Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

MESMO SEM AVISO DE CHUVA FORTE DEFESA CIVIL MANTÉM ALERTA

O final de semana deu sinais de que a semana seria de chuva na capital. Com a trégua da última segunda-feira, 19, as chuvas voltaram a cair em Aracaju nesta terça-feira, 20, e, mesmo sem ter a previsão de que sejam como as ocorridas no mês de maio, quando grandes transtornos foram registrados, a Defesa Civil da cidade está alerta para qualquer situação.

De acordo com as previsões da meteorologia, mais chuvas devem ocorrer até a próxima sexta-feira, 23, mas, segundo o tenente-coronel Gilfran Mateus, coordenador da Defesa Civil de Aracaju, nenhum aviso de alerta foi dado com relação a uma intensidade maior. “A previsão que temos é que as chuvas serão fracas. É claro que, em alguns momentos, ela se intensifica, mas, até então, não tivemos nenhum aviso que aponte um alerta para chuvas fortes. No entanto, nossas equipes estão sempre a postos para qualquer eventualidade”, afirmou.

Segundo o tenente-coronel, as chuvas deste mês fazem parte do que a Defesa Civil chama de quadra chuvosa, ou seja, período do ano em que chove com mais frequência e que teve início no mês de abril. Na última madruga, foi registrado um volume de chuva de 15 mm. “Para o mês inteiro de junho, devemos registrar um volume de 100 mm, o que para a média é considerado pouco e bem distante dos 350 mm obtidos no mês passado, que foi registrado em apenas poucos dias de chuva”, destacou o coordenador.

Até o momento, não houve registro de ocorrências, porém, em caso de inundações, quedas de árvore, alagamentos e riscos de desabamento, a população pode entrar em contato imediato com a Defesa Civil através do número de emergência 199.

PMA

Leia também