Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

JACKSON MANTÉM O SILÊNCIO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A candidatura do governador Jackson Barreto (PMDB) ao Senado é tida como certa por aliados, mas ainda não confirmada por ele. Os sinais emitidos por JB para a disputa são claros e não deixam dúvidas, mas precisa de confirmação. Jackson não demonstra pressa para o anúncio, mas se movimenta junto a lideranças políticas e se comporta como se estivesse prestes a subir no palanque.

Pode-se anunciar, sem medo de errar, que o governador é candidato ao Senado.

Com a intenção de disputar as eleições majoritárias, Jackson Barreto tem apenas mais nove meses de Administração. Até dia 07 de abril tem que se desincompatibilizar para se tornar apto a disputar o novo mandato, para o qual acena. Com a saída de JB, assume Belivaldo Chagas (PMDB), o candidato ao Governo com apoio total da base aliada.

Isso não é especulação. É a tendência que os fatos demonstram.

Mesmo com todas essas evidências, Jackson Barreto mantém um silêncio ensurdecedor sobre as eleições de 2018, sem tratar do assunto nem com políticos de sua intimidade. E esse silêncio “fere os tímpanos” do bloco aliado, ansioso para uma decisão que o leve a tomar posições imediatas. Tem liderança temerosa de que o anúncio do candidato seja tarde para divulgação e preparação. Todos já aguardam nervosos.

Desde cedo que o nome de Belivaldo Chagas circula de boca em boca como o melhor para suceder a Jackson Barreto , com apoio unânime da base aliada. Belivaldo já dá alguns passos para se aproximar mais do eleitorado, mas precisa do aval de Jackson com o objetivo de consolidar a pré-candidatura e cair em campo para valer.

Já a formação da chapa majoritária precisará de bom jogo de cintura e muita conversa com as lideranças, porque não haverá vagas para todos que desejam disputar mandato majoritário. Algumas dores de cabeça vão surgir e provocarão incômodos à sua formação. Mas nada que JB não consiga conciliar…

O VOTO CONTRA DE AMORIM

O senador Eduardo Amorim (PSDB) não escondia que votaria contra as reformas Trabalhista e da Previdência propostas pelo Governo Temer.

Não foi surpresa o voto dele ontem que brecou a reforma no Senado.

REPERCUTE NAS REDES

O voto de Eduardo Amorim contra a reforma trabalhista repercute nas redes sociais. Uma postagem diz que ele “merece aplausos pela sua posição que contraria o PSDB”.

– Amorim votou como os seus eleitores queriam.

SINAL SOBRE POSIÇÃO TUCANA

Em Brasília, o voto de Eduardo Amorim contra a reforma tucana foi interpretada como um dos primeiros sinais do afastamento do PSDB do Governo.

Ao mesmo tempo, da sua saída do bloco governista.

VEREADOR ELOGIA EDUARDO

O vereador Degivaldo Santos, de Cumbe, diz  que não votou em Eduardo Amorim, mas ele está de parabéns ao votar contra a Reforma Trabalhista na Comissão do Senado.

– Ele está indo de encontro a tudo que ‘ô líder’ [André Moura] está dizendo.

REUNIÃO COM VEREADORES

O deputado federal André Moura (PSC) já tem nova reunião marcada com os sete vereadores que integram a bancada aliada ao prefeito Edvaldo Nogueira.

Todos eles declaram apoio a André em 2018.

É CANDIDATO À REELEIÇÃO

André Moura, em suas visitas a cidades do interior, diz que é candidato à reeleição, mas as lideranças municipais não acreditam nessa hipótese.

– Quer enganar a quem? Perguntou um deles.

REDE SE ORGANIZA

O partido Rede Solidariedade não ficará fora do pleito majoritário de 2018 em Sergipe e faz reuniões para definir candidaturas proporcionais e majoritárias.

Dr. Emerson, presidente regional da REDE, é o provável candidato ao Governo.

COEFICIENTE ELEITORAL

Partidos pequenos e de médio portes não aceitam o voto majoritário para o legislativo. Quer o fim das coligações, mas que se mantenha o coeficiente eleitoral.

Para eles o voto proporcional só favorece os “grandes e corruptos”.

O SISTEMA NÃO ESTÁ PODRE

Para o presidente do PPS, Clovis Silveira, o sistema não está podre. “Podre estão os políticos que representam o sistema”.

Acha que o fim da coligação seria bom para quem não compra votos.

E AGORA, COMO SERÁ?

O deputado Jony Marcos (PSB) diz que perdeu a indicação do INSS em Sergipe porque votou contra a reforma trabalhista. E pergunta:

– Será que o mesmo peso e medida serão adotados contra os senadores?

BLINDAR OU INVESTIGAR?

Segundo ainda Jony Marcos, falando sobre as delações feitas por Joesley Batista, o presidente Michel Temer está sob suspeição: “E o que deve ser feito?”

– A Câmara vai blindá-lo ou deixar que ele seja investigado?

LDO SERÁ VOTADA EM AGOSTO

O líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC), avisou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será votada no dia 08 de agosto.

