Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O RECESSO PARA FESTAS JUNINAS

DIOGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Depois de dez dias sem escrever a coluna, retorno com algumas novidades que ainda permaneciam nos bastidores. Foi uma pequena férias para descanso, sem sequer entrar no computador. Um alívio para a cabeça e para os dedos, depois de oito anos ininterruptos. O cenário não mudou tanto nesse período. Apenas um certo descompasso com a saída do secretário da Saúde do Município, médico André Sotero.

Sai sem me despedi e retorno sem avisar. Melhor assim…

Nesse período de São João e São Pedro as coisas não andam no Nordeste. Em Aracaju uma mágoa: a ausência do Forró Caju. Decisão acertada do prefeito Edvaldo Nogueira. Melhor pagar salários, que ‘queimar’ recursos na fogueira. Aliás, as festas populares só devem ser mantidas quando trazem retorno para o município, como acontece em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), em que a empresa privada participa e tem ganhos com o investimento.

Os festejos juninos mexem com o Nordeste porque expõem suas tradições, já alteradas pela modernidade das bandas e agressão ao próprio forró ‘sanfonado’. Chega até ao Congresso Nacional, que suspende as sessões plenárias de amanhã, para que os parlamentares venham às suas bases e participem do arrasta-pé. Politicamente o País se resolve nos corredores do judiciário, onde a corrupção ascende e atinge até o Planalto de forma lamentável, irresponsável e vergonhosa.

Algumas cidades do interior (quase a maioria) comemora o São João da melhor forma que podem e dentro de suas condições. Não será um período de grandes atrações em razão das dificuldades financeiras, mas dentro dos limites do “quantos paus se faz uma fogueira”. Tudo muito apertado, para que não ultrapasse as possibilidades de festejar sem abalar a estrutura de caixa.

Certamente será um São João de poucos foguetes…

A SAÍDA DE ANDRÉ SOTERO

O secretário da Saúde do município, André Sotero, deixou a Pasta atirando e expôs as causas, apontando Mônica Passos, diretora do Darf, como razão principal.

Sotero deixou claro que Mônica “dominava” a Secretaria.

ACUSAÇÕES MUITO CLARAS

Como as acusações de Sotero foram explícitas, com nome, atos e abusos, o correto seria tomar uma atitude imediata que não deixasse dúvidas sobre proteção.

Segundo Sotero, ela tomava conta dos recursos da Secretaria.

UMA POSIÇÃO CONVINCENTE

Diante da acusação grave, como a que fora feita por André Sotero, alguma medida teria que ser adotada, para tornar transparente o que ocorria na Saúde Municipal.

No mínimo uma auditoria para apurar as denúncias de André.

AÇÃO COM TRANSPARÊNCIA

Para que tudo ficasse bem esclarecido, a Mônica Passos deveria ser afastada até que se concluísse a inspeção e demitida caso fosse comprovada.

Ser mulher do secretário das Finanças, não lhe dá imunidade.

NÃO DEU PARA O FORRÓ CAJU

Havia a quase certeza de que o Forró Caju não seria realizado. Edvaldo Nogueira fez bem em sustar os festejos que só davam prejuízos às finanças do município.

Fazer festa sem pagar salário seria um erro fatal.

ANDRÉ MOURA EM CAMPANHA

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC) não declara candidatura ao Governo, mas demonstra disposição para disputar o mandato em 2018.

Neste pré-período junino só deu André ao lado de lideranças municipais.

ALGUNS SETORES NÃO AGRADAM

A movimentação de pré-candidatura de André Moura começa a criar problemas internos no seu bloco. Eduardo Amorim (PSDB) silencia mas não aprova.

O PSB quer o senador Valadares a governador nas próximas eleições.

SENADOR TAMBÉM SE MOBILIZA

O senador Valadares (PSB) também se movimenta, inclusive via redes sociais. O partido quer que ele dispute o Governo, mas vai depender do bloco de oposição.

Valadares evita tratar do assunto e espera que se chegue ao consenso.

DECLARAÇÕES NÃO AGRADAM

Declarações do deputado Fábio Reis (PMDB) em entrevista, de que alguns secretários do Governo estão pensando apenas neles, não agradaram a setores do Governo.

Acham que Fábio exagerou na generalização…

FÁBIO DIZ QUE CARAPUÇA CAIU

O deputado Federal Fábio Reis disse ontem que o secretário que não gostou de sua crítica na entrevista, “é porque deixou cair à carapuça”.

Falou que mantém o bom relacionamento com Jackson Barreto.

ESPERA A CARRUAGEM PASSAR

O secretário de Governo, Benedito Figueiredo, diz que o grupo aliado está “esperando a carruagem passar, os prazos chegarem para filiações e decisão sobre chapa”.

– O restante é perfumaria, considerou.

JÁ SE TRAÇA ESTRATÉGIA

Já se começa a traçar uma estratégia para chegar ao público [de com força] a provável candidatura de Belivaldo Chagas (PMDB) à sucessão de Jackson Barreto.

O nome de Belivaldo é unanimidade entre os aliados.

