Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Polícia “enxuga gelo” em Sergipe! Governo tenta, mas efetivo segue desmotivado!

Não existe um consenso dentro da realidade da Segurança Pública em Sergipe. De um lado o governo do Estado propaga pelos quatro cantos que em 2017 a violência tem diminuído, com ações efetivas, com mais homens nas ruas e com o reforço da Força Nacional. Por sua vez, do outro lado, a população não tem a mesma percepção, não se sente segura com o instrumento de segurança que tem a sua disposição. O cidadão comum, o comerciante, o empresário sente-se desprotegido, descoberto.

Pelo bom senso, este colunista não vai fazer demagogias até por entender que a polícia não consegue ser onipresente, não consegue está em todos os lugares, ao mesmo tempo. É evidente que se consegue mudar a realidade da violência com tecnologias, com policiais bem treinados, com boa estrutura e equipamentos, mas parece faltar algo a mais Sergipe. O Governo anuncia investimentos em armas, veículos, coletes…ouve-se falar até em convocar mais excedentes ou até em realizar um novo concurso público.

Nosso efetivo policial, seja ele civil ou militar, é reduzido e isso é uma realidade que o Governo tem que assumir e tentar resolver. Mas não basta promover esses investimentos, não basta armar estes homens e lança-los às ruas. Falta sensibilidade ao governo para fazer um acompanhamento mais interpessoal com esses servidores, são necessárias mais ações que foquem na unificação das polícias, métodos que garantam a motivação dos homens e mulheres que combatem, diariamente, o crime nas ruas.

Mas, também, não basta motivar esse policial militar ou o agente da polícia civil com palavras, com métodos. Ao final do dia, de um expediente de trabalho, ele tem uma família para sustentar, tem uma conta para pagar. Como qualquer ser humano, o policial carrega consigo frustrações, preocupações, dívidas, decepções. Tudo isso somado representa uma forte carga depressiva na mente destes profissionais da Segurança. Há também o aspecto financeiro. Todo trabalhador, inclusive os policiais, clamam por reajuste salarial, por um rendimento melhor. Isso também reflete no trabalho das ruas.

O Governo promoveu os militares, fez vários investimentos, mas em 2015 Sergipe foi o Estado mais violento do Brasil e, quando sair o levantamento do ano passado, certamente estaremos entre os mais inseguros. Este ano os números melhoraram? A SSP faz festa, mas é esta a sensação que você, leitor (a), está tendo no seu bairro, na sua rua? Muitos homicídios continuam acontecendo, a violência continua imperando. Os números podem ser animadores, mas em relação aos últimos anos. Estamos distantes de uma condição de “segurança”.

*Enquanto o Governo não investir em mais efetivo, em mais valorização e motivação para o profissional da Segurança Pública e, sobretudo, enquanto não der melhores condições financeiras, continuaremos elucidando crimes com velocidade, mas apenas acompanhando a “estatística do crime” subir, ampliando ainda mais a sensação de insegurança. Considerando a legislação ultrapassada, mas diante do trabalho desenvolvido, pode-se dizer que a Polícia em Sergipe “enxuga gelo”. O Governo tenta passar uma realidade, tenta minimizar os problemas, mas a maioria do efetivo segue desmotivada. E isso é preocupante…

Veja essa!

Ainda tem dado o que falar a saída do médico André Sotero da Secretaria de Saúde de Aracaju. Diferente do modelo que é comum no serviço público, o ex-auxiliar não silenciou, não aceitou ser responsabilizado por um contexto indevido e decidiu soltar o verbo. Sotero, inclusive, tem externado um lado problemático dentro da Pasta.

E essa!

Pegou muito mal a postura do prefeito Edvaldo Nogueira que, diante das revelações do médico André Sotero, decidiu responsabilizar o ex-auxiliar. Com personalidade, Sotero está “destruindo” o marketing fantasioso da PMA, em especial no que se refere a Saúde, externando falhas que a população já sentia quando procurava um posto de atendimento.

