Aracaju, 28 de março de 2024

Aracaju sem Forró Caju é pura incompetência! O resto é mimimi!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Faltando apenas 10 dias para o São João, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), convoca a imprensa e, em entrevista coletiva, anuncia que a capital não realizará o Forró Caju, pela primeira vez após quase 20 anos de festejos sem interrupção. Até a gestão bastante questionada do ex-prefeito João Alves Filho (DEM), que também sentiu os efeitos da crise financeira que assola o País e o município, não deixou de realizar o evento nos quatro anos. Foi capaz de formalizar parcerias com a iniciativa privada, mas fez a festa. Nem isso Edvaldo e Eliane Aquino (PT) conseguiram.

Na coletiva, já no “apagar das luzes”, o prefeito tenta justificar que o recurso federal (R$ 1,4 milhão) viabilizado pelo líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), não poderia ser repassado porque a Prefeitura de Aracaju está sem as certidões necessárias. Mas, como perguntar não ofende nunca, será que só agora, aos “45 minutos do segundo tempo”, o prefeito percebeu isso? A responsabilidade é de João Alves? Certo, mas e por que a prefeitura não tentou resolver isso em janeiro, por que não tentou um recurso judicial?

Será mesmo que Edvaldo não sabia? Será que ele não já tinha decidido não fazer o Forró Caju e retardou esse anúncio como estratégia política para jogar a responsabilidade toda para João Alves Filho? Se pensou desta forma, certamente deu um “tiro no pé”! A não realização do Forró Caju em 2017 é um dos assuntos mais comentados e mais criticados nas redes sociais e, obviamente que a população responsabiliza o atual prefeito porque entende que o governo é impessoal. E Edvaldo, que durante a campanha eleitoral de 2016, tanto prometeu, tanto falou do resgate da Cultura e do Forró Caju, agora já promete um grande mês junino para 2018, um ano eleitoral, diga-se de passagem.

A paciência do povo de Aracaju com o prefeito parece ter esgotado! Não há um direcionamento de gestão, não há uma sequencia efetiva de ações. Fruto de escolhas políticas e indevidas para compor o secretariado. Aliás, justiça seja feita, muitos que estão na PMA, foram “presentes” do governador Jackson Barreto (PMDB) para o prefeito. É como se fosse um “entulho”, que ocupava espaços e que já não tinham mais eficiência para o Estado. O resultado tem sido uma gestão pífia, desordenada, com muito discurso e poucas ações. Com muita política e politicagem, com muito “cacique” na gestão. Algo muito parecido com a administração anterior. O único êxito segue sendo o pagamento dos salários dos servidores em dia.

Sem planejamento, a gestão também tentou receber os recursos federais via Governo do Estado, mas sem dotação orçamentária isso era impossível. E aí vai outra pergunta: será que Edvaldo também não sabia disso? O prefeito tentou desesperadamente entregar a festa para a iniciativa privada, mas de última hora, ninguém quis arriscar a tomar um grande prejuízo. O setor hoteleiro é pura lamentação já. Qual a vantagem de um grande patrocinador em investir em tanta desorganização? Qual o retorno? Aracaju sem Forró Caju é incompetência sim da gestão e o resto é mimimi! Deixaram para a última hora e não conseguiram resolver.

O prefeito não tem força política, o governador lavou as mãos e ainda “levantaram a bola” de um adversário: André Moura. Que, diga-se de passagem, não tem culpa de nada e conseguiu o dinheiro, que agora vai para os festejos do interior. A verdade? Edvaldo e Eliane, até agora, não justificaram a confiança da maioria dos aracajuanos votantes. Não apresentaram nada! Cadê a experiência, a eficiência, a modernidade? Sobrou até para os artistas locais, que nem foram lembrados e ainda foram humilhados em uma declaração infeliz do prefeito. Não adianta jogar a culpa em João, Maria, Habacuque…o mais digno, para a PMA, seria reconhecer o erro e tentar consertá-los. Há tempo para isso. É só trabalhar mais e falar menos…

Outro lado I

Edvaldo reforçou que a sua gestão tem atuado para garantir o funcionamento dos serviços básicos da cidade, além de estar honrando o pagamento em dia dos salários dos servidores municipais. Por isso, disse ele, “não havia condições financeiras para investir recursos próprios na realização da festa. A Prefeitura não tem recurso para pagar nenhuma atividade do São João. Entre pagar os salários em dia dos servidores, como estamos fazendo, e realizar o Forró Caju, optamos pelos servidores”.

