Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Feriado de Corpus Christi movimenta pronto socorro no Huse

_____________________________________________________________________________________HUSE-2015

Durante o feriado de Corpus Cristi, celebrado dia 15 de junho, os prontos socorros (PS) Adulto e Pediátrico do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registraram 255 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 175 atendimentos no PS Adulto e 80 no PS Pediátrico. A maioria por baixa complexidade e que foram atendidos na Área Azul.

De acordo com o coordenador do pronto Socorro, Vinícius Vilela, a demanda é considerada alta, mas segue uma tendência típica do mês de junho, quando há um aumento por causa das doenças respiratórias e dos festejos juninos. “Pedimos às pessoas que tenham mais atenção no trânsito, nos festejos juninos, com as bebidas e direção, desentendimentos em festas. Nós atendemos nas áreas Azul, Verde e Vermelha muitas pessoas vítimas de queda de moto, acidentes automobilísticos, eventos com arma de fogo e arma branca, agressões físicas, além da baixa complexidade que é normal nessa estação. Muitos desses casos são evitáveis”, disse Vinícius Vilela.

Durante o feriado, o Huse registrou 62 atendimentos na ortopedia e sutura. Desses, 16 ficaram internados para novos procedimentos. Os consultórios do otorrino e o oftalmo registraram oito atendimentos. Já o setor de pediatria registrou 80 atendimentos e desses, 71 foram para baixa complexidade e apenas nove ficaram internados.

Os casos de baixa complexidade devem procurar atendimentos em unidades a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A maioria dos atendimentos realizados no Huse são de casos que poderiam ser assistidos em unidades de menor complexidade.

“O Huse é um hospital porta aberta 24 horas por dia e não deixa de atender nenhum paciente que chega a porta de entrada, mas orientamos que a população procure outro tipo de unidade em casos de patologias como dor de ouvido, dor de garganta, infecção dentária, diarreia, entre outros”, orientou Vinícius Vilela.

Fonte e foto assessoria

Leia também