Pior que João

Este colunista tem feito comparações da gestão de Edvaldo Nogueira com a do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). O gestor do PCdoB, ao menos, está pagando os salários em dia. Mas é bom frisar que o democrata passou quase três anos também cumprindo com esta obrigação. E realizando o Forró Caju…

Belivaldo acerta

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) segue se movimentando bem, seja na capital, seja pelo interior do Estado. O marketing tem ajudado, há uma interação maior nas redes sociais e, apesar de único nome, por enquanto, uma pré-candidatura sua ao governo em 2018 é algo praticamente consolidado.

Tem que mudar

Há um consenso entre aliados do prefeito Edvaldo Nogueira que ele não deve esperar o primeiro ano de gestão acabar para promover algumas mudanças em seu secretariado. Alguns nomes que auxiliam o gestor ainda não justificaram suas nomeações e já há quem defenda mudanças de imediato.

Mídia negativa

Outro aspecto quem tem chamado a atenção na gestão de Edvaldo Nogueira é uma fragilidade na forma de comunicar-se. A gestão atua muito tecnicamente, é formal em demasia. A população não acompanha, não abraçou o projeto do prefeito.

Sem articulação

Outro ponto dentro da administração: a articulação política também não é das melhores. Alguns vereadores reclamam de que seus apelos não são atendidos e quem, geralmente, ainda acalma a “turma” é o presidente da CMA, Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”.

Vinícius Porto

Falando na CMA, já chama atenção a postura do vereador Vinícius Porto (DEM), que tem tido o respaldo de um grupo de vereadores da atual legislatura. Já há quem aposte em uma candidatura de Vinícius para voltar a presidir a Câmara Municipal a partir de 2019.

JB e Amorim I

Menos de três anos depois de se enfrentarem nas urnas, o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o governador Jackson Barreto (PMDB) sentaram juntos, em uma solenidade na Assembleia Legislativa, no final da tarde dessa segunda-feira (19).

JB e Amorim II

Os adversários se cumprimentaram e chegaram a conversar em alguns momentos. Algo que chamou a atenção diante da rivalidade construída entre os dois. Mesmo em palanques opostos, o bom senso entre os dois só é benéfico para os sergipanos. Que assim seja…

Adepol I

Em nota aos delegados, o presidente da Adepol, Paulo Márcio Ramos Cruz, anuncia que “nesta terça-feira (20), o vice-governador Belivaldo Chagas e os secretários Rosman Pereira (Seplag) e Benedito Figueiredo (Segov) se reunirão para apreciar as questões financeiras e jurídicas relativas aos projetos da Polícia Civil. Há um compromisso por parte do Governo de encaminhá-los à Assembleia Legislativa até a próxima quinta-feira (22), a fim de que sejam apreciados e aprovados antes do recesso parlamentar”.

Adepol II

Ainda na nota, Paulo Márcio coloca que “entretanto, cumpre-me informá-los de que a PGE tenta interferir na negociação com o objetivo deliberado de nos prejudicar, mais precisamente ventilando a tese de que os projetos de reajuste do valor dos plantões e de fixação da carga horária de 36 horas semanais são incompatíveis entre si. É indubitável que a PGE está extrapolando sua função de analisar juridicamente a questão apresentada para se imiscuir na apreciação do próprio mérito administrativo, tarefa que compete exclusivamente ao governador e seus secretários”.

Será o Benedito?

“Neste particular, já se posicionaram pelo atendimento ao pleito os secretários João Eloy, Rosman Pereira e Belivaldo Chagas (Casa Civil). De modo que a reunião de amanhã servirá apenas para que o secretário Benedito Figueiredo se posicione em relação às últimas alterações nos projetos”, explicou Paulo Márcio.

Expectativa 

Por fim, o presidente da Adepol encerra a nota dizendo que caso Benedito não oponha resistência, os projetos seguem para o Palácio e, de lá, para a Alese. “Caso contrário, considerar-se-á, mais uma vez, frustrada a negociação, a menos que o Governador, a despeito das ingerências e excesso de burocracia, tome as rédeas do processo e, a exemplo do que fez em relação à PGE em novembro de 2016, envide todos os esforços para que os projetos sejam aprovados antes do dia 30 de junho de 2017”.

Seu Marcos

O vereador de Aracaju, Seu Marcos (PHS), criticou os responsáveis pelo sistema de transporte público coletivo da capital. Desta vez, a falta de abrigo nos pontos de ônibus foi alvo de questionamentos e críticas no legislativo municipal. Para Seu Marcos, a população paga por um serviço ineficaz. “É lamentável que o usuário que paga uma tarifa tão cara não tenha um ponto de ônibus adequado, precisam ficar esperando de 30 a 40 minutos num abrigo sem estrutura, ao relento”, destacou.