Outro lado II

Entre garantir remédios nos postos de saúde e realizar a festa, estamos priorizando a saúde. Entre as ações de tapa-buraco e os festejos, os recursos servirão para melhorar o recapeamento das ruas. Estamos tomando a medida mais adequada. Gosto muito do Forró Caju, tenho muito alegria de tocar zabumba, tenho orgulho de ter feito as melhores edições da festa, mas, neste ano, não será possível realizá-la. Isto não quer dizer que o Forró-Caju acabou. A partir do segundo semestre deste ano já iremos trabalhar pela edição de 2018”, afirmou.

Entenda o caso!

Este colunista procurou o Procurador do Município da administração de João Alves, Carlos Pinna Júnior, e o mesmo explicou a polêmica sobre as certidões da PMA. Ele revelou que o democrata também teve problemas com o investimento em Educação.

Veja essa!

Edvaldo Nogueira diz que a PMA não tem certidões porque a gestão anterior não investiu os 25% definidos por lei em Educação. Na gestão anterior, havia um entendimento do Tribunal de Contas, em uma consulta que a prefeitura fez lá atrás, de que os gastos com os professores aposentados poderiam ser contabilizados nestes 25%.

 E essa!

Segundo Pinna Jr “também enfrentamos problemas com estas certidões porque o FNDE não tinha este entendimento. Nossa Procuradoria atuou várias vezes e nós sempre conseguimos formalizar convênios e receber os recursos mediante decisões judiciais em caráter liminar”.

Carlos Pinna Jr

O ex-Procurador do Município, na gestão anterior, também pontuou que: “por quatro anos nós impetramos um mandado de segurança e conseguimos liminares determinando que a certidão negativa fosse emitida”.

Coisas do poder

Ao acompanhar os relatos de alguns vereadores de Aracaju, lamentando o fato da PMA não ter certidões negativas para realizar o Forró Caju este ano, “graças a gestão anterior”, este colunista se remete às lembranças do forró, em 2016, com João prefeito e toda estrutura contemplando os mesmos, talvez até ajudando meses depois. Coisas do Poder…

Falando nisso

Alguém sabe explicar quem fim deu a ida dos vereadores de Aracaju para Brasília (DF), mês passado? Uma comitiva foi à capital federal, conversar com a bancada de Sergipe, sobre a necessidade de mais recursos para a capital, inclusive para o Forró Caju. Pelo visto findou não sendo proveitosa para o município a viagem dos parlamentares…

Fiscais?

Será que os vereadores de Aracaju também “comeram mosca” e não tomaram conhecimento que a Prefeitura não tinha as certidões para receber os recursos? Dormiram no ponto os fiscais do povo? Por que não cobraram uma solução para este impasse desde fevereiro? Buscar recursos em BSB com a prefeitura sem certidões? Como assim, Bial?

Exclusiva!

Um grupo de empresários, que teria investido diretamente na candidatura de Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino em 2016, perdeu a paciência de vez com os compromissos, inclusive familiares, não cumpridos até agora. Temendo ficar no prejuízo, a turma já iniciou alguns procedimentos sobre a campanha eleitoral que devem vir à tona em breve, inclusive junto aos órgãos fiscalizadores…

Olha o lixo!

O conselheiro Clóvis Barbosa, presidente da Corte de Contas, e o Ministério Público Estadual precisam verificar, de perto, o sistema de pesagem dos entulhos em Aracaju. É preciso acompanhar os números das medições e verificar se as equipes exigidas no contrato emergencial estão trabalhando diariamente nas ruas…

Caiu!

