Aracaju, 18 de abril de 2024

A TROCA DO PMDB PELO PODEMOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Não é de agora que o governador Jackson Barreto (PMDB) pensa em trocar de sigla. Pensa nisso já há alguns meses. Sente incômodo dentro da sigla e não tem a atenção do Planalto, cujo inquilino integra a legenda e, como Jackson, é um dos seus fundadores. Ontem o governador expôs o seu desejo de trocar de legenda e está propenso a filiar-se ao PODEMOS, um partido que surge remanescente do PTN.

Para conseguir liberação de recursos em Brasília, Jackson Barreto utiliza os préstimos e prestígio do deputado federal André Moura (PSC). E o que chega é para concluir obras de governantes anteriores. Até o momento JB não tem uma obra que marque a sua administração. Sente-se muito incomodado com isso, porque é aliado a um Governo que simplesmente despreza os interesses de Sergipe porque questões políticas.

Fixou-se na cabeça do presidente acusado Michel Temer (PMDB) a figura de um Jackson Barreto que teve posição contrária ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Sofre consequência em razão disso e já não consegue mais se manter em uma legenda, à qual é filiado, mas não o prestigia. Sente-se como um pássaro fora do ninho, mesmo que em toda a história de luta do PMDB (ainda MDB) esteve na linha de frente pela redemocratização do País.

A mudança não ocorrerá imediatamente, mas as conversas sim. Quinta-feira JB terá encontro com a presidente provisória da nova sigla, Renata Abreu, e com o senador Álvaro Dias (PR), em jantar de abertura do São Pedro na cidade de Capela. Daí será dado novos passos com o objetivo da mudança. Antes, lógico, levará a decisão à base aliada e a membros do PMDB para ver como vai ocorrer – ou não – essa transição.

As manifestações são favoráveis e contra. A maioria de presidentes dos partidos que integram a composição já se manifestou que continua aliada ao governador, independente do partido que ele esteja. Uma minoria quer pensar, mas não descarta em manter o bloco unido. Agora, é acompanhar a mudança…

TUDO AINDA EM CONVERSA

O governador Jackson Barreto confirma que está conversando com a direção provisória do PODEMOS e pode ingressar no partido para o pleito de 2018.

JB tomou café da manhã com a presidente da sigla, Renata Abreu, no hotel da Ilha.

APARECEU NO SERIADO

Jackson Barreto apareceu no seriado da Rede Globo – Os Dias Eram Assim – quando tratou das manifestações sobre as Diretas Já, nos anos 80.

JB discursava na Câmara a favor da emenda de Dante de Oliveira.

ANDRÉ TEM MAIS CHANCES

Caso se concretize a saída de Jackson e seu grupo do PMDB, a legenda pode ficar com o deputado André Moura (PSC), que fora convidado pelo próprio Michel Temer.

André, entretanto, se sente confortável no PSC.

CONVERSA COM GRUPO

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) acha que Jackson Barreto deve conversar com o bloco que o apoia caso decida trocar o PMDB pelo PODEMOS.

– Ele (JB) é nossa liderança, a questão partidária fica de lado…

JANTAR DE ABERTURA

O jantar de abertura do São Pedro em Capela, dia 29, terá a presença do senador Álvaro Dias (PR), da presidente do PODEMO, Renata Abreu e de deputados do partido.

Jackson Barreto também vai participar do jantar…

VALMIR PENSA ALTO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), topa disputar o Governo em 2018, caso seja convocado pelo grupo ao qual integra.

Já manifestou isso a aliados próximos.

RELAÇÃO ESTÁ FRIA

Nos meios políticos de Itabaiana o comentário geral é que Valmir de Francisquinho está um tanto quanto frio em relação aos Teles de Mendonça.

É incógnita o que pode acontecer em 2018.

QUER O FILHO DEPUTADO

Valmir pretende eleger o filho, Talysson Costa, a deputado federal. Mas a perspectiva de votos em sua região é de apenas 15 mil e buscar o restante em outros municípios.

Essa margem inicial na dá para elegê-lo.

DEPUTADO FAZ CRÍTICA

Um deputado estadual integrante da base de Governo faz crítica velada aos secretários do Planejamento e da Fazenda. Os dois prejudicam a administração.

– Essas duas pastas não funcionam, disse.

EDUARDO AO GOVERNO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) mantém seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado em 2018, embora não acelere seus contatos para isso.

Segundo Amorim, o seu grupo só vai definir isso no próximo ano.

AINDA ESTÁ INDEFINIDO

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), continua indefinido quanto candidatura em 2018, mas pensa em disputar mandato majoritário.

Adriana Leite, sua mulher, está decidida: tentará a Assembleia Legislativa.

