Aracaju, 28 de março de 2024

Belivaldo participa da 2ª edição do Minha Comunidade mais Segura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________________________________________________________________________________________________________9

O programa ‘Minha Comunidade Segura’ funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência

O exercício da cidadania é uma das principais prioridades em meio aos trabalhos desenvolvidos pelo governo estadual. E é através de grandes projetos realizados de maneira conjunta com as secretarias, que são mapeados as demandas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades da capital. Na manhã dessa quarta-feira, 14, foi mais um marco para a promoção de valorização da cidadania, uma vez que se realizou na Escola Municipal Professor Laonete Gama da Silva, localizada no Conjunto Padre Pedro, do Bairro Santa Maria, a segunda edição do “Programa Minha Comunidade Segura”.

O objetivo da ação é proporcionar as pessoas de todas as idades, a oportunidade de ter acesso a serviços pontuais, como por exemplo: testes rápidos de saúde; aferição de pressão arterial; atendimento à mulher; testes glicêmicos e de DST; aferição de IMC – Índice de Massa Corporal; a recreação através de atividades ligadas aos esportes; palestras sobre a prevenção e contenção do uso de drogas; além da apreciação de apresentações teatrais, feitas pelos próprios alunos da escola e números musicais, realizados pelo Grupo Lameiros Curupira e pela Banda Marcial da Polícia Militar.

O vice-governador Belivaldo Chagas participou diretamente das atividades e ressaltou a importância do projeto. “Essa é uma ação do governo do Estado, por determinação do governador Jackson Barreto, para que estejamos todos juntos e mais perto da sociedade. É com ações de ordem social como esta, que vamos compreendendo a necessidade da união com o governo municipal, para prestarmos a assistência que a comunidade merece”.

O projeto foi idealizado pela secretaria de Estado da Casa Civil e pela secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP, junto com a prefeitura de Aracaju. A superintendente executiva da Casa Civil, Conceição Vieira, esteve presente na coordenação dos trabalhos e falou sobre o cuidado em atender a comunidade. “Nosso governo tem dado uma atenção muito grande as questões relacionadas a violência e na diminuição dos seus índices, bem como em fortes ações no que dizem respeito a prevenção. O projeto está sendo realizado com uma força tarefa e as estruturas das próprias secretarias, o que faz com que os resultados sejam satisfatórios”.

Preparar a escola para receber o projeto faz parte da interação e acolhimento das demandas da comunidade. Foi sobre essa questão direta, que falou o diretor da escola, professor Leonardo Guimarães. “Essa é uma iniciativa louvável, uma vez que nossa escola foi contemplada e nossa comunidade pudesse receber esses benefícios. Em torno de 1.000 pessoas estão sendo atendidas, somente no dia de hoje com todas as ações do projeto, o que nos deixa muito felizes. Foi um mês de preparação, junto com os professores, para receber esses benefícios. Posso dizer, com toda certeza, que valeu a pena acreditar nessa parceiria”.

A professora Cheiler de Meneses destacou o cuidado do governo em realizar esse tipo de atendimento a comunidade. “Essa é uma ação extremamente positiva e de grande valor para a comunidade. Tomara que mais projetos como esse aconteçam”.

“A vinda desses serviços foi de grande importância, pois, estamos tendo a oportunidade de uma maior integração com a escola, além de aqui mesmo na comunidade, poder tirar minha carteira de identidade, evitando que eu precise me deslocar para órgão público específico”, disse a estudante e adolescente de 17 anos, Ana Flávia Santos.

Programa

O programa ‘Minha Comunidade Segura’ funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. Com seis de meses de execução, a expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.

A ação faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Futuramente, o programa ‘Comunidade Mais Segura’ será levado a outros dez municípios do interior, definidos conforme os critérios de violência e vulnerabilidade. O governo do Estado será representado por diversas secretarias envolvidas no programa, que contará ainda com a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino e diversos órgãos envolvidos.

Foto Victor Ribeiro

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também