O médico André Sotero entregou o comando da Secretaria de Saúde de Aracaju. Certamente não suportou a situação desconfortável onde a chefe do DARF da Pasta, aparentemente, tinha mais poder que o titular. Internamente o comentário era que a área tinha dois secretários. É muito cacique…

Tem personalidade

Além de ser um médico profissionalmente realizado, André Sotero tem personalidade e percebeu que não precisava continuar se submetendo a ter que responder, no futuro, a processos por conta de terceiros dentro da Secretaria.

Denúncias I

Este colunista por várias vezes denunciou o caso na secretaria onde uma funcionária responde pelas licitações e contratos da Pasta e seu esposo, também servidor da Saúde, é o responsável por fiscalizar todos esses contratos. Algo que é, no mínimo, imoral na administração pública, nos dias de hoje.

Denúncias II

Vale lembrar também que a coluna por várias vezes denunciou que empresas que chegaram na Saúde de Aracaju, ainda com Rogério Carvalho, e que atuaram no primeiro mandato inteiro de Edvaldo Nogueira, voltaram com tudo na gestão atual e com dispensas de licitação. Gente que já tem no currículo condenações no TCE. Isso também pode ter motivado o secretário André Sotero a “pular do barco” antes que ele afunde…

E agora Edvaldo?

O prefeito de Aracaju tanto ironizou João Alves Filho que mudou cinco ou seis vezes o secretário de Saúde e, com menos de seis meses, já perde André Sotero. A deputada Goretti Reis (PMDB), primeira secretária de Saúde na gestão do democrata, ao menos durou um ano no cargo. Será que Edvaldo vai conseguir mudar mais?

Rogério Carvalho

Apesar da coluna não apostar neste nome, a informação que vem sendo ventilada é que Rogério Carvalho poderia reassumir a Saúde de Aracaju. Vale lembrar que o petista é candidato a Senador em 2018 e Edvaldo prometeu que não “politizaria” a Saúde. Vamos aguardar…

Bomba!

Servidores da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes estão temerosos diante do risco de serem exonerados pela gestão de Almeida Lima, que simplesmente retirou suas gratificações parcialmente e que, mesmo sem poder legalmente, diz que irá exonerar os mesmos de qualquer forma. Com a palavra o secretário Almeida Lima…

Antidesmonte I

Até o momento, no bojo da Operação Antidesmonte, foram realizadas auditorias em 26 municípios sergipanos, com o apoio de 50 servidores do TCE/SE. Na etapa atual, estão em fase de realização auditorias nos municípios de Maruim, Santo Amaro, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias, Santana do São Francisco, Amparo do São Francisco, Ilha das Flores e Frei Paulo, e, nas próximas semanas, serão auditados os demais municípios alvos da Operação.

Antidesmonte II

Dentre os desdobramentos da Operação Antidesmonte, está a apuração, pela Promotoria de Justiça respectiva, de irregularidades e possível cometimento de crimes contra a Administração Pública e atos de improbidade administrativa, detectados durante as auditorias realizadas pelos técnicos do TCE/SE, nas Prefeituras e/ou nas Câmaras de Vereadores visitadas.

Desdobramentos
Estes atos estão sendo apurados a partir de Procedimentos instaurados no âmbito de cada Promotoria de Justiça, e pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (DEOTAP), órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), destinados a reunir os elementos necessários à apuração da prática de crimes contra a Administração Pública e de atos de improbidade administrativa, bem assim de sua autoria.

Aracaju
No início de abril foi concluído o relatório de inspeção de Aracaju, pelos técnicos do TCE/SE, com o seu consequente encaminhamento ao Ministério Público. De início, foram detectadas possíveis ausências de servidores durante o expediente de trabalho; indícios de irregularidades na fiscalização de contratos com empresas de prestação de serviços terceirizados (controle de frequência), capazes de gerar dano ao erário, em tese, ou em contratos de prestação de serviços terceirizados; indícios de servidores “fantasmas”, sem prejuízo do pagamento de salários, dentre outros.

Inquéritos
Ato contínuo, já foi determinada, pelos Promotores de Justiça do Patrimônio Público da Capital, a instauração de mais oito inquéritos civis, visando aprofundar as investigações, cujas irregularidades se encontravam em várias secretarias da administração municipal. “Essas ações buscam tornar mais rígido o controle dos gastos públicos, pelos gestores municipais, principalmente no final dos mandatos eletivos”, pontuou o Promotor de Justiça Jarbas Adelino, diretor do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Ordem Tributária.

