Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

Ida de JB para o “Podemos” de Sukita pode ser um desastre!

É inquestionável a liderança popular do governador Jackson Barreto (PMDB) em Sergipe. Apesar de exercer uma gestão bastante questionável, do ponto de vista administrativo, sua força política lhe garantiu a reeleição em 2014 e a certeza que, uma das duas vagas para o Senado, no próximo ano, se decidir concorrer, é sua. O problema é que nem só de flores se conduz a vida pública. Apesar de ainda “dar as cartas” na eleição estadual, o chefe do Executivo já terá um desafio a ser superado, ainda em 2017: ele já reconhece que deve sair do PMDB para poder concorrer ao pleito no próximo ano.

Não será a primeira saída de Jackson Barreto do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, algo que também não está confirmado. Amigo do presidente da República, Michel Temer (PMDB), JB não esconde a situação desconfortável em que se encontra do ponto de vista político. Alguns de seus principais aliados em Sergipe fazem oposição abertamente ao governo federal. O presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, seu possível companheiro de chapa para o Senado, é um dos maiores críticos da gestão do PMDB, muito embora só após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Mas outros aliados no Estado como os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT) e Jony Marcos (PRB) também fazem oposição ao presidente da República. Por ironia do destino, quem tem feito a “ponte” de JB com o governo federal tem sido o líder no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), que tem demonstrado força e prestígio político para viabilizar obras e ações, não apenas para o Estado, mas para as prefeituras sergipanas. O grande problema é que, como o governador ainda tem pretensões políticas, e como 2018 está se aproximando, ele terá que ter uma definição de ordem partidária.

Nessa quinta-feira (22) o chefe do Executivo confirmou para setores da imprensa que deve mesmo deixar o PMDB, para evitar uma composição com o PSDB do senador Eduardo Amorim. Nada de anormal, até que uma das opções do governador fosse o PODEMOS, antigo PTN, que em Sergipe é presidido e liderado pelo ex-prefeito de Capela e atual secretário daquele município, Manoel Messias dos Santos, o “Sukita”. O ex-prefeito também é aliado do governo, também faz política junto às camadas populares, mas, convenhamos, não é das melhores “referências” da política sergipana.

Sukita já foi preso por crime de responsabilidade e lavagem de dinheiro público, além de uma série de irregularidades constatadas pela Controladoria Geral da União (CGU) envolvendo recursos federais. Além disso, recentemente uma nova condenação: a Justiça Eleitoral condenou Sukita e correligionários por supostos crimes de corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei, segundo denúncia do Ministério Público do Estado, ainda sobre a eleição de 2012, quando o acusado era prefeito e quando, segundo a denúncia, houve “distribuição de dinheiro em troca de votos”.

Em síntese, a mudança de partido, por parte do governador, é uma decisão de ordem pessoal e até política. Não cabe a este colunista ou a qualquer outro cidadão dizer que JB deve ir para este ou aquele partido, mas os rumores de que poderia deixar o PMDB para se filiar ao “PODEMOS”, sob a liderança de Sukita, é uma possibilidade que pode findar como um “desastre” do ponto de vista eleitoral. Sem contar que esta composição contraria alguns aliados dentro do próprio governo. Possíveis influências e ingerências de Sukita no Executivo Estadual soam até como uma afronta ao Poder Judiciário e à sociedade sergipana. Mas estamos em Sergipe…

Falando nele

Uma liderança do município de Japaratuba, em conversa com este colunista, comentou que Sukita anda desaparecido da cidade, desde que perdeu a eleição no ano passado. “Sukita só queria conquistar o espaço do ex-prefeito Hélio Sobral (PMDB) e ser bem votado na cidade. Depois da eleição, simplesmente desapareceu”.

Veja essa!

A Revista Veja anunciou que, depois da chegada do senador Álvaro Dias (PV/PR), quem deve se filiar ao PODEMOS é o governador de Sergipe, Jackson Barreto, que já estaria “negociando a troca de legenda”.

E essa!

Quem também chegaria ao partido seria o ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o deputado federal Cabo Sabino (PR/CE) e o senador Romário (PSB/RJ), aliado em Sergipe do senador Valadares e do deputado federal Valadares Filho (ambos PSB).