Ação Cidadã

Serviços gratuitos para a população, brincadeiras para as crianças, forró e muita animação. Assim foi a segunda edição do projeto Ação Cidadã, que é promovido pelo vereador Thiaguinho (PMB) com o apoio de instituições privadas e voluntárias. O evento foi realizado no bairro Suissa e contou com a participação de moradores e também visitantes de outras localidades de Aracaju.

Apae Socorro I

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nossa Senhora do Socorro – APAE Socorro lançará nesta terça-feira (20), às 15h, o selo ‘Amigos da APAE’. O projeto, que integra a campanha em prol da construção da sede própria da instituição no Conjunto Marcos Freire I, é mais uma ação solidária que irá envolver empresas, parceiros, e a sociedade sergipana.

Apae Socorro II

Através do selo, as empresas parceiras, bem como seus clientes, contribuirão de forma direta com instituição. “Cada estabelecimento comercial que se solidarizar com o projeto ganhará o selo ‘Amigos da APAE – Empresa Amiga’, o qual ficará visível aos clientes, que indireta ou diretamente estarão realizando sua doação através de suas compras, pois parte da renda a empresa será destinada à nossa instituição”, destacou a presidente da APAE Socorro, Anair Viana.

Estância I

O prefeito de Estância, Gilson Andrade (PTC), vai antecipar o pagamento da folha referente ao mês de Junho na próxima quarta-feira (21). O gestor municipal explica que por tratar-se de um mês festivo na cidade, acha justo antecipar o pagamento de todos os servidores efetivos, assim como os comissionados e pensionistas.

Estância II

“Assim como fizemos no mês de Maio ao realizarmos o pagamento dentro do mês e de forma antecipada, na próxima quarta-feira, dia 21, e quinta-feira, antevéspera de São João, concluiremos o pagamento de toda folha deste mês de Junho”, destacou.

Lagarto I

Sergipe recebeu uma unidade fixa de diagnóstico e prevenção do Hospital de Câncer de Barretos (HCBarretos) nessa segunda-feira (19), em Lagarto. Referência mundial e nacionalmente, o Instituto de prevenção ‘Anna Hora Prata’ teve vinda planejada após o senador Eduardo Amorim conhecer Henrique Prata, diretor-presidente do HCBarretos, e tentativa de viabilizar o projeto já praticado em alguns estados do Brasil.

Lagarto II

Além da clínica, Sergipe também receberá em definitivo a unidade móvel, uma carreta que se deslocará em 19 cidades para complementar o projeto. “Nada é impossível para quem sabe aonde quer chegar, principalmente, quando seu objetivo é a construção do bem. Esse é um sonho que vira realidade. Adicionamos emendas para o HCBarretos e sugiro à bancada sergipana que repita esse gesto para que os serviços sejam contínuos”, destaca Amorim.

Amorim

O senador ainda coloca que a unidade atenderá mulheres sergipanas, que poderão diagnosticar precocemente a doença e evitar óbitos. “Apesar disso, não abrimos mão da construção do Hospital de Câncer de Sergipe”, pontuou Amorim.

Goretti Reis

O juiz federal, Jailson Leandro de Souza da 8ª Vara Federal da cidade de Lagarto convidou a deputada estadual, Goretti Reis para uma reunião na tarde dessa segunda-feira (19), naquele município com advogados e as autoridades locais para discutir o não fechamento da 8ª Vara Federal e construir ou ver outro local para funcionamento, pois atualmente funciona no prédio do INSS e em situação precária.

Não construirá

De acordo com o magistrado o  diretor do Foro, Marcos Antônio Garapa de  Carvalho informou que o Tribunal de Justiça resolveu não construir a sede da 8ª Vara Federal (Subseção Judiciária de Lagarto), e que será redirecionada para outro fim  a verba de R$ 1.700.000,00, obtida por emendas parlamentares para inicio da obra.

