Aracaju, 28 de março de 2024

O Brasil tem jeito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Num país onde a intolerância ganha cada vez mais adeptos e muitos já defendem abertamente um golpe militar, é reconfortante ouvir alguém dizer que “o Brasil tem jeito”. Em palestra no Tribunal de Contas de Sergipe, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto, afirmou ser este é o momento ideal para combater a corrupção. Ao contrário dos que pregam o quanto pior melhor, o ex-presidente do Supremo garante que a democracia veio pra ficar. “Ela é o escudo dos cidadãos sérios contra as organizações criminosas encastelas no poder”, define. Portanto, soa como música clássica escutar Carlos Britto concluir que “na companhia da democracia, o Brasil sempre terá um bom lugar”. Deus te ouça!

Chapéu alheio

Viram quantos políticos foram a Lagarto prestigiar a inauguração do Instituto de Prevenção do Câncer Anna Hora Prata? Quem não sabia se tratar de um empreendimento particular, ficou na dúvida sobre qual daquelas autoridades era o pai da criança. Alguns políticos mais afoitos chegaram a divulgar terem sido eles que convenceram Henrique Prata, diretor do Hospital do Câncer de Barretos, a instalar uma unidade em Lagarto. Marminino!

Água garantida

O Ministério da Integração repassou mais R$ 4,97 milhões para finalização da obra de ampliação da Adutora do São Francisco. Com este mesmo objetivo, outros R$ 10 milhões já haviam sido liberados no começo deste mês. Segundo o governador Jackson Barreto (PMDB), a conclusão da obra assegurará a oferta de água de qualidade para Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Socorro e Malhada dos Bois.

A caminho

O inverno começa nesta quarta-feira e segue até o dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade. No Nordeste, a estação chuvosa segue até agosto, favorecendo a ocorrência de chuvas, que podem ultrapassar o volume de 100 milímetros em um único dia.

Esporte enlutado

Vítima de acidente automobilístico na BR-101, morreu, ontem à noite, o ex-jogador Pedro Aruba, 47 anos. Tendo iniciado a carreira no Maruinense, time de sua terra natal, o atleta jogou no Sergipe, Náutico, Mogi Mirim, Coritiba, Goiânia, Rio Branco, São Bento e Figueirense. Ele colidiu o veículo que dirigia com uma carreta.

Mãos atadas

E boa parte dos agricultores familiares ainda não plantou as roças por falta de sementes. Enquanto grandes produtores comemoram o crescimento do milharal e já calculam o tamanho da safra, pequenos camponeses esperam pelas prometidas sementes selecionadas. Pelo visto, quando o governo concluir a distribuição, as benditas chuvas já estarão escassas. Lamentável.

Pisou na bola

A coluna comeu mosca ao informar que Aquidabã não tem delegacia de polícia. Tem e é uma das mais modernas do interior sergipano. Inaugurado em 2016, o Centro Integrado de Segurança Pública daquele município conta com sala do delegado, gabinete do comando do destacamento policial militar, cartório, salas de custódia e de passagem, alojamentos, arquivo, sala de identificação de visitas, recepção, sala de armas e de multimeios, copa, refeitório, áreas de serviço e de banho de sol. É delegado de Aquidabã o competente Wanderson Andrade.

Cadê a grana?

Lideranças dos servidores públicos de Sergipe se reúnem, nesta terça-feira, com deputados estaduais. Vão pedir apoio para a campanha salarial da categoria, que está há quatro anos sem direito a um único centavo de reajuste. Confirmaram presença na reunião com os parlamentares, os diretores dos Sindifisco, Sintasa, Sintrase, Sindiconam, Simpol, Sinter e Seese.

A Sibéria é aqui

“Diabo, vou voltar pra Sibéria”. A queixa foi feita por um recluso do Presídio de São Cristóvão, ao ser informado sobre a suspensão do júri que poderia lhe devolver a liberdade. Agentes penitenciários que o conduziam confirmaram que, nesta época do ano, o frio naquele complexo penitenciário é de congelar os ossos, ao contrário do verão, quando o calor é tamanho que permite assar pão nas placas de cimento. Homem, vôte!

De olho em 2018

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “O líder do governo no Congresso, deputado federal André Moura (PSC), contratou uma empresa para realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. Além disso, ele montou uma assessoria fora de Sergipe, que já estaria trabalhando na elaboração de um plano de governo para ele”. Então, tá!

Praia perigosa

Diante de várias placas da Adema alertando que a areia da Praia 13 de Julho é contaminada e, portanto, prejudicial à saúde, o médico sanitarista Antônio Samarone questiona: “Quais as providências que o distinto órgão ambiental está tomando para descontaminar a área? A que se deve a contaminação?”. Alô, dona Adema, responda!

Recorte de jornal

___________________________________________________________________________________________________________________________________-1909

Publicado no jornal O Estado de Sergipe, em 22 de junho de 1909.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também