VALADARES E REFORMAS

Senador Antônio Carlos Valadares (PSB) também votará no Senado contra as reformas trabalhista e da previdência. Tem declarado isso sempre.

Acompanhará o deputado Valadares Filho que teve essa posição na Câmara.

UM ABSURDO NA CRISE

Sete partidos fazem acordo pela aprovação de fundo eleitoral de R$ 3,5 bilhões já para as próximas eleições, em plena crise econômica.

Quê país em crise é esse que protege corruptos?

JANIER FICA NO PPS

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PPS) conversou com o presidente da sigla, Clóvis Silveira, e informou que não deixará o partido.

Confirmou que se encontrou com Heleno Silva (PRB) em evento em Tobias Barreto.

UM NOM PARA VICE

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) foi lembrado por um grupo de aliados ao Governo, para ser o candidato a vice de Belivaldo Chagas na sucessão estadual.

Mitidieri acha que o melhor nome é o do pai, Luís Mitidieri.

OPOSIÇÃO NO SÃO JOÃO

Bloco da oposição em Sergipe esteve junto, na noite de ontem, em Itaporanga D’Ajuda onde participou da festa de São João e assistiu a Zezé de Camargo e Luciano.

Jackson Barreto e aliados também participaram dos festejos.

FESTA NÃO FOI SUSPENSA

Na quarta-feira, por decisão judicial, as comemorações do São João em Itaporanga foram suspensas. A Prefeitura recorreu e sustou a decisão.

As festas populares geralmente têm essa força.

FESTA OCORRE NO INTERIOR

Percebe-se claramente que os festejos juninos retornam com maior intensidade às cidades do interior, com os novos prefeitos à frente.

Sinal de que a situação das prefeituras melhorou.

Notas

Mesmo com as chuvas – Apesar das chuvas, a população participou ontem dos festejos juninos em várias cidades do interior e em Aracaju. Na orla de Atalaia espaço ficou pequeno para a única festa da Capital e Itaporanga D’Ajuda, na grande Aracaju, lotou em razão da presença da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano.

0x0

Mantendo as regras – Sete ministros do STF já votaram favorável à manutenção das atuais regras de acordo de delação que resultou na investigação do presidente Michel Temer e do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. É a primeira vez em que um chefe do Executivo é alvo de inquérito em pleno exercício do mandato no Brasil.

0x0

Boicote a JBS – Restaurantes do Rio se dividem entre os que decidiram boicotar a JBS e os que continuam comprando seus produtos. Alguns proprietários de churrascarias se mantêm fiéis aos cortes nobres. Outros simplesmente suspenderam as compras com a justificativa de que deixaram de “patrocinar atos ilícitos”.

0x0

Falta bater o martelo – O juiz federal Sergio Moro já está pronto para sentenciar o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Segundo revela a revista ‘Veja’, os autos do processo do triplex chegaram ao seu gabinete quarta-feira à tarde. A partir de agora falta apenas Sergio Moro bater o martelo.

0x0

Abandona Temer – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se prepara para abandonar Michel Temer. Dois de seus aliados demonstraram isso claramente: João Doria falou sobre a agonia do governo e Alexandre de Moraes, no STF, votou contra a manobra para desfazer o acordo da JBS com a PGR.

0x0

Ruim para economia – O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) caiu para 51,9 pontos em junho, uma redução de 1,8 ponto na comparação com maio. O indicador cai pela primeira vez após quatro meses de estabilidade, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicativo é ruim para a economia.

Conversando

Sargento Edgard – Estou preocupado com o destino do Brasil, mas de consciência tranquila, não votei em Dilma, portanto, não coloquei Temer na presidência.

Políticos e fraldas – Eduardo Guimarães diz que “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”.

Fisco se mobiliza – Paulo Pedrosa em entrevista fala sobre mobilização dos trabalhadores do fisco e cobra melhorias no modelo de arrecadação do Governo.

Depois das chuvas – Coordenador da Defesa Civil fala sobre trabalhos preventivos realizados pelo órgão após chegada das chuvas. Após?

Não atende pedido – Eduardo Amorim diz que não atendeu aos pedidos de amigos e empresários para votar favorável à Reforma Trabalhista.

Tem sido o terror – João Correa diz que transmissões ao vivo das sessões nas câmaras de vereadores Brasil a fora têm sido o terror dos despreparados para função pública.

Povo está exausto – O momento político está sendo bom para candidatura de pessoas que não disputaram mandatos. O povo está exausto de velhos políticos e quer renovar.

Ninguém aceita – Os partidos políticos até que tentam a candidatura de nomes novos, mas não conseguem quem queira disputar qualquer mandato.

Grande arraial – Sergipe transformou-se em um grande arraial e de hoje até o São Pedro tudo circula em torno dos festejos juninos.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também