Retrocesso

“A não construção do prédio e a proposta de fechar a 8ª Vara é inadmissível. Estaremos vivendo um retrocesso e as pessoas terão que voltar a se deslocar para as cidades de Itabaiana e Estância como há alguns anos. Precisamos buscar alternativas para que isso não aconteça”, ressaltou a parlamentar.

Compromisso

Goretti se comprometeu fazer uma moção de apoio e buscar auxilio da OAB, juntamente com o deputado federal, Fábio Reis para mostrar a importância dessa Vara para a região Centro Sul. Goretti Reis informou também que o prefeito de Lagarto se comprometeu em disponibilizar um prédio público para o funcionamento da Vara até que se construa a sede própria.

Bomba!

Beirando o tradicional São Pedro de Capela, a vice-prefeita Adjane Pires (PTN) rompeu politicamente com a prefeita Silvany (PTN). Sem o devido reconhecimento por parte da gestora e sem espaços para contribuir com a gestão, a vice se desligou. Em breve, ela deve anunciar seu posicionamento político na cidade.

Exclusiva!

Por sua vez, ainda não é oficial, mas o assunto que movimentou a política de Capela e região, no último final de semana, foi sobre uma possível candidatura do ex-prefeito da cidade, Ezequiel Leite (PR), para deputado estadual em 2018. Ezequiel buscaria o apoio do líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC), que é muito forte politicamente na região.

Saúde

Nesta terça-feira (20), a partir das 8h30, será realizado na Funesa o encontro de três projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: Encerramento do Desenvolvimento Gerencial – Hospital do Coração (Hcor/SP); Plano Diretor Hospitalar – Hospital do Coração (Hcor/SP); e Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências – Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC/SP

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) fez um alerta aos funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) sobre a privatização da instituição. Em seu discurso, o parlamentar informou que o Governo do Estado continua tomando as medidas necessárias para que o órgão deixe de ser uma estatal. De acordo com Georgeo, no último dia 7, o BNDES homologou um pregão com o objetivo de contratar um consórcio para a elaboração de projetos de participação privada que visa a exploração do serviço de água em Sergipe.

Georgeo Passos II

“O Governo continua fazendo ações que visam a privatização dos serviços da Deso. Esse pregão aberto pelo BNDES e homologado no início do mês, mostra que mais uma etapa deste processo de privatização foi concluída”, explica o deputado. Georgeo informou que houve um consórcio que fez um lance no valor de R$ 4. 375.800,00 e que esta foi a melhor oferta proposta.

Contrato

Ainda segundo o deputado, um contrato foi assinado no dia 16 de junho entre o BNDES e o Estado de Sergipe que tinha como objeto a realização de um estudo de modelagem e negócios nas áreas de saneamento. “O Governo continua insistindo na tese da privatização. Afinal de contas, se não houvesse esse interesse, o líder do governo já teria negado a intenção”.

Auditoria

“Além disso, a Deso vai contratar uma empresa de auditoria para os exercícios de 2017 e 2018. Todas essas medidas realizadas no prazo de três meses nos chamam a atenção e nos mostra que a tentativa de privatização da Deso está a todo vapor por parte do Governo do Estado”, finaliza Georgeo Passos.

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB), fez durante Sessão Especial nessa segunda-feira, a entrega de títulos de cidadania sergipana à doutora Scylla Duarte Prata e ao filho, Henrique Duarte Prata. Por motivo de uma viagem inesperada, o deputado Luciano Bispo foi representado na Sessão Especial pelo deputado Luciano Pimentel (PSB), que fez a leitura do pronunciamento do presidente da Alese.

Luciano Bispo II

“Honra-me sobremodo ser o autor dos Títulos de Cidadania a dois benfeitores, que na busca da saúde para aqueles que mais sofrem nesse país com o câncer. Os homenageados se destacam pelas ações que empreendem em prol dos mais pobres, procurando diminuir a dor e o sofrimento daqueles que lhe batem às portas e os recebem com sinceridade e espírito superior, espalhados nos seus gestos para com os próximos e nos ensinamentos”, ressalta.

Um sonho

Para mais de 300 famílias de baixa renda de Poço Verde, a sexta-feira (16), foi de realização de um sonho: ter uma casa própria. Mais um empreendimento habitacional foi entregue pela Construtora JFilhos no município. O Conjunto Silvino Augusto de Souza faz parte no Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ (Faixa 1) e é composto por 311 casas, todas com sistema de aquecimento solar para o chuveiro e adaptadas conforme a demanda de portadores de necessidades especiais. A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades do Estado.