Na Bronca

Várias lideranças comunitárias do conjunto Augusto Franco estão decepcionadas com o governador Jackson Barreto e com o prefeito Edvaldo Nogueira nestes festejos juninos. O tradicional espaço cultural do Gonzagão, que já recebeu grandes eventos neste período, vai abrir as portas para as quadrilhas se apresentarem, mas não terá nenhuma apresentação musical.

Augusto Franco

“Com todo respeito ao demais, mas o Augusto Franco não é um bairro, é uma cidade dentro de Aracaju. Temos tradição do Gonzagão que merecia ser mantida pelo governo e pela prefeitura. A apresentação das quadrilhas atrai o público, mas é lamentável que não tenhamos a contratação de artistas da terra para as apresentações artísticas”, lamenta um dos líderes comunitários do bairro que prefere não se identificar.

Elber Batalha I

O vereador Elber Batalha (PSB) lamenta a falta de planejamento e organização da Prefeitura de Aracaju em relação aos festejos juninos da capital que em 2017, não terá nenhuma festa pública promovida pela atual gestão. Além da não realização do Forró Caju, a prefeitura também anunciou, através da Funcaju, que não realizaria o tradicional concurso de quadrilhas juninas da famosa Rua São João, que há mais de 100 anos acontece no bairro Industrial.

Elber Batalha II

“Tomei por surpresa e espanto o anúncio da Funcaju sobre a não realização da tradicional e centenária festa da Rua São João. Um festejo junino pequeno, que demandaria poucos recursos, mas que teria grande significado e importância para a cultura de Aracaju. Edvaldo Nogueira entrará para a história como o único prefeito que não realizou os festejos juninos da Rua São João, por completa falta de competência e criatividade da administração”, lamenta.

Sem planejamento

Ainda de acordo com o parlamentar, essa falta de planejamento da prefeitura tem por consequência a destruição de um dos maiores traços culturais da sociedade nordestina, que são as quadrilhas juninas. “Um livro da professora Beatriz Góis Dantas relatava que há 20 anos existia em Sergipe cerca de 200 quadrilhas juninas. Hoje, o registro é que nosso estado tem pouco mais que 50 quadrilhas em atividade”.

Sem compromisso

“Um traço cultural de nosso povo que está se apagando por falta de compromisso do poder público. As quadrilhas que ainda resistem, sobrevivem à custa pessoal dos quadrilheiros Lamentável o que a administração do prefeito Edvaldo Nogueira está fazendo com a cultura de Aracaju”, reclama Elber Batalha.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) cobra mais transparência das informações disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com o uso de uma linguagem clara e de fácil compreensão pelo cidadão. Segundo Emília, a questão da transparência é básica e constitucional, se impondo ao município desenvolva um portal que libere o pleno conhecimento das questões da cidade em tempo real.

Emília Corrêa II

“O site da prefeitura está completamente desatualizado e de propósito; o que é lamentável. Se houvesse transparência saberíamos o destino do dinheiro da saúde, educação e outras pastas importantes”, pontuou.

Sem transparência

Para Emília, os escândalos políticos que estão sendo desmascarados, e sua larga repercussão na imprensa local, vem deixando os gestores da PMA atônitos e consequentemente inertes, o que tem como consequência a inoperância das instituições. “Os órgãos de controle e apuração vêm funcionando e revelando acontecimentos e fatos ligados à administração do prefeito, Edvaldo Nogueira, que não consegue implantar uma condução transparente e compromissada com erário”.

João Daniel I

Ao relatar diversos casos de agressão ocorridos pelo país nos últimos dias, o deputado federal João Daniel (PT) lamentou o avanço da violência, especialmente contra movimentos sociais, indígenas e até mesmo parlamentares. Ele citou o caso do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa daquele estado, que na semana passada, quando participava de uma assembleia de uma ocupação por moradia, foi preso e agredido por policiais militares.

João Daniel II

Para João Daniel, esta foi uma ação que agrediu a Assembleia do Rio Grande do Sul, uma violência que não se pode admitir. Em pronunciamento feito na Câmara, o deputado parabenizou os movimentos sociais e entidades que realizaram, no Pará, um grande ato de solidariedade, em defesa da vida e contra a violência e massacres que têm acontecido, a exemplo do ocorrido em Pau d’Arco, quando dez trabalhadores foram brutalmente assassinados.