PRECISA TOMAR DECISÃO

O bloco político do Governo deve se reunir depois dos festejos juninos para tomar uma decisão definitiva e avançar na questão da sucessão estadual.

Belivaldo não pode avançar o sinal sem o grupo se manifestar.

UMA FOTO NA BICICLETA

Belivaldo Chagas postou no Facebook uma foto sua, de 1971, andando de bicicleta pelas ruas de Simão Dias. Foi um sucesso…

Milhares de pessoas compartilharam em muito pouco tempo.

VICE É CANDIDATA À DEPUTADA

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Primo, que pode trocar o PPS pelo PRB, está animada para disputar vaga na Assembléia Legislativa no próximo ano.

Ela já teve reunião cm Heleno Silva e Jony Marcos (PRB).

JÁ HÁ DEFINIÇÃO PARTIDÁRIA

O PRB já definiu que o deputado Jony Marcos será o candidato à reeleição e terá chapa própria para disputar vagas na Assembleia.

Heleno Silva está em pré-campanha para o Senado.

GESTO POUCO REPUBLICANO

Ontem, em Lagarto, o deputado Fábio Reis acusou o prefeito Valmir Monteiro (PSC) de cometer gesto pouco republicano, em relação à entrega de uma Patrol.

A máquina foi adquirida por emenda de Fábio no valor de R$ 500 mil.

ENTREVISTA PARA ENTREGA

Fábio Reis usou a emissora de radio para convidar a população para a entrega da Patrol, que ocorreria ontem. Valmir interferiu e disse que não iria entregá-la agora.

Disse mais: “o prefeito sou eu e entregarei no dia que eu marcar”.

Notas

Sobre delação de Cunha – Andréia Sadi, da Globo News, diz que para procuradores, delação de Eduardo Cunha só vale se ele entregar provas que o MP ainda não tenha. Além disso, avaliação entre procuradores é que, para conseguir acordo, Cunha precisa entregar fatos mais graves do que os que pesam contra ele.

0x0

PEC do retorno à ativa – Atendendo do presidente do Senado, Eunício Oliveira, o senador Valadares colocou na pauta de votação da Sessão de hoje a PEC que permite que Policiais e Bombeiros Militares retornem à atividade se não forem reeleitos. Fui relator da proposta na CCJ e vou trabalhar para a aprovação no Plenário.

0x0

João vai ao shopping – O ex-prefeito João Alves Filho (DEM) circulou no sábado, à tarde, pelo shopping Jardins bem sorridente. Esteve em uma livraria (Escariz) e adquiriu um livro, como de hábito. Cumprimentou e foi cumprimentado por dezenas de pessoas. João estava bem disposto e mostra que está vivíssimo.

0x0

Ética adverte Padilha – Comissão de Ética Pública da Presidência informou ter emitido ontem uma advertência ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para que ele “redobre os cuidados em manifestações de cunho político” sobre a distribuição de cargos no governo. Padilha falou sobre cargo dado ao PP.

0x0

Resposta a Bündchen – O presidente Michel Temer anunciou ontem no Twitter, em resposta à top model Gisele Bündchen e à ONG WWF, que vetou “integralmente” trechos de duas medidas provisórias aprovadas no mês passado pelo Congresso Nacional que poderiam diminuir a área preservada na Amazônia.

0x0

PF pede novo tempo – A Polícia Federal pediu novamente mais tempo para concluir as investigações sobre o presidente Michel Temer. O prazo inicial dado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato, foi de dez dias. Depois, a pedido da PF, foram concedidos mais cinco dias. Agora, o ministro vai decidir se estende ainda mais o prazo.

Conversando

Maconha medicinal – Dando mais um passo rumo à regulação da cannabis para fins terapêuticos, a Anvisa emitirá certificados autorizando o cultivo de maconha medicinal.

Campanha antecipada – Em algumas cidades do interior já tem candidato trabalhando para as eleições de 2020. As eleições estão sendo excessivamente antecipadas.

Bala perdida – Segundo a Polícia adolescente foi vítima de bala perdida em festa de Estância. Capitão Samuel diz que isso está virando o Rio de Janeiro.

Placas do Dnit – Segundo Jorge Araújo, na BR-101, também placas do DNIT modificaram limites dos municípios de Capela/Japaratuba e Socorro/São Cristóvão.

Novo mantra – De Xico Sá: O novo mantra é “institucionalizaram a corrupção no país”. Que falta faz uma prova contundente, como uma mala de dinheiro, por exemplo?

Encerra serviços – Correios encerraram, ontem, o e-Sedex, serviço de encomenda expressa para produtos comprados pela internet.

Limpar as siglas – Filiados a partidos deveriam tentar limpar suas siglas dos bandidos chefes, para que a corrupção não retorne ao cotidiano do País.

Sem partido – Gilvan diz que não deveria existir partido. Quando tivesse eleição o cidadão ia à justiça eleitoral e registrava seu nome para disputar o mandato.

Para Friboi dormir – Sargento Edgard diz que Joesley Batista contou uma estória para Friboi dormir e a revistam Época comprou os direitos autorais.
 

Leia também