Competência

O líder do governo no Congresso Nacional, André Moura, ressaltou o apoio do Governo Federal e a parceria da Prefeitura de Poço Verde para a entrega das casas. “Todos estão de parabéns, o Governo Federal, a Prefeitura de Poço Verde, a construtora JFilhos, responsável pela obra, mas acima de tudo estão de parabéns estas 311 famílias que realizaram seu maior sonho, que é a aquisição da casa própria”.

Dignidade

O senador Eduardo Amorim também participou da solenidade. “A casa significa a dignidade alcançada para qualquer família. Digo isso porque morava de aluguel e sei a dificuldade de ter que se mudar para outras casas, ter seus móveis destruídos. Então nada melhor do que ter uma casa, que é o lugar sagrado da família”, disse o senador que também destacou a qualidade do empreendimento, com ruas asfaltadas e bem iluminadas.

Poço-verdense

“Essa é uma felicidade muito grande de ver famílias carentes de Poço Verde estarem realizando o sonho da casa própria. Esse é um núcleo habitacional que demonstra a qualidade da obra, com entrega de arborização, de uma praça que servirá de encontro dessas famílias, de convivência social. Temos acompanhado o trabalho da JFilhos em todo Estado de Sergipe e fiquei mais feliz ainda de ver que a JFilhos é uma empresa genuinamente poço-verdense”, falou o vereador de Poço Verde, João Ramalho.

Qualidade

Para o deputado estadual, Zezinho Guimarães, a JFilhos está de parabéns pelo empreendimento que está com uma qualidade imbatível. “Eu tenho andado em muitas entregas de casas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ e ainda não tinha visto uma obra entregue com tanta qualidade como essa. Todos estão de parabéns pela construção. Esse é o melhor conjunto habitacional em infraestrutura que já visitei ao longo desses últimos anos no Estado de Sergipe”, frisou.

Justa homenagem

O ex-prefeito de Poço Verde, Everaldo Oliveira, destacou a importância de todos para a entrega desta obra. “Esse empreendimento foi feito com muita qualidade e a JFilhos nasceu em Poço Verde, pois o empresário Evislan é filho de Poço Verde. E com o apoio de André Moura, do Senador Eduardo Amorim, do deputado João Daniel, entre outros, entrega este que é o maior empreendimento inaugurado até hoje em Poço Verde, com excelência e qualidade”.

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu a equipe diretiva da Secretaria Municipal da Saúde, para tratar do andamento das atividades na pasta. Participaram do encontro a secretária interina da Saúde, Waneska Barboza, e diretores e coordenadores de rede da secretaria. “Foi uma reunião muito positiva, pois dialogamos sobre o trabalho da secretaria e da importância de manter o planejamento já estabelecido”.

Edvaldo Nogueira II

“Reafirmei nosso compromisso em melhorar a prestação do serviço de saúde ao cidadão aracajuano. Apresentamos a secretária interina, Waneska Barboza, ao conjunto da equipe e pedimos o envolvimento ainda maior de todos. Nosso foco está na continuidade do trabalho, para evitar problemas e dar prosseguimento ao que vem sendo planejado”, afirmou o prefeito.

Prioridades

Entre as prioridades estabelecidas para a secretaria estão o funcionamento efetivo das unidades básicas de saúde, a garantia do fornecimento dos medicamentos, a melhoria no atendimento, a marcação mais célere dos exames e a diminuição do tempo de espera para as consultas com os médicos especialistas. “A equipe está integrada e unida para trabalhar no atendimento das prioridades da pasta”, frisou o prefeito.

 Waneska Barboza

A secretária interina da Saúde, Waneska Barboza, também avaliou a reunião como positiva. “A gente pactuou o seguimento do projeto que vem sendo desenvolvido. Nossa equipe está sendo ouvida de forma ainda mais ampliada, no intuito de obter resultados. O prefeito nos deu segurança de que confia no nosso trabalho. A equipe está unida e caminhando junto no entendimento coletivo, para executar o projeto e garantir a assistência ao cidadão”, destacou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também