Fábio Meireles I

O vereador Fábio Meireles (PPS) defendeu a isenção da tarifa do transporte público na Grande Aracaju para os agentes de proteção da infância e juventude. De acordo com Meireles, já existe um projeto na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que regulamenta o benefício, mas até agora não foi votado em plenário.

Fábio Meireles II

O parlamentar destacou que são 60 profissionais que atuam de forma voluntária no acolhimento e atenção a menores em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos fragilizados. “São pessoas abnegadas que não recebem um centavo para desempenhar esse belíssimo papel e, por isso, chegou a hora desse Parlamento reconhecer esses nobres cidadãos e valorizá-los”, disse.

Sem impacto

Fábio Meireles acrescentou que manterá a interlocução com a Mesa Diretora do Legislativo Municipal para garantir a apreciação da matéria de forma célere, uma vez que, sua aprovação não terá um impacto significativo nos custos das empresas de transporte público.

Thiaguinho Batalha

Foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB) que propõe a implantação de uma rede de internet sem fio, gratuita e de alta velocidade, nos principais pontos turísticos de Aracaju. O projeto segue agora para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.

Isac Silveira

O vereador Isac Silveira (PCdoB) traz a informação de que a UPA Nestor Piva, localizada na zona norte da cidade, está com atendimento apenas de emergência. “Chegou ao meu conhecimento de que a senhora Mônica Passos reduziu o valor das horas extras, e o salário que já é baixo. Isso fez com que os profissionais deixem de ganhar, e trabalhar, atrapalhando a saúde de Aracaju que está agonizando”, desabafou o vereador.

Orla Digital

Além de implementar uma política pública de acesso à internet, o Projeto de Lei de número 67/2017, denominado de ‘Orla Digital’, valoriza os espaços públicos, tornando-os mais atrativos, e impulsiona o turismo, já que os locais que deverão ter o sinal wi fi gratuito, a Orla de Atalaia, Orla Por do Sol, Orlinha do Bairro Industrial e a Praia Formosa, são bastante visitados por turistas.

Socorro

A Lei 12 527/2011 conhecida como a Lei de Acesso à Informação já tem 06 anos de existência, mas ainda há muita resistência das Prefeituras e Câmaras de Vereadores para cumprir fornecendo as informações de interesse público.

Transparência

Os membros do MOVA-SE em Nossa Senhora do Socorro, Uilliam Pinheiro e José Wilker protocolaram uma representação no Ministério Público solicitando intermediação para que a Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro cumpra a Lei de Acesso à Informação e forneça as informações solicitadas aos cidadãos, além de atualiza o site da Transparência da Câmara de Vereadores de Socorro que se encontra totalmente desatualizado.

Itabaiana

Os salários dos servidores da prefeitura de Itabaiana referentes ao mês de junho foram pagos nessa quinta-feira (22). A confirmação foi feita pelo próprio prefeito Valmir de Francisquinho (PR), adiantando que recebem todos os efetivos, comissionados e contratados. Segundo ele, a decisão de antecipar o pagamento, segue uma política de valorização de pessoal que tem sido priorizada desse o início da sua primeira administração. Além do pagamento em dia, os servidores de Itabaiana foram agraciados com um reajuste de 7%.

Em Sampa

O prefeito Edvaldo Nogueira participou do “Connected Smart Cities”, o maior evento nacional na temática Cidade Inteligente. Ele foi acompanhado do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, da Ciência e do Turismo, Jorge Santana. O evento acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Itaporanga I

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda informa a todos que a Programação Oficial do São João de Itaporanga 2017 está mantida, de acordo com decisão do excelentíssimo relator, desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, através do processo de número 201700815242. A Administração foi notificada da decisão da juíza da 2ª Vara da Comarca de Itaporanga, Elaine Celina Afra da S. Santos, em suspender a realização do São João 2017, nessa quarta-feira (21), um dia antes do início da programação festiva.

Itaporanga II

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos iniciou os trabalhos de defesa do município, com o objetivo de manter o evento. Com a defesa apresentada, o processo recebeu deferimento para a realização do evento na manhã dessa quinta-feira (22). Portanto, a Prefeitura comunica que está mantida Programação do São João 2017 de Itaporanga D’Ajuda que segue até este próximo sábado (24).