A data indica que não haverá recesso em julho.

FOGO AMIGO CRUZADO

No bloco de oposição há uma sensação de que existe um ‘fogo amigo’ cruzado, via mídia, que atinge diretamente a André Moura e Eduardo Amorim.

A suspeita é que vem de setores do PSB.

COMENTÁRIOS DIRETOS

Alguns comentários publicados por setores da imprensa levam a essa visão de ‘fogo amigo’, patrocinado por uma liderança da oposição.

Principalmente contra o deputado André Moura.

ALMOÇO DE FÁCIL DIGESTÃO

Senador Eduardo Amorim e vice-governador Belivaldo Chagas almoçaram em Lagarto e conversaram. Eduardo lembrou que em 2018 os dois vão “se enfrentar”.

E brincou: “mas não vamos jogar pedra um no outro”.

SUGERE APOIO DE JACKSON

Pelo menos seis prefeitos do interior já disseram que o deputado André Moura tem dito em conversas, que deve ter apoio de Jackson Barreto em 2018.

O bloco aliado a JB diz que “essa chance é zero”.

MITIDIERI ELOGIA EDUARDO

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) também parabenizou o senador Eduardo Amorim, pelo voto contra a Reforma Trabalhista, em comissão do Senado.

– Foi um voto em favor dos trabalhadores brasileiros, disse.

AINDA UM POUCO DISTANTE

Sobre as eleições do próximo ano, Fábio Mitidieri diz que “está um pouco distante, mas caminhamos para estar juntos e apoiando a mesma chapa”.

O PSD não abre mão de um representante na chapa majoritária.

Notas

Retorno para festejos – parlamentares de Sergipe já retornam ao Estado hoje. Participam dos festejos de São João e São Pedro em cidades do interior, onde comemoram com as lideranças políticas locais. O Congresso fecha na quinta-feira exatamente para atender à bancada do Nordeste e retorna na segunda-feira.

0x0

Bicudo e os tribunais – O jurista Helio Bicudo, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, diz que o “PT tomou conta do Judiciário. É o PT que está decidindo tudo que acontece no STF”. Bicudo pergunta: “quem foi que colocou esses ministros no Tribunal? Foi o PT. Esses ministros não vão julgar nada contra o PT”.

0x0

Grande mentira – Ex-presidente Lula defendeu ontem a exoneração dos procuradores da Lava Jato que o acusam de receber propina da empreiteira OAS por meio da posse de um apartamento triplex em Guarujá (SP). Disse que a acusação é “piada” e que agora os procuradores não sabem sair da “grande mentira” que contaram.

0x0

Reforma política – O presidente da Câmara no exercício da Presidência, Rodrigo Maia, defendeu ontem a aprovação de reforma política até setembro para valer nas eleições de 2018 e de 2022. Maia se reuniu com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, para tratar da tramitação da reforma nas duas casas legislativas.

0x0

Tony se afasta – Depois da apresentadora Fátima Bernardes anunciar o rompimento do contrato de garota-propaganda da marca Seara, integrante do portfólio da JBS, agora foi a vez do ator Tony Ramos dizer que não estampará mais os filmes da empresa. Decidiu pelo fim da parceria em razão da “crise institucional” que envolve a empresa

0x0

Funaro acusa Temer – Segundo ‘O Globo’, o operador Lúcio Bolonha Funaro afirmou que o presidente Michel Temer orientou a distribuição de R$ 20 milhões desviados dos cofres públicos para campanhas eleitorais. Afirmou também que sabia do pagamento de propina feito pela Odebrecht para conseguir contratos na Petrobras.

Conversando

Chuva de granizo? – Informações de que houve chuva de granizo em áreas do centro de Aracaju. Nada confirmado até o momento.

Bandas milionárias – São Pedro da cidade de Capela trás artistas e bandas milionárias. Até Bel Marques anima a busca pelo mastro.

Chuva impede – Muita gente impedida de frequentar o concurso de quadrilhas no Gonzagão em razão das fortes chuvas que caem em Aracaju.

Risco à democracia – Todo cuidado é pouco. O Jair Bolsonaro é o preferido nas pesquisas para presidente. Isso é um grave risco à democracia.

Apologia a candidato –  vereador Degivaldo Santos, de Cumbe, faz apologia ao nome de Bolsonaro através das redes sociais. É eleitor de cabresto do tirano.

Diz o Antagonista – A derrota da reforma trabalhista na CAE pode ser o início do fim do governo de Michel Temer. A bolsa despenca e o dólar dispara.

Frente dos prefeitos – Edvaldo Nogueira, em São Paulo, participou ontem da primeira reunião da diretoria executiva da Frente Nacional dos Prefeitos.

Pede inclusão – A deputada Ana Lúcia pediu inclusão dos trabalhadores no Conselho Administrativo do IPESaúde e a ampliação de serviços no interior.

Silêncio de Lula – Dá para perceber que o ex-presidente Lula (PT) está em silêncio nesses dias que antecedem a decisão do juiz Sérgio Moro no caso do triplex.

Leia também