa por um momento difícil da sua vida e não deveria ter mais um sofrimento com a perda do emprego.

Itaporanga

A gestão do PSDB mantém viva a tradição junina em Itaporanga D’Ajuda. O prefeito Otávio Sobral divulgou a programação do tradicional São João do município, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho. E a festa promete, com uma mescla de artistas sergipanos e do cenário nacional.

Itaporanga II

Entre as atrações estão a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, Samyra Show e Avine Vinny, além dos sergipanos Xandy e Nanda, Unha Pintada e Danielzinho.  Vale lembrar que o prefeito Otávio Sobral vem honrando os salários dos servidores em dia e que a festa será realizada com recursos provenientes de uma emenda Federal.

Valadares I

“Como anunciei em discurso no Senado, a Codevasf já autorizou licitação no valor de R$ 45 mi para a 1ª etapa das obras. O restante dos recursos da emenda impositiva será liberado até o final do ano. Os prefeitos do Baixo São Francisco podem ficar tranquilos”, tranquila o senador Valadares, através das redes sociais.

Valadares II

O senador ainda acrescentou que “o contingenciamento da emenda de R$ 100 mi em favor dos perímetros do Baixo São Francisco é temporário por se tratar de emenda impositiva”.

Trabalho infantil I

Nessa segunda-feira (12), em Brasília, Valadares presidiu a Sessão Especial em Comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. “É preciso salvar nossos jovens. E a melhor resposta a esse quadro de incertezas é garantir a eles capacitação de que precisam”.

Trabalho infantil II

“É fundamental investir em educação de qualidade, que assegure a permanência de crianças e adolescentes na escola e que elas tenham direito à sua formação profissional”, completou Valadares, que foi o autor do requerimento pela sessão e que é presidente no Senado da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infanto-Juvenil.

Valadares Filho

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) aprovou projeto de lei de autoria do deputado Valadares Filho (PSB). O projeto promove a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas populares lan houses e cybercafés e telecentros públicos. “Com este projeto de lei, vamos em busca da inclusão digital mais ampliada, para chegar às pessoas com deficiência”, ressalta o autor do projeto.

Inclusão digital

Valadares Filho destaca que, ao examinar as razões da exclusão digital, verifica-se que ela ocorre por falta de recursos, pois as faixas superiores de renda dispõem de meios para pagar pelos acessos. Assim, uma faixa significativa da população alcança a internet em serviços que são colocados à disposição do público nos estabelecimentos de prestação de serviços de internet.

Governo do Estado I

O governador Jackson Barreto deu continuidade às ações de combate aos efeitos da seca e fomento à atividade agrícola nessa segunda-feira em visitas aos municípios de Aquidabã, Nossa Senhora de Lourdes e Itabi para entregar 516 toneladas de material forrageiro e 16,5 mil quilos de sementes, além de títulos de regularização fundiária e adesão ao Garantia Safra.

Governo do Estado II

Em Aquidabã, serão entregues 174,5 toneladas de forragem, que vão beneficiar a 224 produtores da agricultura familiar. O investimento é de R$ 130.679,69. A distribuição de material forrageiro resulta do Plano Detalhado de Resposta aos Efeitos da Seca elaborado pelo governo do Estado e apresentado ao Ministério da Integração Nacional, que destinou R$ 4,6 milhões à aquisição 6.142,5 toneladas de material forrageiro, que serão distribuídos a 7.484 produtores rurais, em 32 municípios.

Bombeiros

A categoria em Sergipe está mobilizada e, através de convite do deputado Capitão Samuel (PSL), deve se fazer presente na tarde dessa segunda-feira (12), nas galerias da Alese, com os bombeiros fardados, para pedir o apoio do presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (PMDB), no sentido de apressar o envio do PL referente à “Lobinha” que está em discussão na SEPLAG, PGE e no CRAF.

Lagarto

Foi divulgada no sábado (10), no programa “Frente a Frente”, apresentado por Rômulo Daltro na Juventude FM, a Programação Oficial dos artistas que irão se apresentar no 5º Festival da Mandioca que vai ser realizado no Parque Nicolau de Almeida, o Parque de Exposições, de 21 a 25 de junho. O anúncio foi feito pelo Secretário da Agricultura, Juventude e Esporte, Valmir Rafael Monteiro.

Que fase!

O ex-prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita, foi novamente condenado a prisão. Desta vez a pena é de 1 ano e 2 meses, após a conclusão do processo movido pelo senador Valadares, por calúnia, difamação e injúria. Valadares processou Sukita após o ex-prefeito acusar o senador de ter falsificado documentos que teriam sido assinados pelo ex-prefeito.

 Sukita

Recentemente, Manoel Sukita foi condenado a 13 anos, nove meses e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além da pena de 32 dias-multa, no valor de um salário mínimo vigente à época do fato. Sem substituição por pena alternativa. A decisão ainda cabe recurso.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também