Ana Lúcia

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater os números alarmantes registrados no Atlas da Violência no Brasil, que coloca Sergipe como a unidade da federação com maior violência letal (mortes) no país e com a maior taxa de homicídios entre os anos de 2005 e 2015.

Debatedor

Para debater o tema, foi convidado o pesquisador do IPEA Daniel Ricardo Cerqueira, um dos técnicos que produziu o estudo. Daniel é doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Foi convidada ainda para participar a pesquisadora Samira Bueno, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A proposta é realizar a audiência no dia 03 de agosto.

Goretti Reis

A deputada Goretti Reis visitou o secretário da Segurança Pública (SSP), João Eloy, para cobrar ampliação de serviços no posto instalado no povoado Colônia 13, em Lagarto e também melhorias para o Instituto de Identificação daquele município. “As instalações do posto e do Instituto necessitam de alguns ajustes para que possam disponibilizar um melhor serviço para as pessoas daquelas localidades. O secretário sempre muito empenhado em resolver, mas reconhece, infelizmente, que no momento por falta de condições para contratação de pessoal, solicitou um tempo para viabilizar minhas reivindicações”.

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou do Governo do Estado o repasse das verbas de convênios com as Prefeituras do interior. O parlamentar denunciou que o Estado não vem fazendo o repasse para os municípios de recursos oriundos de convênios nas áreas da saúde, assistência social e educação.

Georgeo Passos II

Dentre eles, Georgeo destacou o atraso nas verbas do convênio para transporte escolar de estudantes da rede estadual de ensino que é realizado pela Prefeitura de Ribeirópolis. “Já estamos em junho e até agora o Governo só fez o repasse de uma parcela, ainda assim, referente ao convênio firmado no ano passado. Já foi feito um novo convênio em abril e até agora a Prefeitura não recebeu nenhum recurso”, criticou.

Jairo de Glória

O deputado Jairo de Glória (PRB) agradeceu ao governador Jackson Barreto e ao secretário de Estado da Fazenda, Josué Modesto, a publicação de uma nova pauta fiscal destinada aos derivados do leite.  Após reuniões com os gestores, o parlamentar e os produtores conseguiram a redução da incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi reduzida de R$ 20 reais para R$ 9.

Machado I

O ex-deputado federal José Carlos Machado e o deputado federal e líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC), visitaram as dependências do Hospital São José (HSJ). Eles foram acompanhados pela presidente do HSJ, Irmã Vânia Branco, e pelos diretores técnicos, Jeferson D’Ávila e Elany Bittencourt, que apresentaram os principais serviços ofertados à população e também as principais demandas da instituição.

Machado II

“Conheço essas demandas desde a época em que era vice-prefeito, pois fui procurado pela equipe do hospital para tratar das dificuldades. Agora, solicitei ao deputado federal André Moura que se sensibilizasse com a situação do hospital”, afirma Machado. De acordo com ele, na época, a ideia da Direção da unidade era ampliar o atendimento, construindo um Centro de Reabilitação no andar térreo e a Unidade de Tratamento Intensivo no andar de cima.

Apelo

“Mas hoje a ideia é construir um Centro de Internamento na parte de baixo do prédio e manter a UTI em cima”, ressalta Machado. No entanto, segundo ele, as obras de ampliação já duram mais de dez anos. “Por isso conversei com André, que tem sido sensível aos problemas de Sergipe, a fim de que possa colaborar com a conclusão da ampliação”, afirma. Além disso, os diretores solicitaram, também, um aparelho de tomografia ou de ressonância. André ouviu os pleitos e vai tentar captar recursos para o hospital.

Farolândia

Machado também  acompanhou Suzana Valois, que representava a comunidade do bairro Farolândia, em audiência com o presidente da Emurb, Antônio Sérgio Ferrari. Na oportunidade, Machado defendeu um pleito antigo dos moradores que é a construção da Capela Santo Antônio. O ex-deputado e Suzana saíram bastante animados da reunião com o auxiliar da PMA.

Laranjeiras

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), e a primeira dama do município, Marta Hagenbeck, convidam todos os fieis sergipanos para a tradicional procissão do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, prevista para esta sexta-feira (23), a partir das 16 horas, com saída da Igreja Matriz.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também