Mais documentos

O promotor ainda assegura que nessa nova fase da operação Antidesmonte, serão colhidos depoimentos e requisitados novos documentos, com a celeridade que o caso requer, em busca de punir os responsáveis por eventuais práticas danosas ao patrimônio público. “Também estamos trabalhando em todos os Municípios do interior do Estado para tornar cada vez mais efetivas as ações no combate à corrupção”.

Ceasa em Itabaiana

Máquina da Construtora CELI, vencedora da licitação para a Terraplanagem e Construção do CEASA de Itabaiana, começa a fazer a limpeza do terreno onde será construída a mais nova Central de Abastecimento de Sergipe. O investimento do Governo é da ordem dos R$ 30 milhões e representa um velho sonho do povo itabaianense, bandeira do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB).

Centro de Criatividade

A parte externa do Centro de Criatividade será palco do “Arraiá Arranca Unha”, tradicional concurso de quadrilhas que tem início no dia 21 e segue até o dia 30 de junho. A informação é do Governo do Estado que anuncia um investimento de R$ 2,7 milhões para o espaço retomar suas atividades.

Sukita

Um dos assuntos nas redes sociais tem sido a visita da presidente nacional do Podemos (antigo PTN), deputada federal Renata Abreu, a Sergipe. Mas sua vinda não chamou a atenção por um anúncio importante, e sim porque “elegeu” Sukita como prefeito de Japaratuba, cidade comandada pela prefeita Lara Moura. Resta saber se foi um erro da deputada ou se é a velha prática do vender “gato por lebre” ou seria vender “sukita por fanta”?

Coisas de Capela I

O vereador Alexsandro Nascimento denuncia que no município os projetos viram lei antes de serem apreciados e aprovados pela Câmara. Os vereadores receberam um projeto, nomeando um prédio público, que já foi inaugurado. “Se a Prefeitura enviasse tudo certinho, eu jamais votaria contra um projeto desses. Agora eles precisam respeitar o Poder Legislativo”.

Coisas de Capela II

No dia seguinte, para a surpresa do vereador, outro projeto do Executivo, com o mesmo teor, chegou à Câmara para a apreciação. “Apesar da homenagem ao pai de um amigo, tive que votar contrário não pelo fato de nomear um espaço público, mas por não aceitar este desrespeito com o Legislativo. O espaço já foi inaugurado e só agora eles enviam o projeto para os vereadores?”, questiona Alexsandro Nascimento, sem esconder a indignação.

IML I

Uma leitora da coluna reclamou das constantes falhas, segundo ela, dos plantões do IML nos finais de semana. “O perito de plantão se sente mal ou está com sono, aí ele vai para casa. Se chegar um corpo com um apadrinhamento político, ele recebe um telefonema e vem para liberar logo”.

IML II

“Mas se for um pobre, alguém sem indicação, a família tem que esperar o retorno dele e passa a noite ali na praça. Deveria se ter mais respeito neste momento tão difícil para as famílias”, cobrou a leitora da coluna, que prefere não se identificar por temer retaliações. Com a palavra a Secretaria de Estado da Segurança Pública…

Amorim I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) recebeu representantes da Cercos (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Centro Sul de Sergipe). O objetivo do encontro foi solicitar ao senador apoio para que o Governo Federal possa atenuar a cobrança do reajuste de tarifas de compra e venda de energia elétrica da permissionária Cercos.

Amorim II

Através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Governo Federal reajustou as tarifas de energia que impactaram um acréscimo de 50% nas tarifas de energia. O aumento se deve, principalmente, pelo fato de o Governo ter retirado parte do subsídio nas tarifas de compra da Cercos.

Impacto

Nas faturas do mês de maio, com vencimento em junho, o reajuste é de 35%, pois, abrangeu apenas 21 dias do faturamento contemplado pelo reajuste. A partir da fatura do mês de junho, que vencerá em julho, serão acrescentados os 15% restantes, totalizando 50%.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também