13/06/17 - 13:44:52

AGENTES FAZEM NOVA APREENSÃO DE OBJETOS NO COPEMCAN

Agentes penitenciários apreenderam nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 13, diversos objetos ilícitos no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, localizado em São Cristóvão. Foram apreendidos, celulares, carregadores, fones de ouvido, agulhas e tintas para tatuagem.

O material foi encontrado no pátio destinado ao banho de sol dos detentos momentos antes da abertura dos portões da Ala A, no Pavilhão 3.  Nesta área, havia somente três agentes penitenciários para fazer a segurança de 500 detentos.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Luciano Nery, alerta para o fato de que os objetos foram arremessados para dentro do presídio.

“Por causa do baixo efetivo de agentes, somente duas das 13 guaritas do Copemcan estão ativadas. Com essa situação, fica inviável fazer uma segurança de qualidade. As pessoas se aproveitam das áreas com guarita desativada para arremessar objetos para o lado interno do presídio”, denuncia.

“A união de fatores como o baixo efetivo, alto número de guaritas desativadas e superpopulação carcerária resultam em apreensões de objetos ilícitos quase que semanalmente no Copemcan”, acrescenta Luciano Nery.

O Copemcan tem capacidade para 800 presos, mas atualmente abriga 2500. A unidade concentra mais de 50% do total de detentos de Sergipe.

O Sindpen alerta, mais uma vez, para a urgente necessidade de concurso público e aumento do efetivo de agentes penitenciários. O último concurso foi realizado em 2001 e o efetivo está prestes a ficar cada vez menor, já que em 2017, pelos menos 50 agentes estão para se aposentar.

Foto assessoria

Por Nara Barreto